Tempo de leitura: < 1 minuto

(Foto Philippe Huguen).
(Foto Philippe Huguen).

Além da ressaca e de outros problemas de saúde, quem costuma passar da conta na hora de consumir bebidas alcoólicas tem que se preocupar também com a balança e com a dieta. De acordo com um levantamento encomendado pela organização britânica para o emagrecimento Slimming World, é possível engordar quase um quilo, após exagerar uma única vez.
O estudo foi feito com 2.042 pessoas na Inglaterra e constatou que a ingestão de calorias (provenientes tanto das bebidas quanto da alimentação) aumenta consideravelmente, quando o indivíduo alcança o que se chama de “ponto de inflexão”. Neste momento, que varia de pessoa para pessoa, mas ocorre em média após beber 9,3 unidades alcoólicas (pouco mais de três taças de vinho ou menos de quatro canecas de cerveja), o juízo enfraquece e as escolhas pouco saudáveis passam a predominar.
As extravagâncias, em média, ocasionaram o consumo de 4.305 calorias no mesmo dia da bebedeira (mais de duas vezes o valor indicado a um adulto, que costuma ser de 2.000 kcal). No dia seguinte, o exagero continua, de acordo com a pesquisa. As refeições para recuperar-se da ressaca somam 2.051 calorias. Dessa maneira, a ingestão calórica total pode ultrapassar a casa de 6.300. Com informações do site da Exame.

Tempo de leitura: < 1 minuto

cães e gatos feira2

A Associação Amigos dos Animais (A3) promoverá feira de adoção de cães e gatos, no próximo domingo, 27, no Pet Mania, na Rua Saturnino José Soares, 674, Fátima, em Itabuna.
Segundo Távila Barros, os animais à espera de adoção foram resgatados das ruas e cuidados. “Quem não puder adotar por algum motivo, pode comparecer, para conhecer nosso trabalho”, disse.
Quem for ao evento, poderá também fazer doações de medicamentos, rações ou dinheiro para a continuidade do trabalho da ONG. Informações pelo telefone 3612—2112.

Tempo de leitura: < 1 minuto

fetag-baA Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetag) promoverá reunião com presidentes de sindicatos de trabalhadores rurais do sul da Bahia, amanhã (24), em Itabuna. O encontro ocorrerá às 9h, no auditório do sindicato itabunense, na Rua Marquês de Pombal, no Santo Antônio, atrás do Itão.
O encontro será comandado pelo presidente da Fetag, Cláudio Bastos, e terá na pauta assuntos como cadastramento de entidades no Ministério do Trabalho e unicidade sindical. Também participam os secretários Maria Cristina Silva (Mulheres) e Ailton Lisboa (Políticas Agrárias).
Davisson Vieira, assessor regional da Fetag, diz que representantes de 34 sindicatos devem participar do encontro. “Vamos discutir a postura do Ministério do Trabalho, que vem criando muitas dificuldades para registro de novos sindicatos”, disse.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Médica deve ir a júri popular, mas defesa pode recorrer.
Médica deve ir a júri popular, mas defesa pode recorrer.

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) negou, por unanimidade, o recurso que solicitava a revogação do júri popular da médica Kátia Vargas. Ela é acusada de provocar a morte dos irmãos Emanuel e Emanuele Dias na orla de Salvador em 11 de outubro do ano passado.
De acordo com informações da assessoria do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), o recurso foi negado pela relatora do processo, a desembargadora Joanice Guimarães, que avaliou o pedido na manhã desta terça-feira (22). Os outros dois desembargadores, Nágila Brito e Osvaldo Bonfim, que é o presidente da 2ª turma da 2ª câmara criminal, também votaram contra o recurso de Kátia Vargas.
Segundo o TJ-BA, a defesa pedia a nulidade do processo alegando erros ou algum vício durante o processo, e, sendo assim, deveria começar do zero. Porém, segundo a relatora, as alegações não foram comprovadas.
Ainda de acordo com o TJ, a defesa da médica Kátia Vargas ainda solicitou que o crime fosse tipificado como culposo, quando não há intenção de matar, para a acusada não ir ao tribunal do júri. Mas os desembargadores compreenderam que houve, talvez, a intenção do crime, levando em consideração as provas expostas, e, portanto, permanece a acusação de crime doloso e Kátia Vargas vai a júri popular. Com informações do Portal G1.

Tempo de leitura: 2 minutos

vacinacaogripe2Começa hoje (22) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Este ano, a imunização deve atingir mais crianças do que em anos anteriores, já que a faixa etária definida pelo Ministério da Saúde foi ampliada. Com a nova regra, crianças de 6 meses a menos de 5 anos poderão ser vacinadas. No ano passado, apenas crianças com até 2 anos podiam receber a vacina.
Representantes do governo acreditam que a ampliação dessa faixa etária vai beneficiar tanto as crianças quanto outros grupos vulneráveis, como menores de 6 meses de idade que ainda são amamentados, idosos e pessoas com doenças crônicas.
A campanha continua até 9 de maio e a meta do governo é vacinar pelo menos 80% do público, que representa 49,6 milhões de crianças. A vacina também será disponibilizada para grupos considerados mais vulneráveis à gripe, como as pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mães até 45 dias após o parto, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
O Ministério da Saúde ainda incluiu pessoas que têm doenças crônicas não transmissíveis ou que estão em condições clínicas especiais, mas não definiu uma meta a ser atingida nesses casos. Essas pessoas terão que apresentar prescrição médica no ato da vacinação.
A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), e o governo brasileiro se baseia em estudos que apontam que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.
Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos

Presídio registrou fuga de 14 detentos no feriadão (Foto Pimenta/Arquivo).
Presídio registrou fuga de 14 detentos no feriadão (Foto Pimenta/Arquivo).

A Secretaria de Segurança Pública pressiona as polícias civil e militar para que apresentem resultados da investigação sobre a fuga de, pelo menos, 14 internos do presídio de Itabuna. A fuga ocorreu na madrugada deste domingo.
De acordo com fontes do PIMENTA, escutas teriam captado indícios de que a fuga foi facilitada. As investigações estão sendo ampliadas para detectar se houve oferta de dinheiro e quem teria facilitado o plano dos detentos.
Os foragidos conseguiram escavar um túnel de mais de dez metros sem serem notados. Há suspeita de que a escavação tenha sido feita, também, de fora para dentro do presídio. As autoridades divulgaram imagens de hélices de ventiladores do presídio que teriam sido utilizadas para a escavação.
CONFIRA A LISTA DOS FUGITIVOS
Dois fatos estranhos: na madrugada, faltou energia elétrica na região dos bairros Nova Esperança e Nova Ferradas e os geradores de energia do presídio não foram acionados no momento da fuga. Passadas mais de 30 horas da fuga, nenhum dos 14 foragidos foi recapturado até agora.
O presídio fica sob a vigilância de contratados da empresa terceirizada Socializa, além de oito a dez policiais militares por turno. A quantidade é considerada insuficiente para o complexo prisional que abriga cerca de 1,3 mil presos, boa parte deles de alta periculosidade. Os fugitivos estariam ligados à facção criminosa Raio A.
Quando inaugurado em dezembro de 2006, o governo informava que a unidade tinha capacidade para 430 para presos nos regimes fechado e semiaberto, além de ala feminina para 48 internas.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Franciele Jacó
(Reprodução Radar Notícias).

Uma jovem foi baleada hoje à noite (16) quando saía de casa, no Antique, em Itabuna. Os tiros atingiram a cabeça de Franciele dos Santos Jacó, de 19 anos.
Bandidos passaram em uma moto e efetuaram os disparos, segundo disse a mãe da vítima ao site Radar.
Socorrida em um veículo particular, a jovem foi encaminhada para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem), onde faleceu minutos após dar entrada.
TIROTEIOS E MORTE
Ainda não há confirmação, mas um homem teria sido assassinado durante troca de tiros na Califórnia. Moradores dos bairros São Lourenço, Pedro Jerônimo e Daniel Gomes dizem que está havendo tiroteios constantes nestas localidades.
No São Lourenço, o tiroteio começou na última segunda (14). Um traficante da região do Pau Caído (Corbiniano Freire) tenta tomar pontos de tráfico de drogas no São Lourenço, segundo moradores afirmaram ao PIMENTA.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Usuários terão ônibus só até as 19 horas, segundo sindicato (Foto Waldyr Gomes/Arquivo).
Usuários terão ônibus só até as 19 horas, segundo sindicato (Foto Waldyr Gomes/Arquivo).

O Sindicato dos Rodoviários de Itabuna (Sindirod) informou que a categoria vai trabalhar somente até as 19h nesta quarta-feira e, possivelmente, enquanto durar a greve.
De acordo com a entidade, a decisão leva em conta o fato de o comércio central de Itabuna encerrar “as suas atividades às 18h” durante a greve da PM.
– Como não vamos ter segurança nas ruas, decidimos encerrar às 19 horas para preservar não só a integridade dos trabalhadores, mas dos usuários de transporte – disse ao PIMENTA o presidente do Sindirod, Arlensen Souza.
As empresas esperavam ter ônibus circulando, pelo menos, até as 21 horas (confira aqui).
Segundo Arlensen, esse foi o horário-limite para a circulação ontem, embora os ônibus tenham sido recolhidos depois das 22h. “Ainda tínhamos trabalhadores e estudantes e circulamos até 22h25min para [o usuário] não ficar na rua”, disse.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Dirigentes do abrigo e da Madre Thaís assinam acordo de cooperação (Foto Maurício Maron).
Dirigentes do abrigo e da Madre Thaís assinam acordo de cooperação (Foto Maurício Maron).

Um convênio assinado entre a Faculdade Madre Thaís e a Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP) beneficiará 96 idosos atendidos na instituição. Pelo acordo de cooperação técnica, o abrigo mantido pela SSVP funcionará como espaço de formação de futuros fisioterapeutas. Durante o período de formação, os estudantes terão a oportunidade de aliar teoria e prática na vivência e atenção aos idosos.
Segundo a diretora acadêmica da instituição superior de ensino, Tatiana Barcelos, os idosos já são atendidos por 350 estudantes dos cursos de Enfermagem e Biomedicina. O curso de Fisioterapia terá sua primeira turma no início do segundo semestre. O novo convênio tem duração de quatro anos, segundo Yolando Souza, presidente da SSVP.
Além de Tatiana e Yolando, o convênio também foi assinado pelos diretores da Madre Thaís, Eusínio e Isidoro Lavigne Gesteira, e a Irmã Maria José, diretora de qualidade de vida do abrigo São Vicente de Paulo.

Tempo de leitura: < 1 minuto

João confessou o assassinato da garota de programa, segundo a polícia.
João confessou o assassinato da garota de programa, segundo a polícia (Foto Divulgação).

O vaqueiro João Rocha, de 45 anos, foi preso ontem (14), acusado de matar a garota de programa Elineide Santana Souza, 29, no último domingo. Segundo a polícia, João confessou o crime. A motivação teria sido o furto de R$ 1,5 mil e dois celulares.
João foi preso perto de casa, quando caminhava para entrar no seu veículo, um Fiat Uno. A polícia encontrou dentro do veículo a espingarda utilizada no crime, na Central de Abastecimento de Itapetinga.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Greve será deflagrada nesta quarta (16).
Greve será deflagrada nesta quarta (16).

Os funcionários da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna anunciaram greve a partir da próxima quarta (16) em protesto contra o atraso de salário. A decisão foi tomada em assembleia realizada no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Itabuna e Região (Sintesi).
Ainda durante a assembleia, os funcionários decidiram que somente o pagamento do salário até amanhã (15) suspenderá a greve. A Santa Casa é mantenedora dos hospitais São Lucas, Manoel Novaes e Calixto Midlej Filho e tem, aproximadamente, 1,8 mil funcionários.
A provedoria reclama de atraso nos repasses por serviços prestados ao SUS. A dívida da prefeitura de Itabuna com a Santa Casa chegaria aos R$ 6 milhões.

Tempo de leitura: < 1 minuto

No início da manhã dessa segunda-feira (14), moradores do bairro Teotônio Vilela interditaram a entrada do bairro, impedindo a entrada e saída de veículos. Os moradores pedem melhores condições para o bairro, que é o mais populoso de Ilhéus.
Até o momento apenas a Polícia Militar está no local. Nenhum representante da prefeitura se apresentou para dialogar com os moradores.
Confira mais no Agravo

Tempo de leitura: 2 minutos

polícia federalDa Agência Brasil
Exatos 60 dias para o início da Copa do Mundo, policiais federais fizeram um protesto na Praia de Copacabana na manhã de ontem (13) e prometem fazer greve durante o evento esportivo. Cerca de 300 policiais e parentes marcharam pela Avenida Atlântica com cinco elefantes brancos infláveis, para reivindicar melhores condições de trabalho, reajuste salarial e reestruturação da carreira.
O presidente do Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal do Estado do Rio de Janeiro, André Vaz de Mello, explica que a Marcha dos Elefantes, junto com uma paralisação de um dia, é para mostrar para a sociedade as condições precárias de trabalho dos policias e a ineficiência do atual modelo de segurança pública.
“A gente pede a reestruturação das carreiras, com as atribuições dos cargos de papiloscopista, agente e escrivão definidas por lei, porque não tem isto até agora, e no mínimo uma reposição inflacionária para a gente poder sentar e conversar. O elefante branco é a ineficiência do nosso modelo de segurança pública, no qual 96% dos inquéritos não dão em nada, só 2% apontam realmente e punem os culpados. Em nenhum lugar do mundo isso existe”,disse.
De acordo com ele, a categoria está há sete anos sem aumento. “Toda vez que a gente tem sentado com o governo, por meio da Federação Nacional dos Policiais Federais que está negociando lá [em Brasília], é sempre um passo para trás, o governo vem sempre com um desrespeito total. A gente aguarda até a Copa do Mundo, mas estamos com a mesma proposta de Brasília e dos outros estados: é parar na Copa do Mundo, principalmente os aeroportos”.
Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

violênciaO final de semana em Itabuna apresentou um cenário de guerra. Ontem, três homens pularam o muro do Clube da Adelba, no Lomanto, e mataram um jovem. Quatro foram baleados na ação ousada dos bandidos (relembre aqui). Uma das vítimas faleceu hoje, no Hospital de Base (Alan Santos).
Neste domingo, mais violência: um pedreiro foi morto na Rua Jorge Amado, no Bairro Lomanto. Alvo dos criminosos, Sandro Oliveira de Jesus  tinha 30 anos.
Joabe Brito, de 20 anos, faleceu no Hospital de Base após ser vítima de tiros enquanto caminhava no Pedro Jerônimo, segundo o Plantão Itabuna.
Já próximo ao Posto Atalaia, dois caminhoneiros foram baleados em uma tentativa de assalto. Os bandidos estavam em uma moto CB-300 amarela. Taironês Dandoni e João Antônio Victor Lacerda estão internados no Hospital de Base. O estado de Victor, atingido na cabeça, é considerado grave. Atualizado às 22h55min.