Maíra Galindo, no ar e em terra firme: primeira pilota e paraquedista da corporação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Militar formou a primeira mulher paraquedista da corporação. A major Maíra Galindo concluiu o curso e pode desbravar a especialidade. Ela faz parte da tripulação feminina do Grupamento Aéreo (Graer) da PM e se destacou como primeira pilota da unidade especializada da PM.

A militar fala, orgulhosa, das conquistas. “Me sinto muito feliz de ser a primeira mulher a concluir um curso tão difícil quanto este. A modalidade não permite que erros sejam cometidos”, contou. A oficial se vê sendo inspiração para outras policiais femininas.

O tenente-coronel Anderson Wolney, comandante da unidade e um dos primeiros a ter a especialidade no currículo, comentou. “Certificamos no dia 19 dezembro a major Maíra Galindo. É uma honra vê-la acrescentando esta modalidade no currículo. O paraquedismo é uma atividade muito técnica. Não é fácil”, completou o oficial.

Operação investiga circulação de dinheiro falso no sul da Bahia || Foto PF
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Federal deflagrou a Operação Notas Fakes de combate à compra e circulação de dinheiro falso no sul da Bahia. Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em Itabuna, Camamu e Camacan, todos no sul da Bahia, na manhã desta quarta-feira (14).

A Coordenação de Segurança Corporativa dos Correios informou circulação de cédulas falsas à
Unidade Especial de Repressão à Falsificação de Moeda Falsa da Polícia Federal. A polícia deve aprofundar as investigações a partir da tomada de depoimentos e dos materiais apreendidos hoje.

A aquisição, venda, troca, empréstimo ou introdução de moeda falsa no mercado pode render pena de 12 anos de prisão e multa, alerta a Polícia Federal.

Quem tiver informações sobre produção e circulação de cédulas falas no sul da Bahia pode entrar em contato com a Polícia Federal em Ilhéus. A denúncia pode ser feita pelo WhatsApp 71.9258-0158 ou pelo e-mail gab.ils.ba@pf.gov.br. A identidade do autor da denúncia é preservada pela PF.

Das mais de 200 vagas, pelo menos 40 são para motorista de ônibus urbano || Imagem TST
Tempo de leitura: 3 minutos

Nesta terça-feira (14), as unidades de Itabuna e Ilhéus do SineBahia estão com oferta de mais de 200 vagas para quem procura trabalho em áreas como gerência de loja, consultoria, construção civil, telemarketing e serviços.

São 102 vagas em Ilhéus e outras 99 em Itabuna. Parte das vagas em Ilhéus (40, no total) é para quem tem disponibilidade para residir em Itacaré.

Os candidatos devem procurar as unidades do SineBahia em Ilhéus e Itabuna. O atendimento vai até as 15h30min.  O candidato precisa apresentar carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de endereço e de escolaridade para se cadastrar.

A unidade de Itabuna funciona no Shopping Jequitibá, na Beira-Rio. O atendimento em Ilhéus é na Rua Eustáquio Bastos, em frente à Praça Cairu, no Centro. Confira no Leia Mais todas as vagas anunciadas pelo SineBahia.

Leia Mais

Ex-ministro morreu na noite desta segunda-feira || José Cruz / ABr
Tempo de leitura: 2 minutos

Morreu na noite desta segunda-feira (13), aos 77 anos, o ex-ministro Eliseu Padilha, informou sua assessoria. Ele fazia tratamento contra um câncer no estômago no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Padilha deixa a mulher e seis filhos.

Segundo sua assessoria, o velório será realizado na quarta-feira (15), entre 10h e 17h, no Palácio Piratini, sede do governo estadual, na capital gaúcha. Depois, o corpo será levado para o Angelus Memorial e Crematório, para cerimônia restrita aos familiares

Filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) desde 1966, foi ministro em governos do PSDB (assumiu a pasta dos Transportes entre 1997 e 2001, na gestão FHC), do PT (secretário de Aviação Civil de Dilma Rousseff em 2015) e do MDB (foi ministro-chefe da Casa Civil entre 2016 e 2019 e ocupou interinamente o cargo de ministro do trabalho por cinco dias em 2018, ambos no governo de Michel Temer).Leia Mais

Inscrições no Sisu serão abertas nesta segunda-feira (19)
Tempo de leitura: < 1 minuto

As universidades públicas e os institutos federais iniciaram, nesta segunda-feira (13), a chamada dos candidatos inscritos na lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para os cursos ofertados no primeiro semestre de 2023. Esta é a última etapa desse processo seletivo, que registrou mais de um milhão de participantes. O resultado da lista de espera com os nomes dos candidatos que ainda podem ser convocados está publicado no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

A lista de espera é usada pelas instituições de ensino participantes do Sisu para o preenchimento das vagas não ocupadas durante a chamada regular. A convocação é realizada diretamente pelas instituições de ensino, que divulgam em suas páginas eletrônicas as informações sobre esta etapa do Sisu.

Nesta edição, foram disponibilizadas 226.349 vagas para cursos de graduação, em 128 instituições públicas participantes, sendo 63 universidades federais. Acesse aqui para acessar a lista de espera.

SISU
o Sistema de Seleção Unificada reúne, em um sistema eletrônico gerido pelo Ministério da Educação, as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, sendo a grande maioria delas ofertada por instituições federais (universidades e institutos).

O sistema executa a seleção dos estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio. Até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos, eles são selecionados por ordem de maior classificação, em cada uma das duas edições anuais do Sisu.

Obra na nova rodovia interrompe tráfego na BR-415 || Foto Joa Souza/Gov
Tempo de leitura: < 1 minuto

O tráfego de veículos será interrompido, mais uma vez, entre os quilômetros 25 e 26 da Rodovia Ilhéus-Itabuna (BR-415). O bloqueio temporário ocorrerá na quarta-feira (15), a partir das 16h, para a execução do serviço de desmonte de rocha, por meio de detonação controlada, na estaca 340 da nova BA-649.

A nova rodovia, que está sendo construída pelo Governo do Estado, e ligará os dois mais populosos municípios do sul da Bahia, terá  extensão de 18 quilômetros, entre a Fazenda Progresso, em Itabuna, e o bairro Banco da Vitória, em Ilhéus. A pista ficará ao lado direito da margem  do Rio Cachoeira. A interrupção da BR-415 na quarta-feira está prevista para durar 5 minutos.

Para a detonação de rocha na estaca 340 da BA-649, o Consórcio SVC/Paviservice – responsável pela execução dos serviços de engenharia para implantação e pavimentação da nova rodovia – montará barreiras físicas (pare-siga) nos dois pontos da BR-415, numa ação preventiva para evitar acidentes.

De acordo com a Secretaria Estadual de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), a previsão para conclusão das obras da rodovia BA-649 é janeiro de 2024. O Governo do Estado está sendo investindo R$ 196 milhões na implantação da BA-649, com quatro pontes e um viaduto.

Rosemberg, Adolfo e Prates durante audiência na Alba || Foto Ana Loyola
Tempo de leitura: 2 minutos

A Petrobras retomará a produção de petróleo nos campos terrestres na Bahia, anunciou o presidente Jean Paul Prates em audiência na Assembleia Legislativa (Alba) nesta segunda-feira (13). O presidente da estatal também assegurou o retorno das atividades na Torre da Petrobras, na Pituba, em Salvador.

A reunião restrita contou com as presenças de parlamentares estaduais e federais, além de prefeitos de municípios produtores de petróleo e gás natural no estado. O encontro foi uma iniciativa da Liderança da Maioria na Alba, com as participações do Sindicato dos Petroleiros e Petroleiras da Bahia (Sindipetro-Ba), a Federação Única dos Petroleiros (FUP), a Central Única dos Trabalhadores (CUT-Ba) e o Setorial de Energia do Partido dos Trabalhadores na Bahia.

Na pauta, as recentes mudanças do setor energético na Bahia; o restabelecimento dos pagamentos dos royalties, suspensos pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), para a gestão pública municipal; alternativas para a recuperação do protagonismo da Petrobras no estado na produção de óleo e gás natural.

Para o líder do Governo na Alba, que articulou o encontro, deputado estadual Rosemberg Pinto, a vinda do presidente da Petrobras é uma demonstração do interesse em dialogar com os trabalhadores, os empresários e também com o Governo, no sentido de retomar às atividades na Bahia.

– Cada gota de petróleo, cada molécula de gás que tiver viabilidade na Bahia, será produzida, mas ao mesmo tempo, temos que fazer o trabalho de gerações futuras. Usar esses recursos do petróleo para transferência energética justa, aquela que não deixa ninguém para trás. Não iremos sair do petróleo terrestre no estado, vamos recuperar operações, refinarias, com negociação e de forma conjunta – disse Prates .

APÓS DESMONTE, RETOMADA

O executivo também lamentou o desmonte sofrido pela empresa nos últimos anos, com desmobilizações, transferências involuntárias e motivadas com a venda de ativos da refinaria e de campos terrestres de produção. “Precisamos rever todo esse processo, com outra mentalidade e, sobretudo, com o entendimento de que a Bahia faz parte e constrói essa empresa. O primeiro passo será a reocupação da nossa sede na Pituba. Visitamos a unidade e estamos avaliando questões como locação e segurança no entorno, Em curto prazo, retornaremos a esse espaço e daremos a importância que a Bahia e Salvador merecem”.

O presidente da estatal ainda esclareceu sobre a interrupção dos ativos de produção terrestre. “Trata-se de um ato regulatório (ANP). O que podemos afirmar é que estamos finalizando, ainda nesse mês, todas as exigências que o agente regulador relatou, para restabelecermos a produção Bahia Terra, que é importante para os prefeitos, porque paga royalties, e para a manutenção dos empregos”, tranquiliza.

Ao mesmo tempo, ele alerta para a organização do fluxo de caixa: “Essa interrupção, nos serviu de alerta. O petróleo não é uma fonte renovável e o gestor precisa ter o entendimento de que os royalties não é compensação ambiental, nem social e sim, uma compensação financeira para as gerações futuras”. “Vamos abraçar essas cidades que nos acolheram, que receberam uma indústria exigente, imediatista, ultimada, rápida, que consome da sociedade local. Agora, vamos fazer esse trabalho de continuidade da produção e de investimento”, conclui.

Homem é acusado de matar vítima a pauladas e de ferir outra pessoa com faca || Foto 71ª CIPM
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um homem foi preso em flagrante pela 71ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) na cidade de Una, no sul da Bahia, na madrugada desta segunda-feira (13), acusado de cometer um homicídio e ferir outra pessoa com uma faca. Segundo informações, o suspeito teria assassinado um homem com golpes de madeira, além de tentar matar um terceiro com uma faca.

O crime ocorreu após um desentendimento entre os três homens, nas proximidades do terminal rodoviário da cidade. Populares socorreram os feridos e acionaram a PM, que realizou buscas na região e conseguiu localizar e prender o suspeito em um matagal. Ele foi encaminhado à 7ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Ilhéus), onde foi autuado em flagrante e permanece à disposição da Justiça.

Bombeiros usam jet ski à procura de adolescente desaparecido em praia de Ilhéus || Foto 5º GPM
Tempo de leitura: < 1 minuto

Equipes do 5º Grupamento de Bombeiros Militar (GPM) fazem buscas para localizar o corpo do adolescente de 17 anos que se afogou na Praia da Avenida Soares Lopes, em Ilhéus. Ele entrou no mar para socorrer o irmão mais novo, de 15 anos, que estava se afogando na localidade conhecida como Espigão, próximo do Porto do Malhado.

O adolescente de 15 anos foi resgatado, porém o irmão mais velho desapareceu no mar. Após o afogamento, ocorrido na tarde de sábado (11), bombeiros começaram a procurar o adolescente. As buscas continuam nesta segunda-feira (13), com suporte de jet ski, drone e barcos. A Marinha também participa das ações.

Sara Praxedes faleceu seis dias após grave acidente na BR-415
Tempo de leitura: < 1 minuto

A policial rodoviária federal Sara Praxedes, que sofreu acidente automobilístico na BR-415 na semana passada, faleceu na tarde desta segunda-feira (13), no Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus.

Sara estava internada em um leito da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e seu quadro de saúde evoluía bem. No entanto, um coágulo em sua cabeça aumentou rapidamente e ela não resistiu, vindo a falecer às 12h40min.

Rute Praxedes, irmã de Sara, usou as redes sociais para dar a notícia a amigos e familiares. Segundo Rute, a família decidiu pela doação dos órgãos de Sara. “Vamos aguardar este desfecho para a derradeira despedida”, acrescentou, referindo-se ao velório e ao sepultamento do corpo da irmã.

O ACIDENTE

O acidente que vitimou a policial ocorreu na última terça-feira (7), envolvendo o carro de passeio dirigido por Sara, um caminhão-baú e um ônibus. O carro de passeio ficou completamente destruído. O caminhão-baú saiu da pista e caiu no matagal, às margens da rodovia.

Já o ônibus foi atingido na lateral, ao lado do motorista, que não sofreu ferimentos. Sara ficou presa às ferragens do veículo e foi retirada dele pelo Corpo de Bombeiros, antes de ser levada pelo Samu-192 ao Hospital Costa do cacau.

Manutenção assegura qualidade de água que abastece usuários, segundo Emasa
Tempo de leitura: < 1 minuto

A limpeza de filtros de decantação da água levou a Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) a suspender o abastecimento no município nesta segunda-feira (13). A previsão é de que o serviço de manutenção seja concluído até amanhã (14).

O abastecimento de água já está sendo retomado gradativamente para toda a cidade, informa a empresa. Os bairros da zona sul, programados para receber o fornecimento de água neste final de semana, estão tendo o abastecimento reforçado através de carros-pipa.

Segundo o gerente técnico da Emasa, João Bitencourt, a limpeza de filtros do sistema que bombeia água para o reservatório elevado aprimorando o sistema. “As intervenções que estão sendo realizadas na ETA principal, no São Lourenço, são para aumentar a produção e melhorar ainda mais a qualidade da água que chega as residências e demais estabelecimentos da cidade”, disse Bitencourt.

Ainda conforme Bitencourt, a ETA está passando por um processo de modernização. “Os decantadores estão sendo substituídos pelo sistema de lamelas e trocados os módulos tubulares pelo sistema mais moderno. Essa tecnologia já foi implantada em um dos três decantadores, com investimentos de pouco mais de R$ 3 milhões”, afirmou o gerente técnico.

Deninson teve mal súbito e faleceu neste domingo (12) || Foto 61ª CIPM
Tempo de leitura: < 1 minuto

O policial militar Denison José Souza Júnior faleceu após mal-estar súbito, neste domingo (12), em Ilhéus. De acordo com a 61ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), de Ubaitaba, onde o soldado era lotado, ele passou mal em casa.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e tentou salvar o homem, mas não conseguiu reanimá-lo e faleceu no local. A causa da morte teria sido um infarto.

O major Telmo Carvalho, comandante da 61ª CIPM, lamentou o falecimento do soldado. “À família enlutada, colegas e amigos manifestamos sentimentos de solidariedade e respeito”, escreveu o oficial em nota divulgada nas redes sociais.

Treinamento será feito em 15 cidades, incluindo Itabuna e Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

Trabalhadores de 86 postos que vendem Gás Natural Veicular (GNV) na Bahia serão treinados para aprimorar técnicas de abastecimento com esse combustível conforme a legislação vigente. A capacitação será feita ao longo deste mês e de abril, por meio de convênio do Sindicombustíveis Bahia com a Bahiagás.

O Programa de Abastecimento Seguro de GNV vai treinar mais de 1.000 trabalhadores das cidades de Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas, Simões Filho, Candeias, Amélia Rodrigues, Catu, Pojuca, Feira de Santana, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, Ilhéus, Itabuna, Cruz das Almas e Vitória da Conquista.

“Essa parceria com a Bahiagás é de fundamental importância para garantir que os postos revendedores de GNV continuem atuando de forma segura no abastecimento do produto, além de conscientizar os consumidores da necessidade de seguir as regras para a segurança do abastecimento, pois são diferentes”, esclarece Walter Tannus Freitas, presidente do Sindicombustíveis Bahia.

Motoristas também vão participar do programa. Uma cartilha digital com as orientações sobre o consumo seguro do GNV será fornecida aos motoristas. O material apresenta informações sobre a eficácia do GNV, a legalização do veículo e conscientizar do cumprimento das normas de segurança para instalação do kit de conversão e da manutenção periódica do equipamento.

Carla foi transferida para o HGE; José Carlos passará por audiência de custódia || Imagens Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

A mulher trans que teve o corpo incendiado pelo ex-companheiro em Itabuna, no último sábado (11), foi transferida em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador. O hospital soteropolitano é referência no tratamento de pacientes com queimaduras graves.

Carla Santos, de 44 anos, sofreu queimaduras no abdômen, cabeça, braços, costas e face. O estado de saúde da vítima é considerado grave. Apontado como autor do ataque e preso em flagrante ainda no sábado, o ex-companheiro de Carla foi identificado como José Carlos dos Reis, de 44 anos.

Segundo informações, José jogou álcool e ateou fogo na mulher após uma discussão nos fundos do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. Com o corpo em chamas, a vítima fugiu desesperada em busca de socorro no mesmo hospital, onde chegou a ser entubada na UTI.

José Carlos passará por audiência de custódia nesta segunda-feira (13), para que a Justiça decida se ele continuará preso ou se responderá pelo atentado em liberdade. Ele poderá ser acusado de tentativa de feminicídio.

Trabalhadores da Santa Casa não recebem há dois meses, conforme sindicato
Tempo de leitura: < 1 minuto

Empregados da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus vão protestar em frente ao Hospital São José, nesta quarta-feira (15), às 9h, para reivindicar o pagamento de salários atrasados. Os funcionários da entidade filantrópica não recebem há dois meses e enfrentam situação financeira dramática, conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (Sintesi), Raimundo Santana.

Ele afirma que o problema se deve ao atraso de pagamentos da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) à Santa Casa. “Tem funcionário com ameaça de ser despejado, porque não tem dinheiro para quitar o aluguel. Nós vamos fazer o ato na porta do São José, porque o Hospital é o empregador e está devendo os salários, mas nós sabemos que o causador de todo esse problema é o município”, declarou Raimundo ao PIMENTA, nesta segunda-feira (13).

O problema será levado ao Conselho Municipal de Saúde, acrescentou Raimundo. O colegiado de controle social voltará a se reunir nesta terça-feira (14), às 16h, na sede do Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Ilhéus (Sinsepi), na Rua Carneiro da Rocha, no Centro.

O site entrou em contato com a Santa Casa de Ilhéus, por telefone, mas a direção da entidade preferiu se manifestar depois e ficou de dar retorno à reportagem, o que não foi feito até o fechamento desta matéria.

Também contatado pelo PIMENTA, o secretário de Saúde de Ilhéus, André Cezário, reconheceu a existência de atraso de repasse à Santa Casa, mas argumentou que a Secretaria não é responsável pela remuneração dos trabalhadores da entidade.

“Atualmente, o serviço que a Santa Casa presta ao município é o atendimento da oncologia. Há um atraso de 13 dias. A responsabilidade do pagamento dos funcionários do prestador é do hospital”, escreveu o gestor em mensagem de texto ao site.