Rafael Coutinho treinando pela Seleção Brasileira || Foto Rafael Ribeiro/CBF
Tempo de leitura: 2 minutos

Do PIMENTA

Destaque das categorias de base do Palmeiras, o itabunense Rafael Barbosa Coutinho, de 19 anos, está entre os 21 jogadores da Seleção Brasileira que embarcam, na próxima terça-feira (23), para a disputa da Copa do Mundo Sub-20, que será disputada no Chile, entre os dias 27 de setembro e 19 de outubro. Nascido no município do sul da Bahia, em março de 2006,  Rafael  Coutinho é considerado uma joia do clube paulista.

Para o itabunense, era um sonho de criança vestir a camisa da Seleção Brasileira de Futebol. ” Um sonho de menino, agora se tornando realidade. Ser convocado para a Copa do Mundo Sub-20 é a prova de que todo o esforço, dedicação e fé valem a pena. Sei que essa é só mais uma etapa de uma longa caminhada, mas sigo firme, confiante e grato a Deus por cada oportunidade”, afirmou em sua rede social.

Canhoto, o meio-campista conquistou, neste ano, o seu quarto título brasileiro com a camisa do Palmeiras. O atleta conquistou dois Campeonatos Brasileiros Sub-17 e dois Sub-20, além de Paulista Sub-20 (2023), Paulista Sub-17 (2022), Copa do Brasil Sub-17 (2022 e 2023), Paulista Sub-15 e Nike Premier Cup Sub-15. Ele está no clube paulista desde 2021.

COPA DO MUNDO SUB-20

Comandada pelo ex-jogador Ramon Menezes, a Seleção Brasileira garantiu a classificação para o Mundial Sub-20 deste ano ao conquistar o Sul-Americano, no início deste ano. A equipe está no grupo C e enfrenta México, Marrocos e Espanha na primeira fase do torneio.

A Seleção Brasileira estreia no Mundial Sub-20 no próximo domingo (28), às 20h, contra o México, Estádio Nacional do Chile, em Santiago. No dia 1º de outubro, o Brasil enfrenta o Marrocos, também às 20h, neste mesmo estádio. A última partida da fase de grupos será diante da Espanha, no dia 4 de outubro, às 17h, no Nacional do Chile.

A Copa do Mundo Sub-20 conta com 24 seleções divididas em seis grupos com quatro equipes em cada. As duas melhores seleções de cada chave avançam para as oitavas de final, assim como as quatro melhores terceiras colocadas no geral. A partir desta fase, a competição segue no formato mata-mata até a decisão.  O Brasil é pentacampeão mundial da categoria Sub-20, conquistando os títulos de 1983, 1985, 1993, 2003 e 2011.

Leia Mais

Vinícius e Dálete ficaram quase duas semanas sem contato com parentes de MG || Fotos Redes Sociais
Tempo de leitura: 2 minutos

Do PIMENTA

As últimas duas semanas foram de angústia para uma família do quilombo Vila Nova, no distrito de São Gonçalo do Rio das Pedras, em Serro, interior de Minas Gerais. Por quase duas semanas, nenhuma notícia de Vinícius dos Santos Euzébio Carvalho Martins, de 21 anos, que deixou a comunidade, no dia 6 de agosto, para trabalhar como jardineiro na zona rural de Ilhéus.

Mudou-se para o município do sul da Bahia com a esposa, Dálete Alves Martins Carvalho, e os dois filhos do casal, de um e três anos de idade. Tomou a decisão atraído por promessa de trabalho como jardineiro no distrito de Aritaguá. Um mês após a mudança, deixou de fazer contato com os familiares em Minas Gerais. Falou com a mãe pela última vez no dia 6 de setembro, segundo relato de Larissa Augustinho do Nascimento, esposa de um primo de Vinícius.

Ao PIMENTA, Larissa afirmou que, além da falta de contato, acontecimentos relatados anteriormente por Vinícius chamaram a atenção da família. O jovem parecia frustrado ao comentar as condições de trabalho e moradia. A realidade era diferente do que lhe foi prometido pela contratante, uma mulher cujo nome não foi informado ao site.

“Ele entrou em contato com a gente, falando que não era aquilo que ele esperava. Não era a mesma coisa das imagens, das fotos que ela [a contratante] mandou. E o trabalho não era também a mesma coisa que ela tinha prometido para ele”, conta Larissa do Nascimento.

Além das funções de jardineiro, Vinícius também colhia e vendia cocos a serviço da dona da propriedade, acrescentou Larissa. A maior frustração viria ao final do primeiro mês de trabalho, quando o jovem teria sido alertado de que o seu salário cobriria apenas as despesas da própria família, que morava em um imóvel da mesma contratante. A moradia teria que ser remunerada com aluguel.

Insatisfeito, Vinícius dos Santos decidiu sair do emprego e da casa para trabalhar e residir em uma propriedade próxima. No dia 6 de setembro, quando falou com os parentes de Minas, estava fazendo a mudança.

Ao PIMENTA, Larissa do Nascimento contou que a dona do primeiro lugar em que Vinícius trabalhou teria exigido o pagamento de R$ 1 mil, como rescisão do aluguel da casa onde o jovem morou por um mês. A suposta dívida viria a ser mais um motivo de preocupação durante os dias em Vinícius e Dálete não fizeram contato com a família.

“FOI UM MAL ENTENDIDO”

No dia 13 de setembro, Larissa do Nascimento foi a uma delegacia da Polícia Civil, em Ibirité, Região Metropolitana de Belo Horizonte, e registrou boletim de ocorrência do desaparecimento da família recém-chegada a Ilhéus. Também tentou acionar a Polícia Civil da Bahia com a ajuda de conhecidos, mas, procurada pelo PIMENTA, a corporação informou que não há registro do caso no seu banco de dados.

Nesta sexta-feira (19), Larissa informou ao site que Vinícius havia restabelecido contato. Ele disse que ficou sem celular, pois o aparelho quebrou. Foi um colega do novo trabalho em um areal quem o contou da notícia do desaparecimento, que circulava nas redes sociais.

Por meio de Larissa, o jovem enviou uma mensagem de áudio para o PIMENTA:

– Aqui é o Vinícius. A gente foi encontrado, sim. Na verdade, foi um mal-entendido. A gente estava sem celular e não conseguiu se comunicar a tempo [com os familiares de Minas Gerais]. Estamos bem, graças a Deus. Está todo mundo joia, eu e minha família, estamos todos muito bem e retomamos a comunicação. Está tudo certo.

Adolpho Loyola revela interesse do Estado na Emasa || Fotos Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Braço direito do governador Jerônimo Rodrigues, o secretário estadual de Relações Institucionais (Serin), Adolpho Loyola, reafirmou o interesse da Embasa em assumir os serviços de água e de esgoto de Itabuna. Adolpho disse ter tratado do assunto com o presidente da Emasa, Ivan Maia, em Brasília. “Teremos nova reunião [na próxima] semana. Mas a decisão de venda ou concessão é da Prefeitura”, assinalou o secretário em entrevista ao programa Central de Política, na Interativa FM, na manhã deste sábado (20).

O estado, reforça o titular da Serin, nunca se omitiu na possibilidade de assumir os serviços em Itabuna. “A empresa (Embasa) tem condição de investimento em Ilhéus e Itabuna. Então, a gente pode fazer isso [assumir os serviços de água e esgoto]“, afirmou ele em resposta a provocação do jornalista Gilvan Rodrigues, do Central de Política.

Ilhéus, onde a Embasa é responsável pelo serviço, tem mais de 80% do esgoto tratado. Em Itabuna, o percentual de esgoto tratado é de aproximadamente 34%. O secretário estadual disse ver no prefeito Augusto Castro (PSD) preocupação com a Emasa. “Ele não está fechado a propostas. Claro que ele está procurando as melhores propostas”.

O INTERESSE DA EMBASA

Segundo Adolpho Loyola, o governo tem pensamento focado em como “pode melhorar o saneamento básico”.”E a distribuição de água, também”, completou ao falar de investimentos feito pelo Governo Jerônimo Rodrigues na construção de dois grandes reservatórios de água, em Itabuna, ambos entregues neste ano.

– A Embasa tem interesse, sim, que esse serviço de água,  de saneamento seja feito por uma estatal – reafirmou, observando que, hoje, 80% dos municípios baianos são atendidos pela empresa estadual.

ESTUDOS

O prefeito Augusto Castro encomendou estudos a duas empresas sobre a realidade do saneamento básico em Itabuna e alternativas de financiamento para universalizar o serviço no município sul-baiano. Este último estudo, o de financiamento, foi encomendado à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para basear, ainda, valores de uma concessão onerosa à iniciativa privada.

Segundo apurado pelo PIMENTA, fala-se em arrecadação de até R$ 650 milhões com a concessão. Quando ainda governador, o hoje ministro Rui Costa (PT) havia sinalizado com investimentos de RR 500 milhões no serviço, caso a Embasa assumisse o saneamento básico de Itabuna. Ao site, o presidente da Emasa reafirmou, durante evento sobre saneamento básico, que o município somente descarta a privatização do serviço.

Criminoso atira em vítima já caída no chão || Imagem Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil confirmou a morte de um dos três jovens baleados nesta sexta-feira (19), em uma serralheria na Barra do Itaípe, zona norte de Ilhéus. Ao PIMENTA, a corporação informou que o serralheiro Breno Araújo Santos de Jesus, de 20 anos, morreu no local. As outras duas vítimas sobreviveram.

Imagens de videomonitoramento sugerem que Breno foi alvo de execução. Câmera externa registrou a movimentação dos dois autores do crime, que chegaram ao local em uma moto, por volta das 16h28min. Um deles, de capacete azul, passa em frente à serralheria e para no imóvel ao lado, como se estivesse sondando a localização da vítima.

Na sequência, ele entra na serralheria com uma pistola em punho e atira várias vezes contra Breno, mesmo com a vítima já caída no chão. Depois, o atirador se volta para os demais funcionários e, na gravação de câmera interna, é possível vê-lo atingindo um serralheiro em uma das pernas, antes de fugir de moto com o comparsa.

A Delegacia Territorial de Ilhéus investiga a autoria e motivação do ataque. Assista ao vídeo citado.

Alunos de escola correm risco ao atravessar avenida, alerta autor de vídeo || Imagem Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

Alunos de escolas situadas na avenida Nossa Senhora Aparecida, antiga Barreira, na zona sul de Ilhéus, são expostos a riscos no intenso trânsito da localidade devido à falta de faixa de pedestres. A movimentação de veículos é maior nos horários de entrada e saída das aulas, no início da manhã, meio-dia e final da tarde.

A dificuldade que os estudantes enfrentam para atravessar a avenida foi registrada por um cinegrafista amador, que demonstra preocupação com a segurança dos alunos. “Seria necessário aqui, urgentemente, uma faixa de pedestres ou uma faixa elevada”, alerta.

“Os alunos necessitam atravessar de um lado para o outro, só que não tem faixa de pedestres nem quebra-molas. É risco constante”, reforça o autor da gravação enviada ao PIMENTA.

Na última quinta-feira (18), o PIMENTA procurou a Prefeitura de Ilhéus para saber se a instalação de algum tipo de redutor de velocidade no local está no planejamento da Autarquia de Trânsito e Transporte do Município (Sutram), mas não obteve resposta.

Criminoso atira em vítima já caída no chão || Imagem Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Criminosos fizeram um ataque a tiros contra empregados de uma serralheria, nesta sexta-feira (19), na Barra do Itaípe, zona norte de Ilhéus. Ao menos dois funcionários do estabelecimento foram atingidos.

O PIMENTA teve acesso a imagens de câmeras de videomonitoramento que registraram o crime em três perspectivas. Duas delas mostram a ação criminosa dentro da oficina. Um homem magro, de capacete, entra no local e atira nos funcionários. Uma das vítimas foi atingida na perna. Na sequência, é possível ver outra vítima baleada, que desmaiou enquanto pedia socorro a um colega de trabalho.

Atirador ataca segunda vítima dentro de oficina || Imagem Redes Sociais

Outra câmera filmou a ação na área externa. A gravação mostra que um segundo criminoso, também de capacete, deu cobertura ao ataque. A dupla, que chegou ao local por volta das 16h28min, espera alguns minutos antes de agir, como se estivesse fazendo uma sondagem. Assista ao vídeo.

ILHÉUS: POLÍCIA CONFIRMA ÓBITO DE VÍTIMA DE ATAQUE A TIROS NA BARRA DO ITAÍPE

Feira Terra da Gabriela reúne artesanato, gastronomia e música na Soares Lopes, em Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

A edição deste sábado (20) da Feira Cultural Terra da Gabriela, em Ilhéus, vai celebrar a chegada da Primavera, a partir das 16h, no estacionamento em frente à Praça Castro Alves, na Avenida Soares Lopes, um dos principais cartões-postais de Ilhéus. O público poderá apreciar e adquirir um mix de produtos artesanais, experimentar sabores da culinária regional e curtir atrações culturais em um espaço familiar e acolhedor. Tudo ao som do cantor Marcos Santos.

Promovida mensalmente por mulheres artesãs, a Feira se consolidou como vitrine para o artesanato local, promovendo renda, lazer, cultura e atraindo visitantes para a cidade. Idealizada e liderada por pequenos empreendedores — em sua maioria mulheres —, a Feira já é referência na valorização do trabalho manual e na promoção do empreendedorismo local.

EMPREENDEDORISMO FORTALECIDO

Islândia Penedo, presidente da Associação Terra da Gabriela, destacou a importância da feira para a cidade.
“Superamos a barreira de um ano. Neste período, realizamos várias edições temáticas e promovemos ações socais voltadas para saúde, educação e oficinas gratuitas à comunidade”, ressaltou a dirigente.

“Já representamos Ilhéus no 1º Festival de Economia Solidária do Nordeste, em Salvador, com grande destaque. A Feira Terra da Gabriela tem se tornado um ponto de encontro entre moradores e turistas, onde o artesanato é celebrado e o empreendedorismo regional é fortalecido”, lembrou

Mais do que uma Feira, o projeto se tornou um movimento de transformação social, inspirado pela tradição cultural de Ilhéus conhecida como a Terra da Gabriela, celebrada e eternizada nas obras de Jorge Amado e projetada internacionalmente. Com apoio da Prefeitura de Ilhéus, a Feira Cultural Terra da Gabriela está aberta à participação de artesãos convidados. Mais informações podem ser encontradas no Instagram: @terradagabriela.

Rodrigo Gama é procurado por atropelar operário de obra na BA-415, em Itabuna || Reprodução G1-BA
Tempo de leitura: 2 minutos

O homem suspeito de atropelar um trabalhador em uma obra na saída de Itabuna para Ilhéus, no sul da Bahia, é considerado foragido da Justiça. A Polícia Civil cumpriu, nesta sexta-feira (19), três mandados de busca e apreensão em imóveis ligados ao suspeito e acredita que ele agiu intencionalmente. A vítima, Horley Sousa Silva, de 55 anos, permanece em coma mais de duas semanas de ocorrido o crime, próximo à Churrascaria Los Pampas.

O suspeito foi identificado como Rodrigo Gama. Ainda nesta sexta-feira, a Vara do Júri da Comarca de Itabuna emitiu um mandado de prisão temporária contra ele. Segundo o coordenador de Polícia Civil, Evy Paternostro, as imagens de câmera de segurança indicam que a ação do suspeito foi premeditada.

“Na análise dessas imagens ficou nítido que esse veículo passa primeiro pelo ponto de parada, retorna, fura o bloqueio de forma consciente. Ou seja, ele visualiza o preposto da construtora que está participando da obra de duplicação.[Ele] segue com o veículo, a vítima está de costas, ele continua aumentando a velocidade e a vítima é arremessada para o alto”, detalhou o coordenador.

Além de Itabuna, os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. O objetivo da ação foi tentar apreender o carro que teria sido utilizado no atropelamento.

A Polícia Civil em Santo Antônio de Jesus também foi acionada, uma vez que o suspeito do crime pediu atendimento no ambulatório do Hospital Regional três dias após ter atropelado a vítima. O carro investigado foi flagrado em câmeras de segurança da cidade.

Ainda segundo o coordenador da PC, os possíveis motivos para o atropelamento só poderão ser averiguados mediante a prisão do homem.

RELEMBRE O CASO

O caso aconteceu no dia 2 de setembro, no semi-anel rodoviário que liga as cidades de Itabuna e Ilhéus, no sul da Bahia. A vítima trabalhava na obra de duplicação da BR-415, em um trecho de acesso à BA-963, quando foi surpreendida. Câmeras de segurança registraram o momento do acidente.

Nas imagens, é possível ver que o condutor do veículo furou a sinalização da estrada, que funcionava em esquema pare e siga, e, logo depois, atingiu a vítima em alta velocidade.

Horley Sousa Silva, de 55 anos, estava de costas e foi arremessado para longe pelo carro. Ele chegou a ser levado, no teto do veículo, por alguns metros, até cair no chão em uma curva. O motorista fugiu sem prestar socorro.

O trabalhador foi acolhido por testemunhas, que acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Após os primeiros socorros, ele foi encaminhado para o Hospital de Base de Itabuna, onde segue internado. Com informações do G1-BA e TV Santa Cruz.

Jerônimo e Marcinho durante evento em Ribeira do Pombal: união selada || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Quarto deputado estadual mais votado da Bahia em 2022, Marcinho Oliveira (UB) deu tchau para o ex-prefeito ACM Neto e oficializou a migração para a base do governador Jerônimo Rodrigues (PT) durante ato em Ribeira do Pombal nesta sexta-feira (19). O movimento deixa ainda mais evidente a sangria de aliados no grupo de Neto.

A cena na foto acima é mais do que simbólica para Neto e opositores do governo baiano. Foi a primeira aparição pública do parlamentar nos braços de Jerônimo, o que oficializa a integração ao grupo governamental, confirmando sua saída do bloco netista.

Marcinho, que assumiu a presidência do PRD para ganhar musculatura política, agora usa essa mesma estrutura para fortalecer Jerônimo – um recado claro sobre onde ele vê futuro. Com sangue nos olhos e discurso pragmático, o deputado deixou clara a virada: “Vim para somar, de mala e cuia, com quem faz a coisa acontecer na ponta”, declarou ao lado do governador, durante a inauguração do posto da Polícia Técnica.

A fala, dita diante de uma plateia de prefeitos e lideranças regionais, soou como um ciclo definitivo para Marcinho – e um aviso aos que ainda resistem em ACM Neto: a fuga de quadros da asa do ex-prefeito só avança.

Apartamento no North Boulevard com vista para o mar e a natureza || Fotos Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

🏡 Apartamento 2/4 com Vista para o Mar e Natureza – Mobiliado – Ilhéus/BA – R$ 450.000

Você encontrou o equilíbrio perfeito entre conforto, localização e beleza natural! Esse charmoso apartamento mobiliado, com 2 quartos (sendo uma suíte), está localizado no 12º andar, oferecendo uma vista espetacular do mar e da natureza, em uma das regiões mais valorizadas de Ilhéus.

🌅 Destaques do Imóvel:

🎯 Edifício North Boulevard, no Jardim Savóia

📐 58,5 m² de área útil, bem distribuídos e arejados.

🛏️ 2 quartos, sendo 1 suíte confortável e iluminada.

🛋️ Sala ampla com acesso à varanda privativa, ideal para relaxar admirando a paisagem.

🍽️ Cozinha funcional, prática para o dia a dia.

🚿 Banheiros modernos com ótimos acabamentos.

🛠️ Mobiliado, pronto para morar com praticidade e economia.

🌊 Vista panorâmica para o mar, rio e mata atlântica, um verdadeiro privilégio.

🏢 Comodidades do Condomínio:

🏊 Piscina refrescante para adultos e crianças.

🏋️ Academia bem equipada.

🍖 Espaço gourmet com churrasqueira.

🎉 Salão de festas ideal para eventos.

🎮 Salão de jogos.

🧖 Sauna.

⚽ Quadra poliesportiva.

🚪 Portaria 24h e vídeo monitoramento.

🚗 Vaga de garagem exclusiva.

🚀 03 elevadores garantindo praticidade e conforto.

📍 Localização Privilegiada: Situado na zona norte de Ilhéus, o imóvel está próximo a supermercados, escolas, farmácias, serviços essenciais e vias de acesso. Uma região tranquila, segura e com alto potencial de valorização.

💰 Preço Imperdível: R$ 450.000

✅ Ideal para moradia ou investimento, este apartamento oferece tudo o que você precisa: localização, conforto, segurança e uma vista de tirar o fôlego.

📞 Agende sua visita agora mesmo!
Corretor: Lukas Martins – Creci 33.290
📱 Tel: (73) 98123-7947

ABAIXO, CONFIRA FOTOS DO APÊ

Leia Mais

Jackson foi baleado e morreu em Hospital || Foto Fábio Roberto Notícias
Tempo de leitura: < 1 minuto

Faleceu nesta sexta-feira (31), em Ilhéus, o comerciante atingido por disparos de arma de fogo, ontem (18), no Malhado. Jackson Souza Lopes, de 31 anos, foi baleado quando chegava ao quiosque onde trabalhava. Outro homem também foi alvejado, mas sobreviveu.

Os atiradores chegaram ao local em uma moto, fizeram os disparos contra as vítimas e fugiram. Até o momento, ninguém foi preso.

Gravemente ferido, Jackson perdeu muito sangue. A família da vítima chegou a fazer uma campanha em busca de doações de sangue para ele. No entanto, o estado de saúde do comerciante se agravou e ele faleceu na manhã de hoje (31). A Polícia Civil investiga a motivação e a autoria do crime.

O comerciante foi a segunda vítima de crime de execução na mesma semana em Ilhéus. O caso anterior ocorreu no domingo (14), quando Breno Alencar Barreto, de 24 anos, foi assassinado por um atirador em uma casa no Jardim Savoia (relembre). Com Fábio Roberto Notícias.

Rui Costa, Valderico e o presidente Lula durante solenidade em Brasília || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito de Ilhéus, Valderico Junior (UB), participou nesta quinta-feira (18), em Brasília, da solenidade de divulgação dos projetos contemplados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções 2025, do Governo Federal. De acordo com o gestor, a cidade teve o quarto maior número de propostas inscritas entre os municípios baianos e será atendida com obras de contenção de encostas e de drenagem urbana.

“Com certeza, hoje foi a aprovação de parte desses projetos para que melhore a qualidade de vida da população, com encostas e drenagem”, declarou o prefeito, em vídeo divulgado nas redes sociais.

A Prefeitura informou, em nota, que o município vai receber três intervenções em encostas, sendo uma executada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil e duas pelo Governo do Estado, além da execução de obras de drenagem em diferentes áreas da cidade. As localidades onde os serviços serão feitos ainda não foram divulgadas.

A FOTO

Durante a solenidade, Valderico Junior foi fotografado ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro da Casa Civil, Rui Costa, responsável pela coordenação nacional do PAC. A imagem repercutiu em Ilhéus, onde parte da base do prefeito é apoiadora do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O próprio Valderico revelou ter votado no ex-presidente nas eleições de 2018 e 2022.

Homem é investigado por participação em execuções, em Eunápolis || Foto PCBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um homem de 23 anos foi preso nesta quinta-feira (18), em Eunápolis, extremo-sul da Bahia. Ele é investigado por roubo de uma motocicleta e, conforme apurações, também atuava como condutor para integrantes de um grupo criminoso envolvido em execuções na região. O roubo ocorreu em 29 de abril, na Avenida Treze de Maio, no município de Itagimirim, quando a vítima foi abordada por dois indivíduos armados e teve a motocicleta subtraída.

Durante a operação da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos, vinculada ao Departamento Especializado de Investigações Criminais, policiais civis cumpriram mandado de busca e apreensão no endereço do investigado, mas nenhum material ilícito foi localizado.

O preso permanece custodiado à disposição da Justiça, enquanto diligências continuam para localizar o segundo envolvido, que segue foragido.

Agricultores baianos garantem certificação da Faculdade VP || Foto Caroline Meira/CAR
Tempo de leitura: 2 minutos

A agricultura familiar da Bahia celebrou um marco de reconhecimento de qualidade durante o Congresso Internacional de Nutrição Funcional, nesta quinta-feira (18), em São Paulo. Produtos de cooperativas baianas receberam o Selo VP, certificação concedida pela Faculdade VP, referência mundial em nutrição funcional.

O selo atesta a qualidade, a segurança e o valor nutricional de alimentos produzidos por famílias agricultoras, reforçando a credibilidade desses produtos junto a nutricionistas, consumidores e redes de comercialização. Foram certificados: flocão de milho da Cooperativa agropecuária Mista Regional de Irecê (Copirecê), o suco de uva da Cooperativa Agroindustrial Vale do Paraíso (Cooperparaíso), as barrinhas de cereais da Cooperativa Agroindustrial de Produtores de Frutas de Itaberaba (Coopaita) e o mix de castanhas da Cooperativa da Cajucultura Familiar do Nordeste da Bahia (Cooperacaju).

Para a nutricionista e diretora da VP Centro de Nutrição, Valéria Paschoal, a certificação é um divisor de águas para os alimentos da agricultura familiar. “O Selo VP é muito mais do que um símbolo de qualidade, ele é uma chancela que mostra ao mundo que a agricultura familiar é capaz de entregar alimentos saudáveis, nutritivos e sustentáveis, produzidos com cuidado e responsabilidade”.

De acordo com o Governo da Bahia, a conquista é fruto de um esforço coletivo que envolve o trabalho das cooperativas e o apoio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). A CAR atua desde a base produtiva até a estruturação da agroindústria e da comercialização, além de possibilitar a presença das cooperativas em grandes eventos como o Congresso de Nutrição Funcional.

ESTANDE

A Bahia marca presença no evento com o estande “Agricultura Familiar da Bahia: Saudável por Natureza”. O evento segue até o dia 20 de setembro como uma vitrine de sabores, saberes e diversidade cultural, aproximando o público de alimentos que unem inovação, tradição e sustentabilidade.

VAGAS DE EMPREGO HOJE - Vista aérea do Jequitibá, onde funciona a unidade SineBahia em Itabuna || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 6 minutos

Gerente de vendas, gerente operacional, monitor de qualidade, designer gráfico, auxiliar oftalmologista, operador de guindaste, pedreiro, encanador, eletricista, motorista de ônibus rodoviário, técnico em programação visual e cozinheira geral estão entre as vagas de hoje.

Sexta-feira (19) de oportunidades de emprego em cinco municípios das regiões sul, baixo-sul, extremo-sul e sudoeste do Estado pelo SineBahia. Há 91 vagas em Jequié, 66 em Gandu, 43 em Itabuna, 28 em Eunápolis e 15 em Ilhéus hoje.

O cadastramento para vagas é feito no SineBahia. Para isso, o candidato deve apresentar carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade. O atendimento vai até as 14h em Gandu, encerra-se às 16h em Itabuna, Ilhéus e Eunápolis e vai até as 17h em Jequié.

ENDEREÇO DO SINEBAHIA

O SineBahia Gandu atende na Avenida Nestor Lopes, 161, no Parque Turístico, Centro. A unidade Jequié fica na Octávio Mangabeira, próximo à Policlínica Regional, no Mandacaru. A unidade Eunápolis atende na Rua 5 de Novembro, no Centro.

Quem procura emprego no SineBahia Itabuna, deve se dirigir ao segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), bairro Góes Calmon. A unidade de Ilhéus está situada na Rua Eustáquio Bastos, em frente à Praça Cairu, no Centro. Abaixo, confira as vagas anunciada para hoje.

Leia Mais