Tempo de leitura: < 1 minuto

A dengue volta a preocupar especialistas em Itabuna. Os casos vêm aumentando e o município campeão da doença no ano passado registrou uma morte por dengue, ontem.
Jorge Luís Salustiano dos Santos era morador da rua Nossa Senhora Aparecida, na Mangabinha. A morte foi provocada por dengue hemorrágica, de acordo com confirmação clínica. Jorge foi enterrado neste domingo, 12.
No ano passado, a doença atingiu cerca de 15 mil pessoas no município e matou nove. Técnicos alertam para outro perigo: o erro no diagnóstico. Médicos têm recebido pacientes e diagnosticado uma simples virose quando o caso é de dengue.
Num dos casos, a paciente foi mandada para casa, após o médico receitar um Tylenol (paracetamol). Voltou logo depois para o Hospital São Lucas, vomitando sangue e com sintomas típicos de dengue hemorrágica.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O apelido dado ao sujeito que costuma infiltrar-se sorrateiramente nas relações conjugais é um dos verbetes incluídos na nova versão do Aurélio, o mais popular dicionário da língua portuguesa.
Na nova edição, Ricardão faz companhia a palavras como sex shop, tuitar, bluetooth, fotoblog e até botox. Para inserir os novos verbetes da linguagem contemporânea, o dicionário ficou 6% maior e já serve para que os pais menos atualizados conheçam melhor o vocabulário dos filhos.
Provando que realmente foi às profundezas do palavreado moderno, o Aurélio – erroneamente chamado “Pai dos Burros” – agora traz até o significado do “pré-sal”. Também mostrou afinidade com as provocações das torcidas, definindo “chororô”, e aportuguesou o famoso curativo, que agora pode ser escrito tal qual se fala.
Se o Ricardão levar uma cacetada após ser flagrado em território alheio, poderá tranquilamente recorrer a um “bandeide”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Os servidores públicos municipais de Ilhéus escolherão nesta segunda-feira, 13, a nova diretoria de seu sindicato. Luiz Cláudio Machado, o Lu, encabeça a chapa que tenta permanecer no comando da entidade pelo terceiro mandato consecutivo e quem enfrenta a hegemonia é o guarda municipal Alex de Aquino.
A eleição não será tranquila. Há notícias de manipulações e irregularidades, inclusive uma manobra para que pessoas estranhas ao quadro de servidores votem num dos candidatos.
Já tem gente de olho na maracutaia e a disputa tem tudo para ir parar na justiça.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Do Tempo Presente, d´A Tarde
Pesquisas em série, como as que estão sendo feitas agora por Ibope, Datafolha e Vox Populi, são indicativos razoavelmente seguros das tendências dos humores do eleitorado.
Em 2006, por exemplo. De início, Paulo Souto tinha 62% caindo aos pouquinhos, mas sempre caindo. Wagner, ao inverso, sempre subindo. O resultado final foi imprevisto, mas a tendência estava explícita.
Em 2008 idem, idem com João Henrique.
Tinha uma rejeição de 64% e aceitação de 11%.
Confira as pesquisas: rejeição sempre baixando e a intenção subindo devargazinho, dentro da margem de erro, mas para cima.
E o que as de 2010 estão dizendo? Para o governo: Jaques saiu de 38% e estabilizou se em 49% na ponta de cima, e Geddel de 9 para 14, também cresce lentamente, enquanto Paulo Souto está descendo a ladeira devagar e sempre.
Senado: César Borges, que era absoluto nos seus 35% a 38%, está caindo (29% no Ibope de sexta) e embolou na disputa com a dupla Lídice e Pinheiro. Note-se que Zé Ronaldo, antes na faixa de 9%, subiu a 14% no Ibope, e Aleluia subiu de 7% para 11 no Datafolha.
A tendência pró-governistas é nítida. Dizem os oposicionistas que a circunstância é ditada pelo efeito Lula, mas o governo já botou todo o gás, e a ‘tempestade’ tende a amainar. Dizem os governistas que eles estão ganhando um jogo que ainda está sendo jogado e o placar pode aumentar.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O secretário da Administração de Itabuna, Gilson Nascimento, negou que esteja saindo do governo, embora fontes do próprio centro administrativo sustentem que as relações entre ele e o prefeito Capitão Azevedo tenham se estremecido nos últimos dias. E o motivo são realmente divergências entre Nascimento e o secretário da Fazenda, Carlos Burgos.
Quem acompanha a briga de perto assegura que a negativa do titular da Administração é somente uma maneira de evitar que a roupa suja seja lavada fora das dependências da Prefeitura.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma proposta apresentada pela Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) sugere incluir a revitalização do Rio Cachoeira como condicionante ao projeto de duplicação da rodovia Ilhéus – Itabuna.
A ideia, que também tem a assinatura do Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região, foi encaminhada à Secretaria do Meio Ambiente do Estado. Nos dias 9 e 10, a Sema realizou audiências públicas em Itabuna e Ilhéus para discutir o projeto de duplicação.
Está aí uma sugestão que precisa ser abraçada por todos aqueles que terão alguma influência na definição de condicionantes para a intervenção na BR-415.
Se não for agora, já era!

Tempo de leitura: < 1 minuto

Segundo informações, o ex-chefe do setor de Recursos Humanos da Câmara de Vereadores de Itabuna, Kleber Ferreira, teria uma “bomba” com forte potencial para detonar o presidente do legislativo municipal, Clóvis Loiola.
O explosivo estaria em forma de recibos, que comprovariam retiradas volumosas das contas da Câmara: alguns em valores de R$ 15 mil e R$ 20 mil.
De acordo com o blog do Reginaldo Silva, os documentos guardados pelo ex-servidor têm assinatura de uma mulher.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Bahia fez a sua parte ao bater o Ipatinga (MG) por 3 a 1, no estádio de Pituaçu. Deve agradecer à Portuguesa, que bateu o líder Figueirense por 1×0, no Canindé.
A combinação de resultados deixou o tricolor baiano na vice-liderança da Série B do Brasileiro, com 37 pontos, dois a menos que o Figueirense, com 39.
O Bahia venceu com gols de Jancarlos e de Mendes, que amargou quatro meses de banco com Renato Gaúcho à frente do time. Na partida deste sábado, o ex-Vitória também não jogaria não fossem os desfalques de Rodrigo Gral e Jael. Não à toa, Mendes derreteu-se em lágrimas.
Enquanto o tricolor cumpre a sua parte, o Vitória vai acumulando frustrações na Série A. Embora não tenha perdido, o rubro-negro baiano enfrentou o Flamengo e permitiu, por duas vezes, que o time carioca empatasse o jogo. A peleja terminou em 2 a 2, em Volta Redonda.