Tempo de leitura: 3 minutos
zé raimundo

A direção estadual do PRTB não está nada satisfeita com os rumos do partido em Itabuna. O presidente da legenda na Bahia, José Raimundo (foto), declarou há pouco ao Pimenta que a situação local não é nada confortável, com o PRTB na bancada de Azevedo e, ainda por cima, tendo a liderança de um governo do DEM.

O dirigente se refere ao vereador Milton Gramacho, que é o presidente local do partido. “Não podemos seguir nessa situação”, define Raimundo. A seguir, veja outros trechos da conversa.

Pimenta – O senhor se mostra insatisfeito com o posicionamento político do PRTB em Itabuna. Mas o vereador que representa seu partido aqui é o líder do governo. O que pode ser feito quanto a isso?

José Raimundo – A direção estadual do PRTB não tinha conhecimento dessa ligação de liderança do nosso vereador, Milton Gramacho, com o atual governo. Isso foi feito à nossa revelia. Quero antecipar que estamos com um pé na oposição, e vamos resolver essa situação.

Se não foi orientação do partido, qual será a posição da direção estadual?

Estamos analisando a destituição dessa diretoria, vamos trocar a presidência. Porque este, assim como o governo que passou, é um governo com que as orientações estatutárias do PRTB não coadunam.

O presidente do diretório municipal é o vereador Milton Gramacho, que sempre se posicionou junto ao fernandismo e à direita. Por que em Itabuna o PRTB sempre marchou com a direita?

Nossa insatisfação com esse posicionamento vinha desde a administração passada. Tínhamos um deputado como líder do governo na Assembléia e um vereador ligado ao DEM em Itabuna. Sabemos da amizade pessoal do nosso presidente com Fernando Gomes e com o Capitão Azevedo, mas o município de Itabuna é estratégico para nós. Não podemos continuar nessa situação.

O senhor reconhece a condição de amizade de Milton Gramacho com os dois últimos governantes e, além disso, seu posicionamento político alinhado ao destes. Ele pode não querer se desligar dessa forma, porque estaria traindo suas convicções. Se isso acontecer, cabe expulsão?

Não chegaremos a isso. O vereador sabe que deve seguir as orientações estatutárias do partido. Acredito que seguiremos, com ele, na oposição ao atual governo, em conformidade com o nosso estatuto.

Essa decisão sai em um momento em que o vereador Milton Gramacho tem seu mandato muito ameaçado, por conta do episódio da compra de votos na eleição em 2008 (leia aqui). Isso não estaria motivando toda essa revolução por parte da direção estadual?

Não, isso independe da situação do processo contra ele. Na verdade a gente torce pela manutenção do mandato, até ajudamos nesse sentido. Repito: o que nos prejudicou em Itabuna foi ele se manter na liderança do governo desastroso de Fernando Gomes e agora no atual, do capitão Azevedo.

O senhor falou que vai mudar a direção do partido em Itabuna. Já tem nomes?

Temos três ou quatro nomes, mas ainda não vamos divulgar. Mas adianto que são pessoas idôneas, que nunca militaram na política, mas que desejam ingressar nesse campo. Nunca disputaram eleição, até porque viam um partido amarrado ideologicamente às forças do atraso.

Qual a estratégia do PRTB para sair dessa?

Renovando os quadros. Arejando o pensamento, atraindo filiados de qualidade. E estamos fazendo isso em toda a Bahia, onde o PRTB está constituído. Estamos aí com uma cláusula de barreira que não foi totalmente extinta e que ainda nos assombra. Precisamos crescer e você sabe que nenhum partido cresce se mantendo à sombra de outros, com a marca de outros partidos, de outros pensamentos. Isso até assusta as pessoas que pudessem querer militar conosco. Queremos nossa própria identidade.

0 resposta

  1. O Sr. José Raimundo, nada mais é do satanás pregando quaresma.
    Isto posto é bom que todos saibam que o mesmo recebe mensalmente uma boa contribuição do Vereador Milton Gramcho.
    Portanto o que ele está fazendo é chatagem para receber mais.

  2. Isso é balela o Gramacho tá com o mandato perdido eles tão querendo ver se com o apoio de Wagareza, mantén o mandato do vereador por aqui, ele não tem mais dinheiro pra comprar a justiça e protelar o processo, ficam jogando desta forma, que também é um forma de pressionar o prefeito para ajuda-lo a manter-se no cargo.
    Essa jogada é velha.
    Possa ser até que dê certo, afinal estamos num país que cria difuldade pra vender facilidade.

  3. Que viagem! O cara entende que Itabuna é uma cidade estratégica, mas soube apenas agora, pela reportagem do Pimenta, que o presidente do PRTB em Itabuna é líder do prefeito na Câmara. Durma-se com um barulho desses! Aliás, PRTB é partido é?

  4. Só quero ver até quando esse mandato vai durar. Para que o presidente estadual e o vereador possam se locompletar, acho que estam fazendo um jodo tentando valorizar o mandato do Vereador, que quando perder o mandato que questão de dias possa ocupar algum cargo dentro do Governo.

  5. Esse presidente José Raimundo gosta muito é de dinheiro. Vai gostar de dinheiro assim lá longe.

    José Raimundo se você tirar o partido de Milton Gramacho, fique sabendo que não é o vereador quem está perdendo, é o partido quem vai perder. Milton sempre teve seu prestigio cam a população. Não fique aí com esse fogo de palha, você é como um cão que late, late, só que não morde ninguem, aliás, você é como arrame liso, cerca, cerca e não fura ninguém.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *