Central foi atingida por incêndio no dia 1º de janeiro || Foto GOVBA
Tempo de leitura: 2 minutos

O Governo da Bahia entregou, nesta terça-feira (9), equipamentos para reforçar o trabalho de reconstrução da Central de Triagem e Coleta Seletiva de Itabuna, que teve sua sede destruída por incêndio no primeiro dia deste ano. Representaram o governador Jerônimo Rodrigues (PT) os secretários Davidson Magalhães (Trabalho, Emprego Renda e Esporte) e Eduardo Sodré (Meio Ambiente), além da primeira-dama e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Tatiana Velloso.

Equipamentos reforçam retomada da coleta seletiva || Foto GOVBA

Os itens entregues incluem 38 kits de equipamentos de proteção individual (EPIs), uma prensa hidráulica e dois carros elétricos compactos. Nos próximos dias, a Central irá receber uma balança eletrônica, 40 cadeiras, dez mesas plásticas, dois carros para movimentação de cargas, 15 luminárias de emergência, uma geladeira e um fogão.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Para Tatiana Velloso, as centrais de triagem, como a de Itabuna, também são instrumentos de educação ambiental. “Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, essas iniciativas são essenciais para a geração de emprego e renda para os catadores de material reciclável”, acrescentou.

A ação incluiu, ainda, a entrega de 60 cestas básicas do programa Bahia Sem Fome, que continuarão sendo entregues por um período de quatro meses. “Não podemos esquecer que, por trás dos equipamentos e das ações técnicas, há vidas, famílias, que dependem dessas operações”, lembrou Tiago Pereira, coordenador da iniciativa do Governo do Estado.

SEGURANÇA

De acordo com o secretário Davidson Magalhães, os equipamentos terão um importante papel no trabalho desenvolvido pelos catadores. “A prensa hidráulica, os carros elétricos compactos, os EPIs e outros itens não apenas otimizam as operações na Central, mas proporcionam condições de trabalho mais seguras e eficientes”, disse. O ato também contou com a presença do prefeito Augusto Castro (PSD).

O Governo do Estado faz estudos para a construção de uma nova sede para a Central de Triagem.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *