Tempo de leitura: < 1 minuto

Em meio ao Carnaval, passou quase despercebido ontem (20) o aniversário da Ceplac, que teve seu decreto de fundação assinado no dia 20 de fevereiro de 1957 pelo então presidente Juscelino Kubitschek, portanto há 55 anos.
Com um histórico de avanços na pesquisa, extensão rural e assistência técnica aos cacauicultores, a Ceplac, ligada ao Ministério da Agricultura, enfrenta um momento decisivo. Ceplaqueanos lamentam a estagnação do órgão federal, que pode acabar morrendo por inanição se não forem renovados os seus quadros.
O último concurso público realizado pela Ceplac para contratar novos servidores data de 25 anos atrás. Desde então, muitos funcionários se aposentaram, deixando algumas áreas desguarnecidas, pois não há quem os substitua.
Num cenário em que as perspectivas para o mercado do cacau e do chocolate se tornam mais animadoras, com crescimento inclusive da demanda interna, a revitalização da Ceplac é uma questão estratégica. Para que ela ocorra, porém, é preciso a mobilização da bancada legislativa dos estados produtores, bem como da pressão dos governadores e prefeitos dessas regiões.
Ou isso, ou a Ceplac morre.

0 resposta

  1. A CEPLAC JÁ FALECEU, ESTÁ NO VELORIO , SÓ FALTA O SEPULTAMENTO, FOI ASSASINADA PELO PARTIDARISMO MESQUINHO, A ONDE TECNICO AGRICOLA CHEfou PHD, ONDE TECNICAS ERRONEAS SABIDAS PREVIAMENTE FORAM RECOMENDAADS COMO SOLUÇÃO PARA COMBATE DA VB, MORRA CEPLAC! E QUE VENHA A embrapa

  2. A nossa querida e inesquecível CEPLAC, responsavel por tudo de bom que temos em nossa região do Cacau, contribuio significativamente para o desenvolvimento do nosso Estado da Bahia, vem sendo maltratada pelos nossos políticos, parabenizo a todos os Funcionários,ví os rsforços de Geraldo Landim e Zózimo, dezejo a esse Moço que hoje se encontra na direção Regional uma política de Parcerias com os funcionários, as pessoas e Entidades pois assim sendo,poderemos ganhar forças para reinvidicar dos políticos que elegemos.
    Valdir Ribeiro.

  3. Os esqueletos na sala
    É interessante o debate acerca da CEPLAC na região. Efetivamente a instituição contribuiu decisivamente para o crescimento da região, a criação de outras instituições, a infra-estrutura, etc, mais é chegada a hora de virar a página. Querer revitalizar a CEPLAC é desejar que a mesma volte a desempenhar todas as atribuições do passado e não reconhecer que muita coisa mudou nos últimos 30 anos. O cacau continua como cultura importante, porém não mais com a hegemonia na formação da riqueza e na geração de empregos como antes. É importante preservar todo o acervo de pesquisa que a instituição acumulou ao longo do tempo, o que seria possível e viável transformando a CEPLAC em EMBRAPA Cacau. Toda a infra-estrutura e os profissionais que atuam na pesquisa seriam assim deslocados para a nova unidade da EMBRAPA, os demais servidores poderiam ser transferidos para outros órgãos do governo federal ou mesmo outros espaços do Ministério da Agricultura.
    Infelizmente falta a bancada da região coragem para propor algo sensato e racional.

  4. ENQUANTO FOR USADA COMO CABIDE DE EMPREGO DE POLÍTICO ELA CONTINUARÁ CADA VEZ PIOR.ESSE NOVO SUPERINTENDENTE REGIONAL,O TAL JUVENAL MAINART,FOI INDICAÇÃO DO ASQUEROSO LÚCIO VIEIRA LIMA.O QUE ESSE CARA JÁ FEZ QUE O CREDENCIASSE A OCUPAR TÃO IMPORTANTE CARGO? EU SEI: ELE PUXOU O SACO DE LÚCIO E GEDELL, SÓ ISSO. FICA A MENSAGEM ÍMPLICITA DE QUE NÃO VALE A PENA ESTUDAR, BASTA PUXAR O SACO DE UM POLÍTICO INFLUENTE.FICO A ME PERGUNTAR COMO É QUE UMA INSTITUIÇÃO COM A GRANDEZA DA CEPLAC É USADA COMO MOEDA DE TROCA DESSA FORMA.QUANTOS BONS ENGENHEIROS AGRÔNOMOS SE FORMAM E NAO TEM NENHUMA CHANCE DE MOSTRAR O SEU TRABALHO? ISSO SEM FALAR DOS ADMINISTRADORES,TÉCNICOS ETC. O FIM DA CEPLAC EU SEI QUAL É: SER EXTINTA.HOJE ELA É UM ELEFANTE BRANCO QUE CUSTA MUITO CARO AO ESTADO, E QUEM PAGA ESSA ALTA CONTA? O POVO,CLARO.TÁ NA HORA DE RENOVÁ-LA, OXIGENÁ-LA COM UM BOM CONCURSO PÚBLICO E EXPANDIR O SEU TRABALHO, MESMO PORQUE NÃO TEM MAIS CACAU PRA SER CUIDADO.

