Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma reunião na Câmara de Ilhéus, na quinta-feira (27), com representantes da Coelba e do Legislativo local serviu para que a empresa explicasse os motivos de tantas quedas de energia no município. No sábado (22), os ilheenses ficaram sete horas sem energia, mas a população reclama que no dia a dia as quedas de tensão são constantes.

Os prepostos da empresa disseram que por ser uma ligação antiga e feita em apenas uma única via, quando ocorre algum problema é necessária a verificação total da linha antes da religação. Esta verificação, que poderia durar em torno de 3 horas, acabou sendo maior, devido a um novo problema, decorrente do primeiro, o que elevou o tempo para a solução em mais quatro horas.

A Coelba informou que estão sendo investidos R$ 8,5 milhões na criação de uma segunda linha de transmissão de energia para o município. Esta linha permitirá que em caso de falta de energia como o que houve no último sábado, o problema seja resolvido no máximo em 15 minutos, com a mudança de uma rede para outra.

Os parlamentares Alcides Kruschewsky, Aldemir Almeida e Jailson Nascimento, além do advogado Pedro Sanches, representaram os usuários. Pela Coelba falaram o gerente de Planejamento, Ricardo Valente, o superintendente de Operações, Joubert Meneguelli, o gerente de Operações Regionais, Omar Nascimento, e o gestor de atendimento, Carlos Morais.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Da Coluna Tempo Presente, A Tarde:

Já está certo que o Ilê Ayê e outros blocos afros vão se apresentar no Estádio de Pituaçu pouco antes do jogo da Seleção contra o Chile. Será a Bahia mostrando ‘sua cara’. A CBF disponibilizou dois mil ingressos para os chilenos, que já se esgotaram. Ontem, o secretário Domingos Leonelli (Turismo) pediu a Virgílio Elísio (diretor da CBF) que disponibilize mais bilhetes para as operadoras do Chile. As razões, segundo ele, são óbvias: – Devemos tratar os chilenos bem. Eles são e serão nossos fregueses duas vezes, no futebol e nos hotéis.

Tempo de leitura: < 1 minuto
.
.

O programa Resenha da Cidade deste sábado vai entrevistar o ministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima. Ele fala sobre o encontro regional que o PMDB realiza domingo (30), em Itabuna.

Além de Geddel, que é pré-candidato do PMDB a governador da Bahia, o Resenha da Cidade  receberá outros membros do partido, como o ex-prefeito de Itabuna, Ubaldo Dantas, e o ex-deputado estadual Renato Costa.

O Resenha da Cidade é transmitido pela Rádio Jornal de Itabuna (AM – 560), das 10h ao meio-dia. Quem comanda é o vereador Roberto de Souza.

Tempo de leitura: 2 minutos

Jurema Barreto | juremacintra@hotmail.com

Todo ano, vemos as ruas de diversas cidades do Brasil e do mundo ficarem mais coloridas, não só de tonalidades e formas, mas de pessoas de raças, credos, etnias, idades diferentes, que em determinado momento se unem na luta contra o preconceito, contra a homofobia: são as Paradas do Orgulho Gay. Ir às ruas significa tornar-se visível, ocupar o espaço público, mostrar-se enquanto pessoa humana, por mais que o termo pareça redundamente.

Lembro que 60 anos atrás estas pessoas eram não-sujeitos, pois perseguidas em regimes nazi-fascistas foram jogadas em campos de concentração. Assim, como os judeus recebiam a estrela azul, a estrela de David, ciganos, negros também foram perseguidos.

Testemunhas de Jeová recebiam a estrela roxa, e os gays recebiam a estrela rosa dentro dos campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Eram forçados a realizar atividades desumanas e degradantes, além de não-sujeitos, agora estavam no não-lugar. Era preciso negar a existência desses “seres de menor valor”, era preciso exterminá-los e assim ocorreu o genocídio.

No pós-guerra surge uma grande necessidade mundial de se criar institutos e mecanismos jurídicos para impedir que atrocidades como essas voltassem a acontecer. Surge a ONU e a Declaração Universais dos Direitos Humanos. Fortalece-se a luta dos movimentos e organismos sociais.

Mulheres, negros, índios, quilombolas, ribeirinhos, crianças e adolescentes, idosos, trabalhadores etc, os sujeitos sociais começam a serem enxergados e atuar de forma decisiva, não mais como expectadores, mas atores sociais. Contudo existe ainda uma barreira a ser rompida, a barreira dos direitos da diversidade sexual e direitos sexuais.

As Paradas do Orgulho Gay mostram que estes atores sociais existem, e enquanto sujeitos de direito, estas pessoas merecem e precisam ser respeitadas. Dar visibilidade ao tema da Homofobia, dos assassinatos por ódio, da discriminação, da omissão da lei e dos legisladores, da ausência de políticas públicas para travestis e transexuais, da discriminação no mercado de trabalho, da negação de direitos civis; a Parada Gay é tudo isto.

Parabéns Itabuna. Parabéns a Bahia. Parabéns o Brasil, país que possui a maior quantidade de organizações LGBT do mundo e o maior número de Paradas Gays reconhecidas.

Jurema Barreto é advogada militante, assessora jurídica do Grupo Humanus – Grupo Gay de Itabuna e conselheira política do Fórum de ONGs LGBTT da Bahia

Tempo de leitura: < 1 minuto

O menino Aldinei Olveira Santos, de 9 anos, foi enterrado na tarde de hoje em Nova Viçosa. Ele foi vítima de um tiro acidental, disparado por outro garoto, um vizinho de oito anos, na noite de quinta-feira. Os dois brincavam com uma espingarda, que pertencia ao pai da vítima.

O dono da espingarda foi indiciado e deve responder a inquérito por homicídio culposo e omissão de cautela. O delegado de Nova Viçosa, Samuel Martins Neto, informou que a arma foi encontrada pelos garotos embaixo da cama, na casa dos pais de Aldinei.

O menino chegou a ser socorrido, mas morreu antes de receber atendimento médico.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O ritmo de trabalho é intenso no Parque de Exposições Antônio Setenta, em Itabuna, onde será realizada, de 26 de setembro a 4 de outubro, a Exposição Agropecuária e Feira de Negócios de Itabuna (Expofenita).

As equipes estão concluindo a montagem dos estandes, pintura de baias e recuperação das redes elétrica e hidraulica. De acordo com a comissão organizadora, tudo estará pronto bem antes do dia 30 de setembro.

A Expofenita está atraindo empresas ligadas ao agronegócio e terá a participação de órgãos como a Secretaria de Agricultura da Bahia. Durante nove dias, os visitantes poderão conhecer o que há de melhor na produção agropecuária da região, incluindo feiras de flores e a Expo-Cachaça.

A Expofenita é coordenada pelo Sindicato Rural de Itabuna, em parceria com a Associação Brasileira de Apoio aos Recursos Ambientais (Abará).

Tempo de leitura: < 1 minuto

PROFESSORA BAIANA DEMITIDA POR DANÇAR ‘TODO ENFIADO’

A dança da professora custou seu emprego e o sossego
A dança da professora custou seu emprego e o sossego

Uma dança ‘sensual’, numa pagodeira de Salvador. Até aí, nada demais. Mas a dança em questão foi sensual ao extremo e, pior, foi parar no site youtube.com. Foi o que bastou para uma professora do ensino fundamental, de 28 anos, ser demitida do trabalho em uma escola particular da capital e sua vida “virar um inferno”, segundo conta seu advogado.

No clipe, a fessora competia com outras duas dançarinas durante uma apresentação do grupo de pagode O Troco. A banda tem como característica convidar mulheres da platéia para dançar no palco. Não seria nada demais, não fosse a profundidade da coisa.

A música que levou O Troco ao estrelato por lá tem o sugestivo nome de “Todo enfiado”. O vídeo já teve mais de 100 mil acessos. Se quiser ser mais um nessa multidão, clique aqui. Mas, saiba que a coreografia faz jus – completamente – ao título, e pode ser necessário tirar os menores da frente do computador.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Era tudo o que o governo e a atual diretoria não queriam: um bate-chapa no Processo de Eleição Direta (PED) do PT na Bahia. Mas, pelo menos por enquanto, essa é a realidade. Além da chapa Partido Unido e Forte, que representa a corrente majoritária dentro do partido (CNB) e busca a reeleição de Jonas Paulo, outras quatro entraram na briga. A eleição ocorre no dia 22 de novembro.

As rebeldes – pelo menos por enquanto, frise-se sempre –, são a Militante e Socialista, representando a Tendência Marxista (TM), que tem como Benjamim Souza; Terra, Trabalho e Soberania, da tendência O Trabalho, liderada por Lourival Lopes;  e Contraponto Socialista, da corrente Brasil Socialista, com a candidatura de Maria Conceição.

Outra que entrou na briga foi a ‘itabunense’ Militante Merece Respeito, que representa a tendência Movimento PT e é encabeçada por Kazuiyuki Nakayama, o Kazuo (leia mais). Quem conhece eleição no PT sabe que todas as correntes estão abertas ao diálogo com a majoritária (CNB), mas também estão igualmente dispostas a, pelo menos, fazer muito barulho.

E isso é o que menos se quer dentro do governo, faltando menos de um ano para a campanha pela reeleição de Wagner.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Encontro de inimigos declarados no 6º Congresso Norte/Nordeste de Vereador. O deputado federal Roberto Britto (PP) e o senador César Borges (PR) foram convidados como palestrantes do evento que acontece desde a quarta, 26, na maravilhosa Porto Seguro, e será encerrado hoje.

Um sucede ao outro na programação de palestras deste último dia do evento. Apesar de terem origem em Jequié, no sudoeste baiano, os dois não se falam desde a eleição municipal de 2000 em Jequié. Foi quando Borges operou com toda a força da máquina estadual para fazer de Waldomiro Borges Júnior, o Borginho, prefeito. Britto peitou o então governador e conseguiu a reeleição a prefeito. De lá pra cá, é só birra…

Tempo de leitura: < 1 minuto
Ruy entrega carta de desfiliação na segunda, 31.
Ruy entrega carta de desfiliação na segunda, 31 (foto Bahia Online).

Adotando um tom moderado, mas crítico em relação às concessões do PT quando chegou ao poder na Bahia, o médico Ruy Carvalho concedeu entrevista coletiva na manhã desta sexta, no Ilhéus Praia Hotel, e afirmou que a sua saída para o PV significará a oportunidade de crescimento próprio e do Partido dos Trabalhadores. “Vamos crescer porque este é o momento de amadurecer as ideias e as relações”.

Apesar da mudança de partido, Ruy disse que vai trabalhar “25 horas” pela reeleição do governador Jaques Wagner, mas fez crítica ao olhar que o governo tem tido sobre Ilhéus e o sul da Bahia. ““Não é nada agradável ver, por exemplo, um companheiro como Ednei [Mendonça, gestor da Direc-6], um homem histórico e fiel às ideias do partido, ter que dividir um órgão com pessoas que sequer estiveram no palanque do governador”.

E foi mais duro: “espero que, com a minha saída, estes setores entendam que o PT de Ilhéus merece mais respeito”. De acordo com Ruy, a briga não é por cargo. “Isso seria muito pequeno”, afirmou. O reivindicado é o respeito à palavra, à opinião. “De que vale ser companheiro se não podemos ser ouvidos? Precisamos dizer o que queremos”.

Com informações e fotos do Jornal Bahia Online.

Tempo de leitura: < 1 minuto

As famílias beneficiárias do Bolsa Família que ainda não atualizaram seus dados cadastrais dispõem de um prazo maior para procurar as Prefeituras e evitar o bloqueio do benefício: o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) prorrogou até 31 de outubro a data para a revisão das informações no Cadastro Único – base de dados do programa.

Problemas operacionais no processamento de cadastro (rejeições de dados pelo sistema) e atraso no trabalho provocado por situações de emergência ou calamidade em alguns Municípios foram os motivos que levaram à ampliação do prazo.

Entre fevereiro e agosto, as Prefeituras atualizaram o cadastro de 1.617.954 famílias beneficiárias, do total de 3,4 milhões que precisavam passar pela revisão neste ano. Ainda restam cerca de 1,9 milhão que devem ter suas informações cadastrais alteradas até outubro. As informações são do Ministério do Desenvolvimento Social.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Moranguinho do Nordeste vai lutar por cadeira na AL
"Moranguinho do Nordeste" vai lutar por cadeira na Assembleia Legislativa

Militantes do PRB (Partido Republicano Brasileiro) estão reunidos no plenário da Câmara de Vereadores de Itabuna, na solenidade de posse de sua nova comissão provisória executiva. Quer dizer, essa é a agenda oficial, pois o grande ato da cerimônia foi o lançamento da pré-candidatura do apresentador Tom Ribeiro a uma vaga na Assembleia Legslativa da Bahia.

Tom, que comanda o programa Alerta Total, da TV Cabrália Record News, deve fazer dobradinha com o também apresentador Raimundo Varela, âncora do Balanço Geral, da Itapoã, que vai pleitear um mandato de deputado federal.

O PRB, braço político da Igreja Universal do Reino de Deus, pretende investir alto para aumentar sua representatividade popular e aposta no carisma dos dois apresentadores.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Os pequenos agricultores que atuam na feirinha do produtor, novamente instalada na entrada do bairro Pontalzinho, estão indignados com a ocupação do espaço por um vereador itabunense, que não preenche os requisitos para atuar na feira.

No local, quem tem autorização para comercializar produtos são os assentados da Roça do Povo e outros pequenos agricultores cadastrados pela Prefeitura.

Mas hoje pela manhã, como ocorre em quase todas as sextas-feiras, o “invasor” estacionou sua caminhonete carregada de frutas. Os pequenos chiaram, mas o “grande” não se importou com as reclamações.

Provavelmente, na semana que vem a caminhonete estará novamente no local.

"Invasão" na Feira do Produtor gera reclamações
"Invasão" na Feira do Produtor gera reclamações
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um leitor do jornal Tabu, de Canavieiras, encontrou as “pérolas” abaixo, que foram publicadas e fizeram o maior sucesso no histórico quinzenário.

Só faltou dizer que abenSoa também Us que sobem e us que descem...
Só faltou dizer que abenSoa também Us que sobem e us que descem…
Sabedoria pura: rejuvelhecer provavelmente significa aumentar a idade, mantendo a juventude
Sabedoria pura: rejuvelhecer provavelmente significa aumentar a idade, mantendo a juventude
Tempo de leitura: < 1 minuto

Termina hoje o prazo para os beneficiários atualizem seus cadastros no Programa Bolsa Família. O chamado vale para quem não atualizou os dados nos últimos dois anos, e serve para prevenir que haja distorções, como a de pessoas que não precisam receberem o benefício, a exemplo do vereador Alex Lopes Sousa (leia aqui).

Em Itabuna, a prefeitura está fazendo o atendimento no estádio Luiz  Viana  Filho (Itabunão. Quem não comparecer para  fazer o recadastramento terá o seu  beneficio bloqueado no mês de  setembro e no final  do ano ele será extinto. Das 20.635 famílias que recebem o benefício em Itabuna, cerca de 2 mil estavam com pendências nos últimos dois anos.

Para efetuar o recadastramento, é necessário a apresentação dos originais de todos os documentos das pessoas que residem no endereço do beneficiário. Para os maiores de idade são exigidos o CPF, Identidade, Carteira de Trabalho e comprovante de residência.