"Bené" aborda a obra jorgeamadiana em feira literária em Salvador || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O jornalista, poeta e escritor itabunense Ederivaldo Benedito, Bené, vai proferir palestra, em Salvador, sobre uma das obras mais famosas do escritor grapiúna Jorge Amado. O jornalista abordará identidade, religiosidade e interação social presentes em Tenda dos Milagres na Feira Literária do Colégio Estadual Manoel Devoto (Flind). A feira literária vai até o dia 30 e contará com a participação de estudantes, professores, ex-alunos e representantes da comunidade numa extensa programação cultural.

“Linguagem utilizada para descrever outra linguagem, metalinguagem é o ponto onde a linguagem se transforma num objeto para descrever a si mesma. Utilizando os recursos da metalinguagem, construi uma entrevista imaginária com Pedro Archanjo, transportando para a nossa realidade porque o personagem fictício de Jorge Amado representa, em “Tendas dos Milagres”, a cultura afro-brasileira e as tradições da Bahia”, explicou Bené. “O romance aborda a identidade, a religiosidade e as interações sociais, destacando a riqueza cultural brasileira”, acrescentou.

RELEITURA

A releitura que resultou numa releitura de Tenda… se deu em junho de 1994, segundo Bené, quando ele cursava História, na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). “Ao longo desses vinte anos, reli o livro inúmeras vezes e busquei uma entrevista imaginária com o Pedro Archanjo. Ao dar vida ao personagem principal do romance, o transportei à realidade atual, tracei com ele um diálogo acerca do conjunto das obras de Jorge Amado, o perfil dos demais personagens e qual seria a sua presença e a sua reação frente ao Brasil que estamos vivendo”, afirmou.

O trabalho de Bené tem a colaboração da também professora e jornalista Vera Regina Oliveira. Itabunense, radicada em Salvador há quase 50 anos, “Verinha” é graduada e Letras pela Universidade Federal da Bahia, com especialização em Leitura. Arquivista e pesquisadora, ela trabalhou no Jornal da Bahia, Tribuna da Bahia, Correio da Bahia, Gazeta da Bahia/Gazeta Mercantil e Bahia Hoje.

A OBRA DE JORGE AMADO

Concluído em julho de 1969, Tenda dos Milagres – uma das mais importantes obras de Jorge Amado – tem um grande conteúdo revolucionário. Considerado um libelo da liberdade, o romance do escritor itabunense mostra a miscigenação na Bahia, o papel da Imprensa e a luta do povo baiano; a força da população de origem negra, a busca da cidadania e a resistência de todos os setores da sociedade local. Tem como ponto chave a manifestação cultural: o Candomblé é muito mais do que uma religião, é um instrumento de libertação de um povo.

Nascido em Itabuna há 65 anos, cinquenta dos quais dedicados ao jornalismo sul-baiano, Bené tem uma sólida formação acadêmica e profissional. É jornalista, radialista, poeta, memorialista e bacharel em Direito; cursou Filosofia e é graduando em Teologia. Como repórter trabalhou nos jornais Correio da Bahia, Tribuna da Bahia, Jornal da Bahia, Notícias Populares, O Estado de São Paulo, O Globo e A Tarde e nas TVs Cabrália e Santa Cruz. Servidor federal aposentado, ele atuou por três décadas e meia no setor de Comunicação Social da Ceplac, organismo do Ministério da Agricultura.

Tradicional estabelecimento de ensino baiano, Manoel Devoto é localizado no Rio Vermelho, bairro onde Jorge Amado residiu há décadas. Durante quatro dias, a Feira Literária do colégio desenvolverá inúmeras atividades, como apresentações culturais, oficinas; desfiles e estandes de cordéis. O evento reunirá escritores, poetas, professores, cantores, historiadores e pesquisadores da obra de Jorge Amado.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *