Tempo de leitura: < 1 minuto

Que a esquerda de Jussari sempre foi um caso para estudo, disso ninguém duvida. Lá, PCdoB é quase DEM – sempre tem umas alianças mal-explicadas pelo meio do caminho – e o PT é ‘aquilo’. Mas, para compreender a foto abaixo (a deputada comunista Alice Portugal ciceroneando a prefeita pepista Neone Cordeiro em uma audiência com Wagner): o elo entre as duas está à direita (ops!). Trata-se do vice-prefeito José Guimarães, comunista ‘azul’.

Pelo menos, uma coisa parece certa. Titular e vice estão mais unidos do que nunca. Só pra não dizer que não lembramos dela: a prefeita Neone deu um ‘chega pra lá’ – de ombro pode – no deputado Roberto Brito, que é de seu partido (PP) e ainda acredita que terá o apoio da gestora desse singular município chamado Jussari nas eleições do ano que vem. Parece que nessa briga, os argumentos de Alice Portugal são mais convincentes. Pra que radicalizar?

Foto: Alberto Coutinho - Agecom
Foto: Alberto Coutinho – Agecom
Tempo de leitura: < 1 minuto

Pelo menos 12 alunos do curso de Comunicação Social da Uesc estão com sintomas típicos da gripe suína (H1N1) depois de uma viagem a Curitiba (PR). Cerca de 40 estudantes universitários da região cacaueira estiveram no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), realizado na cidade que é uma das regiões mais infestadas pelo vírus da gripe A.

Os alunos do curso de Rádio e TV da Uesc estão apresentando febre alta, moleza e dores no corpo. O que preocupa é o tempo em que muitos desses alunos passaram sem ser medicados. Apenas depois de voltarem a freqüentar a sala de aula os alunos se deram conta de que havia similaridade entre os sintomas que vários deles apresentavam com os da gripe suína.

“Estávamos inicialmente acreditando numa coincidência e, depois, numa possível virose, já que muitos viajaram juntos. Mas nos últimos dias, cresceu muito o número de colegas com um mesmo sintoma e isso tem preocupado a todos”, contou um dos alunos, que pediu o anonimato.

O Paraná já registrou cerca de 1.400 casos da doença e 220 mortes. Alguns dos estudantes que participaram da viagem já começam, inclusive, a procurar os hospitais de Ilhéus e Itabuna e alguns já estão sendo monitorados pelos serviços de saúde. Os principais sintomas da gripe suína são febre alta (39º), falta de apetite, dores musculares e tosse.

As informações são do Bahia Online

Tempo de leitura: 2 minutos
.

Repórter fotográfico dos melhores da Bahia, o secretário de Governo de Ilhéus, José Nazal, também é expert em cálculos de quociente eleitoral. Depois de analisar a situação da Câmara ilheense, ele fez projeções a partir dos resultados da eleição proporcional em Itabuna e aponta – em quadros abaixo – quais seriam os suplentes que poderiam ser guindados à condição de vereadores em ‘Tabocas’.

Os cenários avaliados são de uma Cãmara Municipal itabunense com 17, 19 e 21 vereadores. É interessante a discussão porque o caso não será decidido, à primeira vista, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Se bem que o todo-poderoso ministro Gilmar Mendes já disse que o sensato seria a manutenção das regras de 2008.

“Não sei o teor exato dessa PEC. É extremamente difícil que seja aplicada de imediato, convocando suplentes como se tivéssemos realizado uma eleição a posteriori“, disse o presidente do STF. Enquanto a questão não se define no campo jurídico, eis as projeções de José Nazal.

Antes de ir às projeções, uma explicação. Os nomes em vermelho são os dos que podem ser agraciados. Antônio Carlos Prado (PMDB) morreu no dia 20 de agosto passado. Por isso, a projeção traz o nome do suplente da coligação, o também peemedebista Ricardo Xavier. Hoje, a Câmara de Itabuna tem 13 vereadores.

Projeção com 17 vagas

.

Projeção com 19 vagas

.

Projeção com 21 vagas

21 vagas

Sobre o assunto, leia artigo do advogado Allah Góes, publicado no Pimenta na manhã de hoje (confira aqui).

Tempo de leitura: < 1 minuto
Acácia, ao lado de Geddel e do deputado federal Raymundo Veloso. O filho, Márcio Veloso, não aparece na foto, mas é o grande articulador da aliança
Acácia, ao lado de Geddel e do deputado federal Raymundo Veloso. O filho, Márcio Veloso, não aparece na foto, mas é o grande articulador da aliança

Veloso pai e Veloso filho não estão para brincadeira e vêm com tudo para disputar as eleições do ano que vem. A ordem é não economizar esforços no intuito de renovar o mandato na Câmara Federal e, de quebra, faturar uma cadeira na Assembleia Legislativa.

Pai e filho já estão com escritório montado em algumas das principais cidades da Bahia, a exemplo de Barreiras, Eunápolis, Ilhéus e Salvador. E já fincaram os pés em Itabuna, território do também peemedebista Renato Costa.

Nesta cidade, os Veloso conquistaram o apoio da professora Acácia Pinho, que foi vice do Capitão Fábio nas eleições municipais de 2008. Eles deixam claro que pretendem ampliar a presença em Itabuna e fazer de Acácia a representante do grupo na terra dos “papa-jaca”.

O correligionário nativo que se cuide…

Tempo de leitura: < 1 minuto
Representantes do empresariado e deputado são recebidos por Wagner.
Representantes do empresariado e deputado são recebidos por Wagner.

O diretor-geral da Trifil, Ronaldo Heilberg, se reuniu com o governador Jaques Wagner, hoje, numa audiência que ainda contou com a participação do prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo (DEM), o deputado federal Roberto Britto, e representantes de clubes de serviço. Ronaldo discutiu com Wagner apoio ao projeto de ampliação da indústria instalada em Itabuna.

A ampliação da planta da Trifil no município está praticamente condicionada ao desenvolvimento do pólo têxtil do sul da Bahia. Na audiência, quem não saiu de mãos abanando foi o prefeito Azevedo. Foram assegurados equipamentos para a saúde do município, dentre outras garantias. A audiência também discutiu projetos para o município. Um dos presentes foi o novo presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (Acei), Eduardo Fontes.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O rompimento de uma adutora deixou sem água os moradores do centro e do Alto da Conquista, em Ilhéus, nesta segunda-feira. A área central e o bairro têm cerca de 40 mil moradores. Em Itabuna, onde o abastecimento fica por conta da Emasa, o problema atinge vários bairros e, nesta segunda, se agravou, atingindo também a área central. Vários condomínios comerciais tiveram que recorrer a carros-pipa ou ao velho balde.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A direção estadual do PTdoB confirmou, nesta segunda, mudança na comissão executiva do partido em Itabuna. O Sargento José Domingos sai da presidência do partido. Quem vai assumir o comando do PTdoB local é o fotógrafo Geraldo Borges. A comissão provisória do partido será ainda integrada por Eliane Dutra, Adriana Borges, Fábio Lima e Allana Borges.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Olivença vai receber grandes feras do surf.
Praia de Batuba, em Ilhéus, vai receber grandes feras do surf.

Grandes nomes do surf brasileiro e do continente vão agitar a praia de Batuba, em Olivença, entre os dias 7 e 15 de novembro. É quando Ilhéus vai sediar os Jogos Pan-Americanos de Surf 2009, competição que estava prevista para acontecer na praia de Stella Maris, em Salvador.

Dentre os nomes brasileiros já confirmados para a competição internacional, segundo a Overboard, estão “Uri Valadão (BA), Marcus Lima (RN) e Neymara Carvalho (ES), os tops da elite brasileira Rudá Carvalho e Franklin Serpa, a paulista Camila Cássia e os longboarders Phil Rajzman e Eduardo Bagé”.

A delegação reunirá ainda os campeões e vice-campeões das categorias Open e Júnior no Maresia Brasileiro de Surf. A praia de Batuba revelou para o surf mundial o ilheense Jojó de Olivença, hoje veterano e professor deste esporte. Nos bastidores, a versão é que o Pan-Americano mudou de local por força da patrocinadora master do evento.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Morena FM decidiu abrir mais espaço para o radiojornalismo e vai estrear um programa com duração de uma hora nas tardes de segunda a sexta. Os apresentadores serão Marcel Leal e Roberto de Souza, que fazem mistério quanto ao dia e horário que o programa irá ao ar. Definido mesmo só o quadro “Quem você manda para o penico?”. O entrevistado responderá a uma bateria de perguntas sobre personalidades locais, regionais ou nacionais. As ‘personalidades’ que forem reprovadas pelo entrevistado vão para o “penicão”. É uma quase paródia do “Para quem você tira o chapéu”, do televisivo Raul Gil.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O horário de verão começa à zero hora do dia 18 de outubro e, mais uma vez, a Bahia não vai alterar os ponteiros do relógio. Este ano, empresários de diversos setores reivindicaram a participação do estado na mudança de horário, alegando prejuízo para a economia baiana, que não segue o horário das principais cidades brasileiras. Mas o governador Jaques Wagner decidiu manter o estado fora do horário de verão.

A alteração no relógio é válida até zero hora de 21 de fevereiro de 2010. Vão aderir à mudança os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

E você, o que acha da ideia? Deixe sua opinião na seção comentários.

Tempo de leitura: < 1 minuto
flaviocomonte
Flávio conta com a simpatia de petistas de outras correntes.

O ex-prefeito e deputado federal Geraldo Simões disse que não vai intervir na eleição à presidência do PT em Itabuna para decidir quem será candidato pela sua ala, a Construindo um Novo Brasil (CNB), que apresenta três candidatos: Miralva Moitinho, Welington Duarte (“Gamelão”) e Flávio Barreto (“Flávio da Comonte”).

Todos são umbilicalmente ligados ao parlamentar. Mas há quem veja uma tendência natural do deputado em interceder pela candidatura da professora Miralva Moitinho, atualmente na direção da Direc 7. Um grupo da ala CNB defende o nome de Flávio, empresário, jovem e que poderia imprimir uma nova dinâmica ao PT local, além de circular bem entre outras correntes. Gamelão corre por fora.

O prazo para inscrição de candidaturas e chapas acaba no dia 23. As eleições estão previstas para o dia 22 de novembro.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A defesa do prefeito cassado Mardes Monteiro (PT) acumulou nova derrota no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) baiano. Mardes entrou com agravo contra a eleição suplementar, antes definida para o dia 4 de outubro. Na quinta passada, foi derrotado por 6×0 e agora vê confirmada multa de mil UFIRs por apresentar agravos seguidos, apenas para ganhar tempo em Brasília e adiar a eleição.

Quatro desembargadores votaram a favor e três contra a multa. Agora, o processo segue em Brasília. Por enquanto, quem comanda o município é o presidente da Câmara, Eudes Bonfim. Falta apenas definir uma nova data para a eleição suplementar.

Tempo de leitura: 2 minutos
Prisão de Ravengar teria detonado movimento do 7 de Setembro, diz Correio.
Prisão de Ravengar seria origem de movimento do 7 de Setembro, diz Correio.

A ala do DEM baiano mais próxima do ex-governador Paulo Souto não gostou nem um pouco da reportagem publicada neste domingo pelo jornal Correio da Bahia que falava das origens do crime organizado em Salvador, segundo revelou fonte do partido que, por motivos óbvios, não quer se identificar.

A matéria explica que criminosos como Cláudio Campanha, Val Bandeira, César Lobão, Aladim e Perna começaram ainda jovens no crime fazendo trabalhos menores no esquema até então dominado por Raimundo Alves de Souza, o Raimundão, preso em 2004. Presos pela polícia, especializaram-se no tráfico de drogas e na organização de quadrilhas nos corredores do sistema prisional baiano, ainda no governo de Paulo Souto.

A fonte diz que nomes ligados ao ex-governador acham que a matéria do Correio tem um importante propósito paralelo: consolidar a idéia de que os atuais líderes do crime foram forjados no péssimo estado das unidades carcerárias do governo passado.”Sem querer, a ação deflagraria nos anos seguintes [ao de 2004] uma ruptura no aparente ordenamento do comércio de drogas na capital, culminando no terror iniciado em pleno feriado de Sete de Setembro”, diz a reportagem.

Como se sabe, o jornal Correio da Bahia é controlado pela família do deputado federal ACM Neto, e para este não é interessante a eleição de Paulo Souto para o governo em 2010. O melhor dos mundos para Neto seria a reeleição de Jaques Wagner porque, desta forma, o deputado surgiria como candidato natural ao governo do estado pelo DEM, em 2014.

E, para isso, ele estaria usando o jornal da família para tentar solapar a candidatura de Souto, mesmo que de forma dissimulada. A fissura entre as alas carlista e soutista do DEM já estava evidenciada. A matéria do Correio serviu para ampliar um pouco mais esse vão. Um dos ‘demos’ via “sacanagem” com Souto na abordagem do jornal carlista. Não é pra tanto, né?

Tempo de leitura: < 1 minuto
Vereador promove coleta de assinaturas na Praça Adami
Vereador promove coleta de assinaturas na Praça Adami

O vereador Roberto de Souza (PR) não está disposto a desistir facilmente da ideia de revogar aumento nas contas de água em Itabuna. Na Câmara, o decreto revogatório ainda está nas comissões, mas é praticamente certo que a briga na esfera legislativa seja vencida pelo governo.

Souza afirma que, se for derrotado na Câmara, vai entrar com representação no Ministério Público. E, enquanto isso, promove coleta de assinaturas de itabunenses que não engoliram bem a água mais salgada (no preço).

Para lembrar: o questionamento sobre o reajuste se deve ao descumprimento da lei muncipal 2.013/06, que exige publicação da nova tarifa, 30 dias antes da mesma entrar em vigor.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Bandos de delinquentes de Itabuna elegeram a Praça Otávio Mangabeira, no centro da cidade, como cenário de acertos de contas no estilo do chamado “mundo do crime”.

Na noite de ontem, por volta das 20h30min, famílias se encontravam na praça, que é a única área de lazer do centro de Itabuna. Dezenas de crianças brincavam e, num palco, dançarinos se apresentavam…

De repente, correria, tiros, pânico, crianças derrubadas no chão. Foram minutos de terror, com mães desesperadas sem saber o que fazer. E não havia sequer um policial militar ou guarda municipal para garantir a segurança na praça.

Fato semelhante já havia ocorrido no início de julho, o que deveria servir de alerta. Mas, infelizmente, diante da inércia do poder público, a Otávio Mangabeira está se tornando um lugar cada vez mais perigoso.