Tempo de leitura: < 1 minuto

Brasil supera Rússia e conquista nono título da Liga (Foto Ramiro Pereyra/Vipcomm).

O Brasil acaba de se tornar o maior vencedor da Liga Mundial de Vôlei ao bater a Rússia por 3 sets a 1, em Córdoba, na Argentina. O time de Bernardinho conquistou o seu nono título da competição.
O time conseguiu imprimir ritmo e vencer os dois primeiros sets pelo mesmo placar: 25 a 22. Mas os brasileiros relaxaram no terceiro set e viram um tal de Mikhaylov destruir e fazer 25 a 16 para os russos.
A conversa tava ficando feia para os meninos de Bernardinho até que veio o duro quarto set. Hora de encerrar o papo. Brasil 25 a 23. E quem encerrou a prosa foi Krasikov, que mandou o saque para fora e deu ponto aos brasileiros.

Tempo de leitura: 2 minutos

Marco Wense
A aliança “demo-tucana” sofre sua primeira fissura. No principal comitê eleitoral de Paulo Souto, em Salvador, não aparece, na fachada do prédio, a foto de José Serra, candidato do PSDB à presidência da República.
O deputado federal Jutahy Magalhães, sem dúvida o tucano baiano mais próximo de Serra, não está, e com toda razão, nada satisfeito com a maneira como os democratas vêm tratando a candidatura do ex-governador de São Paulo.
É bom lembrar que o PSDB só aceitou se coligar com o DEM devido à eleição presidencial, de olho em um palanque para José Serra. Se o PSDB não tivesse candidato à presidência da República, os tucanos ficariam com a reeleição de Wagner.

QUEM SERÁ?

A expectativa em torno do carro de som da campanha de Geraldo Simões, candidato a deputado federal pelo PT, é grande. Mas só em relação ao seu candidato à Assembleia Legislativa do Estado.
Para presidente, governador e as duas vagas para o Senado da República, não há nenhuma dúvida: respectivamente Dilma Rousseff, Jaques Wagner, Walter Pinheiro e Lídice da Mata. Para deputado estadual, as apostas estão concentradas no Capitão Fábio, Jota Carlos e Rosemberg Pinto.

REELEIÇÃO

(Foto José Nazal).

Governaram durante 16 anos e não querem mais 4 anos para o governador Jaques Wagner. É esse o principal argumento dos que vão votar na reeleição do ex-ministro das Relações Institucionais do governo Lula.
Reeleito para o segundo mandato, Wagner vai governar por oito anos, ou seja, a metade do tempo que o carlismo governou a Bahia. E Geddel? Para esses eleitores, o candidato do PMDB pode esperar para 2014.
Tempo de leitura: < 1 minuto

O programa Bom Dia Bahia, da rádio Nacional, promete “dar nome aos bois” que participam de um esquema de retenção de salários na Câmara de Vereadores de Itabuna.
O caso, diz o apresentador Ederivaldo Benedito, já está sob investigação do Ministério Público estadual e promete, como diria a presidenciável Marina Silva, “tisnar” a imagem de um partido em Itabuna.
Confira nesta segunda, a partir das 7 horas, na rádio Nacional.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Depois de atirar no PV e fazer críticas ao modo centralizador do partido ao qual se filiou no ano passado, o médico Ruy Carvalho bateu em retirada. Ao Pimenta, confirmou a saída da legenda de Marina Silva e que procura um novo partido. Está de olho em 2012, quando deve – novamente – se candidatar a prefeito de Ilhéus.
Ruy, aliás, deu um “traço” nos observadores políticos ao anunciar seu apoio à eleição de Rui Costa para deputado federal. O ex-secretário de Relações Institucionais do Governo Wagner era um dos mais criticados pelo médico e ex-petista (relembre).

Tempo de leitura: < 1 minuto

Em seu blog, o radialista e ex-vereador Reginaldo Silva conta que um dos membros da Câmara Municipal de Itabuna estaria em maus lençóis diante da justiça. Silva afirma que o indigitado teria por hábito empregar assessores e reter os cartões bancários dos mesmos, para “abocanhar” os pagamentos”.
Segundo o radialista, um advogado gravou depoimentos de assessores que entraram no esquema e depois se sentiram lesados. O caso já seria do conhecimento do Ministério Público.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Bota de borracha é o calçado ideal para a festa na lama (foto Fábio Roberto)

A festa de meio milhão de reais, contratada pelo governo municipal para comemorar o centenário de Itabuna, acontecerá em terreno um tanto “pantanoso”.
Com as chuvas desses dias, é grande a quantidade de lama em toda a área da festa, ao lado da Prefeitura.
Recomenda-se ao público que utilize calçado adequado (bota de borracha é bem apropriada), uma vez que os organizadores já descartaram a possibilidade de recorrer a alguma cobertura que amenize o lamaçal.

Tempo de leitura: 2 minutos

Panfleto anuncia serviços do "Dr. Davi"

Um suposto dentista instalou-se recentemente na pequena cidade de Maraú, baixo-sul baiano, onde montou consultório e passou a atender pacientes. Não cuidou, antes, de procurar a Vigilância Sanitária e o Setor de Tributos do município, para obter o necessário alvará.
Agentes da Vigilância estiveram no “consultório”, situado na Rua Cônego João Pereira Ramos, número 50, e flagraram o suposto dentista em atividade. Houve uma investigação, na qual se descobriram coisas muito estranhas sobre o “odontólogo”.
A primeira descoberta foi a de que, apesar de se apresentar como “Doutor Davi”, o homem se chama Boaventura Rosa Silva. A segunda foi que ele não possui registro no Conselho Regional de Odontologia. E a terceira: apesar de se dizer formado pela Universidade Ibirapuera, inclusive trazendo o nome da instituição gravado no jaleco, o sujeito somente esquentou o banco da faculdade no primeiro semestre e depois sumiu. 
Após tantas descobertas, o Davi/Boaventura arranjou um dentista de verdade, de nome Eronato Lopes Moreira, declarando ao município que apenas administra o consultório, enquanto o outro é que atende os pacientes. Essa informação é desmentida pela Vigilância Sanitária, que flagrou o ex-estudante de odontologia “com a boca na botija”. Ou melhor, com o motorzinho na boca de um incauto.
O falso profissional vem sendo alvo de queixas, apresentadas por pacientes que reclamam da má-qualidade de seus serviços. E, como não consegue a licença para funcionar regularmente, teria passado a fazer ameaças ao coordenador municipal da sáude bucal, Kercius Ricardo de Souza Silva.
Testemunhas dizem que Davi/Boaventura tentou agredir o coordenador, em plena Secretaria Municipal da Saúde, no horário de expediente. O valentão, já denunciado ao CRO, precisou ser contido por um funcionário que o acompanhava, mas saiu gritando para Kercius Ricardo: “eu te pego!”.
Mesmo sem alvará e denunciado ao CRO pelo exercício ilegal de profissão, Davi/Boaventura já está se instalando em novo endereço. Na fachada, pode-se ler a placa com os dizeres “Policlínica Davi”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

 

O deputado estadual Capitão Fábio (PRP) e o federal José Carlos Araújo (PDT) decidiram fechar uma “dobradinha” nessas eleições. O acordo político prevê que os dois políticos estarão juntos em algumas cidades do sul da Bahia. A principal delas é Ilhéus.
Fábio e Araújo dizem que vão defender a bandeira do desenvolvimento. Eles incluíram no discurso temas como o Complexo Intermodal Porto Sul, que veem como um instrumento fundamental para destravar a economia do interior baiano.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Com a injeção de US$ 12 bilhões na economia brasileira, a China fechará o ano de  2010 como o nosso maior investidor estrangeiro. Os números traduzem um crescimento de 14.000% na comparação com 2009, quando os chineses investiram apenas US$ 82 milhões no Brasil, segundo dados do Banco Central.
Leia no G1 a reportagem sobre o novo papel do gigante asiático na economia tupiniquim, além de um mapa que mostra a distribuição dos investimentos chineses pelo País.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Acidentes aumentam na proporção em que cresce o número de motos nas ruas (foto Ardilhes Moreira/G1)

O crescimento do número de motocicletas em circulação no Brasil foi tema de matéria da Folha de São Paulo há uma semana e volta a ser discutido, pela mesma publicação, no editorial de hoje (clique AQUI se for assinante). Provoca uma reflexão necessária.
Em 2001, apenas 26% das cidades brasileiras tinham mais motos do que carros. Hoje, os veículos de duas rodas são maioria em 46% das cidades.
Segundo apuração da Folha, em 2005 havia 7,4 milhões de motocicletas, enquanto atualmente elas já são 15,3 milhões, numa variação de 105% em cinco anos!
Infelizmente, parte da consequência desse crescimento está na elevação da demanda para os coveiros. No ano de 1996, o Brasil registrou 725 motociclistas mortos contra 8 mil no ano passado (aproximadamente 22 óbitos por dia).
Para combater o que o jornal define bem como uma “estupidez alarmante”, aponta-se a necessidade de punir com rigor as infrações e abusos de motociclistas e investir em um transporte público eficiente.
Não se pode desconhecer as vantagens das motocicletas, mas a irresponsabilidade reiterada,em combinação com a falta de políticas públicas, faz com que esses veículos continuem sendo o meio de transporte mais rápido para o cemitério.

Tempo de leitura: 3 minutos

Walmir Rosário | wallaw2008@hotmail.com
Como acontece em todos os anos de eleições, o coitado do eleitor fica atônito sem saber em quem confiar. Sim, estou falando dos políticos candidatos e nas informações prestadas pelos seus marqueteiros e coordenadores de campanha, responsáveis pela barafunda de resultados de pesquisa de intenção de votos.
Os institutos de pesquisa também não deixam por menos e aumentam a confusão na cabeça do eleitor a cada resultado publicado, embora as aferições tenham sido realizadas nos mesmos dias e lugares. Mas, diriam, ou dizem os entendidos: “Cada pesquisa detecta um momento, daí os resultados díspares”.
A cada rodada de pesquisas nos deparamos com resultados cada vez mais esdrúxulos com diferenças abissais – próximas de 10 pontos percentuais – entre os dois principais candidatos à Presidência da República. Quem realmente está à frente nas pesquisas: Serra ou Dilma? Ninguém sabe, ou melhor, poucos sabem.
Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Era 1994. O cantor meloso Fábio Jr. se apresentava no Grapiúna Tênis Clube, para uma plateia que incluía centenas de desavisados fãs menores de idade.
Informado sobre a “meninada”, o então juiz da Vara da Infância, Derivaldo Martins, determinou que o show fosse encerrado imediatamente.
O mensageiro da ordem foi o comissário de menores, Haroldo Wenceslau. Este, se aproximou do palco e comunicou a decisão aos produtores do show.
Fábio Jr. resistiu. Haroldo repisou que ordem judicial é pra ser cumprida. E o cantor nem tchum. Resultado: levou um bofetão do comissário.
Fábio Júnior choramingou, balbuciou ao microfone. Prometeu que nunca mais se apresentaria por estas plagas.
Sabe aquele conselho “nunca diga nunca”? Pois é. O cantor assinou contrato com a prefeitura e faz seu show, dia 27, na Festa do Centenário de Itabuna, a um cachê robusto de R$ 103 mil.
Haroldo Wenceslau não é mais comissário de menores. Enveredou pelo caminho da política e hoje preside o PMN itabunense. Já decidiu que vai ao show.
O reencontro será ao som de Senta aqui.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A pesquisa eleitoral Datafolha, publicada ontem, revela que o presidente Lula tem influência decisiva sobre as intenções de voto de 46% dos eleitores baianos. É o grupo dos que dizem que votariam, com certeza, em um nome a governador indicado pelo presidente da República.
Na Bahia, aponta o instituto, o governador Jaques Wagner (PT) tem 44% das intenções de voto e Geddel Vieira Lima (PMDB), 12%. Ambos pertencem à ala governista. O oposicionista Paulo Souto (DEM) possui 23% das intenções de voto, conforme o Datafolha (confira aqui a última pesquisa sobre o cenário baiano).
Na Bahia, o instituto ouviu 1.060 eleitores. Ainda nesta semana, a Folha de São Paulo, dona do Datafolha, também publicará os resultados para o Senado Federal e a avaliação do governo do prefeito de Salvador, João Henrique (PMDB).

DILMA E SERRA EMPATADOS

O Datafolha de ontem também aferiu as intenções de voto para presidente da República. Foram ouvidos  O tucano José Serra e a petista Dilma Rousseff estão empatados com 37% e 36%, respectivamente. Marina Silva (PV) pontua com 10%. Plínio de Arruda (PSOL) e Zé Maria (PSTU) têm 1%, cada.
No segundo turno, é repetido empate técnico entre Serra e Dilma. Nesse caso, a petista tem 46% e o tucano fica com 45%. Na espontânea, o tucano tem 16% e Dilma, 21%. Marina tem 4%. A pesquisa nacional ouviu 10.905 eleitores. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.
A pesquisa mostra que 41% dos eleitores acreditam que Dilma Rousseff sairá vencedora da disputa eleitoral, ante 30% dos que creem na vitória do tucano José Serra e 2% levam fé em Marina, presidente. A pesquisa foi feita de 20 a 23 de julho.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Café Pomar reabre as portas nesta segunda-feira, 26, cedinho, cedinho. Há 67 anos, a casa do chá-mate, do Bombocado, do cafezinho faz parte da paisagem e da história de Itabuna. Os principais políticos e figuras da cidade passam ou passaram por lá.
Apesar de todo esse apelo histórico e de identidade grapiúna, a reabertura do café do Seu Mariano não consta da programação de aniversário de Itabuna.