Prefeito Valderico Junior sinaliza possível destino de área onde galpões foram demolidos || Fotos PIMENTA e Danilo Mattos/Ilhéus24h
Tempo de leitura: < 1 minuto

À sombra da Avenida Soares Lopes, que, por anos, monopolizou a atenção do debate urbanístico de Ilhéus, a Avenida Dois de Julho voltou à agenda da administração municipal, que promoveu a demolição dos galpões abandonados do antigo porto, área da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba).

Ao PIMENTA, o prefeito Valderico Junior (UB) afirmou que a revitalização daquele trecho da orla da Dois de Julho deve ser tratada com muita responsabilidade, numa interlocução da Prefeitura com a Codeba e com a Secretaria do Patrimônio da União (SPU).

Para o gestor, a exemplo do que tem sido feito em vários municípios do país, o investimento na requalificação urbana pode ter como alternativa uma parceria com a iniciativa privada.

“[Você pode] pegar aquela região ali e trazer, nas mãos, quem sabe, de uma PPP [Parceria Público-Privada], para atrair investidores que possam fazer um empreendimento que eleve o Centro da nossa cidade a um outro patamar”, sinalizou. “Isso já é feito em várias cidades. O Parque Ibirapuera, em São Paulo, por exemplo, hoje é administrado por uma PPP”.

É dever da Prefeitura, mesmo diante de obstáculos econômicos, buscar viabilidade para que os moradores e os visitantes de Ilhéus possam desfrutar daquela área, acrescentou o prefeito. “Se o poder público não tem a condição financeira, a população não pode ficar sem a possibilidade de usufruir de um espaço como aquele, um espaço nobre, que tem tanto potencial, inclusive, de desenvolvimento econômico para a nossa cidade”, concluiu.

VILA NATALINA

Ainda no movimento de recuperação da sociabilidade mais intensa na Dois de Julho, em discussão com representações da sociedade civil organizada, a Prefeitura decidiu levar o foco das comemorações do Natal Ilhéus 2025 para aquela avenida, que receberá a Vila Natalina.

Tempo de leitura: 3 minutos

O automobilismo sempre exerceu fascínio sobre milhões de fãs em todo o mundo, mas, nos últimos anos, a Fórmula 1 ganhou ainda mais destaque como esporte conectado ao universo das apostas. O calendário repleto de corridas em diferentes países, as variações climáticas, os estilos de pilotagem e a evolução constante das equipes tornam cada Grande Prêmio imprevisível, oferecendo oportunidades para os apostadores.

As apostas em Fórmula 1 não se limitam ao simples palpite sobre o vencedor da corrida; elas envolvem análise de desempenho, leitura estratégica e entendimento profundo da dinâmica das equipes. É justamente essa complexidade que transforma a modalidade em um campo fértil para quem gosta de unir paixão por velocidade com raciocínio analítico.

PRINCIPAIS MERCADOS DE APOSTAS EM FÓRMULA 1

Quando o tema é apostas f1, muitos pensam apenas no vencedor da corrida, mas os mercados são muito mais variados. É possível apostar em quem largará na pole position, quais pilotos conseguirão completar o pódio, se haverá entrada do safetycar, ou até mesmo quantos abandonos ocorrerão em determinada prova.

Há também mercados de longo prazo, como a aposta no campeão da temporada de pilotos ou construtores. Essa diversidade é um atrativo, pois permite que apostadores com diferentes estilos encontrem opções adequadas ao seu perfil: alguns preferem apostar em tendências mais estáveis ao longo do campeonato, enquanto outros se concentram nas surpresas que cada corrida pode oferecer.

A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE TÉCNICA E ESTRATÉGICA

A Fórmula 1 é muito mais do que a habilidade do piloto: o desempenho dos carros, as estratégias de pit stop, a escolha dos pneus e a adaptação ao circuito são fatores que mudam o rumo de uma corrida. Por isso, para ter sucesso nas apostas em Fórmula 1, é fundamental acompanhar dados técnicos e estatísticos. Pilotos que rendem melhor em pistas de alta velocidade, por exemplo, podem não se sair tão bem em circuitos de rua com curvas fechadas.

Além disso, conhecer o histórico de desempenho em determinados circuitos ajuda a identificar padrões que podem indicar boas oportunidades de aposta.

O EQUILÍBRIO ENTRE LANDO NORRIS E OSCAR PIASTRI

Um dos grandes debates da temporada 2025 é a disputa interna entre Lando Norris e Oscar Piastri pelo título de pilotos. Ambos têm demonstrado alto nível de competitividade, o que torna as apostas em Fórmula 1 ainda mais desafiadoras. Decidir em quem apostar, quando ambos correm em carros muito semelhantes e apresentam rendimento consistente, não é tarefa simples. A escolha pode depender de fatores sutis: o desempenho em classificações, a regularidade em corridas longas ou até a sorte em incidentes de pista.

Esse equilíbrio ilustra como o esporte pode ser imprevisível e como os apostadores precisam considerar não apenas o talento individual, mas também o contexto da temporada.

IMPACTO DAS CONDIÇÕES EXTERNAS

Outro aspecto essencial para o apostador é entender como variáveis externas influenciam o desempenho. A meteorologia, por exemplo, pode transformar completamente uma corrida. Um piloto dominante em pista seca pode sofrer sob chuva intensa, abrindo espaço para surpresas.

Leia Mais

Carol, Rafaela e Letícia desapareceram no dia 6 de outubro, em Anguera || Fotos Redes Sociais
Tempo de leitura: 2 minutos

Policiais civis encontraram, na manhã desta terça-feira (14), os corpos de três mulheres na zona rural de Anguera, nas proximidades do Povoado de Guaribas, estrada de Ribeirão do Cavaco, na região de Feira de Santana. Denominada Vale das Sombras, a segunda etapa da operação está relacionada às investigações sobre o desaparecimento de Letícia Araújo Rodrigues, de 22 anos; Carol Ferreira Rodrigues, 21; e Rafaela Carvalho Silva, 15, vistas pela última vez no dia 6 de outubro.

O local, de difícil acesso e sem cobertura telefônica, exigiu logística especial das equipes que se deslocaram para isolamento, levantamento de vestígios e localização dos cadáveres. Os corpos estão sendo recolhidos para perícia, com o objetivo de confirmar formalmente a identidade das vítimas, determinar a dinâmica do crime e consolidar as provas da autoria e motivação. Equipes permanecem em campo.

Corpos foram encontrados na zona rural de Anguera, nesta terça (14) || Foto Pedro Moraes/PC-BA

PRISÕES

Durante a madrugada, foi deflagrada a segunda fase da Operação Vale das Sombras, resultando na prisão de dois homens suspeitos de envolvimento direto no desaparecimento das vítimas. A ação foi conduzida de forma simultânea em Anguera e Feira de Santana, nos bairros Tomba e Campo Limpo.

A primeira etapa da Operação Vale das Sombras foi deflagrada em 8 de outubro, com as primeiras diligências voltadas à localização das jovens desaparecidas. No dia 9, duas pessoas foram presas em flagrante após a Polícia Civil localizar um imóvel utilizado pelos criminosos na zona rural de Anguera, onde foram apreendidos objetos das vítimas, roupas queimadas e vestígios compatíveis com sangue.

No sábado (11), dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos, com a apreensão de celulares e roupas pertencentes a uma das vítimas.  Ontem (13), uma jovem de 19 anos teve prisão preventiva decretada por envolvimento direto no crime, segundo as investigações. Na manhã desta terça-feira (14), a operação chegou à fase conclusiva, com a localização dos corpos em Anguera e a prisão de dois novos suspeitos em Feira de Santana.

Ao todo, cinco pessoas foram presas durante a investigação, três mulheres e dois homens, além da localização de três corpos e diversos materiais apreendidos.

A Operação Vale das Sombras conta com a participação de equipes da Delegacia Territorial de Anguera (DT/Anguera), da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR/Feira de Santana), da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE/Feira de Santana) e do Núcleo de Inteligência da 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Feira de Santana e Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Magnólia Barreto e Gildeone Santos (de branco) durante reunião em Salvador || Foto PMU
Tempo de leitura: < 1 minuto

A prefeita de Uruçuca, Magnólia Barreto (UB), pleiteou a expansão da rede de abastecimento de água da Embasa até a Eco Vila 1, em Serra Grande, distrito turístico do município do sul da Bahia. A gestora apresentou a demanda ao presidente da empresa pública, Gildeone Almeida Santos, nesta segunda-feira (13), em Salvador.

Durante a conversa, a prefeita reforçou o compromisso da gestão municipal em buscar soluções sustentáveis e eficientes para o bem-estar da população, ressaltando que o diálogo com órgãos estaduais é essencial para o fortalecimento das ações em infraestrutura e desenvolvimento urbano.

“Foi um momento importante para fortalecer parcerias e reafirmar o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável de Uruçuca. Seguimos trabalhando para garantir mais qualidade de vida à nossa população”, acrescentou a gestora.

Magnólia Barreto e Gildeone Santos se reuniram durante as comemorações do aniversário de 60 anos da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), na Assembleia Legislativa do Estado. A reunião também contou com a presença do administrador de Serra Grande, Moacyr Leite Júnior.

Cantora gospel, Diana residia em Itabuna e faleceu a caminho de casa
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um acidente de trânsito tirou a vida da cantora gospel Diana Jeniffer Abreu, 26 anos, no final da noite desta segunda-feira (13), nas imediações do bairro Maria Matos (Rua de Palha). A vítima residia no Condomínio São José, em Ferradas, e retornava para casa em uma moto por aplicativo, quando o veículo foi atingido em circunstâncias que ainda estão sendo apuradas.

Diana Abreu era figura muito amada na comunidade. Evangélica, tinha dois filhos. “Foi mais uma vítima da irresponsabilidade no trânsito”, afirmou o professor Eugênio Abreu, tio da vítima.

O condutor da moto em que Diana estava também ficou ferido devido ao acidente. Ambos foram levados para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna. A cantora gospel faleceu pouco tempo depois de chegar à unidade médico-hospitalar. O motociclista está fora de risco.

VELÓRIO

O corpo de Diana será velado no SAF Itabuna, na Rua Juca Leão, em frente ao Grapiúna Tênis Clube, a partir das 11h. A família anunciará o horário do sepultamento.

 

VAGAS DE EMPREGOS HOJE - Vista parcial do Shopping Jequitibá, onde fica o SineBahia em Itabuna
Tempo de leitura: 9 minutos

Psicomotricista, engenheiro eletricista, psicopedagogo, psicólogo clínico, gerente operacional, fiscal de loja, operador de caixa, copeira dietista, cobrador rodoviário, motorista de caminhão-tanque, auxiliar de produção, balconista, auxiliar de serviços gerais e técnico em Nutrição são algumas das vagas de hoje.

Municípios das regiões sul e extremo-sul oferecem 444 vagas de emprego em vários setores pelo SineBahia nesta terça-feira (14). Itabuna, na região sul, lidera em número de oportunidades hoje. São 168 vagas. É seguido por Teixeira de Freitas, com 142 vagas, Eunápolis, com 77, e Ilhéus, com 57.

Os profissionais devem procurar o SineBahia no município da vaga de sua preferência, sempre munidos de carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade. Se for pessoa com deficiência, também deve apresentar laudo médico.

O atendimento nas unidades vai até as 16h. Porém, um alerta: o preenchimento das vagas é dinâmico e a recomendação é não deixar para a última hora. O interessado também deve chegar, no máximo, 30 minutos antes do fechamento.

ENDEREÇO DO SINEBAHIA

A unidade SineBahia em Teixeira de Freitas está situada no Shopping Pátio Mix, no Vila Verde. A unidade Eunápolis atende na Rua 5 de Novembro, no Centro. Quem busca emprego em Ilhéus, deve se dirigir à Rua Eustáquio Bastos, onde, assim como nos demais municípios, o SineBahia funciona no SAC.

A unidade de Itabuna fica no piso superior do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), no Góes Calmon. Abaixo, confira todas as vagas anunciadas para hoje pelo SineBahia.

Leia Mais

Carro invade casas no Conceição || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um carro de passeio desceu uma ladeira, na rua Rua Santo André, no bairro da Conceição, na noite desta segunda-feira (13), e deixou um homem ferido. De acordo com as primeiras informações, o motorista havia acabado de estacionar o veículo e seguia para se hospedar num hotel. Ele estava na recepção do estacionamento quando viu o automóvel desgovernado descendo a ladeira.

O carro só parou ao invadir uma residência, atingido um homem que assistia à televisão na sala da casa. Atingido, o rapaz foi levado para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, onde recebeu atendimento médico. Fora de perigo, ele recebeu alta. Com impacto, a traseira do veículo foi destruída.

Brasil tem 32 casos de metanol confirmados || PC/RJ
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério da Saúde atualizou, nesta segunda-feira (13), o número de notificações de intoxicação por metanol após consumo de bebida alcoólica. Até o momento, 213 notificações foram registradas, sendo 32 casos confirmados e 181 em investigação. Outras 320 suspeitas foram descartadas.

Os casos de intoxicação confirmados foram em São Paulo (28), Paraná (3) e Rio Grande do Sul (1). Quanto aos óbitos, 5 foram confirmados no primeiro estado. Outros 9 seguem em investigação, sendo 3 em São Paulo, 3 em Pernambuco, 1 no Manto Grosso, 1 em Minas Gerais e 1 no Ceará.

Em relação aos casos suspeitos, São Paulo é o estado com maior concentração, contabilizando 100 casos em investigação. Em seguida, aparecem Pernambuco com 43 suspeitas, Espírito Santo (9), Rio Grande do Sul (6), Rio de Janeiro (5), Mato Grosso do Sul (4), Piauí (4), Goiás (3), Maranhão (2), Alagoas (2), Minas Gerais (1), Paraná (1), Rondônia (1).

Os registros de casos nos municípios de Garanhuns (PE) e Ipojuca (PE) tiveram suas informações de município de residência atualizadas para Maceió (AL) e São Paulo (SP), respectivamente.

Conselho Pleno da OAB identifica advogados irregulares na Bahia || Foto Angelino de Jesus
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Bahia (OAB-BA) realizou fiscalização para coibir a atuação irregular de profissionais que exerciam atividades jurídicas no estado sem inscrição suplementar. Com a digitalização dos processos judiciais e a ampliação do trabalho remoto, a atuação de advogados de outras regiões do país na Bahia se tornou mais frequente, exigindo um acompanhamento mais rigoroso.

Foram notificados 3.842 advogados que atuavam em mais de cinco mil processos sem a devida inscrição suplementar, contrariando estatuto da OAB. A ação foi estruturada com foco na abrangência, padronização de procedimentos e eficiência administrativa, envolvendo diretamente a Secretaria de Anuidades e o Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-BA. “Recebemos muitas cobranças, principalmente no interior, de colegas de outros estados tirando o trabalho da advocacia daquela subseção sem ter a inscrição da OAB Bahia”, disse a presidente da OAB-BA, Daniela Borges.

O processo contemplou diversas etapas: mapeamento dos profissionais irregulares, envio de comunicações oficiais, atendimento para esclarecimento de dúvidas, regularização das inscrições suplementares e instauração de processos disciplinares nos casos em que não houve adequação.

Entre as principais causas relatadas pelas defesas dos profissionais notificados estão o desconhecimento da norma, a mudança de domicílio profissional, a atuação pontual e dúvidas sobre prazos e procedimentos de regularização. Para reduzir essas situações, a OAB-BA lançará um FAQ no site institucional, com respostas às perguntas mais frequentes sobre o tema.

Diante da realidade, o grupo de trabalho identificou a necessidade de mudanças. “Precisamos aprovar uma resolução para permitir a elaboração de um TAC para por fim aos processos éticos como estímulo para a regularização. Essa minuta será avaliada na próxima sessão do conselho e construirmos juntos a melhor proposta”, destacou o tesoureiro da OAB-BA, Daniel Moraes.

Homem foi preso por extorsão, hoje (13), em Vitória da Conquista
Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais civis da Bahia cumpriram, nesta segunda-feira (13), mandado de prisão expedido pela Justiça Criminal do Estado da Paraíba contra um homem de 21 anos, residente em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, suspeito de extorquir uma vítima que mora em João Pessoa (PB). A prisão foi feita por equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR/Vitória da Conquista), no bairro Ayrton Senna.

Conforme as investigações, em 10 de abril deste ano, a vítima foi contatada por um perfil desconhecido no aplicativo WhatsApp. O suspeito exigiu o pagamento de R$ 6.500,00 para não divulgar fotos íntimas, ameaçando expor o conteúdo e afirmando pertencer a um grupo criminoso.

Sob coação, a vítima fez duas transferências via PIX, nos valores de R$ 4.500,00 e R$ 2.000,00, para uma conta vinculada ao suspeito. No dia 15 de abril, o investigado voltou a fazer contato, utilizando outro número de telefone, tentando obter mais dinheiro por meio de novas ameaças.

Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva, foram apreendidos três celulares, um simulacro de pistola, nove cartões bancários, uma máquina de cartão, porções de maconha e cocaína, além de facas. O homem foi encaminhado ao Conjunto Penal de Vitória da Conquista, onde permanece à disposição da Justiça.

Moraes nega pedido da defesa de Bolsonaro || Foto Fábio Pozzebom/ABr.
Tempo de leitura: 2 minutos

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta segunda-feira (13) pedido da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro para que fossem revogadas a prisão domiciliar e outras medidas cautelares às quais o político está submetido.

Moraes citou o “fundado receio de fuga do réu” e o “reiterado descumprimento das cautelares” para manter Bolsonaro preso em casa, medida que visa “a garantia da ordem pública e a necessidade de assegurar a integral aplicação da lei penal”, escreveu o ministro.

No momento, pesa contra Bolsonaro um mandado de prisão preventiva domiciliar expedido no inquérito em que ele é investigado por obstrução de Justiça e ameaça ao Estado Democrático de Direito.

O inquérito que levou Bolsonaro a ficar preso em casa, com uso de tornozeleira eletrônica, foi aberto para apurar a atuação do ex-presidente em auxiliar seu filho, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), no convencimento do governo dos Estados Unidos a aplicar sanções contra autoridades brasileiras.

Leia Mais

Secretário Maurício Bacelar apresenta o estande da Bahia na Abav Expo 2025 || Foto GovBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, avalia que a atuação em parceria com o Governo do Estado tem sido um dos pilares do contínuo desenvolvimento do turismo em Itacaré, na Costa do Cacau. “O turismo é uma atividade transversal. É preciso que todos os atores trabalhem em conjunto. Na Bahia, estamos trabalhando coletivamente. É por isso que a Bahia é sucesso. É por isso que Itacaré é sucesso. É trabalho conjunto”, reforçou o titular da Setur-BA.

Para o secretário de Turismo de Itacaré, Marcos Souza ‘Japu’, a interlocução constante com a Setur-BA é estratégica para a toda a Costa do Cacau. Tanto o gestor municipal quanto Maurício Bacelar participaram da 52ª Abav Expo, na última semana, na cidade do Rio de Janeiro.

“Na Abav, mostramos que, além de sol e praia, temos opções como o rafting, as tradições quilombolas e uma viagem imersiva na cultura da lavoura cacaueira e produção de chocolate. O verdadeiro turismo de experiência”, acrescentou Japu.

Marcos “Japu”, David Seromenho, da TAP Linhas Aéreas, e Daniela Quadros na Abav Expo || Foto Redes Sociais

Para a gerente de Vendas do Grupo Aguilar Lima, Daniela Quadros, a participação da Costa do Cacau superou todas as expectativas, especialmente por causa do grande volume de negócios fechados durante o evento. “Um movimento grandioso dos agentes de viagem. Volto com o coração grato e super satisfeita pelo trabalho desenvolvido com o trade turístico”, afirmou.

Golpistas usam nome de empresa de contabilidade e da Vigilância Sanitária para tentar enganar contribuintes || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

Falsários usaram, de forma indevida, nome de empresa de assessoria contábil para tentar aplicar golpes em estabelecimentos comerciais de Itabuna, segundo nota divulgada hoje (13) pela Vigilância Sanitária do Município. De acordo com o Departamento, os golpistas enviaram e-mails com o título “Notificação de Pendências; Regularização Urgente do Alvará Sanitário” e anexaram links para que os alvos da tentativa de estelionato fizessem pagamentos de R$ 248,79 a R$ 15 mil.

As pessoas que receberam esse tipo de mensagem contendo CNPJ, razão social, valor da taxa de inspeção sanitária, prazo final de regularização e multa por inadimplência devem apagar imediatamente a comunicação fraudulenta, recomenda a Prefeitura de Itabuna.

A gestão municipal reforçou que, a partir de hoje (13), a Vigilância Sanitária presta atendimento individualizado aos contribuintes, com data e hora marcadas, para o esclarecimento de dúvidas relacionadas à emissão ou renovação do Alvará Sanitário. O atendimento seguirá até sexta-feira (17), de forma presencial, na sede de do órgão, localizada na Rua Rui Barbosa, nº 934, Centro, com plantão específico para emissão do documento.

BOLETIM DE OCORRÊNCIA

Como medida preventiva, a empresa de assessoria contábil e o Departamento de Vigilância Sanitária registraram boletim de ocorrência na Polícia Civil, para que sejam feitas as investigações necessárias, visando à identificação e punição dos responsáveis pela fraude, que utilizaram dados falsos e cobranças via PIX.

Samu presta socorro à vítima do acidente, hoje (13), em Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

Batida entre Jeep Renegade e moto deixou motociclista ferido, na manhã desta segunda-feira (13), na BA-001, zona sul de Ilhéus. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) prestou os primeiros socorros à vítima no local do acidente e a levou para o Hospital Regional Costa do Cacau. Não há detalhes sobre o estado de saúde dela.

A colisão ocorreu por volta das 8h40min, em frente à AABB, sentido Ilhéus-Olivença. O atendimento à vítima e a remoção dos veículos exigiram a interdição de uma das faixas da rodovia, que foi liberada às 11h.

Momento do resgate dos passageiros de canoa, neste domingo (12), em Itacaré || Imagem Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma canoa naufragou quando atravessava a foz do Rio de Contas, neste domingo (12), em Itacaré. Segundo relato de cinegrafista amador, no momento do acidente, a embarcação estava lotada. De acordo com as primeiras informações, o transporte estaria sendo feito de forma irregular.

“Uma canoa, com bastante pessoas, atravessando o Rio de Contas, totalmente irregular, naufragou em frente à estátua de Itacaré [de Iemanjá]”, diz o autor de vídeo obtido pelo PIMENTA.

As pessoas que estavam na canoa foram resgatadas por cinco lanchas regularizadas da Associação dos Piloteiros Náuticos de Itacaré (Apini), que agiu rápido para evitar uma tragédia. Assista ao vídeo do resgate.

O PIMENTA solicitou mais informações à Marinha do Brasil e aguarda retorno.