Tempo de leitura: 2 minutos

O professor, radialista e jornalista Odilon Pinto emocionou – e surpreendeu- leitores e colegas de profissão ao retratar em sua coluna, no Diário Bahia, a luta pela vida.
Doutor em Linguística, professor de redação, radialista e jornalista, o profissional que lançou o Namoro no Rádio, na Rádio Jornal, sofre de diabetes, pressão alta e catarata, ele escreve: “Odilon ainda não se rendeu! Ainda estou vivo!”. Confira a íntegra da coluna:
AINDA VIVO… E STALINGRADO AINDA NÃO SE RENDEU…
Odilon PintoNa Segunda Guerra, o poderoso exército de Hitler cercou a cidade russa de Stalingrado. O mundo inteiro ficou aguardando a manchete inevitável da iminente vitória nazista. No entanto, os dias foram se passando e, ao final de cada boletim de notícias, ouvia-se a teimosa repetição: “E Stalingrado ainda não se rendeu!” Os russos lutavam desesperadamente por sua pátria e por suas vidas. Os alemães resolveram manter o cerco e o bombardeio à cidade, deixando que a fome dizimasse sua população. Mas os dias continuaram passando, enquanto os rádios bradavam ao mundo: “E Stalingrado ainda não se rendeu!” Homens, mulheres e crianças comiam pedaços de pano, folhas de árvores, solas de sapato, pedaços de madeira e tudo o mais que pudessem cozinhar, mantendo-se abraçados aos seus poucos fuzis de combate. Finalmente, após alguns meses, o povo derrotou o exército nazista. Estou lembrando esse fato histórico porque estou vivendo situação parecida, em meus 66 anos de idade. O exército nazista da Morte avança sobre meu corpo, cercando-o com diabetes, pressão alta, neuropatia nas pernas e catarata nos olhos. Resisto como posso, mas não tenho sequer o último direito à esperança: sei que minha batalha será definitivamente perdida. De nada adiantarão os remédios, as dietas nem os exames: nunca terei a glória de um final feliz. O único sonho que ainda posso ter é o de um fim rápido e sem dor. Não serei um herói, nem receberei honras, Serei despachado da vida sem indenização, apenas com o recibo de óbito. Por isso, a notícia de mim mesmo que posso dar por este jornal é repetir, enquanto posso: “Odilon ainda não se rendeu! Ainda estou vivo!”

Tempo de leitura: < 1 minuto

Calçada na Amélia Amado é ocupada por floricultura (Foto Jorge Bitencourt/Pimenta).
Calçada na Amélia Amado é ocupada por floricultura (Foto Jorge Bitencourt/Pimenta).

Uma floricultura ocupa quase todo o passeio do estabelecimento na Avenida Amélia Amado, em Itabuna, desde quando foram iniciadas as obras de reforma da artéria. E o espaço para o pedestre vem sendo reduzido cada vez mais, diariamente, revelando a negligência de secretários  municipais para tratar do problema.
Já na Avenida do Cinquentenário, os camelôs voltam a ocupar a calçada, apesar das secretarias de Transporte e Trânsito (Settran) e da Indústria, Comércio e Turismo terem feito festa para “reurbanizar” a via, ano passado.

Tempo de leitura: 2 minutos

Formandos dizem que empresa decorou apenas o teto do clube (Foto Facebook).
Formandos acusam bufê de decorar apenas o teto do clube; empresa nega (Foto Reprodução).

O Buffet Del Pomo, de Itabuna, está sendo acusado de receber R$ 22,5 mil e não fornecer serviços de bufê e ornamentação para o baile de formatura das turmas de Ciências Contábeis e de Administração, ambas da Faculdade de Ilhéus. A festa ocorreu no último sábado (22), no Clube Social de Ilhéus.
De acordo com os formandos, na sexta-feira (21), a dona do bufê, Lucimar Del Pomo, afirmou que precisaria de mais R$ 8 mil, a título de empréstimo, por que a conta da empresa estava bloqueada. “Nós não aceitamos, pois já havíamos pago tudo, antecipadamente”, disse ao PIMENTA a comissão de formatura.
CONSTRANGIMENTO
Com o problema alegado pelo bufê, os formandos tiveram de comprar salgados e bebidas e alugar mesas, além de providenciar, eles próprios, quase toda a ornamentação do clube. Segundo os formandos, a empresa decorou “apenas o teto do clube”.
Dos R$ 8 mil dos doces e salgados, o bufê havia pago somente R$ 3,5 mil à fornecedora. Os formandos tiveram de complementar com R$ 4,5 mil além do contrato de R$ 22,5 mil. Com todos os percalços, a festa de colação de grau, anterior ao baile, começou com uma hora e meia de atraso.
– Passamos pelo maior constrangimento de nossas vidas – disse a representação da comissão dos formandos. As duas turmas prestaram queixa na polícia, na última segunda-feira (24), e decidiram acionar a empresa judicialmente.
OUTRO LADO
A empresária Lucimar Del Pomo reconheceu ter havido problemas no fornecimento de bebidas, doces e salgados. “Informei a eles que tive a conta bloqueada por questão trabalhista e o fornecedor (da bebida) não aceitava cheque”, disse.
Ela afirma que decorou todo o clube e acusa os formandos de simularem estar ornamentando o espaço onde ocorreu o baile de formatura. “Como eles iriam fazer? São 400 capas de cadeira, arranjo, 50 ilhas. Minha equipe estava toda lá”, disse.
Segundo Lucimar, o pagamento aos garçons fora do contrato estava previsto, embora cite apenas “gratificação”. A empresária diz, ainda, ter cobrando abaixo do valor de mercado para realizar a festa. A comissão de formatura esclarece que a gratificação – à empresa – seria apenas se todos os serviços fossem prestados a contento.
Nota atualizada às 17h45min

Tempo de leitura: < 1 minuto

IFBA jaquelineO campus de Barreiras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifba) suspendeu as aulas desta segunda e terça (24 e 25) devido ao luto pela morte da professora Jaqueline Fontes Cruz.

A educadora lecionava no Ifba de Barreiras e residia na região central de Itapetinga, no sudoeste baiano. Jaqueline morreu por volta do meio-dia em um acidente na BR-101, em Itajuípe (confira aqui), quando o carro em que viajava, GM Onix, rodou em uma curva e colidiu com um caminhão Ford F-4000.
Jaqueline viajava como carona. O carro era dirigido pelo namorado, Hemerson Pedroso. O namorado sobreviveu ao acidente e foi levado para o Hospital de Base de Itabuna, assim como o motorista do caminhão que colidiu com o Onix, Jeferson Santos.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Jaqueline era professora do IFBA (Foto Álbum Pessoal).
Jaqueline era professora do IFBA (Foto Álbum Pessoal).

A professora Jaqueline Fontes faleceu por volta do meio-dia desta segunda-feira (24) em um acidente próximo ao entroncamento da BR-101 com o município de Itajuípe, no trecho conhecido como Curva do Óleo.
A professora do IFBA estava em um GM Onix. O motorista perdeu o controle do carro de passeio e foi atingido por um caminhão F-4000. O Onix era dirigido pelo namorado de Jaqueline. O casal residia em Itapetinga e estava em viagem a Uruçuca para visitar familiares.
Tanto o namorado de Jaqueline, Hemerson Pedroso dos Santos, como o motorista do caminhão foram levados para o Hospital de Base de Itabuna com vários ferimentos. Todo o impacto da colisão foi no lado do carona do Onix, o que provocou a morte instantânea da professora.
Jaqueline era muito querida na região de Uruçuca, no sul da Bahia, e tinha entre suas amigas a prefeita do município, Fernanda Silva. “É com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento da minha amiga e ex-colega Jaqueline Fontes. Neste momento de dor e de irreparável perda, envio meus votos de pesar a toda família enlutada e a sua vasta legião de amigos”, disse ela por meio de sua assessoria. Atualizado às 18h48min.

Tempo de leitura: < 1 minuto

tuberculoseO Ministério da Saúde anuncia hoje (24), Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, a estratégia de implantação do teste rápido para diagnóstico da doença na rede pública e os novos números registrados no país. Será às 10h no auditório do ministério. Também será apresentada  campanha publicitária de combate e prevenção à tuberculose.
O Ministério da Saúde vai disponibilizar, gratuitamente, na rede pública, o teste rápido para diagnóstico, com capacidade de detectar a presença do bacilo de Koch, causador da doença, em apenas duas horas. O Gene Xpert, como é chamado o teste, também identifica se a pessoa tem resistência ao antibiótico rifampicina, usado no tratamento.
Em 2012, o Brasil registrou 70.047 novos casos de tuberculose. A taxa de incidência da doença no mesmo período foi 36,1 para cada 100 mil habitantes. O Brasil ocupa atualmente o 17º lugar em um ranking de 22 nações consideradas “de alta carga” – onde há grande circulação da doença. No país, a tuberculose representa a 4ª causa de morte por doenças infecciosas e a primeira causa de morte por doença identificada entre pessoas com HIV. Da Agência Brasil.

Tempo de leitura: 2 minutos

.
Faixa chama atenção para a necessidade de preservar rio grapiúna (Foto Pimenta).

Cidadãos dão abraço simbólico no Cachoeira no Grito da Água (Foto Pimenta).
Cidadãos dão abraço simbólico no Cachoeira no Grito da Água (Foto Pimenta).

O Dia Mundial da Água (22 de março) foi marcado, em Itabuna, pelo “grito” em defesa do Rio Cachoeira e mais recursos para saneamento básico. Cidadãos e representantes do Sindae, Fiscal Grapiúna e OAB participaram do 1º Grito da Água no município que lança, sem tratamento, mais de 91% do seu esgoto no Rio Cachoeira.
O Grito foi encerrado com um abraço simbólico no Cachoeira. O músico Non Moreira prestou homenagem ao rio declamando Saudade. Erick Maia, da base regional do Sindae, disse que o evento terá consequências.
Com o apoio da OAB local e demais entidades, serão deflagradas ações para ampliar o debate sobre saneamento, além de cobrança às autoridades de projetos de saneamento básico e despoluição do Cachoeira. Abaixo, Non Moreira declama Saudade (O rio da mata atlântica), de sua própria autoria.

A manifestação por mais saneamento e despoluição do Cachoeira revelou a pouca importância que as autoridades municipais dão à questão saneamento: apenas um vereador de Itabuna, Paulinho do INPS, participou do Grito da Água. Nem o prefeito Claudevane Leite nem o vice, Wenceslau Júnior, compareceram, assim como a diretoria da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa).
O deputado estadual Yulo Oiticica, autor do projeto de lei contra a privatização da Embasa, participou do Grito. Ele lembrou a luta para que a empresa estadual não fosse privatizada. Fundadores do Sindae também vieram a Itabuna, a exemplo do hoje vereador soteropolitano Gilmar Santiago, que lembrou da responsabilidade dos governos e da sociedade com a preservação dos mananciais e da necessidade de preservar os mananciais.
Manifestantes cobram mais saneamento básico (Foto Pimenta).
Manifestantes cobram mais saneamento básico (Foto Pimenta).

Tempo de leitura: 3 minutos

Rios Agência BrasilDa Agência Brasil
Nesse sábado (22), dia em que se comemorou o Dia Mundial da Água (22), importante lembrar que um dos principais problemas que o Brasil precisa enfrentar é a falta de conhecimento da população sobre a realidade dos recursos hídricos no país, afirma o coordenador do Programa Água para a Vida da organização não governamental (ONG) WWF-Brasil, Glauco Kimura de Freitas.
Para ele, a população está muito distante do tema água, que só chama a atenção quando há uma crise instalada. “As pessoas não procuram se informar de onde vem a água que consomem e o que podem fazer para garantir o abastecimento, há um desconhecimento geral. Os governantes têm sua culpa, as empresas e a mídia, também, e essa falta de esclarecimento reflete no cidadão.”
Kimura cita a pesquisa que o WWF faz a cada cinco anos sobre a percepção dos brasileiros sobre a água. Na última, em 2012, mais de 80% dos entrevistados nunca tinham ouvido falar da ANA [Agência Nacional de Águas], que é o órgão regulador dos recursos hídricos. “Há consciência sobre como economizar e de que pode faltar água. Mais de 70% das pessoas sabem dos problemas, mas o desconhecimento ainda é grande”, disse o especialista.
Outro problema é a má governança dos recursos hídricos, acrescenta Kimura. “É muito difícil dizer se vamos conseguir, ou não, suprir nossas demandas e é grande a chance de termos problemas no futuro com a gestão que tem sido feita”, disse ele, destacando que o Brasil está muito bem em termos de leis, como, por exemplo, a Política Nacional de Recursos Hídricos , o Conselho Nacional de Recursos Hídricos e os comitês de bacias hidrográficas, mas que não estão sendo implementados e fiscalizados como deveria.
“Fizemos a lição de casa até um certo ponto e precisamos mudar essa trajetória, fugir das consequências desse cenário que as Nações Unidas [ONU] projetam. Temos um arcabouço legal, bons modelos, mas a vontade política para fazer algo consistente está muito baixa, não só no âmbito federal, mas nos estados e municípios também”, destaca o coordenador do Programa Água para a Vida.
O Relatório de Desenvolvimento Mundial da Água 2014 , de autoria da ONU-Água, prevê que, em 2030, a população global necessitará de 35% a mais de alimento, 40% a mais de água e 50% a mais de energia.
“O tema água esta abaixo das prioridades. A ANA é um órgão técnico de excelência, mas os governos locais não dão conta de implementar os instrumentos que já existem, a sociedade não cobra, e as empresas só se mexem quando têm que cumprir a lei”, argumenta Kimura.
De acordo com ele, o terceiro gargalo na gestão dos recursos hídricos é o mau uso da terra. “As cidades vão crescendo, ficam dependendo de reservatórios, a maioria poluídos, e ocupando áreas de nascentes, que são os ovos de ouro da galinha. O planejamento urbano tem que ser levado muito a sério, e o setor de recursos hídricos precisa estar inserido.”
Para Kimura, na área rural, também há uma tendência de agravamento do problema com a flexibilização do Código Florestal , aprovado em 2012. Para ele, a diminuição das Áreas de Preservação Permanente (APPs), que agora levam em conta o tamanho da propriedade, coloca em risco os mananciais de água.
A Política Nacional de Irrigação, instituída no ano passado, também pode constituir um problema para o especialista do WWF, já que o crédito financeiro e as outorgas para captação de água vão aumentar.  “É como uma poupança: estamos dando cada vez mais senhas para acessar a nossa caderneta, mas ninguém põe dinheiro lá. Então, temos que ter um trabalho sério de proteção das nascentes e área de recarga de aquífero”, destaca Kimura, explicando que existem áreas de terra mais permeáveis que outras que precisam ter uma cobertura florestal em cima e que, por desconhecimento das pessoas, são pavimentadas ou assoreadas.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Estudante mascarado mostra bala disparada pela PM (Foto Maurício Maron/JBO).
Estudante mascarado mostra bala disparada pela PM (Foto Maurício Maron/JBO).

Jornal Bahia Online
A realização de um estudo sobre o valor da tarifa no transporte coletivo de Ilhéus era vista pelo Movimento Reúne Ilhéus como essencial para a redução no valor da tarifa. Não é o que aponta o trabalho feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), instituição ligada à Universidade de São Paulo. O estudo revela a necessidade de um aumento no valor da tarifa, que pode variar de R$ 2,60 a R$ 2,70.
O anúncio deste diagnóstico não pôde sequer ser concluído ontem à noite. Estudantes que compareceram à sede da Justiça Federal, onde aconteceu a audiência, não gostaram do resultado e protestaram. O prefeito Jabes Ribeiro; o vice, Carlos Machado, secretários, assessores municipais e vereadores tiveram que contar com a segurança de guardas municipais e de PMs para conter os ânimos dos manifestantes e deixarem o local.
Na saída, mais confusão. Os protestos continuaram. Estudantes ameaçaram atacar um ônibus que trafegava pela área e a PM agiu. Balas de borracha foram disparadas contra o grupo. Um estudante foi atingido. Mascarados provocavam a polícia e xingavam as autoridades locais. O clima de tensão só foi controlado quase uma hora depois do prefeito Jabes Ribeiro deixar o local sob fortes vaias.
Clique e confira imagens do confronto e a matéria na íntegra
Tempo de leitura: < 1 minuto

Rio Cachoeira fornece 24% da água consumida pelo itabunense (Foto José Nazal).
Rio Cachoeira corta área urbana de Itabuna (Foto José Nazal).

No Dia Mundial da Água, amanhã (22), Itabuna promoverá um grito pela recuperação do Rio Cachoeira. O Grito da Água começa com a concentração no Jardim do Ó, às 10 horas, percorrendo a Avenida do Cinquentenário até a Praça Camacã. De lá, segue para as avenidas Aziz Maron e Mário Padre (Beira-Rio), onde participantes darão abraço simbólico no Rio Cachoeira.
Será o primeiro Grito da Água em Itabuna. O evento está sendo organizado pelo coletivo Fiscal Grapiúna e a base sul-baiana Sindae (Sindicato dos Trabalhadores em Água Esgoto e Meio Ambiente na Bahia).
RIO CACHOEIRA DEGRADADO
Erick Maia é diretor da base do Sindae em Itabuna. Ele explica que o grito é apartidário e tem a finalidade de provocar discussão quanto à recuperação do Rio Cachoeira e aos recursos hídricos. “Itabuna tem quase 220 mil habitantes e apenas 8,7% do esgoto produzido no município é tratado”, diz.
Ainda segundo Erick, 17 projetos industriais não andam porque o município não dispõe de oferta de água suficiente para atender à demanda. Segundo ele, na área de Ferradas, a falta d´água afeta até mesmo o projeto de construção de mais de 2,1 mil moradias do programa Minha Casa, Minha Vida. O município também enfrenta dificuldades para captar recursos para o saneamento básico.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Roger com equipe do Pânico (Band) no programa desta semana (Reprodução).
Roger com equipe do Pânico (Band) no programa desta semana (Reprodução).

O carnaval já passou, Lepo, lepo nem mais está tão presente nas emissoras de rádio, mas se há alguém fazendo sucesso com a música-chiclete do carnaval é o garotinho Roger Lima. Com apenas seis anos, ele tornou-se fenômeno na internet.
O vídeo em que ele aparece dançando a música do Psirico já foi visto mais de 1,2 milhão de vezes nas três versões disponíveis no Youtube. Isso, sem contar as visualizações nas compartilhas via Whatsapp. Nesta semana, Roger foi uma das atrações do Pânico na Band.
No programa, ele explicou o movimento “diferenciado” do Lepo, lepo: “é em câmela lenta!”. Confira a coreografia invocada do garoto de Salvador.

Tempo de leitura: 2 minutos

Familiares e representantes da OAB visitaram comando da PM em fevereiro.
Familiares e representantes da OAB visitaram comando da PM em fevereiro.

(Foto Álbum Familiar).
(Foto Álbum Familiar).

Testemunhas do Caso Nadson Almeida serão ouvidas amanhã (21) no inquérito policial militar (IPM) que investiga a responsabilidade de policiais na morte do adolescente de 14 anos.
Os depoimentos serão colhidos na sede do comando regional da Polícia Militar, na Rua Almirante Barroso, centro de Itabuna, pelo Major Danilo, que preside o inquérito.
Nadson foi perseguido por uma viatura da PM, após não atender a uma ordem para estacionar a moto. A perseguição ocorreu no Bairro Lomanto, no dia 16 de fevereiro.
Conforme quatro testemunhas em depoimento à Polícia Civil, a viatura do Ceto tocou no fundo da moto que Nadson pilotava. O adolescente foi lançado ao chão e, em seguida, atropelado pela viatura.
Os cinco policiais negam que tenha havido atropelamento. Na versão deles, Nadson perdeu o equilíbrio em um quebra-molas e, metros depois, chocou-se no fundo de um GM Astra, na Rua Jorge Amado. Abaixo, vídeo registra perseguição ao menor.

PROMOTORA DETERMINA NOVAS DILIGÊNCIAS
O caso também é investigado pelos delegados de Polícia Civil Sione Porto e Evy Paternostro. Na terça (18), o inquérito foi enviado para o Ministério Público Estadual (MP-BA). A promotora Thais Monte Santo Passos Polo autorizou novas diligências pela polícia civil, incluindo a coleta de mais dados periciais e depoimentos de mais testemunhas, segundo o advogado Davi Pedreira.
Também presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-Itabuna, Pedreira é advogado da família de Nadson Almeida. “A farta prova documental já presente nos autos, aliado ao que já se tem em termos de perícia, é consistente para caracterizar e provar que Nadson realmente foi morto atropelado pela viatura policial”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Júlio Messias sofreu infarto durante férias em Aracaju (Foto Álbum Pessoal).
Júlio Messias sofreu infarto durante férias em Aracaju (Foto Álbum Pessoal).

Júlio Messias, bailarino e coreógrafo da banda itabunense Vera Cruz, sofreu um infarto fulminante na madrugada desta quinta-feira (20) em Aracaju (SE). O artista tinha apenas 26 anos e estava de férias na capital sergipana.
A direção da Vera Cruz emitiu nota em que lamenta a morte precoce do coreógrafo e informa que o corpo será trasladado para Itabuna, onde será enterrado no Cemitério Campo Santo.
O presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc), Roberto Silva, disse que o trabalho de Júlio era reconhecido pela sociedade grapiúna e prestou solidariedade à família do coreógrafo. Ele também era professor de uma das oficinas de arte e educação da Fundação Marimbeta. Com informações do Diário Bahia.

Tempo de leitura: 2 minutos

Bispo Dom Ceslau (centro) puxou rebanho de fiéis em procissão (Foto Pimenta).
Bispo Dom Ceslau (centro) puxou rebanho de fiéis em procissão (Foto Pimenta).

Cerca de 15 mil fiéis católicos participaram há pouco da procissão de São José, em Itabuna. Após cumprir trajeto por algumas das principais ruas do centro, os católicos se reuniram no largo da Catedral de São José para encerrar as homenagens ao padroeiro do município sul-baiano.
A procissão e a bênção ao Santíssimo Sacramento encerraram a programação de homenagens a São José. As festividades começaram com o novenário, no dia 10. Hoje, foram realizadas alvorada e missas festivas às 10h e às 14h, com a procissão na sequência.
O bispo Dom Ceslau Stanula mandou duro recado aos políticos. Ele criticou propostas como a descriminalização do aborto e os péssimos serviços prestados pelo poder público ao cidadão, principalmente na área de saúde. De forma sutil, também criticou projetos que afetam “a família e a sociedade”.
Fiéis disputam espaço para carregar a imagem do santo padroeiro (Foto Pimenta).
Fiéis disputam espaço para carregar a imagem do santo padroeiro (Foto Pimenta).

Milhares de fiéis participaram de homenagem a São José em Itabuna (Foto Pimenta).
Milhares de fiéis participaram de homenagem a São José em Itabuna (Foto Pimenta).