Hospital Teresa de Lisieux, em Salvador, é alvo de ação do MPT || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

A Justiça do Trabalho determinou que a gestão do Hospital Teresa de Lisieux, em Salvador, adote medidas para garantir condições de trabalho dignas e seguras aos empregados e colaboradores da unidade. A decisão provisória da 26ª Vara do Trabalho de Salvador  atende a pedido do Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA).

De acordo com o MPT, duas operadoras de saúde responsáveis pelo Hospital são rés da ação civil pública, a Hapvida Assistência Médica e a Ultra Som Serviços Médicos. Inquérito “apontou graves falhas na oferta de ambiente de trabalho sadio e livre de riscos de acidentes e adoecimento”, afirmou o órgão de controle externo, em nota divulgada nesta terça-feira (4). A decisão estabelece prazo de 20 dias para a adoção das medidas, sob pena de multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento.

O procurador do MPT, Ilan Fonseca, autor da ação, defende que as empresas sejam condenadas a cumprir as normas de saúde e segurança, além de indenizar a sociedade por danos morais coletivos no valor de R$ 5 milhões.

ORIGEM DA INVESTIGAÇÃO

O órgão começou a investigar a unidade de saúde após denúncia anônima feita em 2023 ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) e encaminhada ao MPT. Ela alertava para a possível ocorrência de diversas violações trabalhistas no laboratório de análises clínicas do Hospital.

Durante inspeção no local, o MPT constatou a ausência de dosímetros para trabalhadores expostos à radiação, a inadequação de locais de descanso, a inexistência de corrimão em rampa de acesso à emergência, a conivência com o uso de calçados abertos em locais impróprios, além da falta de assinatura válida no Documento Base do Programa de Gerenciamento de Riscos e no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.

O MPT alega na ação que as irregularidades praticadas pelas empresas prejudicam toda a coletividade. Elas vão desde a falta de fornecimento de equipamentos de proteção individual até o desrespeito ao piso salarial, passando pelo descumprimento de normas de saúde e segurança do trabalho. Os profissionais afetados pela conduta das duas empresas são, na maioria, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Equipe médica declara morte cerebral de Deisyele dos Santos || Fotos Redes Sociais e Pimenta
Tempo de leitura: < 1 minuto

Equipe médica do Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, constatou, nesta terça-feira (4), a morte cerebral de vítima do acidente que envolveu três veículos, no domingo (2), na mesma cidade. Deisyele dos Santos Costa, de 30 anos, estava no Fiat Toro branco que bateu de frente em um ônibus da Viação Águia Branca, na BR-415, próximo à entrada do bairro Teotônio Vilela.

O acidente também matou Erick Vinícius Caldas Ramos dos Santos, de 34 anos, que dirigia a caminhonete. Dono de um lava-jato em Itabuna, o empresário morreu no local. Moradora do bairro Califórnia, na mesma cidade, Deisyele foi socorrida e levada para o Hospital Regional Costa do Cacau.

Segundo relatos, o Fiat Toro seguia sentido Itabuna e teria invadido a contramão em uma curva próximo ao campo de futebol do Ecobaba. Após a colisão frontal com a caminhonete, o ônibus também bateu em uma cerca às margens da rodovia.

Um casal que estava em uma motocicleta foi atingido, sendo levado ao Hospital Costa do Cacau. Não há detalhes sobre o estado de saúde das duas vítimas sobreviventes. Atualizado às 19h20min.

Bittencourt durante atividade de campo com um funcionário da Emasa || Foto Arquivo
Tempo de leitura: < 1 minuto

Das principais referências técnicas da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), João Bittencourt deixou a empresa, após 35 anos, para assumir a direção-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Valença, no baixo-sul baiano.

Ainda ontem (3), o presidente Ivan Maia assinou a exoneração de João Bittencourt do cargo de superintendente de Expansão e Operação da Emasa para que o especialista assuma a direção do SAAE de Valença.

João ingressou na Emasa ainda no ano de 1990, um ano depois da fundação da empresa. Amigos lembram que a dedicação dele o fez ser elogiado e ter o nome cogitado para altos cargos dentro e fora da empresa por um dos grandes nomes do saneamento no país, o ex-presidente emasiano Silvano Silvério.

Já em 2010, João concluiu o curso de Engenharia Ambiental pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) e fez mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Já em 2020, foi nomeado diretor técnico da Empresa e ocupou outros cargos até chegar a superintendente da companhia de água e esgoto de Itabuna.

COMPETÊNCIA E INSPIRAÇÃO

Para o presidente Ivan Maia, a trajetória de João Bittencourt na Emasa o credencia a dirigir qualquer empresa de saneamento básico no Brasil. “João é um dos profissionais mais competentes e comprometidos com quem tive o prazer e a satisfação de trabalhar. O SAAE e o município de Valença ganham um profissional de altíssima qualidade e competência”, afirmou Ivan Maia.

Gerente de Planejamento da Emasa, o engenheiro Ângelo Lucena, que também iniciou sua carreira na empresa como menor aprendiz, expressou o sentimento dos companheiros. “É um misto de alegria e tristeza. Alegria por vê-lo conquistar um novo desafio e tristeza pela sua partida. João deixa um legado de inspiração para todos nós”.

Operação cumpriu mandados judiciais em Ilhéus e outras três cidades || Foto PC-BA
Tempo de leitura: 2 minutos

Chegou a 37 o número de prisões efetuadas hoje (4) pela Polícia Civil da Bahia durante a Operação Freedom, que cumpriu 90 ordens judiciais contra alvos do Comando Vermelho (CV), facção criminosa do Rio de Janeiro com atuação no território baiano. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o principal objetivo da ação é desarticular o núcleo armado e financeiro da organização.

Os policiais prenderam 34 suspeitos nos bairros da Liberdade, Uruguai, Pernambués, Narandiba e Areia Brancam em Salvador. No município de Aratuípe, um alvo foi alcançado, e na cidade de Eusébio, no estado do Ceará, dois suspeitos foram presos. Ilhéus, no sul da Bahia, também teve endereço averiguado pela operação.

Além das prisões, foram cumpridos 46 mandados de busca e apreensão e bloqueadas 51 contas bancárias vinculadas ao grupo investigado. As equipes envolvidas também apreenderam armas, porções de maconha, crack e cocaína.

Um dos investigados, ainda não identificado formalmente, reagiu à abordagem policial no bairro do Uruguai, em Salvador, e foi baleado. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado para atendimento médico, no Hospital Geral Ernesto Simões Filho, mas não resistiu aos ferimentos.

CRIMES

Os alvos da operação são suspeitos de envolvimento em homicídios e na expansão do tráfico de drogas em Salvador e em outras cidades da Bahia. Conforme o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), os resultados da operação devem contribuir para a elucidação de cerca de 30 assassinatos ocorridos na capital baiana.

O delegado-geral da Polícia Civil, André Viana, destacou a importância do trabalho conjunto entre as forças de segurança e o uso de ferramentas de inteligência. “A Operação Freedom demonstra a eficiência da investigação integrada, com base em inteligência policial e planejamento estratégico. A precisão das ações resultou na prisão de criminosos ligados a uma organização que tentava expandir sua atuação na Bahia. As forças de segurança baianas e o Governo do Estado estão empenhados em enfrentar o crime organizado e não iremos descansar, garantindo a paz para a população”, afirmou.

POLÍCIA BAIANA FAZ OPERAÇÃO EM ILHÉUS E OUTRAS 3 CIDADES CONTRA FACÇÃO DO RIO DE JANEIRO

Terreiro de Mãe Ilza recebe rodas de conversa às sextas-feiras deste mês || Foto Flávio Rebouças/Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O Memorial Unzó Tombenci Neto promove, ao longo deste mês,  os Encontros da Tradição Oral – Educação Patrimonial, Memória e Ancestralidade, série de rodas de conversa que integram a programação do Novembro Negro. As reuniões serão às sextas-feiras, sempre às 19h, no Terreiro Matamba Tombenci Neto, na Avenida Brasil, bairro da Conquista, em Ilhéus.

Com apoio do Terreiro Matamba Tombenci Neto e da Organização Gongombira de Cultura e Cidadania, a proposta do evento é valorizar a tradição oral como instrumento de preservação da cultura afro-brasileira, fortalecendo o diálogo entre gerações e saberes. Ao reunir mestres de terreiro, pesquisadores, educadores e artistas, os Encontros da Tradição Oral buscam reafirmar a importância da memória e da ancestralidade como fundamentos da identidade cultural da região sul da Bahia.

PROGRAMAÇÃO

A programação terá início nesta sexta-feira (7), com Mãe Ilza Mukalê, matriarca do Terreiro Matamba Tombenci Neto, acompanhada das museólogas Juliane Silva e Vitória Bispo, e do guia de turismo Arthur Gregório, sob mediação de Tata Marinho Rodrigues.

Na sexta-feira da próxima semana (14), o diálogo será entre Tata Marinho Rodrigues e Maria Áurea de Souza, presidente da Rede de Museus e Pontos de Memória do Sul da Bahia, com mediação do pesquisador e contramestre de capoeira Paulo Magalhães.

Já no dia 21, participam Keu Apoema, professora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e Valdinéa de Jesus Sacramento, historiadora e mestra em Estudos Étnicos e Africanos.  O ciclo termina no dia 28 de novembro, com convidados que serão divulgados em breve.

ATOS DE PALAVRA

Lançados há dez anos, os Encontros da Tradição Oral se tornaram um espaço de escuta e partilha, onde a palavra ganha força como ato político e instrumento de resistência. A cada roda de conversa, histórias, cantos e saberes se entrelaçam, fortalecendo o legado das tradições afro-brasileiras que moldam a cultura de Ilhéus e do sul da Bahia.

Este projeto foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Ilhéus e conta com apoio financeiro da Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Cultura, via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.

Convocados vão assumir o cargo de Agente Penitenciário em unidades prisionais do estado || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Governo da Bahia anunciou, nesta terça-feira (4), a convocação de 153 aprovados no cadastro reserva do concurso de 2024 da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado (Seap) para o cargo de Agente Penitenciário. Agora, o certame totaliza 440 convocados.

De acordo com a gestão estadual, o impacto financeiro estimado das novas contratações definitivas é de R$ 14 milhões em 2026 e R$ 14,1 milhões em 2027.

O curso de formação de Policiais Penais para 267 aprovados terá início em 7 de novembro de 2025, às 9h, com 570 horas/aula, incluindo as atividades práticas. A conclusão está prevista para 26 de janeiro de 2026.

A Pasta também detalhou plano de expansão e modernização do sistema penitenciário, que prevê a ampliação de 1.324 vagas e a requalificação de outras 432, totalizando 1.756 vagas em unidades prisionais. O projeto inclui a ampliação de seis unidades no interior e uma na capital, além da requalificação completa de uma unidade prisional na capital, com investimento total de R$ 65 milhões e com entregas previstas para 2026.

Manutenção da estrada foi tema de reunião em Banco Central || |Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

A recuperação da estrada do distrito ilheense de Banco Central foi tema de reunião entre representantes dos governos de Ilhéus e de Uruçuca. As gestões municipais decidiram unir esforços para recuperar a via, cuja manutenção é responsabilidade do Governo do Estado. A proposta, segundo a Prefeitura de Ilhéus, é executar serviços emergenciais de requalificação, priorizando os pontos mais críticos e permitindo o deslocamento de trabalhadores, estudantes e produtores rurais.

Participaram da reunião da última sexta-feira (31) o secretário do Interior de Ilhéus, José Victor Pessoa; o diretor de Escolas do Campo de Uruçuca, Antônio Jackson Clímaco dos Santos; lideranças de assentamentos da reforma agrária; e presidentes de associações de moradores.

“Mesmo não sendo uma estrada de responsabilidade direta dos municípios, estamos buscando soluções para garantir que a população tenha o direito de ir e vir com segurança e dignidade”, disse José Victor.

A Prefeitura de Ilhéus afirmou, em nota, que a decisão foi tomada “diante da ausência de intervenções estaduais”. Também ressaltou que a recuperação de estradas vicinais tem sido prioridade do governo iniciado neste ano.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Na manhã desta terça-feira (4), a Polícia Civil da Bahia cumpre mais de 70 mandados de prisão e busca e apreensão tendo como alvos bandidos ligados à principal organização criminosa do Rio de Janeiro, o Comando Vermelho, com atuação no estado nordestino. Os mandados estão sendo cumpridos em Ilhéus, Salvador e Aratuípe, na Bahia, além de Eusébio, no Ceará. Num balanço inicial, 31 criminosos foram presos na Operação Freedom.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a operação busca desarticular o núcleo armado e financeiro da organização que atua em território baiano. “A ação é executada de forma simultânea na Bahia e no Ceará, e resultou, até o momento, na prisão de 31 pessoas e no cumprimento de 46 mandados de busca e apreensão”, informa a SSP-BA.

BLOQUEIO DE CONTAS BANCÁRIAS

Estão sendo cumpridos 31 mandados de prisão e 46 de busca e apreensão tendo como alvos criminosos ligados ao Comando Vermelho. Também são cumpridas ordens de bloqueio de 51 contas bancárias com alguma ligação com o grupo investigado.

Conforme as autoridades policiais, os alvos da Operação Freedom são suspeitos de envolvimento em homicídios e na expansão do tráfico de drogas em Salvador e outras cidades da Bahia.

De acordo com o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), os resultados da operação devem contribuir para a elucidação de cerca de 30 assassinatos ocorridos na capital baiana. A Operação Freedom conta com a participação de cerca de 400 policiais civis e militares.

SOBE PARA 37 NÚMERO DE PRESOS EM AÇÃO DA POLÍCIA BAIANA CONTRA FACÇÃO DO RJ

Unidade do SAC de Itapetinga, onde funciona unidade do SineBahia || Foto Carol Garcia/GovBA
Tempo de leitura: 5 minutos

Gerente de vendas, psicólogo clínico, assistente de departamento pessoal, consultor de vendas, musicoterapeuta, auxiliar de linha de produção, pedreiro, servente de obras, motorista de caminhão-tanque, recepcionista de motel, estofador de móveis, eletricista e cozinheira de hospital são algumas das vagas de emprego e de estágio remunerado hoje.

Os municípios de Itabuna, no sul do estado, e Itapetinga, no sudoeste, trazem total de 112 vagas de emprego e de estágio remunerado nesta terça-feira (4) pelo SineBahia. Há 80 vagas em Itabuna e 32 em Itapetinga hoje.

Os interessados devem se dirigir ao SineBahia ainda hoje, preferencialmente pela manhã, munidos de carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade. Vagas para pessoas (PCDs) com deficiência exigem laudo médico.

ENDEREÇO E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

O horário de atendimento na unidade de Itapetinga encerra-se às 14h. Em Itabuna, vai até as 16h. O atendimento é garantido a quem chega, pelo menos, 30 minutos antes do fechamento.

O SineBahia Itabuna atende no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), no Góes Calmon. Já a unidade de Itapetinga fica na Presidente Kennedy, região central. Abaixo confira todas as vagas anunciadas para hoje.

Leia Mais

Ivana Bastos é internada em Salvador || Foto Sandra Travassos/Alba
Tempo de leitura: < 1 minuto

A deputada e presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Ivana Bastos (PSD), foi internada, nesta segunda-feira, em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular em Salvador. A deputada foi hospitalizada após ser diagnosticada com colite, um processo inflamatório intenso no intestino, segundo a Assessoria de Comunicação da Alba.

A nota da Assembleia Legislativa diz ainda que, em razão do quadro de desidratação e da necessidade de tratamento com antibióticos intravenosos, a parlamentar foi encaminhada para a UTI, onde permanece sob observação e acompanhamento rigoroso da equipe médica.

O estado de saúde de Ivana Bastos é estável. A parlamentar encontra-se consciente. Por orientação médica, a deputada permanecerá temporariamente afastada de suas atividades até plena recuperação. Além de política, Ivana é empresária com atuação no oeste da Bahia. Ela nasceu em Caetité.

Finep aprova projeto de modernização do Centro de Biotecnologia e Genética da Uesc || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, aprovou projeto da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) para a modernização do Centro de Biotecnologia e Genética (CBG) do Campus Professor Soane Nazaré de Andrade, em Ilhéus.

De acordo com a Uesc, o projeto prevê a modernização dos laboratórios, a criação de novos espaços físicos e a integração de tecnologias de ponta. “O objetivo é permitir simulações de variações climáticas e o estudo das respostas de plantas a patógenos e estresses ambientais, combinando análises genômicas, fisiológicas e ambientais”, detalhou a Universidade, em nota divulgada nesta segunda-feira (3).

Inaugurado em 2008, o CBG ampliará suas atividades no eixo temático da transição ecológica, foco do edital da Finep. A proposta está estruturada em quatro metas principais, que articulam pesquisa, inovação e desenvolvimento sustentável.

METAS

A primeira meta envolve o estudo genético e o melhoramento de espécies estratégicas da região, como cacau, dendê e juçara. Entre as ações, o desenvolvimento de plantas de cacau editadas por CRISPR-Cas9, resistentes a múltiplos estresses, e a criação de protocolos de multiplicação em larga escala. Também serão analisadas as respostas da palmeira juçara a variações climáticas extremas e caracterizados materiais genéticos de dendê promissores para uso sustentável.

A segunda meta abrange simulações de condições climáticas e estudos sobre a resistência de plantas a doenças, com ênfase em cacau, citros e maracujá. Serão investigados os mecanismos moleculares de defesa e as vias metabólicas em diferentes contextos ambientais. A equipe também busca identificar genótipos de Passifloras silvestres resistentes a doenças e às mudanças climáticas, ampliando o conhecimento para o desenvolvimento de plantas mais resilientes.

A terceira meta tem o foco na inovação, propondo o desenvolvimento de biodefensivos à base de efetores fúngicos, capazes de promover o enraizamento de mudas e a produtividade agrícola. A pesquisa também abordará a caracterização de vírus em insetos e microrganismos em produtos apícolas, além do uso de bioinformática e inteligência artificial para diagnóstico e monitoramento de viroses em plantas e polinizadores. O projeto contempla ainda mapeamentos produtivos e capacitações tecnológicas voltadas ao fortalecimento socioeconômico regional.

INFRAESTRUTURA

A quarta meta é o eixo estruturante do projeto e prevê a expansão física do CBG, com a implantação de novos laboratórios e a aquisição de equipamentos de última geração, como câmaras climáticas, um sistema de computação de alto desempenho (CPU) e um Cromatografia Líquida de Alta Performance (HPLC, na sigla em inglês)  para o laboratório de proteômica.

Jerônimo e Mateus Dias: arquiteto assume a Seponte || Foto Amanda Ercilia/GovBA
Tempo de leitura: 2 minutos

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou, nesta segunda-feira (3), a nomeação do arquiteto e urbanista Mateus Dias para o comando da Secretaria Extraordinária do Sistema Viário Oeste Ponte Salvador-Itaparica (Seponte), durante coletiva de imprensa no gabinete oficial, em Salvador.

“A gente não limita esse projeto à ponte. Estamos falando de um sistema viário, um novo vetor de acesso, de desenvolvimento, de turismo. A ponte será um dos maiores projetos dos últimos 40, 50 anos realizados na América Latina, mas não será só a ponte. Então, essa pasta vai integrar as ações até a entrega da ponte, quando o consórcio passa a gerir”, explicou o chefe do Executivo baiano.

Especializado em Políticas Públicas e Gestão Governamental, o secretário já atuava em projetos ligados à infraestrutura da ponte como superintendente de Planejamento e Logística de Transporte e Intermodalismo, da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra). No novo cargo, vai coordenar e integrar programas e projetos de órgãos da administração pública na fase de implantação do sistema viário.

“Hoje nossa prioridade é garantir os estudos para a construção de uma estrutura resistente, que conecte a capital baiana a Itaparica e outros municípios, mas também o cuidado de evitar a passagem por comunidades, por zonas de proteção ambiental e interferência em corpos hídricos. Nosso projeto é todo estruturado para que essas interferências sejam as mínimas possíveis”, assegurou Mateus Dias.

Durante o anúncio do titular da Pasta, também foi apresentado à imprensa o chefe de gabinete da Secretaria, Pedro Dórea.

SISTEMA VIÁRIO OESTE

A Ponte Salvador-Itaparica terá investimento estimado em R$ 10 bilhões — R$ 5 bilhões somente do estado — para a construção da ponte e de túneis, viadutos e novos acessos entre Salvador e Vera Cruz. A Concessionária responsável pela obra terá até junho de 2026 para concluir os projetos de engenharia, obter as licenças necessárias e iniciar a execução, com conclusão prevista para junho de 2031, informa a gestão estadual.

O sistema viário prevê a ligação direta da ponte com a Via Expressa, com as avenidas Jequitaia, Engenheiro Oscar Pontes e com o Terminal Marítimo de São Joaquim, em Salvador. No lado da Ilha de Itaparica, o acesso será pela região da Gameleira, em Vera Cruz. O projeto ainda inclui a duplicação da BA-001, no trecho entre Cacha Pregos e a Ponte do Funil.

Alessandro Matheus foi preso pelo assassinato de Bárbara Reis, no último dia 24, em Ilhéus || Fotos Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Câmara de Ilhéus formalizou a demissão de Alessandro Matheus Souza de Oliveira, preso no dia 24 de outubro, na Conquista, bairro da mesma cidade, pelo assassinato de Bárbara Reis Santos Lima, de 33 anos. O crime é investigado como feminicídio, porque o homem é ex-companheiro da vítima e, segundo informações, não aceitava o fim do relacionamento com a mulher.

O Legislativo publicou a exoneração no último dia 29, cinco dias após o crime. Alessandro Matheus atuava no gabinete do vereador Paulo Carqueija (PSD), ex-presidente da Câmara. Após a prisão do assessor, o parlamentar anunciou que ele seria demitido e prestou solidariedade à família da vítima.

Na última sexta-feira (31), a Justiça converteu a prisão em flagrante em preventiva, que não tem prazo determinado. Antes e durante a audiência de custódia, familiares e amigos de Bárbara Reis Santos Lima protestaram no Fórum Epaminondas Berbert de Castro, na Cidade Nova, cobrando que a Justiça mantivesse a prisão de Alessandro Matheus.

Momento da prisão do suspeito, neste domingo (2), em Itapetinga || Foto PC-BA
Tempo de leitura: 2 minutos

A Polícia Civil da Bahia prendeu um homem de 27 anos suspeito de tentativa de homicídio contra o próprio filho, um adolescente de 14 anos. De acordo com a corporação, o crime foi cometido na tarde de sábado (1º), no bairro Morada do Parque, em Itapetinga, no médio sudoeste baiano. Os policiais capturaram o homem neste domingo (2), no bairro Vila Rosa, na mesma cidade. No momento da prisão, ele estava com uma arma de fogo.

As investigações da Delegacia Territorial de Itapetinga apontam que a vítima foi atingida por sete disparos de arma de fogo dentro da própria residência, sendo seis nas pernas e um de forma superficial no abdômen.

Inicialmente, familiares informaram que o adolescente teria sido vítima de uma tentativa de assalto, versão descartada pela Polícia após a constatação de inconsistências e a coleta de indícios no local. As diligências apontaram que o autor dos disparos seria o pai do adolescente, que fugiu após o crime.

Na sequência da ação, os policiais receberam informação de que o homem poderia estar escondido em uma residência no bairro Vila Rosa. No local, o suspeito tentou se desfazer de um revólver calibre 38, com duas munições intactas, sendo preso em flagrante e conduzido à delegacia.

Com base nas informações levantadas, os investigadores representaram por mandado de busca, cumprido na manhã desta segunda-feira (3), com apoio do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (GATTI/Pedra Branca), da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Durante a perícia, foram localizadas manchas de sangue em diversos cômodos da casa e estojos de munição calibre 380, confirmando a ocorrência no interior do imóvel.

O material apreendido foi encaminhado à perícia. As investigações prosseguem para a conclusão do inquérito policial. Os investigadores vão pedir que a Justiça converta o flagrante em prisão preventiva.