Tempo de leitura: 2 minutos

Josias Gomes (Arquivo Pimenta)
Josias Gomes (Arquivo Pimenta)

O Pimenta conversou há pouco com o ex-deputado federal e ex-presidente do PT baiano, Josias Gomes, sobre a turbulência político-administrativa em Ilhéus, quando o prefeito Newton Lima exonerou 13 dos 15 secretários e outros 230 ocupantes de cargos comissionados.

Josias disse acreditar em acordo entre o prefeito e o Partido dos Trabalhadores, convidado a participar do governo municipal.

As bases serão consultados antes do “sim” – ou “não” – ao convite de Newton. O atual presidente do diretório do PT estadual, Jonas Paulo, estará em Ilhéus amanhã, dia 8, para conversar com o prefeito ilheense e ouvir os dirigentes do partido no município.

Caso o PT aceite o convite, poderá assumir uma importante secretaria do governo. Pode ser a Saúde, conforme deixa escapar o ex-deputado. Confira a entrevista.

O PT esperava um início de ano conturbado como este em Ilhéus?

Olha, desde o final do ano passado que estamos conversando com Newton [Lima], para compor. Mas ele mostrava resistência. Ontem, houve essa conversa do prefeito com o governador.

E Jaques Wagner, realmente, jogará a “bóia” para Newton?

Wagner topa apoiar [o governo] e se colocou à disposição de Ilhéus e da gestão.

E como é que fica agora?

Olha, Jonas [Paulo, presidente do PT baiano] terá conversa com Newton, amanhã. Sabe Deus no que vai dar. Ele [Newton] é muito imprevisível, mas eu estou animado em relação a essa conversa. A gente sabe que a situação do governo [de Ilhéus] não é nada boa, mas estamos dispostos a ajudar.

E com essa briga com o presidente da Câmara, ele terá que buscar novos aliados…

Isso, vai ter de se aliar mais, politicamente, conosco. Ele ficou de anunciar esse apoio à reeleição de Wagner em um ato em Ilhéus. Então, a minha impressão é que vai dar certo. O governo [o segundo mandato] ainda está começando. Se direcionar o governo para uma tomada de posição mais positiva, pode dar certo.

Mesmo após a campanha tensa de 2008, o senhor acredita nessa “concertação”, com o PT apoiando Newton?

Há uma certa desconfiança, mas o PT ilheense está aberto, bem aberto, para dialogar e ajudar o governo.

A conversa em Salvador definiu qual a participação do partido na gestão de Newton?

O PT não terá a Educação. É provável que assuma a Saúde, pois a menina [Marleide Figueiredo] vai sair.

E como é que fica essa negociação, tendo a deputada Ângela Sousa e o vice Mário Alexandre, interessados?

Ele [Newton] procurou o PT em busca de solução. Então, é a partir daí que vamos conversar. Não é arrogância.

O sr. diz que o diretório ilheense está aberto. Diz isso com base apenas na opinião de dirigentes?

Não. O presidente do diretório precisou viajar a Itambé, não está em Ilhéus. Digo isso pelo clima de mudança, virada na administração. É nesse espírito que vamos conversar.

Se o PT entrar no governo e a pasta for a Saúde, qual o nome do partido para o cargo?

Olha, nós ainda não conversamos com ele, mas o nome pode muito bem ser [o do médico Antônio] Rabat. Qual a nossa participação e se o PT entra no governo a gente saberá amanhã, nessa conversa do prefeito com Jonas [Paulo].

5 respostas

  1. Expliquem-me por favor!!!
    O que o Senhor Josias é do PT Ilhéus, para definir condutas, fazer acordos e falar em nome do Partido?
    Este Senhor, que já fez tanto mal ao Partido, tanto nacionalmente como estadualmente, agora quer, também levar o Diretório de Ilhéus para o buraco.
    ACORDA MARIO AMORIM, ACORDA MILITÂNCIA DO PT ILHÉUS. Como ele foi enxotado do PT de Itabuna, agora ele quer se encostar no PT de Ilhéus.

    Petista Desconfiado

  2. Quero lembrar ao companheiro “petista desconfiado” que antes dedisparar sua metralhadora giratória contra o ex deputado Josias Gomes, que procurasse apurar a verdade dos fatos, poisse ele não sabe, quando o nome do deputado foi envolvido no mensalão, quase todo mundo sabe que ele não se envolveu em benefício próprio, e sim pelo pelo PT da Bahia. acho que vc é quem está muito sonolento companheiro.

  3. sou totalmente a favor que o PT venha a compor o governo de Ilhéus, primeiro porque sou Ilheense, e sendo assim quero que minha cidade dê certo, e depois porque o PT de Ilhéus precisa marchar forte e unido para a eleição de Dilma e a reeleição de Jaques Wagner. Está mais que na hora de começar a pensar grande, até mesmo porque estamos sem nome para o próximo pleito municipal e nada melhor que começar a fortalecer o nome de Dr. Antonio Carlos Rabat.

  4. Consoante o comentário acima, somente “UM ANJO” seria capaz de tanta inocência.Desculpe, mas identifique-se amigo.Ficar atras do tôco,é coisa feia.(serve também para O PETISTA DESCONFIADO.Teem medo de que ? Afinal vçs não acreditam na democracia petista).Coisas de petistas que nunca sabem de nada.O Josias é mensaleiro sim, e dos burros.Levou só 50 mil.E isto custou-lhe o mandato.
    Fernando Florencio.
    Ilheus/Ba

  5. Picuinhas partidárias… bobagem… coisa pequena.
    Será que PT, PMDB etc e tal… pensa mesmo em beneficiar o municipio, a comunidade, o povo. Pensam apenas no grupo, ” quadrilha”… interesses próprios… pra governantes “burros” um estado sem perspectiva de crescimento, estagnado … falta gestão, organização e supervisão… qto mais o municipio crescer maior será o lucro… povo contente, é povo que não reclama, já falava Maquiavel… de onde tira que não coloca… um dia??? o quê?… tirem as vizeiras… pensam que são espertos? oh!!! coitados…

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *