Tempo de leitura: 2 minutos

RÉU CONFESSO FALA EM TRAIÇÃO DA EX-NAMORADA
VERSAO FOI DESMENTIDA PELA DELEGADA SIONE PORTO

Francisco fala em traição para tentar diminuir pena (Foto Riane Brandão – Agora Santa Inês/MA).

O réu confesso do assassinato da ex-funcionária da Santa Casa de Itabuna, Eliane Oliveira, levou dois socos no rosto ao chegar ao Fórum Ruy Barbosa, nesta tarde de terça-feira, 14, em Itabuna. E só não foi linchado por causa da intervenção de policiais militares.
Uma multidão avançou sobre Francisco Paulo Lins da Silva. A polícia conseguiu conter a fúria de familiares e amigos de Eliane, revoltados com o crime e a frieza do assassino, que está há dois meses no Conjunto Penal de Itabuna.
Francisco e mais 11 testemunhas foram ouvidas pela juíza da Vara do Júri e Execuções Penais, Cláudia Panetta, nesta tarde de terça-feira, 14.  À juíza, o réu confesso repetiu o que disse à polícia: matou Eliane ao “descobrir” que ela o traiu.
Ainda na fase de conclusão do inquérito, a delegada Sione Porto disse que a versão de Francisco Paulo não era verdadeira e tinha apenas a finalidade de aliviar a pena para o criminoso (confira entrevista exclusiva). Das 11 pessoas ouvidas, nove foram de acusação e duas de defesa.
Francisco matou Eliane no dia 24 de janeiro deste ano, no bairro Pontalzinho, em Itabuna. A vítima vivia com ele há oito meses. De acordo com familiares da vítima, Francisco era ciumento mas se relacionava bem com todos.
A tese de parte da família é de que o assassinato de Eliane tem a ver com a descoberta de crimes praticados pelo motorista, que já era procurado pela Justiça de Goiás e São Paulo, além das polícias de Pernambuco e Minas Gerais. Uma mulher também teria procurado a vítima e afirmado que terminou relacionamento com Francisco porque ele tinha perfil violento.
O assassino ficou foragido por quase sete meses e foi localizado e preso pela polícia no dia 3 de agosto deste ano em Santa Luzia do Tide (MA), por meio de denúncia anônima. Uma foto publicada no PIMENTA ajudou a identificar o réu, conforme os investigadores da polícia de Santa Luzia do Tide (MA).

Tempo de leitura: < 1 minuto

Um grupo de índios da tribo tupinambá de Olivença ocupou hoje (14) o escritório da Funai em Ilhéus. A principal reivindicação é a posse de um representante da etnia como coordenador-técnico do órgão federal na cidade.
Outra reivindicação tem a ver com a polêmica demarcação de terras na região de Olivença, abrangendo partes dos municípios de Ilhéus, Una e Buerarema. A questão é delicada e põe em confronto índios e os atuais proprietários das terras, incluindo pequenos produtores rurais e empresários do setor hoteleiro.
Apesar do transtorno causado, a ocupação é pacífica e não houve danos ao patrimônio público. Funcionários do escritório também puderam entrar e sair do local sem impedimentos.
No início da noite, os tupinambás conseguiram fazer contato por telefone com um assessor da presidência da Funai em Brasília e aguardavam algum posicionamento do presidente da fundação, Márcio Meira.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Não se sabe se José Nazal é mais apaixonado por Ilhéus ou pela fotografia, mas o fato é que ele soube unir com êxito as duas paixões no livro “Minha Ilhéus”, que conta a história de uma das mais belas cidades do Estado em imagens que emanam saudade e nostalgia.
Uma edição revista e ampliada do livro será lançada no próximo dia 23, às 18 horas, na sede da Academia de Letras de Ilhéus, e já desperta a curiosidade de quem entende a importância de olhar o passado para entender o futuro.
A expansão da cidade, em alguns casos agressiva (como na invasão do manguezal onde atualmente está o bairro Teotônio Vilela), merece destaque no livro.
A editora é a Via Litterarum.

Uma panorâmica de Ilhéus em 1965. Em quase meio século, muita coisa mudou
Tempo de leitura: < 1 minuto

Para alívio dos servidores comissionados da Prefeitura de Itabuna, o salário de novembro foi depositado nas contas na tarde desta terça-feira, 14. Pela manhã, o PIMENTA denunciou o atraso e revelou o receio de que o décimo terceiro não seja pago até o dia 20, data-limite estabelecida em lei.
No caso dos comissionados (à exceção dos secretários), ocorre o pagamento de um abono equivalente ao décimo terceiro, mas as expectativas para este mês não são as melhores.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania aprovou nesta terça-feira (14), em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 4367/08, da deputada Elcione Barbalho, que estabelece que o namoro configura relação íntima de afeto para os efeitos previstos pela Lei Maria da Penha (11340/06). O projeto segue agora para análise do Senado, caso não haja nenhum recurso para votação dele no plenário da Câmara.
O relator, deputado Regis de Oliveira (PSC-SP), votou pela constitucionalidade, juridicidade e boa técnica legislativa.
A lei entrou em vigor no dia 22 de setembro de 2006 e, dentre as várias mudanças promovidas por ela, está o aumento no rigor das punições das agressões contra a mulher quando ocorridas no âmbito doméstico ou familiar. Informações da Agência da Câmara.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Em sessão ocorrida nesta tarde, o Tribunal de Contas dos Municípios rejeitou as contas de 2009 tanto do prefeito Deraldino Araújo (PMDB) como as do presidente da Câmara de Vereadores, o ex-prefeito José Mendonça (PP).
O relator Fernando Vita apontou irregularidades nos gastos com a publicidade da prefeitura de Ipiaú. Deraldino Araújo está sendo obrigado a devolver R$ 47.526,00 aos cofres do município por fazer autopromoção com dinheiro público.
O prefeito também é acusado de não licitar R$ 747.050,00, por meio de dispensa de processo licitatório sem fundamentação. O governo municipal também teria executado gastos “exagerados” com locação de veículos, aquisição de combustíveis e manutenção de veículos.
Já o presidente da Câmara, o ex-prefeito José Mendonça (PP), teve a prestação de contas rejeitada porque deixou restos a pagar sem apontar de onde sairia o dinheiro para a cobertura da dívida, além de gastos “irrazoáveis” na contratação de prestação de serviços de Assessoria Contábil e Jurídica.
O TCM também apurou gastos considerados elevados com contas telefônicas e publicidade, “o que demonstra a não-observância dos princípios da razoabilidade e economicidade”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Piada do dia: o prefeito Capitão Azevedo passou maus bocados na localidade de Nova Ferradas ao participar do projeto Procon Itinerante.
As maiores queixas dos novaferradenses foram contra um certo prefeito que não cumpre as promessas de campanha.
Nem a Prefeitura Móvel saiu do papel e o Bolsa Renda Municipal é a maior enganação de todos os tempos. Das 20 mil bolsas prometidas, somente 99 foram concedidas.
É ou não é caso de Procon?

Tempo de leitura: < 1 minuto

TCM aprova contas de Tonho.

As contas de 2009 do prefeito Tonho de Anízio (PCdoB), de Itacaré, foram aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) em sessão ocorrida há pouco. Os conselheiros seguiram o voto do relator Plínio Carneiro e as contas foram aprovadas por unanimidade.
Tonho de Anízio disse ao PIMENTA que a aprovação ocorre num ano em que, além da crise econômica, também foi início de gestão e enfrentou três exonerações na área da Administração e Finanças.
Além de Itacaré, somente as gestões de Una, Coaraci, Itapé e Uruçuca tiveram as contas aprovadas (com ou sem ressalvas) no sul da Bahia. As contas de Itacaré acabaram aprovadas com ressalvas.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Machado já experimenta o terno da posse, mas sua situação é incerta

Em resposta à ação movida pelos vereadores Ruy Machado (PRP) e Rose Castro (PR), contra a eleição do colega Roberto de Souza (também do PR) para a presidência da Mesa Diretora da Câmara de Itabuna, o judiciário “decidiu não decidir”.
O pronunciamento do titular da 2ª Vara Cível e Fazenda Pública dá conta de que, como houve uma segunda eleição, na qual Ruy Machado foi eleito presidente, ocorreu o que se chama em linguajar jurídico de perecimento do objeto. O entendimento é o de que, escolhido novo presidente, a eleição anterior estaria automaticamente anulada.
Machado comemora, mas esse pronunciamento não exclui a possibilidade de que outra ação, que venha a questionar a legalidade da eleição do próprio vereador do PRP, resulte em uma eventual anulação desta. Ou seja, a situação do presidente eleito é insegura.
O caso pode caminhar para o que a maioria considera mais coerente: uma terceira eleição.

Tempo de leitura: < 1 minuto

José Nazal foi reconduzido à presidência do Conselho Municipal de Defesda do Meio Ambiente de Ilhéus (Comdema), em reunião ordinária realizada ontem no salão nobre do Palácio Paranaguá. A reunião também foi marcada pela sanção da lei 3.510, que cria o Código Ambiental de Ilhéus e habilita o município a fazer autuações e multar em casos de crimes ambientais, além de ter autorização para conceder licenças ambientais, desde que sob o crivo do Comdema. A lei foi sancionada pelo prefeito Newton Lima.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Os anúncios nos veículos de comunicação nacionais se tornam mais eficazes quando são usados em conjunto com peças publicitárias no site do mesmo veículo.
A conclusão é de um estudo sobre cruzamento de mídias da agência de propaganda Euro RSCG com 53 veículos e que teve duração de cinco meses. A agência fez 416 entrevistas sobre hábitos de consumo de mídia em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Segundo o vice-presidente de Mídia da agência, Luiz Padilha, uma campanha combinada entre on-line e off-line pode incrementar em até 60% a frequência -o número de vezes em que o público visualiza o anúncio- de um plano de mídia.
A pesquisa mostrou um aumento de 1.000% na audiência do endereço virtual de um programa de televisão aberta durante o momento de sua transmissão.
Nos jornais e rádios, a oscilação é menor, porém de maior duração. Os picos são registrados durante a semana: os acessos sobem até 229% nos jornais e até 210% nas rádios.
O salto na audiência para as revistas é registrado na segunda-feira, quando os acessos avançam até 150%.
Leia na íntegra

Tempo de leitura: < 1 minuto

Mais uma demonstração do caos em que se encontram a segurança pública e o sistema carcerário na Bahia. Na noite desta segunda-feira, 13, em Jequié, o ex-policial Gilson Messias Oliveira Amaral agrediu a esposa, de prenome Janete. Esta, acompanhada pela filha, procurou a Delegacia Especializada de Atenção à Mulher, que ouviu o agressor e o encaminhou ao presídio local. Horas depois, o marginal já estava solto, porque – adivinha! – não havia espaço para ele na carceragem.
Novamente em casa, o ex-policial não mais agrediu, mas simplesmente executou sua companheira a tiros. A filha da mulher, que tentou intervir, levou uma coronhada na cabeça e desmaiou.
Amaral já havia cumprido pena de seis anos por outro crime.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Da coluna Painel (Folha de São Paulo):
Camarote Segunda corrente petista, a Mensagem ao Partido assiste à disputa entre Cândido Vaccarezza (SP) e Marco Maia (RS) pela presidência da Câmara dos Deputados concentrada num só objetivo: eleger Paulo Teixeira (SP) líder da bancada.
Mais um Com a bancada do PT, que se reúne hoje, em ponto de fervura, além de candidaturas avulsas em fase de “teste”, também Júlio Delgado (PSB-MG) resolveu sondar colegas sobre a possibilidade de se lançar à presidência da Câmara.
Vespeiro Em privado, Lula tem opinado que também o Senado deveria adotar um rodízio entre PMDB e PT no comando da Mesa.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Cidade baiana com um dos maiores índices de turbulências políticas, sociais e policiais, Buerarema acaba de aparecer na mídia por mais uma “curiosidade”. Analisadas as contas dos dois gestores que comandaram o município em 2009 (Mardes Monteiro e Eudes Bomfim), o TCM encontrou irregularidades em ambas.
Mardes foi condenado em função de despesas com publicidade não-comprovadas e levou multa no valor de R$ 10 mil, além de ter sido condenado a devolver R$ 11 mil aos cofres públicos. Bomfim cometeu desvio semelhante e foi multado em R$ 8 mil.
Recentemente, Buerarema ganhou as páginas de jornais e sites por causa de uma decisão do juiz Antônio Hygino Filho. Ele acatou uma ação civil pública e determinou a interdição da cadeia da cidade, mandando soltar todos os 19 presos. Mardes, o prefeito do turno, tenta articular um consórcio com mais dois municípios para consertar a cadeia. E talvez fosse o caso de ampliá-la, pois ladrão é que não falta!

Tempo de leitura: < 1 minuto

Laelson, vencedor da Corrida Temática

O baiano Laelson Santana, de Miguel Calmon, fez sua inscrição na Corrida Temática da Costa do Cacau somente na quinta-feira, 09, três dias antes da prova. E ainda assim foi o grande vencedor da competição ilheense, que já está sendo conhecida como um dos circuitos de rua mais charmosos do Brasil.
Laelson fechou os dez quilômetros em 31 minutos e 16 segundos, à frente de Natalino de Almeida, de Condeúba (31’56”), e Enício Pereira, de Vila Velha (ES), que completou a corrida em 32’32”.
Entre as mulheres, a vencedora foi Geovana Pereira, com 34’13”. Em segundo lugar, ficou Andréia Ribeiro (36’17”) e em terceiro, Helena Pereira, filha de Geovana (36’58”).