Evento científico na Afya discute autismo e novidades em psiquiatria e neurologia || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

A Faculdade de Ciências Médicas de Itabuna/Afya promoveu o I Congresso Baiano de Psiquiatria e Neurologia, no auditório da instituição, na Avenida Ibicaraí, Nova Itabuna, na segunda e terça-feiras (22 e 23). Com programação abrangente e conferencistas de renome, o evento científico proporcionou dois dias de intenso compartilhamento de conhecimentos e experiências para os participantes.

Os trabalhos foram abertos com mesa-redonda com a coordenadora do curso de Medicina da Afya em Itabuna, Mércia Margotto, pelo diretor-geral, Luciano Tourinho, e pelo coordenador de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (Coppexiii), Pedro Campos, além de Thatiana Paz, docente e pós-graduada em transtorno do espectro autista.

Dentre os temas abordados ainda no primeiro dia, o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e suas diferentes abordagens, tendo Raphael Rangel Almeida como conferencista. Thatiana Paz falou sobre o transtorno do espectro autista, enquanto Arlete Petry e Marcos Petry abordaram o autismo na visão de um autista. Marcelo Masruha abordou os distúrbios motores, abordando movimentos atípicos na criança e no adolescente”.

A médica Ana Paula Rios Rodrigues falou de novos tratamentos em psiquiatria e Fernando dos anjos Schmitz abordou a importância do diagnóstico precoce da hidrocefalia na infância. Outra palestra que atraiu a atenção do público foi proferida por Lindomar Coutinho da Silva, abordando espiritualidade e saúde mental.

O evento científico ainda reuniu profissionais para abordar palestras sobre novidades no tratamento de quadros demenciais, o que fazer pela saúde mental e bem-estar e intervenções da psiquiatria moderna, com Antônio Fernando Ribeiro Silva, Christiane Vanessa de Oliveira e Gentil Neto, respectivamente. O encerramento teve espaço para a premiação dos melhores trabalhos científicos produzidos pelos discentes.

CONSTRUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS

Para o diretor da Afya Itabuna, Luciano Tourinho,o Congresso visou não apenas o avanço científico, mas também o fortalecimento da comunidade acadêmica e o impacto positivo que isso tem na sociedade. “Ao longo desses dias, testemunhamos o compartilhamento de ideias, a construção de novos conhecimentos e, acima de tudo, o comprometimento de cada um em fazer a diferença na psiquiatria e na neurologia. Que possamos levar adiante o que aprendemos e, sobretudo, colaborar na promoção da saúde mental e o bem-estar em nossa comunidade”.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *