Tempo de leitura: < 1 minuto
Água 'batizada' mata a sede de moradores do Banco da Vitória e de quem trafega pela Ilhéus-Itabuna.
Água 'batizada' mata a sede de moradores do Banco da Vitória e de quem trafega pela Ilhéus-Itabuna.

O estudo é daqueles ‘top secrets’ e o resultado desaponta, frustra a comunidade do Banco da Vitória, bairro ilheense localizado às margens da BR-415 (Rodovia Ilhéus-Itabuna).

E é às margens da rodovia e nos limites do bairro que está localizada uma fonte de água mineral que socorre a muitos, inclusive ciclistas que costumam trafegar na Ilhéus-Itabuna. Também atrai as atenções de turistas.

Daí que a Embasa fez uma análise da água e descobriu a presença de coliforme fecal. Um técnico da empresa explicou que a origem do problema está no avanço de construções no entorno da fonte. Sem uma rede de esgotamento ‘honesta’, os moradores são induzidos a construir pequenas fossas.

O ‘conteúdo’, então, contamina o lençol freático e ‘batiza’ a água, que a análise concluiu ser – de fato – mineral. O resultado da análise era guardado a sete chaves. Era…

0 resposta

  1. Má dois anos me abasteço daquela fonte. Coincidentemente comentei ontem com minha esposa sobre a necessidade de enviar amostra para análise daquela água. Não por desconfiar de sua pureza. Apenas para segurança maior e mais tranquilidade. Como acessar o resultado daquela análise “guardada a sete chaves”?

  2. Olha…esse estudo e o resultado positivo para coliformes fecais, já foi feito faz um bom tempo – coisa de anos – por professores da Uesc. Salvo engano com a profª. Maria Crizalda Ferreira Santos.
    A Uesc fez divulgação dos resultados para os poderes públicos.
    O resultado…não sei dizer!
    Tudo muito leeeeeennnnttooooooooo

  3. Quando eu leio a repeito dessas coisas: Destruição, contaminação ou coisa que o valha, só me lembro de um filme que eu assisti: “O dia em que a terra parou”, no qual um extra terrestre, enviado para tentar salvar o planeta terra, disse: “Essa espécie – humana – é destrutiva, tem que ser eliminada para que o planeta seja salvo, …!!!

    Que tristeza, …!!!

  4. Coliforme aqui, coliforme ali…
    A população dessa região e, como o blog noticiou, as pessoas que passam por ali, muitas vezes saciaram e saciam ainda sua sede com água daquela fonte. Por que somente agora esse resultado se outras análises já haviam sido realizadas? Tem caroço nesse angu! Ah, tem!
    Seria porque a água mineral vendida em mercearias, distribuidoras e supermercados em geral estão se tornando cada vez mais cara e, portanto, inasce´ssíveis para “determinada” classe social?
    FIQUEMOS DE OLHO!!!!!!!!!!

  5. Tenho um amigo a muitos anos, sai de Ilhéus e vai até o Banco da vitória, encher garrafão de água que diz ele ser mineral e medicinal.
    Sempre que vou a Itabuna, vejo diversos carros parados na bica enchendo garafões de água.Um garrafão de água mineral, compro no supermercado por R$ 4, reais.Lá vou perder meu tempo de buscar água que não sei a procedência.Economizar alguns reais e gastar com gasolina enfrentar fila, para abaster garafão de água, para mim é burrice e das grandes!

  6. Deveria ser colacada uma faixa bem grande ali com essa informação, porque como o resultado não foi divulgado muitos continuarão bebendo daquela água. É PRECISO INFORMAR A POPULAÇÃO.

  7. Já passei diversas vezes tarde da noite e vi essas camionetes paradas (acho que era uma saveiro). No fundo galões e mais galões de 20 litros e uma pessoa enchendo e colocando no fundo do carro. Pensei: Será que estão enchendo para vender? Pelo amor de Deus alguem tem que verificar isso? A quem denunciar? Pode ser algum malandro vendendo água batizada como sendo água mineral pura à população. Caramba… Como alguém pode ser tão picareta assim? Cadeia nele!!!!!!!!!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *