Gaiolas onde as aves eram mantidas em cativeiro || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Soldados da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental Porto Seguro (Cippa), da Polícia Militar da Bahia, resgataram cerca de 700 pássaros de um cativeiro no distrito de São João do Paraíso, no município de Mascote. As aves foram encontradas num imóvel usado como um centro de distribuição e cativeiro irregular de aves silvestres.

Os pássaros estavam aglomerados em pequenas gaiolas e viveiros. Pelo menos 200 aves estavam muito debilitadas, pois não recebiam nem água, nem alimentos, já há algum tempo. As aves foram levadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis(Ibama), em Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia.

As aves receberão tratamento e serão reabilitadas. Depois disso, serão devolvidas à natureza. Os pássaros saudáveis já estão em liberdade. Foram soltos em uma reserva particular de proteção natural. Dentre os pássaros apreendidos estavam Trinca-ferros, Coleirinho, Fogo Apagou, Sabiá,Cardeal do Nordeste, Azulão, Pintassilgo, Corrupião, Canário da Terra, Pássaro Preto, Curió, Chorão e Cigarrinha. Algumas dessas aves estão ameaçadas de extinção. Ninguém foi preso.

“Desarticulamos esse cativeiro e continuaremos combatendo os crimes ambientais que tantas consequências danosas trazem a animais e seres humanos”, afirma a major Leila Gonçalves, comandante da Cippa Porto Seguro.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *