Tempo de leitura: < 1 minuto

A eleição para o Conselho Municipal de Saúde de Itabuna (CMSI) foi adiada no início desta tarde, após membros do colegiado e o jurídico da Secretaria Municipal de Saúde chegarem a entendimento de que o processo foi “atropelado” da forma como proposta pelo governo. A nova data ainda será definida.

A eleição estava prevista para o próximo domingo (14), segundo edital de chamamento público divulgado, ontem à noite, no Diário Oficial eletrônico do município. Os conselheiros mostraram que não havia tempo hábil (três dias) para mobilização das entidades e segmentos e a realização das eleições.

Ontem, este blog denunciou a manobra do governo para tentar obter maioria no colegiado de controle social na área de saúde. O secretário municipal Renan Araújo disse ao PIMENTA que o processo estava sendo transparente (confira em posts abaixo).

Tempo de leitura: < 1 minuto

Conselheiros municipais de Saúde em Itabuna debruçaram-se sobre as contas da Pasta comandada pelo médico Antônio Vieira e encontraram pérolas. Mesmo a ala governista do conselho está propensa a reprovar as contas da Secretaria de Saúde de Itabuna. A documentação referente aos três primeiros trimestres do ano passado foi enviada fora do prazo, o que seria mais um agravante para o secretário.

Vem chumbo grosso por aí.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Aperreado com o diligente Conselho Municipal de Saúde (saiba porque), o secretário Antônio Vieira deu o troco. O secretário de saúde havia garantido o transporte. Seria um ônibus como merecem os esforçados conselheiros.

Na hora da viagem, surpresa. Vieira enviou um buzu que mais parecia “espelunca” que, segundo um conselheiro, mais parecia uma “catanica” saída dos anos 60 – “fedorenta, cheia de mofo e que pegava no tranco e ligação direta”.

Os pobres conselheiros já estão se precavendo, pois dia 8 de dezembro tem nova viagem – desta vez, para Brasília.

A "catanica" mais parecia uma "espelunca".
A "fubica" só pegava no 'tranco'.
Tempo de leitura: < 1 minuto

Após ser denunciado ao Ministério Público do Estado por não apresentar relatório de gestão e de prestação de contas dos dois primeiros trimestres (confira aqui), o secretário municipal Antônio Vieira foi pedir arrego ao Conselho Municipal de Saúde.

Em ofício, solicitou prazo de 15 dias para que possa apresentar os relatórios. A proposta foi votada e rejeitada pelos conselheiros por 8×4.  Ou seja, ele deve apresentar os relatórios trimestrais imediatamente. A votação ocorreu há pouco.

Além de colocar Vieira no paredão, o Conselho também aprovou a convocação dos secretários municipais Maurício Athayde (Planejamento) e Carlos Burgos (Fazenda) para explicar o atraso de pagamento aos prestadores de serviço. E como os secretários não estão cumprindo com a palavra, também será convocado o prefeito Capitão Azevedo.

O conselheiro Domingos Andrade votou pela convocação e aproveitou para ironizar o titular da Fazenda, um ‘Lombardi’ em eventos e compromissos do município:

– Duvido que ele venha. É mais fácil [Capitão] Azevedo e a família do prefeito virem.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Dois gestos parecem clarear a aversão do secretário de Saúde, Antônio Vieira, à palavra transparência.

1- Passados dez meses de sua posse na Pasta, insiste em fazer beicinhos para a cobrança do Conselho Municipal de Saúde, que exige o relatório de gestão e prestação de contas dos dois primeiros trimestres de 2009. Ele se nega a atender o conselho e, por isso, se viu denunciado ao Ministério Público Estadual, ontem.

2 – O supervisor Valdélio Domingos dos Santos denunciou esquema de falsas visitas domiciliares no combate à dengue. Acabou punido. O técnico foi rebaixado de posto e, em seguida, devolvido para o órgão de origem, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Incomodou por revelar as deficiências criminosas no combate à dengue, doença que vitimou mais de 14 mil itabunenses este ano e matou oito pessoas.

Como o prefeito Capitão Azevedo gosta de afirmar que o seu governo é transparente, está mais do que na hora de cobrar do seu subordinado-insubordinado…

Tempo de leitura: < 1 minuto
.
Conselho está de olho em Vieira.

Sujeito “abusante” esse tal de Antônio Vieira, vice-prefeito de Itabuna e secretário de Saúde nas horas vagas. Nem os insistentes pedidos levaram o homem a encaminhar ao Conselho Municipal de Saúde o relatórios de gestão e de prestação de contas dos dois primeiros trimestres deste ano.

O desleixo do secretário levou a presidência do conselho a denunciá-lo ao Ministério Público Estadual, nesta segunda-feira. Até o momento, o colegiado de fiscalização e acompanhamento não sabe quanto foi investido ou se gastou em saúde no município.

É a primeira vez que um secretário não atende aos apelos do conselho. E foram vários pedidos de informação – todos solenemente ignorados pelo homem da Cotef. Vieira, decididamente, está brincando com fogo.