  5. Não vai morrer por inanição, vai morrer por “INANIAÇÃO”. pois seu público alvo que são os produtores rurais não estão “satisfeitos”com essa CEPLAC de hoje, uma caricatura do que foi no passado, um quadro de servidores muito bem pagos, que não retornam em serviços seus préstimos a lavoura cacaueira. Entendo que o erro começa quando se mistura politica com profissionalismo. A Ceplac deveria mudar desde a forma de politica trabalhista, se espelhar na EMBRAPA, aonde os servidores são contratados via concurso público, mas com uma gande diferença, no regime CELETISTA. Eis a questão e a diferença pragmátia, pois na EMBRAPA tem que trabalhar, não existe essa possibilidade absurda que é a estabilidade funcional, lá trabalha ou rua, ponto final. Na Ceplac não, tem estabilidade, cheios de benesses, etc… e trabalho , nada! Cade a soluçao para a VB? Cade a transgenia? isso são somente duas coisas. Agora lá prevalece o corporativismo arraigado. Termino dizendo que o espaço fisico da Ceplac poderia ser utilizado em nova Universidade, em parque de diversões, em pista de cooper, tudo isso e muito mais, nunca ficar do jeito que está. Por mim , fecha as portas, não nos fará falta, ainda por cima economizará recursos públicos vultosos, que seriam melhor aproveitados na saúde e educação. Há, os servidores,fil as novs aposentaria um bocado, outros aproveitaria em outra areas de atuação com a adequação do perfil as novas funções.

  6. Pra que outro concurso se esse orgão não faz nada de bom pra gente, já basta o tanto de peso morto que tem lá dentro, não precisa de outro concurso pra criar mais preguissosos.

  7. o sentimento dos ceplaquenos em sua maioria é: QUANTO VEM PRA NÓS NESSE MÊS OU NESSE ANO!!!????…. e mais nada. Pergunte numa segunda-feira ou qualquer outro dia que estejam no escritório sem fazerem NADA se eles querem fazer uma VISITA???? alegam tantas dificuldades, falam de agenda,etc etc etc… ISSO É UMA VERGONHA. isso é dinheiro público e muito DINHEIRO. e ainda ouvimos muitos dizerem que ganham POUCO… SÓ PAU MESMO.e alguns dizem que DETESTA CACAU…. kkk SÓ NUM PAÍS DESSE MESMO…. eta brasil, eta BAHIA.

  8. A CEPLAC JA PRESTOU NO PASSADO RELEVANTE SERVICOS A CACAUICULTURA NACIONAL, NOTADAMENTE A BAIANA. NAS ULTIMAS DUAS DECADAS SE PERDEU, ESQUECEU O SEU OBJETIVO MAIOR, VOLTADO PARA A CIENCIA E TECNOLOGIA DO CACAU, TORNANDO-SE UM AGENTE DE ACOES POLITICO-PARTIDARIO-IDEOLOGICO. ATUALMENTE É UM ÓRGÃO INOPERANTE E INÚTIL. URGE QUE O ESTADO BRASILEIRO FAÇA UMA AVALIAÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICO, COLOCANDO A EMBRAPA COMO A GRANDE OPÇÃO PARA ASSUMIR O PAPEL DA CEPLAC TRANSFORMANDO-A EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA DA CACAUICULTURA NACIONAL.

  9. Eu gostaria de deixar claro, para fins de esclarecimento, que o último Concurso Público realizado para Engenheiro Agrônomo da CEPLAC, em 1987, com oito vagas, isto mesmo, apenas oito vagas, nenhum dos candidatos aprovados foi chamado, mas muita gente boa “entrou pela janela” na mesma época, …!!!
    O que não se sabe até hoje, assim como a origem da entrada da Vassoura de Bruxa aqui em nossa região, foi porque não chamaram os concursados, …!!!
    Desde aquela época que já havia uma crise de credibilidade nessa Instituição, …!!!
    Como a Extensão Rural da CEPLAC praticamente inexiste hoje em dia, as EMARCs já foram para o Ministério da Educação, melhor seria colocar o pessoal existente hoje, na pesquisa, em quadro em extinção, e passar o CEPEC para o Sistema EMBRAPA, …!!!
    Quanto ao pessoal administrativo, como a tendência é se aposentar mesmo, colocaria também em quadro em extinção, …!!!
    Só assim para salvar o que ainda existe em termos de laboratório, equipamentos, e por aí vai, pois não faz sentido algum ficar com o CEPEC ilhado, isolado, atado e subaproveitado, fora do sistema EMBRAPA, que cuida da Pesquisa Agropecuária em todas as áreas no nosso país, …!!!
    Cá prá nós: Mas que ocaso, não, …?!?!?!

  10. CONCORDO COM A IDÉIA DA EMBRAPA ASSUMIR A CEPLAC.A EMBRAPA ATUA NUMA AMPLITUDE MUITO MAIOR E COLOCARIA UM BANDO DE PREGUIÇOSOS, QUE GANHAM ALTOS SALÁRIOS,PRA IREM PARA O CAMPO TRABALHAR E FAZEREM JUS AOS ALTOS SALÁRIOS QUE RECEBEM.HOJE A CEPLAC É UM ELEFANTE BRANCO QUE PESA MUITO AO ESTADO.CHEGA DA CEPLAC SER USADA APENAS PARA FINS POLÍTICOS-PARTIDÁRIOS.

  11. Dentre todos os sabichões que emitiram suas análises aí acima, nenhum tem condição de analisar uma instituição técnico-científica. E se acham no direito de dar opiniões com ares de doutores sabe-tudo. Felizmente não têm nenhum poder decisório.
    São uns amargurados, que, apesar deles, as coisas funcionam inapelavelmente. Ao estudo, rapazes, para não terminar a vida frustrados. Vale a pena.

  12. que saudade da Ceplac que conheci,entrei para essa Instituição no tempo daquele slogem¨ PODE E DEVE¨ essa era uma instituição de referência,credibilidade; se poderia dizer(ai do Brasil se existisse umas dez Ceplacs),frase imortal de um presidente da república em visita a instituição naquela época.Hoje o que vemos é uma caricatura nem para modelo serve, é funcionário fantasmas,
    ociosos,algumas classes ganhando salários exorbitantes,já ouvir de um funcionário confessando-me que se sentia envergonhado ao receber seu salário no final do mês, pois não havia feito nada para tal .Que venha a Embrapa para salvar o que ficou de sério dessa Instituição a que tanto me ensinou e que sinto saudades.

  13. Por mim a Ceplac morre, desaparece.Esta instituição só fez o mal para a região cacaueira e os cacauicultores. A dívida que os cacauicultores tem para com o governo foi devido as orientações técnicas estúpidas deste orgão inútil. Além do mais e que tudo leva a crer que a vassoura de bruxa foi instalada aqui em nossa região intencionalmente. Nos cacauicultores temos que lutar pela Embrapa Cacau. Adeus Ceplac!!!!

  14. Venho apenas engrossar as fileiras dos que acham que este orgão inutil ha muitos anos, tambem ha muitos anos devia ter sido incorporado a EMBRAPA, orgão que trabalha, pesquisa e os resultados são vistos, enquanto isso eu pergunto: Qual foi a ultima pesquisa ceplaqueana com resultados agradaveis aos cacauicultores?

  15. O Sr. Ricardo Santana se mostrou individuo completamente bobo, com seu comentário sem pé nem cabeça, …!!!
    Eu hoje tenho orgunho de pertencer ao quadro da UESC, pois é um dos órgãos públicos aqui na região que mais tem credibilidade perante à sociedade, ao contário da CEPLAC, cujo “critério de admissão” sempre foi o sobrenome, influência política, ou coisa que o valha, …!!!
    Na UESC, eu trabalho, pois fui aprovado e admitido mediante aprovação em Concurso Público, como manda a lei, conforme assegura a Consttuição Brasileira, …!!!
    Na CEPLAC, eu fui aprovado em Concurso Público, em 1987, mas como eu não tinha o famoso PISTOLÃO, fiquei de fora, mas Deus sabe o que faz, pois hoje eu não estou tal qual excremento na água, à deriva, sem saber para onde ir, …!!!
    Quanto a estudar, pelo menos para mim, isso é como tomar cafezinho, …, sou “viciado”, graças a Deus, …!!!
    Vou fazer que nem o pessoal faz nas redes sociais: “Cala a boca, Ricardo”, (com o mesmo sentido de “cala a boca Magda”), …!!!

  16. A CEPLAC já se acabou faz tempos. Melhor do que organizar um novo concurso, que provavelmente servirá mais para encher o bolso da eventual empresa organizadora (pq a maioria dos servidores só precisou de um padrinho), seria transformar o órgão em uma extensão da Embrapa.

  17. Me surpreende os comentários. A CEPLAC sempre pagou o pato por tudo de ruim que aconteceu na região. O que publicam é uma afronta a muitos excelentes funcionários que atuam no órgão. Funcionários relapsos não existem só na CEPLAC. É um mal de todo serviço público no país. Conheço e sou assistido por bons agronomos e técnicos. A instituição tem que ser reativada sim. Não pode ser penalizada pela frustração de produtores que infelizmente não tiveram e não tem exito em seus empreendimentos.
    Trabalham como amadores e sempre procuram culpados pelo seu insucesso. Temos que exigir sim a sua revitalização, com concurso para dar sangue novo e para que as experiencias de sucesso dos que trabalham não se acabem quando estes aposentarem.

  18. Acredito que a translouquise bipolar de Juvenal Mainard vai jogar a pá de cal.
    Não é possível tanto destempero. Os Vieira Lima precisam assumir o elemento que se diz salvador a pátria o “Sassá Mutemba”, se não o cacau vai pro brejo.

  19. É, o que dizer de uma instituição que por muitos anos, tratou a região com respeito e preocupação ? O que dizer de profissionais de todas as suas áreas que se dedicaram dia após dia, noite após noite, nos escritórios, nas estradas, nos laboratórios, nas áreas rurais, com um trabalho dedicado, duro, muitas vezes insalubres e perigosos, o que dizer ???
    Fico triste em ver tantos comentários infelizes e percebo até com uma ponta de raiva, por esta instiuição inda existir. Sei das mazelas existentes na instituição, nas várias experiências tentadas para dar-lhe um novo rumo uma nova perspectiva.
    Se houve pistolão nos concursos eu não sei, não posso provar. Sei apenas de mim que sem parentes nem aderentes na instituição, fui aprovado em 1984 em 4º lugar, num concurso com aproximadamente 2.000 inscritos, trabalhei duro me profissionalizei, estudei na UESC, antiga FESPI, fiz concurso interno, fui aprovado, sem ter parentes e nem aderentes na instituição.
    Sei de mim e o que sinto pela CEPLAC é acima de tudo um profundo agradecimento por ela existir ainda, meio capenga, mas ainda andando, meio triste nos olhares perdidos dos seus funcionários que não foram agraciados pelo Governo FHC e que estão ainda a ver navios.
    Nem todos,ganham os salários faraônicos que decantam a sociedade grapiúna. Lá ainda tem os abnegados, os servidores de carreira, aqueles que ainda apagam as luzes no final do expediente, que se preocupam com os custos de um ligação telefônica, com a energia gasta com os refrigeradores de ar, preocupados com o combustível gasto.São estes servidores públicos que as palavras eivadas de malidicências atingem.
    Eu por mim continuo fazendo a minha parte, e a faço bem feita.
    Obrigado CEPLAC !!!!

  20. estou com a maoria ceplac nao ten moral para reprezentar a cacaicultura poque os meio de conicacao muito alertarao nao foi tomado nen uma providedencia estai resutado mais 25 anos muitos ja morrerao é o caso do meu pai e muitos outros nao confiamos mais nesta istituicao aunica forma e subistuir para que possamos produzir e ter esperancas de dia melhores eque venha a embrapa e os trabalhadores que ainda vive volte a regiao muitos daqui e nao e deferente no resto do pais mergulhados no crak matando robando e destruiindo

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *