Tempo de leitura: 2 minutos

Ricardo Ribeiro | ricardoribeiro@pimentanamuqueca.com.br

 

Azevedo está literalmente entre a régua e o compasso. A régua que mede a estrada que tem pela frente e o compasso que diz a quantas anda sua média com o eleitor.

 

Faltando um ano e dez meses para o término de seu mandato, o prefeito de Itabuna põe em operação o que foi uma de suas promessas de campanha. Neste domingo (27), prefeito, secretários e ocupantes de cargos comissionados deslocaram-se para o bairro Lomanto Júnior, com o objetivo de atender a comunidade em diversas demandas. Nos próximos finais de semana, haverá mutirões semelhantes em outros bairros.

É a “Prefeitura Móvel” se materializando, coincidentemente dois dias após este blog divulgar pesquisa da Compasso Consultoria, que aponta um índice de rejeição de 76,7% para a gestão de Azevedo. A hora, pois, é de colocar o bloco na rua, e o prefeito o faz com o sentido da urgência, pois é seu desejo governar Itabuna por mais quatro anos. Falta combinar com o povo, mas quem vê as máquinas da Prefeitura nos bairros e o prefeito vistoriando até operação tapa-buracos já entendeu que o capitão acionou o projeto 2012.

O plano teve início com as mudanças no secretariado. Segundo as primeiras observações e avaliações, José Alencar (o novo titular da Secretaria do Desenvolvimento Urbano) deu mais agilidade ao setor e Geraldo Pedrassoli “destravou” a Secretaria da Fazenda. Fernando Vita ainda não disse a que veio na Secretaria do Planejamento e Geraldo Magela vende a expectativa do retorno da gestão plena da saúde a Itabuna. Enquanto isso, a pasta de Magela lidera como o setor mais reprovado pela população, com 82,3% de ruim e péssimo segundo a pesquisa da Compasso.

Fala-se que Azevedo ainda pensa em novas mudanças no governo, como em sua procuradoria-jurídica; no entanto o prefeito peca por tergiversar demais e ser lento para tomar decisões. Os nós de seu governo demoram a ser desatados e alguns só mudam de lugar. A impressão de que governa sem plena autonomia compromete a imagem do gestor.

O governo, no entanto, tem alguma dose de sorte. A expectativa com relação a obras como a da barragem do Rio Colônia e a duplicação do trecho da BR-415 entre os bairros de Nova Itabuna e Ferradas, além da revitalização da Avenida Amélia Amado, trará proveito eleitoral à atual gestão. Resta saber se tais projetos serão suficientes para que a população volte a ter confiança num prefeito que já demonstrou ter pouca aptidão para comandar e nenhuma sabedoria para escolher a quem ouvir.

Azevedo está literalmente entre a régua e o compasso. A régua que mede a estrada que tem pela frente e o compasso que diz a quantas anda sua média com o eleitor. Precisa ter a velocidade e a estratégia que não teve na primeira metade da gestão. Se permanecerá no poder, não se sabe. Mas se continuar, será mais por sorte que por competência.

Ricardo Ribeiro é um dos blogueiros responsáveis pelo PIMENTA e também escreve no blog Política Etc.

0 resposta

  1. Acho que está equivocado Ricardo, não por esse motivo não que Azevedo fez funcionar a Prefeitura Móvel… tem nada haver com a pesquisa divulgada aqui no Pimenta.

    Agora eu não entendo isso, se não tivesse feito, estariam falando, agora que faz falam do mesmo jeito.

    Acho que temos que entender que o povo de Itabuna que deve responder, coisas que Prefeito como Geraldo Simões não fez quando foi eleito aqui na nossa cidade… e hoje se encontra com a corda no pescoço.

    Muito me admira Ricardo, seu texto todo bonitinho, com vírgulas e acentos perfeitos e bem colocados… mais me desculpe, esse texto seu, hoje não não colou!

  2. Seu “Madeira”, olha o texto direito. Eu não escrevi que o governo acionou a Prefeitura Móvel por causa da pesquisa aqui divulgada, mas sim que houve uma coincidência entre os dois fatos. Percebeu a diferença?

  3. se azevedo depender dos votos dos servidores publicos ele vai estar ferrado pois o meu e da minha familia ja era um prefeito que deu 5.5 de aumento em 2 anos aos servidores quer mais o que um tal de um gilson da vida que tirou as vantegens do servidor quem trabalha 2012 vem chegando vamos dar-le o troco os 52 mil votos que ele teve a favor agora sera contra me aguarde

  4. Tal qual aqui em Itapetinga,ações tomadas no calor de pesquisas em que os alcaides não estão bem.Se dará certo,só o tempo e as urnas nos dirão.

  5. Nobre Ricardo, eu gostaria de ver um texto desses seus, muito bem articulados por sinal, parabens, mais eu queria ver um texto desses falando ou comparando as mazelas do Ex-prefeito Geraldo simões, do ex-prefeito Fernando Gomes e do Atual prefeito Nilton Azevedo, para que o povo pudesse comparar e ver que não tem muita diferença, e incluisse tambem D. Jussara que quando secretaria de Assitencia social não gostava de pobre, não atendia pobre… agora querem transforma-la em santa?
    Vejo ai que o nome da vez é o CLAUDEVANE, o vane do renascer…
    Desse você aproveita e faz uma investigação, quem sabe você não faz o milagre de achar alguma coisa errada…
    Se não arder é vinagrete. Boa noite a todos.

  6. Direito de Resposta!

    ok Ricardo Ribeiro, entendi!

    mais você como um bom rapaz de liderar uma comunicação como seu Blog + o Pimenta, não pode induzir as pessoas por “achar” “coincidência”, não quero te ensinar a fazer as coisas, mais acho que todos textos seu, esse você apelou!

    PS. Sou seu admirador caro Amigo, e gosto de seus artigos, continue assim, Parabéns!

  7. Parabens Ricardo!Òtimo texto,muito equilibrado e acima de tudo “IMPARCIAL”!!!Ou as pessoas que moram em Itabuna se únem ou voltaremos a era Alcântara,Cuma e para a nossa surpresa um Capitao que, com o seu geitinho manso, educado e prestativo ( principalmente no (DETRAN) Consweguio ludibriar metade da populaçao de analfabetos de Itabuna,governando sem rumo ,sem técnica e acompanhado de ´Secretária ( dois ou mais ) importados que so vieram aqui para se darem bem! Vamo sficar atentos a tudo isso que passa Em Itabuna pois a projeçao para os novos negocios na nossa regiao sao muito boas e nao podemosmais deixar esses oportunistas dirigirem Itabuna.

  8. DE TUDO QUE VENHO LENDO, O MAIS ABSURDO NÃO É O CRITICAR OU NÃO O TAL CAPITÃO OU EM QUEM MAIS APAREÇA NESTE CENÁRIO BÁRBARO QUE ITABUNA VEM SOFRENDO, MAS A FALTA DE CULTURA DO POVO QUE AQUI ESCREVE, POIS ESCREVER CORRETO AINDA FAZ BEM ÀS VISTAS DO BOM LEITOR.

  9. VANE do RENASCER não é conhecido, AZEVEDO E CIA LTDA. devem passar oléo de peroba em suas caras, quanto á Jussara, teremos força pelos governos do ESTADO e FEDERAL.

    aprendam a votar itabunenses tolos.

    o fato é que os votos dos funcionários o capitão já perdeu, muitos escândalos, falta de repasse do FGTS e INSS e os consignados que não são repassados ao BV, CAIXA, etc.

    Quanto escândalo para uma prefeitura só.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *