Itabuna está entre as cidades selecionadas por novo programa do Ministério da Saúde || Foto Philippe Augusto
Tempo de leitura: < 1 minuto

Itabuna está entre 175 municípios brasileiros selecionados para ações contra 14 doenças e infecções que acometem, de forma mais intensa, as populações em situação de maior vulnerabilidade social. Os municípios são considerados prioritários por possuírem altas cargas de duas ou mais doenças ou infecções determinadas socialmente e, por isso, fundamentais para a pauta da eliminação enquanto problema de saúde pública.

Os 175 municípios foram incluídos no Programa Brasil Saudável, do Ministério da Saúde. Na Bahia, além de Itabuna, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Camaçari, Feira de Santana e Salvador terão prioridade no programa, que desenvolverá ações para eliminar ou reduzir doenças como tuberculose, hanseníase, HIV/aids e malária.

Entre 2017 e 2021, as doenças determinadas socialmente foram responsáveis pela morte de mais de 59 mil pessoas no Brasil. A meta é que a maioria das doenças sejam eliminadas como problema de saúde pública: malária, doença de Chagas, tracoma, filariose linfática, esquistossomose, oncocercose, geo-helmintíase, além de cinco infecções de transmissão vertical (sífilis, hepatite B, doença de Chagas, HIV e HTLV).

Por meio do Programa Brasil Saudável, o Ministério da Saúde e outros 13 ministérios vão atuar em diversas frentes, com foco no enfrentamento à fome e à pobreza; ampliação dos direitos humanos e proteção social para populações e territórios prioritários; qualificação de trabalhadores, movimentos sociais e sociedade civil; incentivo à inovação científica e tecnológica para diagnóstico e tratamento; e ampliação das ações de infraestrutura e de saneamento básico e ambiental.

O Ministério da Saúde informou que a partir dessas diretrizes, a expectativa é que os grupos mais vulnerabilizados tenham menos risco de adoecimento e que as pessoas atingidas pelas doenças e infecções possam realizar o tratamento de forma adequada, com menos custos e melhores resultados na rede de profissionais e serviços de saúde.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *