Marcos Leonardo comemora 4º gol do Al-Hilal contra o City || Foto Al-Hilal/Reprodução
Tempo de leitura: 2 minutos

A classificação heroica do Al-Hilal contra o Manchester City, na noite desta segunda-feira (30), para as quartas de final da Copa do Mundo de Clubes, nos Estados Unidos, teve atuação de gala de três jogadores brasileiros, que tiraram o time saudita do sufoco. Um deles nasceu em maio de 2003, em Itapetinga, no sudoeste da Bahia. Trata-se do atacante Marcos Leonardo, de 22 anos, escolhido o melhor jogador da partida.

Revelado pelo Santos, com passagem pelo Benfica, de Portugal, Marcos Leonardo foi autor de dois gols na vitória do Al-Hilal por 4 a 3 contra o City do lendário técnico Pep Guardiola. Léo, como é carinhosamente chamado pelos amigos e familiares, começou a carreira pelo Santos em agosto de 2014, aos 11 anos de idade. Em 2015, foi artilheiro da categoria sub-13, com 25 gols. No ano seguinte, em 2016, quando atuou uma quantidade menor de partida, foi vice-artilheiro, com 21 gols.

O centroavante Marcos Leonardo Santos Almeida registra passagem pela Seleção Brasileira sub-15 e assinou o seu primeiro contrato profissional com o Santos aos 15 anos. As atuações pelo time profissional levaram o atacante a ser cobiçado por equipes brasileiras e estrangeiras. Em 2023, ele foi para o Benfica, onde ficou por pouco tempo. Em 2024, assinou contrato com o Al-Hilal.

Na noite de ontem, Marcos Leonardo mostrou porque foi contratado pelos sauditas. Marcou o primeiro gol quando o Manchester City vencia a partida por 1 a 0, placar do primeiro tempo. Companheiro do ex-santista, o também brasileiro Malcom (ex-Corinthians) virou para os sauditas, em um contra-ataque de manual.

Num jogo emocionante, o Al-Hilal levou empate, mas marcou o terceiro gol. No entanto, não conseguiu segurar os comandados por Pep Guardiola por muito tempo. O gol da classificação dos sauditas saiu na prorrogação da partida. Além de Marcos Leonardo e Malcom, havia outros brasileiros no time saudita: Renan Lodi e Kaio.

O próximo desafio do Al-Hilal será na sexta-feira (4), às 16h, em Orlando, contra o Fluminense, que também fez história ao vencer a Inter de Milão. Os gols da vitória do Tricolor das Laranjeiras foram marcados por Germán Cano e Hércules.

Nas imagens da DAZN portuguesa, assista aos melhores momentos do jogo.

Mercado de trabalho aquecido nas maiores cidades do sul da Bahia || Foto Bruno Peres/Agência Brasil
Tempo de leitura: < 1 minuto

Itabuna e Ilhéus seguiram tendência estadual e nacional e fecharam o mês de maio com saldo positivo de empregos, conforme dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgados nesta segunda-feira (30).

Os números mostram o mercado de trabalho mais aquecido em Itabuna, que registrou 1.334 admissões ante 1.036 desligamentos, com saldo de 298 empregos gerados. Todos os segmentos econômicos tiveram alta, com destaque para serviços (+111) e construção (+94). Na sequência, pela ordem, vieram comércio (+54), indústria (+37) e agropecuária (+2).

O município tem estoque de 40.770 empregos formais, 0,74% a mais do que no mês de abril.

ILHÉUS 

Já em Ilhéus, a economia fechou maio com 1.008 contratações e 965 demissões, tendo saldo de 43 vagas de emprego. A construção foi o segmento com maior número de empregos gerados no município (+33), seguido do comércio (+24) e da agropecuária (+9). Serviços (-17) e Indústria (-6) terminaram o mês de maio em baixa.

O estoque de empregos no município ficou em 30.570, uma variação positiva de 0,14% em relação a abril.

BAHIA E BRASIL

O mercado baiano concluiu maio gerando 12.858 postos de trabalho acima do número de vagas fechadas. Considerando todo o País, o Novo Caged apontou saldo positivo de 148.992 empregos formais naquele mês.

Advogado foi detido em Serrinha || Foto MP-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério Público da Bahia e as Polícias Civil e Militar deflagraram, nesta terça-feira (1º), a Operação Dupla Face e cumpriram mandado de prisão contra advogado criminalista suspeito de integrar facção criminosa que atua no Conjunto Penal de Eunápolis, no extremo-sul do estado. O advogado foi detido em Serrinha, no nordeste baiano.

As forças de segurança também executaram quatro mandados de busca e apreensão contra investigados por envolvimento na fuga de 16 detentos do Conjunto Penal de Eunápolis e pelo atentado contra o diretor da unidade prisional, ocorridos entre dezembro de 2024 (relembre) e maio deste ano (veja aqui).

Conforme o Ministério Público, as investigações apontam que os alvos integram quadrilha com atuação regional, vinculada ao Comando Vermelho, envolvidos em crimes de homicídio, associação para o tráfico e financiamento do tráfico de drogas.

Segundo as apurações, o advogado exercia papel ativo na estrutura criminosa, com envolvimento direto na gestão de recursos financeiros do tráfico de drogas, além de prestação de contas e cobrança de metas semanais de arrecadação. Há indícios de que o profissional teria auxiliado na articulação de ações criminosas, incluindo a fuga e o atentado. Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Eunápolis. O nome do preso não foi divulgado.

Efetuaram a Operação equipes dos Grupos de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) e de Execução Penal (Gaep), do MPBA; equipes dos Departamentos de Inteligência Policial (DIP), de Polícia do Interior (Depin), das Coordenações de Operações de Polícia Judiciária (COPJ) e de Operações e Recursos Especiais (Core), da Polícia Civil; e PM.

Trabalhadores da educação voltam a rejeitar proposta de reajuste salarial da Prefeitura || Foto APPI/APLB
Tempo de leitura: 2 minutos

Assembleia de professores e demais trabalhadores da rede municipal de ensino de Ilhéus aprovou, nesta segunda-feira (30), paralisação de alerta de 24h na próxima sexta-feira (4), como forma de pressionar a Prefeitura a cumprir a legislação que garante reajuste salarial conforme o Plano de Cargos e Salários das categorias da educação.

De acordo com a Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus (APPI/APLB-Sindicato), os trabalhadores voltaram a rejeitar proposta do governo municipal, que sinaliza com o índice do piso do magistério, mas não cumpre a tabela dos não docentes.

Segundo o Sindicato, a proposta da gestão achata o Plano de Cargos e Salários previsto em lei e dá margem para a judicialização da campanha salarial, como ocorreu nos quatro anos do quarto mandado do ex-prefeito Jabes Ribeiro (PP), de 2013 a 2016, que deu origem a decisões judiciais favoráveis aos servidores e se transformaram em precatórios de mais de R$ 100 milhões.

Os servidores também não abrem mão do efeito retroativo do reajuste salarial até a data-base das categorias da educação, que é em janeiro. Até o momento, o governo municipal propõe que a reposição seja aplicada somente a partir dos vencimentos de junho, suprimindo os cinco meses anteriores.

“A categoria deixou claro que há disposição para aceitar a proposta, desde que a tabela dos não docentes seja integralmente cumprida e deixando claro que a luta pelo retroativo continuará”, afirmou o Sindicato em nota.

OUTRO LADO

A Prefeitura de Ilhéus se manifestou sobre a decisão dos trabalhadores. A gestão diz estar comprometida com a valorização da educação e com a responsabilidade fiscal.

“Desde o início da atual gestão, o governo mantém diálogo aberto com os representantes da rede municipal de ensino, apresentando, na mesa de negociação, a proposta de reajuste salarial de 6,27% para os professores, que cumpre o piso nacional do magistério, e 5,53% para os não docentes, dentro dos parâmetros adotados para todo o funcionalismo”, acrescentou o governo em nota.

Ainda segundo a Prefeitura, os percentuais mencionados “representam o limite orçamentário possível para não comprometer outras áreas essenciais do serviço público”. Também ressalta que reajustou o vale-alimentação para R$ 700.

“A Prefeitura segue aberta ao diálogo e reforça seu compromisso com a educação e com a saúde financeira do município”, concluiu o governo.

Nikary Santos representou a Coopfesba/Bahia Cacau no evento em Brasília || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma capacitação sobre crédito para a agricultura familiar, em Brasília (DF), teve a participação da Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado (Coopfesba/Bahia Cacau) na última semana. O AtivaCred, promovido pelo Instituto Conexões Sustentáveis (Conexsus), buscou contribuir para a formação de ativadoras(es) de crédito socioambiental e dirigentes de negócios comunitários. O encontro ocorreu no Centro Cultural de Brasília (CCB) da Congregação dos Jesuítas, na capital federal.

A engenheira agrônoma Nikary Santos, uma das ativadoras de crédito da Coopfesba/Bahia Cacau, participou do evento. A formação abordou a contextualização da ativação de crédito, introdução às principais linhas de financiamento, operacionalização de propostas e noções de educação financeira.

– As orientações no público alvo devem ter foco na equidade de gênero e na produção sustentável de produtos da sociobiodiversidade. Aproveitamos a oportunidade também para apresentar os sabores dos chocolates Bahia Cacau para os colegas parceiros e convidados – completou Nikary.

O encontro reuniu ativadores de crédito ligados aos negócios comunitários, organizados em associações e cooperativas de diversas regiões do Brasil, liderados pela Conexsus. A programação na capital federal contou com a participação de representantes da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil, do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar-MDA, e da União Europeia no Brasil.

BAHIA CACAU

A Bahia Cacau é a primeira agroindústria de chocolate da agricultura familiar do Brasil organizada por uma cooperativa. Foi criada em 2010 pela iniciativa de agricultores assentados de reforma agrária do município de Ibicaraí. O empreendimento agrega valor à cadeia produtiva do cacau ao chocolate, além de colaborar na preservação da Mata Atlântica no Sul da Bahia.

VAGAS DE EMPREGO HOJE - Dentre as vagas disponíveis está operador de caixa
Tempo de leitura: 2 minutos

A terça-feira (1º), véspera do feriado da Independência do Brasil na Bahia, tem oportunidades de emprego para profissionais de várias áreas em dois dos principais municípios das regiões sul e sudoeste do Estado pelo SineBahia. Há vagas para cargos como operador de caixa, atendente de padaria, soldador e topógrafo em Itabuna e atendente de farmácia e supervisor de supermercado em Jequié.

Os profissionais devem procurar o SineBahia ainda hoje. A orientação é não deixar para a última hora, pois o preenchimento de vagas é dinâmico. Há 23 oportunidades em Jequié e 20 em Itabuna nesta terça-feira.

O atendimento vai até as 16h em Itabuna e encerra uma hora mais tarde em Jequié. Para se cadastrar no SineBahia, é necessário apresentar carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade. Caso possua, também pode levar certificado de curso de qualificação na área desejada.

ENDEREÇO DO SINEBAHIA

A unidade do SineBahia em Itabuna está situada no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), no Góes Calmon. A unidade de Jequié fica próximo à Policlínica Estadual, na Avenida Octávio Mangabeira, 992, no Mandacaru. Abaixo, confira todas as vagas disponíveis e anunciadas para hoje por cidade.

Leia Mais

Uneb abre inscrições para acesso a cursos de graduação || Feijão Almeida/GOVBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Especial (PSE) 2025.2 da Unidade Acadêmica de Educação a Distância (Unead). São ofertadas 2.296 vagas em 12 cursos de graduação na modalidade a distância. O candidato tem até quinta-feira (3) para se inscrever.

As vagas oferecidas são nos cursos de Tecnológicos: Gestão Ambiental, Gestão Comercial – Ênfase em Afroempreendedorismo e Gestão de Turismo; Licenciaturas: Ciências da Computação, Educação Física, Educação Inclusiva, Geografia, História, Letras – Inglês, Letras – Português, Matemática e Pedagogia.

O processo seletivo reserva 40% das vagas para candidatos autodeclarados negros e pardos. Também há a oferta de sobrevagas nas seguintes proporções: 5% para indígenas; 5% para quilombolas; 5% para candidatos ciganos; 5% para pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista ou altas habilidades/superdotação; além de 5% para travestis, homens trans, mulheres trans e pessoas não binárias.

EXIGÊNCIA PARA INGRESSAR NO CURSO SUPERIOR

Para concorrer às vagas reservadas, os candidatos devem atender aos seguintes critérios: ter cursado o 2º ciclo do Ensino Fundamental e o Ensino Médio em escola pública, possuir renda familiar bruta mensal de até quatro salários mínimos, não ter diploma de graduação.

A seleção ocorrerá em duas etapas: análise e classificação dos candidatos, seguida da verificação da documentação enviada. O resultado final será divulgado no dia 5 de agosto, no site de inscrição do processo seletivo.

O Processo Seletivo Especial utiliza como critério de seleção o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ou o histórico escolar do Ensino Médio, permitindo o ingresso em cursos de graduação nas modalidades presencial e a distância da Uneb. Acesse aqui para se inscrever.

Prefeitura substitui postes de iluminação da Ponte Jorge Amado || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Valderico Junior (UB) inaugurou a nova iluminação viária da Ponte Jorge Amado e dos acessos norte e sul, que fazem parte do trecho urbano da BA-001. A entrega, no sábado (28), foi um dos atos que marcou o aniversário de 491 anos de Ilhéus.

“Esta entrega simboliza nosso respeito por Ilhéus e por cada cidadão que acredita no potencial da nossa cidade. Modernizar a iluminação pública é investir em segurança, economia e bem-estar. Estamos celebrando o aniversário do município com ações concretas que fazem diferença na vida das pessoas”, disse o gestor.

Prefeito Valderico Junior inaugura nova iluminação de trecho urbano da BA-001 || Fotos Nadson Carvalho

A Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra-BA) informou, em abril, que a manutenção da iluminação daquele trecho da BA-001 é responsabilidade da Prefeitura desde agosto de 2023. O esclarecimento foi feito ao PIMENTA em meio a informações controversas sobre as atribuições do estado e do município na conservação dos equipamentos públicos da BA-001 (relembre).

ILUMINAÇÃO CÊNICA

Ao PIMENTA, a Superintendência de Comunicação da Prefeitura de Ilhéus (Sucom) informou que a gestão municipal também vai dar nova iluminação cênica à Ponte Jorge Amado, em breve, numa segunda etapa da intervenção.

Wagner Pereira apresentou documento falso em abordagem || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Acusado de homicídios na Bahia e São Paulo, Wagner Nascimento Pereira, de 38 anos, preso na noite de sábado (28),  enquanto curtia o Ita Pedro, em um camarote, na Arena Zé Cachoeira, no bairro Banco Raso, em Itabuna, usou dados de um documento perdido em Itajuípe para obter uma segunda via. Contra Wagner Pereira havia quatro mandados de prisão em aberto, segundo a polícia.

São três mandados de prisão em Ribeirão Preto (SP) e um em Itabuna, conforme a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Ele é acusado de homicídio no município do sul da Bahia. Em São Paulo,  o homem é acusado de homicídio qualificado, latrocínio (roubo seguido de morte) e corrupção ativa. Além disso, seria integrante de uma facção criminosa.

Nascido em Itabuna, Wagner Pereira estava morando em São Paulo. Neste São João decidiu curtir os festejos juninos na cidade do sul da Bahia. Flagrado pela polícia no camarote, alegou que era confundido com um irmão, que seria o verdadeiro criminoso. A polícia checou a informação e descobriu que o irmão não existia. Que dados que constam na carteira de identidade de Warner são de outra pessoa.

O PERIGO DE DOCUMENTO PERDIDO

As investigações indicaram que, na verdade, Wagner Pereira utilizou informações de uma carteira de identidade perdida por uma pessoa, numa festa de rua, no ano passado, em Itajuípe, para obter uma segunda via, em São Paulo. Os dados são de uma pessoa seis anos mais velhas que o acusado.

Autuado na Bahia por uso de documentação falsa, Wagner Pereira deve ser investigado por falsidade ideológica em São Paulo. Ele passou por audiência de custódia e está à disposição da justiça em Itabuna. A defesa do acusado não foi localizada pela reportagem para comentar as acusações.

Vista parcial de Itabuna || Foto José Nazal
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os 5.571 municípios brasileiros dividiram, nesta segunda-feira (30), a terceira parcela de junho do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A bolada de R$ 5,1 bilhões é 8% maior que a do mesmo período do ano passado, de R$ 4,7 bilhões.

Esta é a sétima alta seguida dos valores, que correspondem à fatia dos municípios pela arrecadação de dois tributos federais, o Imposto de Renda (IR) e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

No sul da Bahia, neste decêndio, Itabuna recebeu R$ 4.613.265, mesmo valor destinado à vizinha Ilhéus. Ainda no sul do estado, Canavieiras faturou R$ 1,2 milhão, Camacan, R$ 1,1 milhão, e Itacaré, R$ 1 milhão. A prateleira de baixo, de R$ 925 mil, reúne Ibicaraí, Uruçuca, Itajuípe, Coaraci, Una e Ubaitaba.

Depois vem Buerarema, com R$ 887 mil, e Santa Luzia e Mascote, com R$ 770 mil. Floresta Azul, Itapitanga, Arataca e Itapé têm direito a R$ 616 mil para cada. Pau Brasil recebeu R$ 581 mil. Na faixa dos municípios com as menores populações do sul-baiano, de R$ 462 mil, vêm Almadina, Firmino Alves, Jussari, Santa Cruz da Vitória, Itaju do Colônia, Barro Preto e São José da Vitória.

Dorgival Dantas e Dilsinho se apresentaram na última noite do Ita Pedro 2025 || Fotos Reynaldo Felix/Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O cantor Boyzinho fez o último show da quarta edição do Ita Pedro 2025, na madrugada desta segunda-feira (30), na Arena Zé Cachoeira, em Itabuna. Antes dele, também subiram ao palco artistas como Dorgival Dantas, Dilsinho, Natanzinho Lima, Vitor Fernandes e banda Lordão. A noite de encerramento da festa teve ainda apresentações de André & Mauro, Léo Freitas e Cristiano Diferenciado, numa profusão de ritmos para quase todos os gostos.

Dona de um sorriso contagiante, a cantora baiana Cris Lima encantou o público com hits do piseiro, forró e outros gêneros. Na entrevista, nos bastidores, antes de subir ao palco, falou de sua emoção em se apresentar ao público do Ita Pedro e revelou que traz o forró no seu DNA, pois é filha de sanfoneiro e tem o nome do pai tatuado no braço. “Fico arrepiada em falar disso”, derreteu-se a Cheirosa, como é chamada pelos fãs.

Considerado um dos responsáveis pelo crescimento da popularidade do piseiro, variação da pisadinha com batida mais rápida e proposta de dança solo, Vitor Fernandes tocou seus sucessos no palco e mostrou por que recebeu o título de Rei do Piseiro. Mas, também trouxe arrocha e outros gêneros, como forró.

O pagode e o samba tomaram conta do Ita Pedro com Dilsinho e banda, que animaram o público ao longo de cerca de 1h30min de show. No melhor clima de forró, Dorgival Dantas homenageou Luiz Gonzaga com vários sucessos do velho Lua, o Rei do Baião.

“É A MARCA DA NOSSA ADMINISTRAÇÃO”

“É a marca da nossa administração”, diz Augusto sobre o Ita Pedro || Foto PMI

O prefeito Augusto Castro (PSD) fez balanço positivo da quarta edição do Ita Pedro. “É a marca da nossa administração. Para se ter ideia, nesse ano fizemos trabalho de planejamento e inclusão juntamente com o Governo da Bahia, as forças de segurança e parceiros para boa estrutura de palco e som, trouxemos 36 atrações regionais e nacionais e tivemos tranquilidade”, disse o gestor.

Camila Farani vai proferir palestras no 2º Fórum de Negócios || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: 2 minutos

O Sebrae vai promover, em julho, uma série de capacitações voltadas para empreendedores, profissionais e interessados em desenvolver habilidades de gestão e inovação nos municípios de Buerarema, Ilhéus, Itabuna e Coaraci. Ao todo, são mais de 4500 vagas gratuitas distribuídas entre oficinas, Dia de Campo, Fórum de Negócios, palestras e encontros. Os interessados podem se inscrever gratuitamente no site do Sebrae.

As capacitações começam nesta terça-feira (1º) e abrangem temas diversos, como manejo, nutrição, empreendedorismo, controle de pragas do cacaueiro, além dos seguintes eventos: Circuito Regional de Indústrias Gráficas e Comunicação Visual; Encontro com Setor da Construção do Sul da Bahia; e Como Atrair Investimentos e Aumentar Lucratividade.

Um dos destaques da programação será o 2º Fórum de Negócios, com Camila Farani, voltado para o empreendedorismo regional, com objetivo de fortalecer marcas, capacitar e proporcionar ideias para negócios.

2º FÓRUM DE NEGÓCIOS

O 2º Fórum de Negócios terá dois encontros. O primeiro será na próxima segunda-feira (7), às 18h, na Terceira Via Formaturas e Eventos, em Itabuna, com inscrições neste link. O de Ilhéus está marcado para terça-feira da semana que vem (8), às 18h, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães (link de inscrição).

O encontro visa reunir líderes, gestores e donos de micro e pequenos negócios, em uma experiência gratuita com conteúdo prático, inspirador e provocador. A palestrante será Camila Farani, que apresenta a palestra Negociando com Tubarões, baseada em sua trajetória e atuação no programa Shark Tank Brasil.

Reconhecida como uma das 100 pessoas mais inovadoras do Brasil, pela revista Época Negócios, Camila compartilhará técnicas de negociação e estratégias de crescimento, com foco em resultados em mercados desafiadores.

Com promoção do Sebrae em parceria com a TV Santa Cruz, o Fórum integra uma série de atividades que também serão levadas a Teixeira de Freitas, Porto Seguro e Eunápolis, no extremo-sul da Bahia.

Segundo a gerente regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo, a proposta é levar informação estratégica e acessível para quem deseja se destacar no mercado. “Estamos trazendo conteúdo de alto nível, porque acreditamos no potencial dos nossos empresários e no impacto prático desse conhecimento”, afirmou.

O evento é voltado exclusivamente para microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte, oferecendo também oportunidades de relacionamento, acesso a soluções do Sebrae e troca de experiências.

Itabunense foi detido na festa de São Pedro da cidade || Foto Guthierry Andrade/PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um homem foragido da justiça foi preso na madrugada deste domingo (29), em um dos camarotes do Ita Pedro, em Itabuna. Itabunense, ele era alvo de quadro mandados de prisão expedidos pelo Judiciário na Bahia e em São Paulo.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-BA), equipes do serviço de inteligência do 15º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Itabuna) localizaram o foragido, que é acusado de pertencer a uma organização criminosa. No momento da prisão, ainda conforme a Secretaria, o homem apresentou documentos falsos e tentou se passar pelo irmão.

A PM apresentou o suspeito à Delegacia Especial de Área (DEA), instalada no circuito do evento, para adoção das medidas cabíveis.

Bebê entrou em hospital para tratar bronquiolite e saiu com ferida gravíssima no pé || Foto Sesab
Tempo de leitura: < 1 minuto

Com menos de três meses de vida, o pequeno Heitor Gustavo dos Santos perderá o pezinho direito. Ele foi vítima de infecção, no mês passado, no Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, onde havia sido internado, em maio, para tratamento de um quadro de bronquiolite. O ferimento no pé teve origem no acesso intravenoso usado para medicá-lo (relembre).

Após decisão judicial, a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) transferiu o bebê, no dia 8 de junho, para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador (veja aqui).

Na unidade da capital, a equipe médica informou à mãe de Heitor, Sara Ribeiro Santos, que o procedimento cirúrgico para tentar reconstruir o pé do seu filho envolveria a retirada de músculo da região torácica da criança para enxerto, com alto risco de rejeição e complicações que poderiam ameaçar a vida de Heitor.

Ciente dos riscos envolvidos, a família autorizou a amputação. Ao PIMENTA, Sara Ribeiro informou que a cirurgia de retirada do pé de seu filho está marcada para esta quarta-feira (2), no HGE, onde Heitor permanece internado.

“Estou muito triste. Não tenho nem mais lágrimas para derramar. É uma mistura de revolta e tristeza. A justiça do homem pode até falhar, mas a de Deus não falha. A partir de agora, vou ter que me adaptar a isso”, concluiu Sara Ribeiro Santos.

Exposição de fotos e documentos recuperam a história da Praça Octávio Mangabeira (Camacan) em Itabuna
Tempo de leitura: 2 minutos

A história da Praça Octávio Mangabeira é recuperada e celebrada com exposição fotográfica aberta desde a última quinta-feira (26), quando foi reinaugurada. A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e o Centro Cultural Teosópolis (CCT) promovem exposição de fotografias e documentos históricos, com curadoria da professora e historiadora Janete Ruiz de Macedo. O material estará disponível até amanhã (1º) para visitação pública na praça de alimentação do espaço revitalizado.

Inaugurada em 1963, a praça teve um início curioso, pois, sem nome oficial definido, chegou a ser chamada popularmente de Praça Camacan, enquanto os convites emitidos pela Prefeitura faziam referência à “Praça do Cinquentenário”.

Posteriormente, o local passou a ser denominado Praça Octávio Mangabeira, em homenagem ao ex-governador da Bahia (1947–1951). “Na época, também foi cogitado o nome de Jorge Amado”, relembra a professora Janete, destacando os debates que marcaram aquele momento.

Essa trajetória singular será contada em painéis ilustrativos, com imagens e registros que compõem o acervo do Centro de Documentação da UESC, reunidos pelo Centro Cultural Teosópolis, sediado no bairro da Conceição.

TEATRINHO ABC

Nas décadas de 1960 e 1970, a praça abrigou o Teatrinho ABC, espaço cultural onde se apresentaram atores, atrizes, músicos, e até calouros, em peças teatrais, jograis e shows. Em 1978, sob protestos da classe artística, o teatrinho foi demolido para dar lugar a uma nova estrutura, que incluiu o famoso restaurante Caçuá, desativado em 2008.

Já em 2016, foi instalado na praça o Monumento à Bíblia, com projeto arquitetônico de Catia Porcino de Sousa e Cassiano André de Almeida Nunes, executado com o apoio do Conselho de Pastores, Teólogos e Oficiais Evangélicos do Brasil e do Exterior (CPEBE) e do Conselho Itabunense de Ministros e Pastores Evangélicos (Cimpe).

FONTE LUMINOSA “EMPRESTADA”

A Praça Octávio Mangabeira passou agora pela segunda grande reforma em cerca de 20 anos. A última ocorreu em 2008, no quarto governo de Fernando Gomes, quando o logradouro ganhou uma fonte luminosa que ficou no espaço por menos de um mês. Apesar do custo, dizia-se que a fonte luminosa era emprestada. Deu impulso eleitoral à campanha do candidato apoiado por Fernando Gomes à época, o então chefe da Ciretran em Itabuna, Capitão Azevedo, que se tornaria prefeito de Itabuna no período de 2009 a 2012.