Tempo de leitura: < 1 minuto
Edilson Oliveira - Foto - Oziel Aragão
Edilson Oliveira – Foto – Oziel Aragão

Uma briga entre dois doentes mentais deixou morto Silvio Esmeraldo Leite Filho, de 49 anos. Ele foi agredido até a morte a chutes e socos na noite deste domingo (11), por Edilson Oliveira do Rosário, de 39 anos, no interior do Albergue Bezerra de Menezes, no bairro Antique.

Edilson Oliveira é natural de Eunápolis. Segundo declarou ao blog Xilindró, a confusão teria sido iniciada quando tentou cantar uma musica de Roberto Carlos e foi repreendido por Esmeraldo. “Ele me disse que se eu cantasse ele ia me encher de murro. Eu fui e soquei ele”, revela.

Ele também informou que há dois anos teria assassinado o próprio, degolado. O DPT esteve no local do crime e fez o levantamento cadavérico. Edilson deverá ser encaminhado a uma unidade de tratamento psiquiátrico.

Com informações do Xilindroweb

Tempo de leitura: < 1 minuto
12-10-09_1519
.

Olhando rapidamente a imagem acima, parece apenas um veículo passando numa rua. Porém, quando se observa o que há por detrás da imagem no primeiro plano, dá pra perceber o risco a que o motorista esteve exposto: um pequeno rebanho pode ser entrevisto através dos vidros e na traseira do veículo.

Mas fica uma pergunta: esses animais são protegidos de quem, mesmo, para exibirem tanta ‘moral’ assim? Não é demais lembrar que essa é a mesma família de vaquinhas que há algum tempo vem sendo denunciada em diversos veículos de comunicação. Em tempo: a morada delas ainda é na avenida Manoel Chaves, no Jaçanã. E, sim, aquela parede branca é o muro do 15º Batalhão da Polícia Militar

Alô, Zoonoses!

.
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nomeado por indicação do deputado federal Geraldo Simões, o empresário Nilton Cruz quis formar ao seu estilo a equipe de assessores na Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial da Bahia (Sudic). Aceitou algumas sugestões para a Sudic em Salvador, mas o caldo ameaçou entornar por conta da situação em Ilhéus.

Ele escolheu para a Sudic no município a ex-delegada Socorro Pastor. E ainda outros dois nomes: Luciana Pires Mendonça e Valéria Monteiro de Carvalho. O secretário de Indústria, Comércio e Mineração, James Correa, não gostou da definição da equipe sem consulta prévia. Pior, a ala petista Construindo um Novo Brasil (CNB), da qual Geraldo Simões é membro, também chiou.

Nilton deu ‘piti’ e, conforme revela o Jornal Bahia Online, até ameaçou entregar o cargo. A turma do deixa-disso entrou no circuito. Certo é que Socorro Pastor deve ocupar uma pasta na área de assistência social. Na Sudic, terá que ser outro nome.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O empate sem gols com o Santos deixou o Vitória ainda mais longe do sonho de disputar a Libertadores 2010. O time não mostrou a gana de outras partidas e arrancou apenas um ponto do jogo contra o time santista. Com isso, caiu do 8º para o 10º lugar na tabela. O adversário está em 11º.

No Pacaembu, o rubro-negro foi bombardeado pelo ataque do Santos, que perdeu várias chances e até mandou bola na trave. Mais de 30 mil torcedores compareceram ao estádio para empurrar o escrete santista. O Vitória volta a campo no domingo, 18, contra o Náutico, que enfiou inacreditáveis 3×0 no Palmeiras, há pouco. Com 41 pontos, o rubro-negro baiano está a seis pontos do G-4.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Arilson (ao centro) apitou Ipiaú x Jitaúna.
Arilson (ao centro) apitou Ipiaú x Jitaúna.

Após mais de 30 dias afastado dos gramados pela comissão de arbitragem da CBF, o árbitro Arilson Bispo da Anunciação voltou a apitar uma partida oficial.

Ontem, Arilson foi o árbitro do jogo Ipiaú 5×0 Jitaúna, pela 11ª rodada do Intermunicipal, campeonato baiano que reúne as principais seleções do estado.

Desta vez, o árbitro foi feliz e não interferiu no resultado do jogo, algo bem diferente do que aconteceu na partida Corinthians e Botafogo, pela Série A do Brasileirão, no dia 23 de agosto. Arilson vacilou em, pelo menos, quatro lances capitais da partida.

1 – Ignorou um pênalti escandaloso a favor do Botafogo;

2 – Errou ao marcar falta que permitiu o segundo gol do Corinthians;

3 – Deu como válido um gol de mão marcado por André Lima, do Fogão; e

4 – Marcou pênalti inexistente a favor do Timão, que foi convertido.

Depois de toda a lambança do árbitro baiano, a partida terminou empatada em 3×3. À época, Arílson foi afastado pela comissão de arbitragem e levou uma ‘geladeira’ de 30 dias, curso com aulas teóricas e práticas de arbitragem e a obrigação de retornar ao apito em jogos das séries B e C do Brasileirão.

Como se vê, o retorno foi bem por baixo… Uma partida do Intermunicipal baiano.

As informações e foto são do blog Notícias de Ipiaú, de Afonso Mendes.

Tempo de leitura: 2 minutos
Fantasmas e zumbis devem ser os primeiros a cair na degola na prefeitura de Itabuna
Fantasmas e zumbis devem ser os primeiros a cair na degola na prefeitura de Itabuna

Cabeças devem rolar na volta do feriadão, na prefeitura de Itabuna. Os dias de folga foram de apreensão para muitos servidores municipais em cargos comissionados, que vêem a possibilidade real de entrar na lista da degola ao voltar ao ‘batente’.

São, pelo menos, 60 os ameaçados nessa primeira leva. Quem mais se assusta, nesse momento, são os assumidamente fantasmas – é, leitor, ainda existem desses, que até se orgulham de dizer que lá só pisam para pegar o dinheiro.

E tem razão de estarem com medo. A secretaria da Administração fez circular um papel em branco onde os demais secretários deveriam informar os nomes de todo seu pessoal – ué, e o recadastramento? – para dali saírem os ‘premiados’.

“No geral, algumas secretarias estão com pouco pessoal. Aliás, pouco pessoal que trabalha. Então, o que se espera, é que, se tem que demitir, que sejam os fantasmas”, apela uma fonte, ocupante de alto cargo na estrutura do governo, em contato com o blog.

Seria a lógica, mesmo, que desse bolo saíssem, primeiro, os fantasmas e os ‘zumbis’, aqueles que até aparecem, fazem uma média, mas não produzem muito para o governo.

Há algum tempo o município vem reclamando do inchaço da folha, e o secretário da Administração, Gilson Nascimento, chegou até a ameaçar demitir concursados. Claro que isso é bravata, para intimidar os trabalhadores que fizeram o último concurso e lutam para serem chamados.

O grande problema é que esses fantasmas são os cabos eleitorais do próprio prefeito e de seus aliados na Câmara de Vereadores. “Eu até admito cargo de indicação política. Mas que trabalhem. Fantasmas só trazem prejuízos ao governo”, emenda a fonte.

Tempo de leitura: < 1 minuto

De olho no transporte urbano de Itabuna e Ilhéus, Agulhão F. chama a atenção para o sofrimento que muitos ônibus, com seus assentos de metal e plástico, impõem a certa parte do corpo humano, um dissílabo ainda grafado com reservas em blogs de família. E o trovador, desiludido com os governos municipais (que deveriam impor regras às empresas do setor), apela para o imponderável.

Falaí, porta-voz dos passageiros!

A reclamação abunda
E esta vive em tormento,
pois ao sentar não afunda,
por ser bem duro o assento!…
Nossa parte mais carnuda,
dissílabo proeminente,
espera de Deus ajuda,
para não ficar dormente!…
Tempo de leitura: < 1 minuto
O governandor Jaques Wagner e a ministra Dilma Roussef
O governandor Jaques Wagner e a ministra Dilma Rousseff

A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) incendiou os bastidores do circuito político baiano em sua passagem pela terrinha, no fim de semana. Uma declaração dela deixou bem claro para os rebeldes o que é prioridade para o Planalto na Bahia, em relação às eleições de 2010:

“Geddel é ministro do governo Lula e o governador Jaques Wagner é uma pessoa que tem uma relação absolutamente próxima comigo, sobretudo com o presidente Lula, e portanto a nossa relação aqui é muito clara. Nós temos esses dois vínculos”.

Falta dizer muito pouca coisa pro peemedebista. Talvez que ‘aceitamos dois palanques, mas nosso apoio, aqui, é para Jaques Wagner’. Na verdade, depois de uma declaração dessas, não falta dizer mais nada.