GAP fatura prêmio com o Projeto Composta Ilhéus
Tempo de leitura: 2 minutos

O Projeto Composta Ilhéus, do Grupo Amigos da Praia (GAP), é um dos vencedores do Prêmio Bahia Sustentável 2023, promovido pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado. A iniciativa levou a subcategoria Inovação Tecnológica, que integra a categoria Ideia Sustentável. Com o resultado, superou projetos das multinacionais Neoenergia Coelba e Bracell.

Na primeira fase da ação, em 2022, o GAP distribuiu composteiras domésticas para 509 famílias. Ao longo de um ano, elas transformaram 90 toneladas de resíduos orgânicos em adubo. A segunda etapa do Projeto Composta Ilhéus passou a atender restaurantes, lanchonetes, hotéis e pousadas, além da Fazenda Capela Velha, de Uruçuca. A composteira para estabelecimentos comerciais armazena até 180 litros, seis vezes mais do que a doméstica. Com elas, o GAP pretende reaproveitar mais 300 toneladas de resíduos.

O kit completo é distribuído gratuitamente e possui três composteiras, que são abastecidas todos os dias. Também vem com as minhocas e a serragem. Com a produção constante do húmus, é possível recolher o composto pronto ou biofertilizante produzido com o material. Para dar conta da rede de compostagem, dois engenheiros agrônomos cuidam de meio milhão de minhocas espalhadas em 624 pontos de Ilhéus.

ESG

A idealizadora do Projeto Composta Ilhéus, Jurema Cintra, afirma que essa é a maior ação de saneamento básico descentralizado da Bahia. “É preciso falar menos e fazer mais. Muito se fala em ações de mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, com o Composta Ilhéus, as empresas vão poder fazer suas práticas ESG se tornarem realidades”, acrescentou.

ESG é a sigla, em inglês, para nomear o conjunto de práticas de gestão com responsabilidade socioambiental e boa governança. É uma maneira de avaliar, por exemplo, o nível de sustentabilidade de uma organização.

O Projeto Composta Ilhéus tem o apoio da Fundação Cargill. A próxima etapa, que será iniciada neste ano, vai incluir escolas na rede de compostagem.

16 respostas

  1. Parabéns pela iniciativa e que sirva de exemplo para ser implementado no estado e principalmente na capital que nem banheiros públicos temos.

  2. Parabéns a todos envolvidos nesta AÇÃO brilhante!
    Escola…desse dever e AÇÃO scola…é o caminho p despertar a consciência do dever dessa Ação de
    Amor e consciência.

  3. Parabéns! Temos que ter mais pessoas como Jurem Cintra. Que sirva de exemplo para os políticos.O Brasil merece projetos como esse.

  4. Excelente a iniciativa, eu gostaria de participar… já tenho a composteira e moro em Campinhos, Península de Maraú, a apenas 120 km

  5. Gloria Gloria Gloria a Deus quexDeus acordei este politicos para fazermos algo por Ilhéus a cidade do cacau nö Brasil. não deinem Ilhéus morrer napobreza com tanto cacau

  6. Parabéns pelo Projeto. Faço Gestão Ambiental, estou no penúltimo semestre.
    Desejo implantar tanto no meu trabalho, quanto no Condomínio no qual resido. Como proceder?

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *