Cargos oferecem remuneração inicial de R$ 3.835 || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1minuto
Ilhéus é uma das cidades com vagas abertas no novo processo seletivo da Marinha do Brasil para o Serviço Militar Voluntário (SMV) de Praças Temporários. As oportunidades fazem parte de um edital que contempla nove Distritos Navais em todo o país e, na Bahia, também alcançam Salvador, Bom Jesus da Lapa e Juazeiro.
A Bahia, junto com Sergipe, integra o 2º Distrito Naval, que conta com 61 das 794 vagas oferecidas nacionalmente. A seleção abrange postos de Marinheiro Especializado, para candidatos com ensino fundamental, e Cabo, voltado a quem possui nível médio técnico.
As chances estão distribuídas pelas áreas de Saúde, Apoio, Administração e Industrial. Os aprovados terão direito ao Curso de Formação Inicial Continuada (C-FIC) — capacitação de curta duração voltada para uma atribuição técnica específica — além de benefícios como assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa. A remuneração inicial pode chegar a R$ 3.835.
As inscrições seguem abertas até 27 de janeiro de 2026, exclusivamente pela internet, no site da Marinha do Brasil. A taxa é de R$ 70, com possibilidade de isenção para inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) entre 12 e 14 de janeiro.
Sob a seta, Waldir de Roxinho, que fincou raízes no Rio de Janeiro
Tempo de leitura: 4minutos
Com o dinheiro curto, os pupilos de Robert Baden-Power embarcaram num avião da Cruzeiro do Sul na pequena viagem entre Canavieiras e Belmonte. Daí pra frente seria o que Deus quiser, sempre focados nos ensinamentos do Escotismo.
Walmir Rosário
Em 1958 Canavieiras pouco tinha a oferecer aos seus moradores, do ponto de vista exterior. Embora o cinema mostrasse o desenvolvimento ao redor do mundo, suas novidades, por aqui a vida girava em torno da economia cacaueira, das chegadas e partidas dos aviões de carreira, do movimento de navios nos portos, o futebol, a vida nas boates e bares.
De Canavieiras era possível, sim, “enxergar” o mundo através das emissoras de rádio do Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador, jornais, revistas, e pelo testemunho dos canavieirenses mais abastados que estudavam fora. Em 1958 a grande atração era a participação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, a ser disputada na Suécia, e a remota chance de ser campeã.
Mas o sonho de conhecer outras terras, a exemplo do Rio de Janeiro, não saía da cabeça dos mais jovens, a maioria sem condições financeiras para realizar um passeio dessa magnitude. Flanar por Copacabana, assistir aos jogos dos seus times no Maracanã, frequentar a capital federal do Brasil representava a glória para qualquer ser vivente.
Em abril de 1958 um grupo de 10 escoteiros resolveu transformar esse sonho em realidade. Nenhum deles possuía experiência em uma viagem dessa magnitude, mas não faltavam a coragem e a convicção do aprendizado de anos no Escotismo. E assim os garotos de 16 a 18 anos iniciaram o planejamento da viagem, com a aquiescência dos pais. Entretanto, um deles não voltaria.
Com o dinheiro curto, os pupilos de Robert Baden-Power embarcaram num avião da Cruzeiro do Sul na pequena viagem entre Canavieiras e Belmonte. Daí pra frente seria o que Deus quiser, sempre focados nos ensinamentos do Escotismo. E enfrentar a segunda parte da viagem não seria moleza para eles, pois o percurso de Belmonte a Vitória, no Espírito Santo, custou 21 dias de viagem, cumpridos em jornadas a pé.
E o grupo formado por Walter e Trajano Barbosa, Coló Melo, Raimundo Oliveira (depois tenente Raimundo), Orleans da Hora, Dinael Santos, Edson Dedo, Waldyr de Roxinho, Everaldino Piloto e José Araújo empreenderam o trajeto, sob o comando de Henrique Ciência. Nesse segundo trecho eles conheceram, de verdade, o valor do slogan do escotismo: “Sempre alerta”.
No percurso, privilegiaram a caminhada nos trechos de praias, superando as dificuldades que surgiam com frequência, atravessando a pé ou a nado os ribeirões e bocas de barras. Também tiveram que usar de artifícios para caminhar no meio de florestas, evitando as armadilhas naturais e os animais, principalmente as cobras.
Quando encontravam um sítio conversavam com os moradores sobre o melhor caminho que deveriam tomar e eram avisados sobre em que trechos poderiam parar para descansar e dormir. Num desses locais em que passaram a noite, como sempre, armaram e tocaram fogo numa grande fogueira para espantar as onças, cujas pegadas e os esturros foram vistas e escutados bem próximas.
Em um costado do mar foram obrigados a acelerar o passo para conseguir vencer o percurso enquanto a maré estava em baixa, do contrário poderiam ser tragados pelas grandes ondas. Cansados, já sem quase nenhum recurso financeiro e víveres, finalmente chegaram a Vitória, no Espírito Santo, e tiveram a ideia de se apresentarem ao prefeito.
A aventura dos escoteiros canavieirenses emocionou o prefeito, que os ajudou com alimentação e passagens de trem para o Rio de Janeiro. Na Guanabara se apresentaram na sede dos Escoteiros do Mar, foram recepcionados pelo General canavieirense Asclepíades Santos, participaram de uma feijoada, e no Maracanã assistiram ao jogo Brasil e Portugal, com a presença de Pelé e Garrincha, dois novatos na Seleção Brasileira.
Missão cumprida, 21 dias após embarcam no navio Comandante Capela com destino a Ilhéus, numa viagem de seis dias. Em seguida, viajaram na carroceria de um caminhão até Camacan, e a partir daí uma picape os levou a Canavieiras. Entretanto, dos 10 que empreenderam a viagem de ao Rio de Janeiro, um deles não voltou, continuou na Guanabara. Na bagagem, nem uma foto, selfie, ou vídeo, só as lembranças contadas.
É que Waldir Souza, o Waldir de Roxinho, resolveu se engajar na Marinha do Brasil, com a permissão de seu pai. Músico, saxofonista, foi incorporado à Banda dos Fuzileiros Navais, agora como clarinetista, conforme as recomendações do maestro regente. E Waldir faz carreira como militar e músico, viajando, conhecendo o mundo, até sua baixa como oficial.
No Rio de Janeiro constitui família, criou os filhos, depois formados e com carreiras pós-tituladas, prontos para enfrentarem a vida. Reformado na vida militar, eis que Waldir retorna a Canavieiras, onde retoma a vida civil, suas obrigações familiares. Nas horas de folga, se encontra com os amigos no Bar Laranjeiras, no qual possui cadeira cativa, e em sábados pretéritos, quando ainda existia a Confraria d’O Berimbau, como confrade batia o ponto.
Esse é o feito de quem determinou e direcionou sua vida no propósito de seguir carreira, transitar na sociedade com distinção, fazer amigos por onde passou e cuidar bem de suas obrigações. E na última quarta-feira – 15 de outubro de 2025 – Waldir de Roxinho alcança os 89 anos de vida, sempre rodeado pelos amigos: os que aqui deixou em 1958, e os que construiu ao longos desses anos.
Parabéns, Waldir!
Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado e autor de autor de livros como O Berimbau – Valhacouto de boêmios, disponível na Amazon.
Momento do resgate dos passageiros de canoa, neste domingo (12), em Itacaré || Imagem Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1minuto
Uma canoa naufragou quando atravessava a foz do Rio de Contas, neste domingo (12), em Itacaré. Segundo relato de cinegrafista amador, no momento do acidente, a embarcação estava lotada. De acordo com as primeiras informações, o transporte estaria sendo feito de forma irregular.
“Uma canoa, com bastante pessoas, atravessando o Rio de Contas, totalmente irregular, naufragou em frente à estátua de Itacaré [de Iemanjá]”, diz o autor de vídeo obtido pelo PIMENTA.
As pessoas que estavam na canoa foram resgatadas por cinco lanchas regularizadas da Associação dos Piloteiros Náuticos de Itacaré (Apini), que agiu rápido para evitar uma tragédia. Assista ao vídeo do resgate.
O PIMENTA solicitou mais informações à Marinha do Brasil e aguarda retorno.
Interdição temporária vai permitir retirada de cabos elétricos || Foto Sucom
Tempo de leitura: < 1minuto
A Ponte Lomanto Júnior, em Ilhéus, será interditada parcialmente, nesta sexta-feira (25), a partir das 9h, informa a Prefeitura. A medida será necessária para a remoção de cabos elétricos que estão pendurados e em contato com a foz do Rio Cachoeira. Além da Autarquia de Transporte e Trânsito (Sutram), a retirada dos fios vai mobilizar equipes da Marinha do Brasil e da Neoenergia Coelba.
Ao PIMENTA, a Superintendência de Comunicação do Município (Sucom) esclareceu que, durante o serviço, o tráfego sobre a ponte será regulado com sistema pare e siga. A previsão é de que o trabalho seja concluído ainda nesta sexta (25).
Apesar da interdição ser parcial, a Sutram recomenda que os motoristas usem a Ponte Jorge Amado como rota alternativa para trafegar entre o Centro e a zona sul da cidade.
Ainda segundo a Prefeitura, a interdição temporária é medida preventiva e essencial para evitar acidentes. Por isso, é solicitada a compreensão da população para que o serviço seja executado com segurança e agilidade.
Após resgate, vítimas estão a caminho de Salvador || Imagem ilustrativa/Marinha do Brasil
Tempo de leitura: < 1minuto
Um veleiro naufragou a cerca de 130 quilômetros da costa de Ilhéus, no sul da Bahia, por volta das 8h desta quarta-feira (21). Os três homens a bordo da embarcação foram resgatados pelo navio mercante Dan Sabiá, que navegava próximo ao ponto do naufrágio e alterou a rota para socorrer as vítimas. Ao PIMENTA, o 2º Distrito Naval da Marinha informou que o estado de saúde dos velejadores é bom e que eles devem chegar a Salvador ainda hoje, por volta das 23h.
Segundo informação do 2º Distrito Naval ao PIMENTA, o veleiro XEF tem registro da Capitania dos Portos de Pernambuco, mas ainda não é sabido se a viagem da embarcação começou naquele estado. A Marinha tomou conhecimento do naufrágio pelo canal de emergências marítimas (185), na manhã de hoje. Os homens foram resgatados por volta das 12h48min.
Ainda não identificados, os velejadores receberão atendimento médico no Hospital Naval de Salvador, caso seja necessário.
MOBILIZAÇÃO DE RESGATE
Acionada logo após o acidente, a Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus iniciou a coordenação das ações, e o Salvamar Leste, do Comando do 2º Distrito Naval, começou a Operação de Busca e Salvamento, com o envio da Corveta Caboclo para ajudar nas buscas.
A Marinha também divulgou Aviso aos Navegantes e fez chamadas pela Rede Nacional de Estações Costeiras (RNEC), com o objetivo de dar ampla divulgação ao fato e solicitar apoio às embarcações nas áreas próximas. A Força Aérea Brasileira (FAB), por intermédio do Salvaero Recife, também foi acionada pela Marinha do Brasil para auxiliar na operação. Familiares dos náufragos já foram avisados do regaste.
O Tribunal de Contas da União (TCU) constatou a ocorrência de superfaturamento na compra de pílulas do medicamento Viagra pelas Forças Armadas, feita entre 2020 e 2021, e ordenou a devolução de R$ 27,8 mil aos cofres públicas.
A compra do medicamento foi realizada pelo Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio de Janeiro. Ao todo, foram comprados mais de 35 mil comprimidos de Viagra, remédio para o tratamento de disfunção erétil em homens e também para hipertensão arterial pulmonar.
De acordo com o processo, um dos oito pregões feitos pela Marinha adquiriu cada comprimido de citrato de sildenafila, princípio ativo do medicamento, por R$ 3,65, embora o valor médio no painel de preços do governo federal para o período fosse de R$ 1,81. A Secretaria de Controle Externo de Aquisições Logísticas do TCU calculou que o edital da Marinha resultou em prejuízo de R$ 27.820,80 aos cofres públicos.
O caso da compra de Viagra pelas Forças Armadas ganhou repercussão em abril do ano passado, quando foi revelada pelo deputado Elias Vaz (PSB-GO), responsável por abrir a representação no TCU, junto com o senador Jorge Kajuru (PSB-GO).
O caso foi relatado no TCU pelo ministro Weder de Oliveira. Pela decisão do TCU, que foi publicada ontem (29), o Hospital Naval Marcílio Dias tem 90 dias para devolver o valor.
Processo seletivo abre inscrições na próxima terça (25)
Tempo de leitura: < 1minuto
A Marinha do Brasil abriu 549 vagas para o Serviço Militar Voluntário de Oficiais, nas áreas de saúde, técnica, magistério e engenharia. A remuneração inicial será de R$10.992,04 e poderá chegar a R$14.706,71. As contratações serão temporárias, com renovação anual, pelo prazo máximo de oito anos.
Para participar, é necessário ter nível superior completo na área da concorrência e ter de 18 a 41 anos até a data da incorporação.
As inscrições serão feitas de 25 de outubro a 8 de novembro. Nesse período, os interessados deverão entrar no site www.ingressonamarinha.mar.mil.br, clicar em Serviço Militar Voluntário, escolher o Distrito Naval para o qual desejam concorrer, acessar o link de sua inscrição e o respectivo Aviso de Convocação. A taxa é de R$ 140.
ETAPAS DA SELEÇÃO
O processo seletivo será composto por várias etapas de seleção. As provas escritas estão marcadas para 5 de fevereiro de 2023, com duração de 3h. Os candidatos responderão a 50 questões, sendo 25 de Língua Portuguesa e 25 de Formação Militar-Naval. Para ser aprovado, é necessário obter 50% de aproveitamento na avaliação.
Além disso, o certame terá prova de títulos, verificação de dados biográficos, verificação documental, inspeção de saúde e teste de aptidão física.
Depois de aprovados em todas as etapas, os candidatos passarão pelo estágio de adaptação, cujo período estimado é 11 semanas. As oportunidades são para diferentes cidades, sendo a maioria no Rio de Janeiro, a depender do Distrito Naval pretendido.
Marinha investiga se óleo é o mesmo que apareceu em 2019 || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1minuto
Moradores da Ponta do Ramo, no litoral norte de Ilhéus, encontraram fragmentos de óleo na praia e acionaram a Prefeitura, que, desde segunda-feira (19), monitora a região com apoio da Marinha do Brasil. Um material parecido também foi encontrado a pouco mais de 20 quilômetros da Ponta do Ramo, no São Domingos.
A Marinha recolheu amostras do óleo para inspeção laboratorial, que será feita em Cabo Frio (RJ). O secretário de Meio Ambiente de Ilhéus, Diego Messias, explicou que a maior parte do material está solidificada e misturada com areia.
“Vamos averiguar se essas manchas são provenientes de algum derramamento recente ou se têm ligação com o derramamento de 2019”, acrescentou.
O recolhimento dos resíduos é feito pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. “As nossas equipes seguem monitorando a situação e realizando o trabalho de limpeza nos pontos atingidos”, disse o titular da pasta, João Aquino.
Uma embarcação naufragou na Ilha de Cotijuba, em Belém (PA), nesta quinta-feira (8). Ao menos 14 pessoas morreram e 30 foram resgatadas com vida.
A embarcação transportava 70 pessoas e 26 estão desaparecidas. As buscas por sobreviventes mobilizam o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A Marinha do Brasil informou que a embarcação saiu do município de Santa Cruz do Arari, na Ilha de Marajó, em direção a Belém. De acordo com a Prefeitura de Belém, é provável que a lancha estivesse fugindo da fiscalização da Agência Distrital de Outeiro, pois era usada de forma clandestina.
Nesta terça-feira (30), a Marinha do Brasil emitiu alerta de mau tempo, com previsão de ondas de até 3,5 metros, ressaca e rajadas de vento sul e sudeste, na faixa litorânea que se estende de Caravelas, no extremo-sul baiano, a Salvador.
Dados emitidos hoje pelo Serviço Meteorológico da Marinha
De acordo com o Serviço Meteorológico da Marinha, o fenômeno do mar grosso, com ondas fortes, concentra-se na área de até 300 metros da costa e exige atenção redobrada de banhistas.
Por enquanto, o mau tempo não prejudica a visibilidade de navegação. A previsão é de que as condições climáticas atuais se estendam até esta quarta-feira (31).
Impacto da batida arremessou embarcação para fora do rio (imagem: TV Bahia)
Tempo de leitura: < 1minuto
Um adolescente de 12 anos faleceu após a colisão frontal entre duas lanchas no rio Boipeba, no município de Cairu, na noite desse domingo (17). Além da vítima fatal, três pessoas ficaram feridas.
Morto no acidente, Isack tinha 12 anos
Segundo o tio do garoto, Luciano Freitas, ele, o menino e a filha passeavam quando foram surpreendidos por outra lancha, que estava com os faróis apagados. Cíntia de Jesus Freitas, 20 anos, a filha de Luciano, ficou muito machucada e foi levada para o Hospital de Base de Itabuna, com quadro de saúde estável.
Ainda não identificado, o homem que pilotava a outra embarcação também foi encaminhado para o Base, em estado grave.
De acordo com a Marinha, que foi consultada pelo G1, uma das lanchas é inscrita na Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) como “Olivence VI”. A outra não tem inscrição nem nome. A Capitania dos Portos abriu inquérito para investigar o caso.
Corpo de mulher foi encontrado próximo à Praia Piracanga, em Maraú
Tempo de leitura: < 1minuto
Uma embarcação que saiu às 10h de sexta (15) de Ituberá, no baixo-sul do Estado, naufragou entre Maraú e Itacaré, causando a morte de uma mulher de aproximadamente 40 anos, identificada como Luciene Conceição Arandiba. Renilton Costa da Silva, de 52 anos, está desaparecido, e uma jovem, Mileide Arandiba, foi resgatada.
A embarcação havia zarpado de Ituberá para a região de Porto do Campo, em Camamu, também no baixo-sul baiano. Houve contato das vítimas com familiares, quando informaram que a embarcação estava sem óleo e solicitaram apoio, por volta das 16h30min de sexta. A embarcação não foi localizada na região apontada. Não houve mais contato e, na sequência, descobriu-se que a embarcação havia naufragado. A jovem resgatada foi levada para a Companhia Independente da PM em Itacaré.
A Marinha do Brasil recebeu comunicação por volta das 13h deste sábado e uma equipe se dirigiu ao local para investigações e iniciar as buscas. A embarcação foi encontrada 8 quilômetros ao norte da Barra de Itacaré, próximo à Praia de Piracanga, em Maraú. O corpo de Luciene Arandiba estava próximo à embarcação. As buscas para localizar Renilton Costa serão retomadas às 7h deste domingo. Atualizado às 12h09min deste domingo (17).
Tempo de leitura: < 1minutoInscrições estão abertas até o dia 20 deste mês
A Marinha está com inscrições abertas para o concurso público que visa o preenchimento de 86 vagas de médicos nos Comandos dos 2º, 3º 4º, 5º, 6º e 7º Distritos Navais. As oportunidades são para os estados da Bahia, Rio Grande do Norte, Pará, Rio Grande do Sul, além de Brasília. A inscrição pode ser feita até o dia 20 deste mês.
As vagas são profissionais nas especialidades de Alergologia (1); Anatomia Patológica (1); Anestesiologia (1); Cancerologia (1); Cardiologia (10); Cirurgia Geral (6); Cirurgia Plástica (1); Cirurgia Torácica (1); Cirurgia Vascular (2); Clínica Médica (7); Dermatologia (1); Endocrinologia/ Metabologia (2); Gastroenterologia (2) e Geriatria (2).
Há oportunidade também para profissionais nas especialidades de Ginecologia e Obstetrícia (8); Hematologia (1); Infectologia (2); Medicina Intensiva (2); Medicina Nuclear (1);Nefrologia (1); Neurocirurgia (1); Neurologia (2); Oftalmologia (5); Ortopedia e Traumatologia (2); Otorrinolaringologia (1); Pediatria (5); Pneumologia (1); Psiquiatria (10); Radiologia (4); Radioterapia (1) e Urologia (1).
Podem concorrer os profissionais com menos de 36 anos em janeiro de 2020 e que tenham concluído ou estar em fase conclusão do Curso de Medicina. As provas serão aplicadas na segunda quinzena de julho. O dia ainda será divulgado. A inscrição custa R$ 126 e deve ser feita exclusivamente pela internet, no site www.ingressonamarinha.mar.mil.br.
Um dia após a presidenta Dilma Rousseff retornar das férias na Base Naval de Aratu, em Salvador, os moradores da comunidade quilombola Rio dos Macacos denunciaram agressões por parte da Marinha do Brasil.
Eles relataram que o acesso à comunidade foi interrompido e que estariam sendo “intimidados” para deixar o local. A localidade se encontra a cerca de 500 metros da área militar.
A área do Quilombo Rio dos Macacos está no centro de uma disputa judicial e territorial envolvendo a Marinha do Brasil e os moradores. O conflito teve início na década de 50 do século passado, com a doação das terras pela prefeitura de Salvador para instalação da base militar. Informações da Agência Brasil.