O estudo é daqueles ‘top secrets’ e o resultado desaponta, frustra a comunidade do Banco da Vitória, bairro ilheense localizado às margens da BR-415 (Rodovia Ilhéus-Itabuna).
E é às margens da rodovia e nos limites do bairro que está localizada uma fonte de água mineral que socorre a muitos, inclusive ciclistas que costumam trafegar na Ilhéus-Itabuna. Também atrai as atenções de turistas.
Daí que a Embasa fez uma análise da água e descobriu a presença de coliforme fecal. Um técnico da empresa explicou que a origem do problema está no avanço de construções no entorno da fonte. Sem uma rede de esgotamento ‘honesta’, os moradores são induzidos a construir pequenas fossas.
O ‘conteúdo’, então, contamina o lençol freático e ‘batiza’ a água, que a análise concluiu ser – de fato – mineral. O resultado da análise era guardado a sete chaves. Era…
Resposta de 0
Má dois anos me abasteço daquela fonte. Coincidentemente comentei ontem com minha esposa sobre a necessidade de enviar amostra para análise daquela água. Não por desconfiar de sua pureza. Apenas para segurança maior e mais tranquilidade. Como acessar o resultado daquela análise “guardada a sete chaves”?
Olha…esse estudo e o resultado positivo para coliformes fecais, já foi feito faz um bom tempo – coisa de anos – por professores da Uesc. Salvo engano com a profª. Maria Crizalda Ferreira Santos.
A Uesc fez divulgação dos resultados para os poderes públicos.
O resultado…não sei dizer!
Tudo muito leeeeeennnnttooooooooo
Água míneral,água mineral com coliforme fecal se beber vai se dar mal.
Quando eu leio a repeito dessas coisas: Destruição, contaminação ou coisa que o valha, só me lembro de um filme que eu assisti: “O dia em que a terra parou”, no qual um extra terrestre, enviado para tentar salvar o planeta terra, disse: “Essa espécie – humana – é destrutiva, tem que ser eliminada para que o planeta seja salvo, …!!!
Que tristeza, …!!!
Sou estudante da UESC e já tinha ouvido falar por lá que aquela água era “batizada”.
Coliforme aqui, coliforme ali…
A população dessa região e, como o blog noticiou, as pessoas que passam por ali, muitas vezes saciaram e saciam ainda sua sede com água daquela fonte. Por que somente agora esse resultado se outras análises já haviam sido realizadas? Tem caroço nesse angu! Ah, tem!
Seria porque a água mineral vendida em mercearias, distribuidoras e supermercados em geral estão se tornando cada vez mais cara e, portanto, inasce´ssíveis para “determinada” classe social?
FIQUEMOS DE OLHO!!!!!!!!!!
pq? a Uesc e Emasa guarda a sete chaves esse resultado!!!! pq?
Tenho um amigo a muitos anos, sai de Ilhéus e vai até o Banco da vitória, encher garrafão de água que diz ele ser mineral e medicinal.
Sempre que vou a Itabuna, vejo diversos carros parados na bica enchendo garafões de água.Um garrafão de água mineral, compro no supermercado por R$ 4, reais.Lá vou perder meu tempo de buscar água que não sei a procedência.Economizar alguns reais e gastar com gasolina enfrentar fila, para abaster garafão de água, para mim é burrice e das grandes!
Melck Rabelo!!!!!
Nestes muitos anos de amizade
com este seu amigo de muitos anos, você já bebeu água na casa dele?
Como dizem os chineses… SI RASCô, NÉ?
Deveria ser colacada uma faixa bem grande ali com essa informação, porque como o resultado não foi divulgado muitos continuarão bebendo daquela água. É PRECISO INFORMAR A POPULAÇÃO.
Já passei diversas vezes tarde da noite e vi essas camionetes paradas (acho que era uma saveiro). No fundo galões e mais galões de 20 litros e uma pessoa enchendo e colocando no fundo do carro. Pensei: Será que estão enchendo para vender? Pelo amor de Deus alguem tem que verificar isso? A quem denunciar? Pode ser algum malandro vendendo água batizada como sendo água mineral pura à população. Caramba… Como alguém pode ser tão picareta assim? Cadeia nele!!!!!!!!!!!