Tempo de leitura: 2 minutos
.

Repórter fotográfico dos melhores da Bahia, o secretário de Governo de Ilhéus, José Nazal, também é expert em cálculos de quociente eleitoral. Depois de analisar a situação da Câmara ilheense, ele fez projeções a partir dos resultados da eleição proporcional em Itabuna e aponta – em quadros abaixo – quais seriam os suplentes que poderiam ser guindados à condição de vereadores em ‘Tabocas’.

Os cenários avaliados são de uma Cãmara Municipal itabunense com 17, 19 e 21 vereadores. É interessante a discussão porque o caso não será decidido, à primeira vista, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Se bem que o todo-poderoso ministro Gilmar Mendes já disse que o sensato seria a manutenção das regras de 2008.

“Não sei o teor exato dessa PEC. É extremamente difícil que seja aplicada de imediato, convocando suplentes como se tivéssemos realizado uma eleição a posteriori“, disse o presidente do STF. Enquanto a questão não se define no campo jurídico, eis as projeções de José Nazal.

Antes de ir às projeções, uma explicação. Os nomes em vermelho são os dos que podem ser agraciados. Antônio Carlos Prado (PMDB) morreu no dia 20 de agosto passado. Por isso, a projeção traz o nome do suplente da coligação, o também peemedebista Ricardo Xavier. Hoje, a Câmara de Itabuna tem 13 vereadores.

Projeção com 17 vagas

.

Projeção com 19 vagas

.

Projeção com 21 vagas

21 vagas

Sobre o assunto, leia artigo do advogado Allah Góes, publicado no Pimenta na manhã de hoje (confira aqui).

0 resposta

  1. Isso todo mundo sabe! Mas a regra só vai valer para 2012.
    A regra para leição 2008, foi baseada na convenção em junho 2008. Então Badú e outors que foram cortados irão procurar Gilmar Mendes.

  2. A urna é soberana, quem não foi eleito pela vontade do povo, dentro dos criterios convencionais já era. So em 2012 com outra eleição.
    O resto é conversa pra boi dormir.
    O Senador Cesar Borges estão te enganando, para voc~es pedir votods para ele.
    Vereador é o principal cabo eleitoral!

  3. Sim, esqueceram de Piçarra (PSDB)???
    Nadson Monteiro, infelizmente com 17 vagas, por conta da menor sobra, não fica com a vaga q seria de Piçarrinha

  4. Os deputados e senadores , querem empurrar goela abaixo do povo, vereadores que não foram eleitos em 2008, mas o STF comandado por Gilmar Mendes, não vai deixar.Quem não foi eleito, não foi diplomado vereador pela Justiça Eleitoral, exigem cargos para o qual o povo rejeitou nas urnas.Todos sabem que os vereadores, são os cabos eleitoral de deputados e senadores, recebem por isso.Por isso as cidades do interior ficam mendigando esmolas, pois os deputados copas do mundo só vem na cidade para acertar a compra do passe-livre dos vereadores e levar os votos.Pagou pelos votos, portanto não tem compromissos com as cidades que lhes confiaram os votos.Eleitores concientes só votem nos candidados de sua terra, pois deles vocês podem cobrar as promessas sabem onde mora.A região de Ilhéus na eleição passada deixou de eleger dois deputados Federal e dos Deputados Estaduais, sabem o motivo:Ilhéus deu ao candidatos copas do mundo quaze 40 mil votos, e o que eles trouxeram para a cidade. Nada!
    Inclusive o candidato eleito representante de Ilhéus, Raimundo Veloso, não colocou nenhum projeto beneficiando a cidade, e agora vem com novas promessas, rejeitem isses candidatos que já tiveram sua oportunidade e não cumpriu com as promessas feitas aos eleitores!
    O VOTO É A ARMA DO ELEITOR.NÃO DESPERDICE SEU VOTO!

  5. A recomposição das Câmara deverá acontecer para esta Legislatura. Sabemos que não é uma fato novo, pois, já aconteceu em outras oportunidades, lembremos do aumento dos mandatos de quatro para seis anos, ocorridos no final da década de 80. O processo que alterou o mandato para Presidente, permitindo a reeleição. Peça para o calculista, refazer os cálculos para a eleição dos 13 (coloque o cenário com e sem os votos de Milton Gramacho). Vejamos, pimenta vai arder!! Estou confiante e orando para que em breve dois desses guerreiros estejam Vereadores: Nadson Monteiro e Rosivaldo Pinheiro.

  6. walf e melke rabelo… chorem, esperniem, se esfaquiem, se mordam, se cocem, se ralem, se joguem pelo chão, chamem por seus pais e por suas mamães…façaz o que quiserem fazer… mas nem o supremo e esutem bem repito NEM O SUREMO tem copetência de barrar uma pec… kkkkkkk
    eu dou risada de vcs…. pec é constituinte…. ela nem passa por sanções presidenciais…é o próprio preseidente da câmara que a promulga…promular significa assinar o reconhecimento e divulga-la oficialmente… portanto se mordm de raiva pois a pec valerá para a atual gestão… rssssssssssssss
    abraços sinceros e aé a posse dos demais que estão chegando por aí…
    bjosssssssssss

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *