Funcionários da Coelba trabalham no Banco Raso, em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

Moradores do Loteamento Santa Tereza, no Banco Raso, em Itabuna, retiveram dois carros da Neoenergia Coelba, na noite deste domingo (10), como forma de protesto pelas constantes quedas de energia na comunidade. Acionada pela concessionária, a Polícia Militar foi ao local na madrugada hoje (11) e determinou a liberação dos veículos.

O eletricista Carlos Lenílson Alves Mota, de 35 anos, afirma que os manifestantes decidiram liberar os carros quando a PM informou que usaria a força, caso a ordem não fosse acatada. “Quer dizer, tratando a gente como vagabundo”, disse o trabalhador em entrevista ao PIMENTA.

Segundo Carlos, a comunidade está sem energia há mais de 10h. Funcionários da Coelba trabalham no local, na manhã de hoje (11), para tentar reestabelecer o serviço. “Eles estão aqui. Trocaram o cabo, mas não colocaram o cabo certo. Disseram que a empresa não está tendo esse cabo de 70 milímetros e estão fazendo um reparo provisório, colocaram um cabo de 30 milímetros”, explicou.

Carlos teme que o reparo provisório não suporte a demanda da rede elétrica no horário de pico do consumo. “Pelo dia, funciona beleza. Quando chega a noite, que a carga aumenta, porque as pessoas ligam ar condicionado, chuveiro, o cabo começa a derreter”.

PREJUÍZOS

As quedas de energia recorrentes causam prejuízos à comunidade, lamentou Carlos Lenílson. “Perdi micro-ondas e ventilador. O [aparelho de] ar condicionado do vizinho queimou. Outro perdeu a geladeira. Fora os alimentos, que a gente deixa na geladeira e perdeu”. Segundo ele, uma escola particular do Banco Raso, do ensino infantil, está sem aula desde a semana passada.

Na sexta-feira (8), a comunidade fez um protesto e bloqueou a Ponte do São Caetano (veja aqui). Até o momento, a Coelba não se manifestou sobre as reclamações.

Uma resposta

  1. Mas se as constantes quedas de energia é a noite como diz no horário de pico , o que tem haver uma escola de ensino infantil parar pois ela funciona durante o dia quando está normal o fornecimento de energia ?

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *