Agentes da AACRRI se reúnem no Dia Mundial da Reciclagem
Tempo de leitura: 2 minutos

Não podia haver forma mais satisfatória para os agentes ambientais de Itabuna comemorarem o Dia Mundial da Reciclagem, nesta sexta-feira (17), dia em que terminaram a maior parte da reconstrução da Central de Triagem e Reciclagem, no Lomanto, que foi destruída por um incêndio no início deste ano. Além do prejuízo com a estrutura, eles perderam 200 toneladas de material pronto para a venda.

Foi um tombo daqueles para os cerca de 50 trabalhadores da Associação dos Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (AACRRI). Mas a corrente de apoio ao grupo superou o tamanho da queda. Partiu do jornalista Daniel Thame a ideia do Canto da Reconstrução, que reuniu artistas de diversas linguagens em um show solidário à Associação, no Centro de Cultura Adonias Filho, em fevereiro.

O Governo do Estado enviou maquinários de reciclagem, equipamentos de proteção individual e cestas básicas para as famílias de catadores. Uma vaquinha online, impulsionada pelos veículos de imprensa, arrecadou R$ 55 mil para as obras na Central, que teve o telhado reformado, assim como a rede elétrica, a sala de administração e os banheiros.

AUMENTO DA PRODUÇÃO

Conscientização social aumenta alcance da coleta seletiva em Itabuna

Mesmo com a Central de Triagem em reforma, o programa Recicla Itabuna não parou. Com ajuda da Prefeitura de Itabuna, os agentes ambientais mantiveram a coleta seletiva do município. Neste ano, passaram a coletar, em média, 198 toneladas por mês, 32 toneladas a mais do que antes do incêndio. “O mais importante de tudo isso é que a sociedade entendeu a importância do cuidado com o meio ambiente, separando os resíduos”, apontou Daniele Pereira, tesoureira da AACRRI.

Para a presidente da Associação, Carissa Araújo, este 17 de maio é oportuno para reforçar a conscientização sobre a importância do Recicla Itabuna para o município, sua população e as futuras gerações. “Desejo, nesta data em que se comemora o Dia da Reciclagem, que todos possam continuar realizando a separação [de materiais recicláveis) e que os que ainda não fazem passem a descartar os resíduos nos locais corretos”.

Criada após o fechamento do antigo lixão de Itabuna, em 2021, a AACRRI é resultado de ação da Prefeitura de Itabuna, da Defensoria Pública do Estado da Bahia e do Ministério Público do Trabalho, em parceria com CVR Costa do Cacau.

DOAÇÃO

Quem puder colaborar com a AACRRI pode doar qualquer valor via pix (aacrri.itabuna@gmail.com). Transferências bancárias podem ser direcionadas para a agência 0001, conta: 47387377-6, do Banco PagSeguro, CNPJ: 42.306.706/0001-26, em nome da Associação dos Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Recicláveis de Itabuna.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *