Área doada ao TJ-BA fica no Jardim Atlântico || Foto Preserva Ilhéus
Tempo de leitura: 2 minutos

O lançamento da pedra fundamental do novo fórum de Ilhéus, no final de semana, reacendeu o debate sobre a doação da área de 12.720 metros quadrados, pelo município, ao Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA). Segundo o Movimento Preserva Ilhéus, há impedimentos legais à construção do equipamento no Loteamento Jardim Atlântico.

O coletivo alega que a área é destinada à criação de um jardim público. Essa finalidade, conforme o Preserva Ilhéus, é protegida pela Lei Orgânica do Município e não pode ser alterada. Argumenta, também, que a manutenção do espaço de convivência está prevista no acordo firmado pelo município no âmbito da Ação Civil Pública sobre o caso das maritacas. O consenso permitiu a retirada do embargo à duplicação de trecho da BA-001, concluída em 2021. “Assim, doando-a ao TJ-BA, o município de Ilhéus descumpre acordo homologado pela justiça”, diz a nota divulgada hoje (29) pelo grupo.

“O Loteamento Jardim Atlântico, localizado próximo à praia, é de natureza residencial. Uma obra desta envergadura trará transtornos não só aos moradores, mas a todos que trafegam no entorno e já sofrem com sérios problemas de mobilidade urbana e de falta de planejamento na sua ocupação, da parte do poder público municipal. E o fórum é mais um exemplo disso”, acrescenta o Preserva Ilhéus. O texto também cita que, nos últimos anos, a área passou a abrigar competições e escolas de futevôlei, com a atuação de projeto social em benefício de jovens carentes.

FÓRUM-MODELO

No lançamento da pedra fundamental, na última quinta-feira (25), o presidente do TJ-BA, desembargador Nilson Soares Castelo Branco disse que a nova sede funcional da Comarca de Ilhéus será um “fórum-modelo para o estado da Bahia”. Conforme o projeto, o edifício terá quatro pavimentos, incluindo Salão do Júri, 19 varas de Justiça e demais secções da Comarca. O Tribunal de Justiça informou, em nota, que a construção respeitará as características ambientais do local.

17 respostas

  1. Grande inutilidade. O fórum atual está desocupado com a saída dos cartórios. Reforma e ampliação, economia com nosso dinheiro. Menos mordomia pra quem já não faz nada.

  2. Há tanto espaço e necessidade, de valorização da zona Norte.

    Chega ser absurdo na zona sul não ter jardins.

    Pegar área pública e doar a órgão que tem o maior orçamento do mundo.

    Absurdo!!!!

  3. Ilhéus com certeza tem outros locais pra se construir um forum e nao em area verde e preservada, a populacao tem que se manifestar. NAO a essa construção.

    1. Além de ser totalmente desprotegida a área verde do município (hoje bastante limitada), não há motivo de que seja apenas esta área adequada a construção do Fórum. Espero que isso não ocorra! Visto que a construção dos grandes mercados na área sul, impactou muito no meio ambiente.

  4. Enxergamos aqui os velhos e verdadeiros ditados popular:”manda quem pode,obedece quem tem juízo” e “manda quem tem dinheiro”. Eles ,digo,os políticos e “justiça” se acham os “donos da verdade” e por essa razão não respeitam a opinião pública. Aliás, faz tempo que o público não tem voz e nem vez!! A evolução é necessária, mas, uma vez que a evolução e o desenvolvimento menospreza a opinião e reais interesses da maioria de um povo,isso já fica mais do que explícito a existência de uma restrição e privação da tão defendida e banizada Liberdade de Expressão.

  5. Esse pessoal não tem mais o que fazer a não ser ficar impedido o crescimento e desenvolvimento de Ilhéus.
    O velho fórum é que oferece riscos aos que dele precisam, sem área de estacionamento, quando chove fica impossível de acessar.
    Vão arrumar uma trouxa de roupa pra lavar que seria melhor.

  6. Chamo atenção, também, para a liberação da construção do mercado Assai na orla sul de Ilhéus em 2019 e as diversas barracas de praia que a despeito de empregar algumas pessoas ocupam ostensivamente as praias.
    Atençao ministério público , os políticos de Ilhéus estão rifando o espaço publico.

  7. Chamo atenção, também, para a liberação da construção do mercado Assai na orla sul de Ilhéus em 2019 e as diversas barracas de praia que a despeito de empregar algumas pessoas ocupam ostensivamente as praias.
    Atençao ministério público, os políticos de Ilhéus estão rifando o espaço publico

  8. Era de se esperar essa situação de abandono de uma administracao equivocada, e de incompetência de um gestoor que não respeita o meio ambiente. Nada me surpreemde nessa situação

  9. Chega!!!!Não deve ser permitido um absurdo desse gente!!Não basta o que fizeram a Avenida Soares Lopes com a derrubada das árvores deixando milhares de maritacas sem moradia e que muitas morreram??Tanto lugar abandonado com aluguéis altíssimos sendo mantido pela prefeitura com o dinheiro público.Espero que isso não aconteça

  10. Olha se vai ser bom eu não sei, mas o que tenho certeza é que com a construção do Fórum, tudo indica que vai acabar as queimadas realizadas por moradores daquela região.

    Moro na ceplua e, pelo menos uma vez por semana tem alguém ali que coloca fogo na vegetação, causando uma fumaça enorme que chega a atingir o bairro da ceplus. Neste caso, fica claro que os moradores daquela região não estão preocupados com a natureza, uma vez que promovem queimadas prejudicando outras pessoas com a fumaça, sendo assim com a chegada do fórum vai mudar isso. Venha logo novo Fórum.

  11. Com essa gestão que só fez estragar a cidade e comer em cima do descaso não se pode esperar nada além de mais situações desse tipo, a cidade tá um lixo, abandonada, sendo vendida a todos os ventos. Agora vai ter o carnaval de circo pra tentar passar pano, quem quer enxerga, quem quer continuar vivendo numa cidade que não vai pra frente continua. Enfim.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *