Prefeitura substitui postes de iluminação da Ponte Jorge Amado || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Valderico Junior (UB) inaugurou a nova iluminação viária da Ponte Jorge Amado e dos acessos norte e sul, que fazem parte do trecho urbano da BA-001. A entrega, no sábado (28), foi um dos atos que marcou o aniversário de 491 anos de Ilhéus.

“Esta entrega simboliza nosso respeito por Ilhéus e por cada cidadão que acredita no potencial da nossa cidade. Modernizar a iluminação pública é investir em segurança, economia e bem-estar. Estamos celebrando o aniversário do município com ações concretas que fazem diferença na vida das pessoas”, disse o gestor.

Prefeito Valderico Junior inaugura nova iluminação de trecho urbano da BA-001 || Fotos Nadson Carvalho

A Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra-BA) informou, em abril, que a manutenção da iluminação daquele trecho da BA-001 é responsabilidade da Prefeitura desde agosto de 2023. O esclarecimento foi feito ao PIMENTA em meio a informações controversas sobre as atribuições do estado e do município na conservação dos equipamentos públicos da BA-001 (relembre).

ILUMINAÇÃO CÊNICA

Ao PIMENTA, a Superintendência de Comunicação da Prefeitura de Ilhéus (Sucom) informou que a gestão municipal também vai dar nova iluminação cênica à Ponte Jorge Amado, em breve, numa segunda etapa da intervenção.

Dorgival Dantas e Dilsinho se apresentaram na última noite do Ita Pedro 2025 || Fotos Reynaldo Felix/Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O cantor Boyzinho fez o último show da quarta edição do Ita Pedro 2025, na madrugada desta segunda-feira (30), na Arena Zé Cachoeira, em Itabuna. Antes dele, também subiram ao palco artistas como Dorgival Dantas, Dilsinho, Natanzinho Lima, Vitor Fernandes e banda Lordão. A noite de encerramento da festa teve ainda apresentações de André & Mauro, Léo Freitas e Cristiano Diferenciado, numa profusão de ritmos para quase todos os gostos.

Dona de um sorriso contagiante, a cantora baiana Cris Lima encantou o público com hits do piseiro, forró e outros gêneros. Na entrevista, nos bastidores, antes de subir ao palco, falou de sua emoção em se apresentar ao público do Ita Pedro e revelou que traz o forró no seu DNA, pois é filha de sanfoneiro e tem o nome do pai tatuado no braço. “Fico arrepiada em falar disso”, derreteu-se a Cheirosa, como é chamada pelos fãs.

Considerado um dos responsáveis pelo crescimento da popularidade do piseiro, variação da pisadinha com batida mais rápida e proposta de dança solo, Vitor Fernandes tocou seus sucessos no palco e mostrou por que recebeu o título de Rei do Piseiro. Mas, também trouxe arrocha e outros gêneros, como forró.

O pagode e o samba tomaram conta do Ita Pedro com Dilsinho e banda, que animaram o público ao longo de cerca de 1h30min de show. No melhor clima de forró, Dorgival Dantas homenageou Luiz Gonzaga com vários sucessos do velho Lua, o Rei do Baião.

“É A MARCA DA NOSSA ADMINISTRAÇÃO”

“É a marca da nossa administração”, diz Augusto sobre o Ita Pedro || Foto PMI

O prefeito Augusto Castro (PSD) fez balanço positivo da quarta edição do Ita Pedro. “É a marca da nossa administração. Para se ter ideia, nesse ano fizemos trabalho de planejamento e inclusão juntamente com o Governo da Bahia, as forças de segurança e parceiros para boa estrutura de palco e som, trouxemos 36 atrações regionais e nacionais e tivemos tranquilidade”, disse o gestor.

Camila Farani vai proferir palestras no 2º Fórum de Negócios || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: 2 minutos

O Sebrae vai promover, em julho, uma série de capacitações voltadas para empreendedores, profissionais e interessados em desenvolver habilidades de gestão e inovação nos municípios de Buerarema, Ilhéus, Itabuna e Coaraci. Ao todo, são mais de 4500 vagas gratuitas distribuídas entre oficinas, Dia de Campo, Fórum de Negócios, palestras e encontros. Os interessados podem se inscrever gratuitamente no site do Sebrae.

As capacitações começam nesta terça-feira (1º) e abrangem temas diversos, como manejo, nutrição, empreendedorismo, controle de pragas do cacaueiro, além dos seguintes eventos: Circuito Regional de Indústrias Gráficas e Comunicação Visual; Encontro com Setor da Construção do Sul da Bahia; e Como Atrair Investimentos e Aumentar Lucratividade.

Um dos destaques da programação será o 2º Fórum de Negócios, com Camila Farani, voltado para o empreendedorismo regional, com objetivo de fortalecer marcas, capacitar e proporcionar ideias para negócios.

2º FÓRUM DE NEGÓCIOS

O 2º Fórum de Negócios terá dois encontros. O primeiro será na próxima segunda-feira (7), às 18h, na Terceira Via Formaturas e Eventos, em Itabuna, com inscrições neste link. O de Ilhéus está marcado para terça-feira da semana que vem (8), às 18h, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães (link de inscrição).

O encontro visa reunir líderes, gestores e donos de micro e pequenos negócios, em uma experiência gratuita com conteúdo prático, inspirador e provocador. A palestrante será Camila Farani, que apresenta a palestra Negociando com Tubarões, baseada em sua trajetória e atuação no programa Shark Tank Brasil.

Reconhecida como uma das 100 pessoas mais inovadoras do Brasil, pela revista Época Negócios, Camila compartilhará técnicas de negociação e estratégias de crescimento, com foco em resultados em mercados desafiadores.

Com promoção do Sebrae em parceria com a TV Santa Cruz, o Fórum integra uma série de atividades que também serão levadas a Teixeira de Freitas, Porto Seguro e Eunápolis, no extremo-sul da Bahia.

Segundo a gerente regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo, a proposta é levar informação estratégica e acessível para quem deseja se destacar no mercado. “Estamos trazendo conteúdo de alto nível, porque acreditamos no potencial dos nossos empresários e no impacto prático desse conhecimento”, afirmou.

O evento é voltado exclusivamente para microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte, oferecendo também oportunidades de relacionamento, acesso a soluções do Sebrae e troca de experiências.

Itabunense foi detido na festa de São Pedro da cidade || Foto Guthierry Andrade/PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um homem foragido da justiça foi preso na madrugada deste domingo (29), em um dos camarotes do Ita Pedro, em Itabuna. Itabunense, ele era alvo de quadro mandados de prisão expedidos pelo Judiciário na Bahia e em São Paulo.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-BA), equipes do serviço de inteligência do 15º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Itabuna) localizaram o foragido, que é acusado de pertencer a uma organização criminosa. No momento da prisão, ainda conforme a Secretaria, o homem apresentou documentos falsos e tentou se passar pelo irmão.

A PM apresentou o suspeito à Delegacia Especial de Área (DEA), instalada no circuito do evento, para adoção das medidas cabíveis.

Bebê entrou em hospital para tratar bronquiolite e saiu com ferida gravíssima no pé || Foto Sesab
Tempo de leitura: < 1 minuto

Com menos de três meses de vida, o pequeno Heitor Gustavo dos Santos perderá o pezinho direito. Ele foi vítima de infecção, no mês passado, no Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, onde havia sido internado, em maio, para tratamento de um quadro de bronquiolite. O ferimento no pé teve origem no acesso intravenoso usado para medicá-lo (relembre).

Após decisão judicial, a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) transferiu o bebê, no dia 8 de junho, para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador (veja aqui).

Na unidade da capital, a equipe médica informou à mãe de Heitor, Sara Ribeiro Santos, que o procedimento cirúrgico para tentar reconstruir o pé do seu filho envolveria a retirada de músculo da região torácica da criança para enxerto, com alto risco de rejeição e complicações que poderiam ameaçar a vida de Heitor.

Ciente dos riscos envolvidos, a família autorizou a amputação. Ao PIMENTA, Sara Ribeiro informou que a cirurgia de retirada do pé de seu filho está marcada para esta quarta-feira (2), no HGE, onde Heitor permanece internado.

“Estou muito triste. Não tenho nem mais lágrimas para derramar. É uma mistura de revolta e tristeza. A justiça do homem pode até falhar, mas a de Deus não falha. A partir de agora, vou ter que me adaptar a isso”, concluiu Sara Ribeiro Santos.

Exposição de fotos e documentos recuperam a história da Praça Octávio Mangabeira (Camacan) em Itabuna
Tempo de leitura: 2 minutos

A história da Praça Octávio Mangabeira é recuperada e celebrada com exposição fotográfica aberta desde a última quinta-feira (26), quando foi reinaugurada. A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e o Centro Cultural Teosópolis (CCT) promovem exposição de fotografias e documentos históricos, com curadoria da professora e historiadora Janete Ruiz de Macedo. O material estará disponível até amanhã (1º) para visitação pública na praça de alimentação do espaço revitalizado.

Inaugurada em 1963, a praça teve um início curioso, pois, sem nome oficial definido, chegou a ser chamada popularmente de Praça Camacan, enquanto os convites emitidos pela Prefeitura faziam referência à “Praça do Cinquentenário”.

Posteriormente, o local passou a ser denominado Praça Octávio Mangabeira, em homenagem ao ex-governador da Bahia (1947–1951). “Na época, também foi cogitado o nome de Jorge Amado”, relembra a professora Janete, destacando os debates que marcaram aquele momento.

Essa trajetória singular será contada em painéis ilustrativos, com imagens e registros que compõem o acervo do Centro de Documentação da UESC, reunidos pelo Centro Cultural Teosópolis, sediado no bairro da Conceição.

TEATRINHO ABC

Nas décadas de 1960 e 1970, a praça abrigou o Teatrinho ABC, espaço cultural onde se apresentaram atores, atrizes, músicos, e até calouros, em peças teatrais, jograis e shows. Em 1978, sob protestos da classe artística, o teatrinho foi demolido para dar lugar a uma nova estrutura, que incluiu o famoso restaurante Caçuá, desativado em 2008.

Já em 2016, foi instalado na praça o Monumento à Bíblia, com projeto arquitetônico de Catia Porcino de Sousa e Cassiano André de Almeida Nunes, executado com o apoio do Conselho de Pastores, Teólogos e Oficiais Evangélicos do Brasil e do Exterior (CPEBE) e do Conselho Itabunense de Ministros e Pastores Evangélicos (Cimpe).

FONTE LUMINOSA “EMPRESTADA”

A Praça Octávio Mangabeira passou agora pela segunda grande reforma em cerca de 20 anos. A última ocorreu em 2008, no quarto governo de Fernando Gomes, quando o logradouro ganhou uma fonte luminosa que ficou no espaço por menos de um mês. Apesar do custo, dizia-se que a fonte luminosa era emprestada. Deu impulso eleitoral à campanha do candidato apoiado por Fernando Gomes à época, o então chefe da Ciretran em Itabuna, Capitão Azevedo, que se tornaria prefeito de Itabuna no período de 2009 a 2012.

Emmerson José é um dos entrevistados da Interativa FM nesta segunda-feira || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O jornalista, radialista e apresentador Emmerson José será o convidado especial do Jornal Interativa News, nesta segunda-feira (30), na Interativa FM. Com mais de 30 anos de carreira na comunicação, Emmerson fará sua participação às 7h da manhã no programa apresentado por Fábio Ferreira.

Reconhecido como um dos grandes nomes da comunicação na Bahia, Emmerson iniciou sua trajetória na década de 1980. Ao longo dos anos, atuou como apresentador de televisão e âncora de rádio, principalmente em emissoras da Rede Bahia, onde criou e consolidou programas como o Fala Bahia, sempre dando voz às demandas da comunidade.

Além da carreira na imprensa, ele também teve passagem pela vida pública como vereador por três mandatos em Salvador, de onde foi presidente da Câmara Municipal.

O Jornal Interativa News, ancorado por Fábio Ferreira, vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 6h às 8h. A equipe do programa conta com os comunicadores Evandro Lima e Alaelton Santos, além de reportagens de Silmara Souza e Otávio Júnior.

Os comentários políticos ficam por conta dos advogados Ruy Corrêa e José Carlos Júnior, enquanto Luiz Alberto traz as notícias do esporte e o jornalista e publicitário Gilvan Rodrigues atua na produção jornalística. A coordenação comercial é de Neto Terra Branca, o apoio técnico é de José Carlos, o “Motorzinho”, com coordenação de programação de Jorge Lopo e direção geral do Frei Jorge Rocha.

Augusto recebe Jerônimo e os deputados Paulo Magalhães e Rosemberg Pinto no Ita Pedro || Foto Amanda Ercília/GovBA
Tempo de leitura: 2 minutos

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) marcou presença na segunda noite do Ita Pedro 2025, nesta sexta-feira (27), em Itabuna. Para o gestor, a tradição nordestina, de festejar Santo Antônio, São João e São Pedro, além de fortalecer a cultura popular, estimula a circulação econômica.

“A região se organiza. A economia está dinamizada. A festa está linda. Parabéns para Itabuna, que sabe fazer festa!”, disse Jerônimo, que chegou à festa de São Pedro de Itabuna acompanhado do prefeito Augusto Castro (PSD), da primeira-dama Andrea Castro e outros aliados.

Público na Arena Zé Cachoeira, nesta sexta (27) || Foto PMI/Ficc Divulgação

O secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, afirmou que Itabuna tornou-se dos principais palcos de comemoração do São Pedro. “O Governo do Estado apoia os festejos junto com a Prefeitura, porque é uma festa que tem um reflexo muito grande, com a geração de emprego e renda para toda a região da zona turística da Costa do Cacau”, afirmou.

SHOWS DESTE SÁBADO E DOMINGO 

A segunda noite do Ita Pedro teve atrações como Henrique e Juliano, Grelo, Tony Salles e Trio da Huanna. Já neste sábado (28), a partir das 19h30min, a Arena Zé Cachoeira, no Banco Raso, recebe os shows de Lauana Prado, Solange Almeida, Tayrone, Danniel Vieira, Cris Mel, Kaio Oliveira, Otávio Mateus, Gasparzinho e Rafa Motah.

No domingo (29), o palco será de Dorgival Dantas, o piseiro romântico de Natanzinho Lima e o pagode de Dilsinho. Mas, a festa não para por aí. Contará ainda com atrações como Vitor Fernandes, Lordão, Boyzinho, Léo Freitas, André e Mauro e Cris Lima.

Município celebra 491 anos de história desde a antiga Capitania || Imagem PMI
Tempo de leitura: 2 minutos

Para marcar o aniversário de Ilhéus, comemorado neste sábado (28), a Prefeitura anunciou programação com atos cívicos, inauguração de obras, autorização de novos projetos e eventos esportivos. “A data simboliza nosso orgulho e o compromisso de continuar investindo em infraestrutura, lazer e qualidade de vida. Queremos que cada ilheense sinta-se parte desta nova fase de realizações e conquistas”, declarou o prefeito Valderico Junior.

O ato cívico, às 9h30min, em frente à Catedral de São Sebastião, contará com hasteamento de bandeiras, banda da Polícia Militar e presença de autoridades. Logo depois, às 10h, será celebrada a Missa de Ação de Graças, na Catedral.

No final da tarde, às 17h30min, será entregue a nova iluminação viária da Ponte Jorge Amado, proporcionando mais visibilidade, segurança e valorização do cartão-postal de Ilhéus.

A programação conta ainda com assinatura de ordens de serviço voltadas à melhoria da infraestrutura urbana e mais uma noite da Vila Junina.

PROGRAMAÇÃO

A partir das 07h – Ilhéus Cidade do Esporte, na Avenida Soares Lopes, com competições de futebol de areia, futevôlei, beach tennis, vôlei de areia 4×4 e corrida. A iniciativa também arrecadará doações de alimentos não perecíveis.

09h30min – Ato cívico em frente à Catedral de São Sebastião, com hasteamento das bandeiras e presença da Banda da Polícia Militar;

10h – Missa em Ação de Graças, na Catedral de São Sebastião;

Das 16h às 21h – Vila Junina, com guia turístico, aula de dança de forró, apresentações musicais e teatrais, na Praça Dom Eduardo (Catedral);

17h30min – Inauguração da nova iluminação viária da Ponte Jorge Amado, com assinatura de ordens de serviço de infraestrutura urbana.

COMPETIÇÕES ESPORTIVAS

27 a 29 de junho – Etapa do Campeonato Baiano de Surf, na Praia do Norte;

27 a 29 de junho – Copa Ilhéus de Voleibol, Futsal e Basquete, no Ginásio Herval Soledade;

29 de junho, às 8h30min – Cicloturismo Ilhéus 2025, com largada na Avenida Luís Eduardo Magalhães (Litorânea), no bairro do Malhado.

Fundação que administra Hospital é alvo de ações trabalhistas || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Itabuna e Região (Sintesi/Sindtae) moveu reclamações trabalhistas contra a Fabamed, instituição privada sem fins lucrativos que administra o Hospital Regional Costa do Cacau, da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), em Ilhéus.

Num dos processos, o Sindicato pediu que a Justiça do Trabalho determine que a Fabamed repasse aos trabalhadores, de forma ágil, o dinheiro enviado à instituição, pelo Ministério da Saúde, como complemento do Piso Nacional da Enfermagem, que, além de enfermeiros, beneficia técnicos e auxiliares de enfermagem – as duas últimas são categorias representadas pelo Sintesi/Sindtae.

Ao PIMENTA, o presidente do Sindicato, Raimundo Santana, afirmou que, em regra, as instituições privadas que administram unidades de saúde fazem o repasse do complemento até cinco dias após a liberação dos recursos federais. No caso da Fabamed, conforme o dirigente sindical, o tempo entre a chegada dos recursos e o repasse deles aos trabalhadores tem sido de duas semanas ou mais.

Ele citou os exemplos dos últimos quatro meses, quando os trabalhadores esperaram de duas a três semanas pelo dinheiro, de acordo com o líder sindical. “O de maio, que chegou no dia 13 de junho, ainda não foi repassado”, denunciou Raimundo Santana. “A insatisfação dos trabalhadores é altíssima”, completou.

Noutra ação do Sindicato contra a Fabamed, segundo o Sindicato, a Justiça do Trabalho em Ilhéus determinou que a gestora do Hospital Regional Costa do Cacau se abstenha de fazer descontos indevidos nos valores repassados aos técnicos e auxiliares de enfermagem como complemento do Piso Nacional da Enfermagem. A decisão liminar (provisória) estabeleceu multa de R$ 50 mil por mês em caso de descumprimento.

OUTRO LADO

Procurada pelo site, a Fabamed afirmou honrar o pagamento do piso salarial da enfermagem, conforme a Lei Federal nº 14.434/22. O dinheiro, segundo a gestora, é liberado para os trabalhadores conforme repasse de verbas da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) para a Fundação.

“Aproveitamos a oportunidade para comunicar que, desde que assumimos a gestão do HRCC, os salários têm sido pagos no prazo legal, até mesmo antes do 5º dia útil do mês, conforme estabelece a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)”, acrescentou a Fabamed.

Sobre os descontos alegados por uma das reclamações trabalhistas, a Fabamed afirma cumprir a legislação aplicável (Lei nº 14.434/2022, EC 127/2022, Portarias GM/MS nº 1.135/2023 e 597/2023), observando os trâmites técnicos e legais necessários ao pagamento do piso.

A Fundação argumentou que os valores repassados pela União são brutos e têm natureza salarial, o que impõe o recolhimento de encargos trabalhistas, previdenciários e fiscais. “Após o recebimento dos valores, é confeccionada uma folha complementar para ajustar a diferença entre o valor já pago aos profissionais e o piso legal, obedecendo aos critérios legais e prazos técnicos”, diz a nota da instituição.

“A própria Fabamed apresentou espontaneamente os contracheques utilizados na análise judicial, demonstrando boa-fé e transparência. A juíza não apontou qualquer apropriação indevida de valores, mas apenas recomendou maior clareza na apresentação dos descontos, como a indicação da base de cálculo e percentuais”, acrescentou a Fundação, ressaltando o caráter provisório da decisão judicial, que ainda será objeto de julgamento definitivo.

A Fabamed enfatizou que a multa estipulada judicialmente tem caráter preventivo e só será aplicada em caso de descumprimento da decisão. Segundo a instituição, medidas já são adotadas para adequação da folha complementar às exigências de transparência apontadas pela Justiça.

Tarcísio do Acordeon falta a show no ItaPedro, em Itabuna || Foto Gabriel Cardoso/SBT
Tempo de leitura: < 1 minuto

Poucas horas depois de deixar o itabunense que foi ao ItaPedro aguardando em vão, o cantor Tarcísio do Acordeon postou em suas redes sociais o recorde de “forrozeiros” que teria alcançado no show em Arcoverde (PE) na noite de quinta-feira (26), data em que também deveria se apresentar no sul da Bahia.

E exaltou o público do município pernambucano: “diferentes dos iguais”.

Era final da manhã desta sexta-feira (27) quando o músico postou na rede social.

Post de hoje exaltava público… de Pernambuco || Reprodução Instagram

Já em Itabuna, onde o cantor era divulgado como uma das principais atrações da primeira noite do Ita Pedro, só espera. Até o final da tarde desta sexta-feira, o cantor nem sua assessoria ainda não tinham se pronunciado sobre a ausência em Itabuna.

Quem também não se posicionou publicamente foi a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC). A reportagem do PIMENTA procurou respostas por parte da Prefeitura em dois momentos, no final da manhã de hoje e nesta tarde, quando ainda era aguardada resposta da FICC. Extraoficialmente, sabe-se apenas que a ausência teria ocorrido devido a “problemas logísticos”.

Carlos Novaes, que teve nariz quebrado por soco do agressor, ao lado do marido, Lucas Bahia || Imagem TV Santa Cruz
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Justiça condenou Herbert Moreira Dias, de 66 anos, a seis anos e nove meses de prisão pelos crimes de homofobia, lesão corporal grave e ameaça, cometidos em 2021, em Barra Grande, distrito turístico de Maraú, no sul da Bahia, informa o Ministério Público do Estado (MP-BA), autor da ação penal.

Segundo a denúncia do MP-BA, de autoria da promotora de Justiça Alicia Violeta Passeggi, o crime ocorreu em 5 junho de 2021. Na manhã daquele dia, as vítimas, o casal Lucas Bahia e Carlos Alberto Novaes, transitavam por uma via quando perceberam o réu incomodado e esbravejando frente a bloqueio colocado pelo município para impedir a passagem de veículos até a praia.

Ainda conforme a acusação, eles tentaram explicar o motivo a Herbert Moreira Dias, que se incomodou e acabou proferindo expressões homofóbicas, praticando discriminação e preconceito por motivos de orientação sexual contra as vítimas.

O cenário de discriminação se repetiu à noite, quando o réu retornou ao local e, novamente, dirigiu-se às vítimas, chegando a agredir Carlos com soco no rosto, provocando fratura no nariz, o que o incapacitou para as ocupações habituais por mais de 30 dias, acrescentou a denúncia do órgão.

Na sentença, a juíza Thatiane Soares, da Comarca de Itacaré, escreveu que “o réu, em vez de utilizar os canais civilizados e legais para contestar o ato administrativo, como um requerimento à Prefeitura ou uma medida judicial, escolheu o caminho da violência e da discriminação. Ele não atacou a política, mas as pessoas, utilizando-se da orientação sexual delas como arma para humilhar, subjugar e desumanizar”. Cabe recurso.

O Ministério Público ressaltou, em nota, que a sentença condenatória foi proferida na semana em que se comemora o Dia Internacional do Orgulho LGBT+ (28 de junho).

Iniciada ontem (26), festa segue até domingo (29) || Foto Pedro Augusto
Tempo de leitura: 2 minutos

A resposta do público deu o tom da primeira noite do Ita Pedro 2025, nesta quinta (26), na Arena Zé Cachoeira. A foliã Carla Rocha, por ser cadeirante, tem poucas oportunidades de ir a grandes eventos em situação confortável. Para a moradora do São Caetano, a acessibilidade é uma marca da festa de São Pedro de Itabuna, que chegou à quarta edição neste ano e segue até domingo (29), com mais de 30 atrações musicais.

Mototaxista, Reinan Oliveira deu uma pausa no corre para conferir um pouco dos shows de Nadson, o Ferinha, e da dupla Zé Neto e Cristiano. “Depois dessas apresentações volto a trabalhar”, disse.

Na avaliação de Janaína Mendes, que também curtiu a noite de abertura do Ita Pedro, a Prefeitura de Itabuna, responsável pelo evento, acertou ao escolher o último dos três santos homenageados em junho para esticar a folia. “É muito bom estender mais um pouquinho os festejos do São João com a festa de São Pedro”, cravou a também moradora do São Caetano.

“VIM VIM”

Ari PB, da Cacau com Leite, a plenos pulmões na 1ª noite do Ita Pedro || Foto Igor Serra/Divulgação

A banda Cacau com Leite, liderada pelo cantor e compositor Ari PB, levou ao palco repertório que fez justiça ao peso de uma das maiores expoentes do nosso forró. A canção Vim Vim embalou o início da festa, como um convite à celebração da cultura nordestina e à tradição de festejar São Pedro.

Marlus Viana fez homenagem a Paulinha Abelha || Foto Igor Serra/Divulgação

Já o cantor Marlus Viana relembrou grandes sucessos da banda Calcinha Preta e prestou homenagem à memória da cantora Paulinha Abelha, que faleceu em 2022. A noite teve ainda shows de Toque Dez, Donas do Bar e Silfarley.

PRÓXIMOS SHOWS

Na sexta-feira (27), as atrações que se revezarão no palco do Ita Pedro são Henrique e Juliano, Grelo, Tony Salles, Trio da Huanna, Cristal Som, Foto Latino, Pipoco do Trovão, Paulo Neto e A Tarraxada.

O sábado (28), terceira noite do Ita Pedro, terá Lauana Prado, Solange Almeida, Tayrone, Danniel Vieira, Cris Mel, Kaio Oliveira, Otávio Mateus, Gasparzinho e Rafa Motah.

No domingo (29), quem comparecer à Arena Zé Cachoeira vai curtir o forró de Dorgival Dantas, o piseiro romântico de Natanzinho Lima e o pagode de Dilsinho. Mas, a festa não para por aí. Contará ainda com atrações como Vitor Fernandes, Lordão, Boyzinho, Léo Freitas, André e Mauro e Cris Lima.

Itabuna tem dois sortudos premiados no último sorteio da Nota Premiada Bahia || Foto PMI
Tempo de leitura: 2 minutos

O Governo do Estado promoveu, nesta quinta-feira (26), o sorteio 89 da Nota Premiada Bahia, que premiou 91 contribuintes cadastrados no programa. Cinco deles são moradores da região sul do estado, e cada um vai receber R$ 10 mil. Dois dos sortudos sul-baianos moram em Itabuna. Os demais são de Ilhéus, Ibicaraí e Ipiaú. O prêmio de R$ 100 mil foi para um morador de Salvador.

A Campanha Nota Premiada Bahia integra o Programa de Educação Fiscal do Estado da Bahia e incentiva o cidadão a desenvolver o exercício da cidadania fiscal, por meio da exigência da inclusão do CPF nas notas fiscais eletrônicas referentes às suas compras no mercado baiano.

A iniciativa prevê a distribuição de prêmios, em dinheiro, para os cidadãos, por meio de sorteios, e também beneficia as instituições sociais e de saúde participantes da terceira fase da Sua Nota é um Show de Solidariedade, após a indicação do cidadão para o compartilhamento das suas notas fiscais eletrônicas. A cada mês, a Campanha sorteia 90 prêmios de R$ 10 mil cada e um de R$ 100 mil.

SORTEIO MILIONÁRIO

O próximo sorteio da Nota Premiada Bahia está marcado para o dia 17 de julho e irá premiar um único participante com o valor de R$ 1 milhão. Concorre quem está cadastrado na campanha e fez compras inserindo o CPF na nota fiscal entre 1º de junho de 2024 e 31 de maio de 2025.

A Nota Premiada Bahia conta atualmente com mais de 856,4 mil participantes inscritos. Desde fevereiro de 2018, os sorteios da Campanha já premiaram 6.050 pessoas, das quais 3.625 moram na capital, 2.421 no interior e quatro fora do estado.

COMO PARTICIPAR

Para participar da Nota Premiada Bahia, basta se cadastrar uma única vez no site da Campanha. No momento do cadastro, devem ser escolhidas até duas entidades filantrópicas, uma da área de saúde e outra da social, com as quais serão compartilhadas todas as notas eletrônicas que forem associadas ao CPF cadastrado.

Após o cadastro, ao incluir o CPF nas notas, o participante vai concorrer aos sorteios e ajudar as instituições por ele escolhidas entre as vinculadas ao programa Sua Nota é um Show de Solidariedade, que conta atualmente com 539 instituições ativas e regulares.

A cada quatro meses, as notas compartilhadas transformam-se em repasses de R$ 5 milhões às entidades do Sua Nota é um Show de Solidariedade.

Leilão de rodovia garante investimento de R$ 10 bilhões || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) concluiu nesta quinta-feira (26), na B3, em São Paulo, o leilão de otimização da concessão da BR-101/ES/BA, um dos principais corredores logísticos do país. A EcoRodovias, atual administradora da rodovia, permanece à frente da concessão, agora com um contrato repactuado que prevê R$ 10,3 bilhões em investimentos nos próximos 10 anos.

O trecho concedido, com 478,7 quilômetros entre Mucuri (BA) e Mimoso do Sul (ES), atende diretamente 26 municípios – 25 no Espírito Santo e um na Bahia. Com a nova etapa, a vigência do contrato passa a ser de 24 anos, considerando os 14 anos já cumpridos e os 10 adicionais definidos na repactuação.

O novo modelo contratual estabelece metas. Entre as principais obrigações assumidas pela concessionária estão a duplicação de 172,8 quilômetros de pista; implantação de 41 quilômetros de faixas adicionais; construção de 51 quilômetros de contornos viários; 33,5 quilômetros de vias marginais; e criação de dois Pontos de Parada e Descanso (PPDs) para caminhoneiros.

O cronograma prevê que a maior parte das obras seja entregue nos primeiros sete anos de contrato, acelerando os benefícios para a população. Além da melhoria da segurança e da fluidez no trânsito, a expectativa é a geração de mais de 102 mil empregos diretos e indiretos, com impactos positivos na economia regional, no turismo, na logística e no escoamento da produção agrícola e industrial.