Ministra Nísia Trindade em pronunciamento à nação, nesta terça (6)
Tempo de leitura: < 1 minuto

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, fez um pronunciamento à nação, nesta terça-feira (6), em rede nacional, conclamando estados, municípios e sociedade civil para uma mobilização conjunta contra o vírus da dengue, transmitido pelo Aedes aegypt. O mosquito também é transmissor da chikungunya e do zika vírus. Cidades brasileiras enfrentam grave surto de dengue. Neste ano, o Ministério da Saúde ampliou em R$ 1,5 bilhão o repasse feito aos entes federativos para o combate ao vetor das arboviroses.

Nísia destacou que é fundamental a participação de toda a sociedade na prevenção da doença, tendo em vista que cerca de 75% dos focos dos mosquitos transmissores estão dentro das casas.

“Vamos tampar as caixas d’água, descartar o lixo corretamente, manter as vasilhas de água dos animais sempre limpas, guardar garrafas e pneus em locais cobertos, retirar água acumulada dos vasos e plantas. Nessa missão, conte com o trabalho fundamental dos agentes de combate às endemias. Receba-os, ajude-os na localização e na erradicação de possíveis focos do mosquito em sua casa e na sua vizinhança”, pediu a ministra.

Ela pontuou, ainda, que o Brasil é o primeiro país a incorporar ao sistema público de saúde, o SUS, a vacina contra a doença, e que a pasta pretende aumentar a produção e o acesso ao imunizante. Entretanto, a vacinação se dará de forma progressiva, dado o número limitado de doses produzidas pelo laboratório fabricante. Assista ao pronunciamento.

Uma resposta

  1. Sejamos minimamente sensatos. Respondam-me uma simples questão: quem fez a opção pela Dengue? A sujeira e o lixo lançados a esmo no próprio ambiente em se vive, independe de caras campanhas e ações de limpeza do poder público com nossos impostos, mas apenas e simplesmente da cultura e educação básicas daqueles que usam a lei do menor esforço. Lixo? Joga por aí mesmo! Aqui em casa, todo o lixo biológico, restos de alimentos, frutas, legumes, vão para uma composteira numa geladeira velha onde, fechada, os biológicos se convertem em adubo orgânico usado no jardim. Quando aos materiais plásticos, metais, tecidos, etc. são embalados e colocados para a coleta. Vão servir aos recicladores. Tão simples como dar descarga no vaso. Eu já contraí a Dengue e a Chikungunya. Estive à beira da morte!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *