Visitantes pagam mais caro para entrar em Morro de São Paulo || Foto Renan Calixto/GOVBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Cairu reajustou de R$ 30 para R$ 50 a Tarifa por Uso do Patrimônio do Arquipélago (Tupa), cobrada desde 2019 aos visitantes de Morro de São Paulo, paraíso no baixo-sul da Bahia.

De acordo com a gestão municipal, a tarifa custeia serviços de restauração, manutenção e preservação do Patrimônio do Arquipélago, a exemplo dos terminais hidroviários, monumentos históricos, praças e ruas. A lista inclui, ainda, a Fortaleza de Tapirandu, a Fonte Grande, o Convento de Santo Antônio e o Farol do Morro de São Paulo.

O dinheiro arrecadado, segundo a administração, também banca serviços na Área de Proteção Ambiental (APA) Tinharé-Boipeba, nas piscinas naturais de Garapuá e Moreré e demais praias da região, além de rios e manguezais.

O fechamento do lixão de Tinharé também aumentou as despesas de manutenção da ilha, justifica a Prefeitura, explicando que passou a custear o transporte dos resíduos para um aterro em Santo Antônio de Jesus, licenciado pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Cerca de 7% dos valores obtidos por meio da Tupa financiam a operação, enquanto 3% serão destinados ao programa de inclusão social dos catadores.

A Prefeitura informou que, iniciado há quase dois anos, o transbordo do lixo produzido no município de Cairu já atingiu aproximadamente a marca de 11 mil toneladas.

COMO PAGAR

A tarifa não é cobrada de menores de cinco anos e maiores de 60 anos. A tarifa pode ser paga através do aplicativo Tupa Cairu, pelo site tupadigital.com.br, totens de autoatendimento e PDVs na entrada do Morro de São Paulo.

2 respostas

  1. O aumento foi muito alto,colocando a culpa no lixo que é obrigação da prefeitura fazer a coleta. Não é só estrangeiros que vão pra Morro, nos meses de baixa temporada os baianos também movimentam o turismo de lá e isso pesa no bolso.

  2. A muito tempo não vou em praia na Bahia, pq só tem ladrão… Nós bahiano deveria ter vergonha na cara !!! Não frequentar essas praias que só tem prefeitos ladrões.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *