Tempo de leitura: 2 minutos

Ricardo Ribeiro | ricardoribeiro@pimentanamuqueca.com.br

 

Língua afiada, Geddel  recorreu a uma analogia de lupanar para atingir o PT.

Como é comum acontecer em política, a entrevista do peemedebista Geddel Vieira Lima, publicada neste fim de semana no jornal Agora, de Itabuna, revela mais pelo que não diz do que pelo que o entrevistado afirma.

Há alguns meses, seria impensável o ex-ministro da Integração Nacional sequer cogitar a possibilidade de uma reconciliação com o PT, notadamente em Itabuna, onde a maior liderança do partido carrega a responsabilidade por uma vaia estrondosa dedicada a Geddel durante o lançamento do PAC do Cacau em Ilhéus.

A entrevista, naturalmente, tem muitas críticas ao PT e a Geraldo Simões, mas nas entrelinhas Geddel confirma aquela tese de que não há impossibilidades em política. Faltando mais de um ano para definir o jogo, as críticas parecem “charme” de quem não deseja parecer um pretendente fácil.

O PMDB está procurando se valorizar, ao mesmo tempo que aponta vícios e defeitos no PT. Em certo trecho da entrevista, o ex-ministro repreende Geraldo Simões por este ter negado a autoria da vaia em Ilhéus. “Hoje, quando nega, não resgata credibilidade para eventuais conversas”, broqueia Geddel.

Outra leitura da reprimenda pode ser a seguinte: “Geraldo, meu filho, arrependa-se dos pecados e venha com humildade pedir nosso apoio, que poderemos pensar no seu caso”. O perigo é que o conselho embute uma armadilha, pois o confessor assumiria ter mentido reiteradamente sobre sua participação em um episódio que contribuiu para o rompimento entre PT e PMDB na Bahia.

Língua afiada, Geddel ainda recorreu a uma analogia de lupanar para atingir o PT, classificando-o como partido sovina na hora de dar apoio e desesperadamente sedento para obtê-lo. “Para receber, parece aquelas moças do antigo Bataclan”, mandou o ex-ministro, recordando as dadivosas meninas da casa de Maria Machadão.

Dizem que no Bataclan era comum os coronéis inimigos baixarem as armas para se entregar aos deleites, pecados e vícios nas madrugadas, longe de olhares curiosos e indiscretos. A semelhança com o que ocorre nos bastidores da política torna altamente apropriada a comparação feita pelo cacique do PMDB.

Como se diz em bom baianês, nada mais natural que esse rififi entre petistas e peemedebistas acabasse no brega…

 

Ricardo Ribeiro é um dos blogueiros do PIMENTA e também escreve no Política Et Cetera.

0 resposta

  1. É o fim do mundo! Não bastassem as catástrofes naturais que alguns interpretam como sinais dos tempos, agora Geddel aparece disfarçado de vestal. Santa castidade, Geddel. Tou morrendo de rir.

  2. O ex-ministro tem toda razão quando afirma as qualidades do garotos e das garotas de programa do PT. Sua esperiência com esses meninos vem de um longo tempo… Sua função sempre foi a de cafetão dos cargos e das alianças.
    Só Deus sabe o que ele já fez pra ficar no palanque com as moças e os rapazes do Bataclan…

  3. O ex-ministro tem toda razão quando afirma as qualidades do garotos e das garotas de programa do PT. Sua esperiência com esses meninos vem de um longo tempo… Sua função sempre foi a de cafetão dos cargos e das alianças.
    Só Deus sabe o que ele já fez pra ficar no palanque com as moças e os rapazes do (BATACLAN)…

  4. Hoje, sinto vergonha de nossa política. É só conchavo, interesse, dinheiro, cargos. Você oferecer 05 cargos no alto escalão e eu te apoio; Dinheiro e eu desisto do cargo e te apoio; vantagens de alguma espécie e te apoio…

    Quando pensamos em mudança, pensamos em melhoria para o povo, seja ele na esfera Federal, Estadual ou Municipal. Em Itabuna, colocamos algumas peças “novas” na Câmara de Vereadores de Itabuna, foram eleitos RICARDO BARCELAR, LAIOLA, SOLON PINHEIRO, ROSE CASTRO, DR. GERSON DE SOUZA. Todos decepção, pensei em uma mudança para Itabuna, qual!!! Perdemos um bom vereador SENA que saiu candidato a vice de Jussara, que atualmente é suplente de Deputado.

    Lembrando-me de mudança, em uma eleição para Prefeito de Itabuna, até então o desconhecido na política CAPITÃO FABIO, a quem eu estava apoiando, disse “NEM ACM FAZ EU DESISTIR DA CANDITATURA A PREFEITO DE ITABUNA” (até parecia que era ele quem mandava no partido), nesta época já estavamos cansados de FERNANDO GOMES e GERALDO SIMÕES. Não deu outra, o CAPITÃO foi a Salvador, o no dia seguinte já não era mais candidato a prefeito e apoiou FG… Os eleitores do CAPITÃO, se sentiram traidos, pois achavamos que tinhamos um novo político em Itabuna (qual?). Acredito que a partir daí mudou o rumo político do CAPITÃO, que continuou sendo político e elegeu-se Deputado Estadual…

    Voltou a ser Candidato a Prefeito de Itabuna, mais um vez traiu seus eleitores esquecidos, porque eu não tinha esquecido e pulou para apoiar a Sra. Jussara, esposa do atual Deputado Federal Geraldo Simões. Acredito que este apoio atrapalhou as eleições de D. Jussara, apesar da diferença de votos…

    Apenas para encerrar, não estranharia uma dobradinha GERALDO SIMÕES/FERNANDO GOMES, pois o importante é estar no poder e o povo de se dane…

    Seria… GERALDO E FERNANDO “para fazer muito mais…” rsrsrsrs. (Brincadeira)….

    Nós que somos Itabunenses, precisamos aprender a votar… somos sempre do contra, se o DEM está no poder, votamos contra. Se o PT votamos contra. Se PMDB votamos contra.

    Imaginei ainda que do PT, Presidente, Governador, Prefeito… verba para Itabuna, melhoria para o povo: Saúde, Educação, Saneamento, Transporte, Trabalho, Segurança (mal do século)… só sonhei, o povo (soberano) escolheu o CAPITÃO AZEVEDO, até a presente data estamos sofrendo… má administração… vai melhorar? vamos aguardar…

    Apesar do descrédito da política é ela que nos move e sem ela estariamos perdidos.

    2012… 2012.. 2012… vamos esperar os conchavos e as mentiras… não adianta eu ter minhas próprias ideologias, se o partido não deixa… mais temos que continuar acreditando. Afinal Jesus Cristo, não agradou a todos…

    Cansei… mas continuo crendo…

    Ah! Temos que acabar com um deputado que tem milhões de votos eleger outros com poucos votos do partido… acredito que quem tem mais votos tem que ser eleito, essa é o vontade do povo…

    Eneas se elegeu e levou mais 4 deputados, Clodovil mais uma leva e por último Tiririca, esse levou mais dois ou três. Temos que mudar o código eleitoral neste ponto e deverá ser: quem tiver mais votos é eleito e deverá assumir a vaga.

    Saudações a todos… e desculpem se excedi…

  5. Dona Xêpa tem toda razão, enquanto o PT é igual as moças do Bataclã, ele é o NACIB, olha que Nacib tinha mais personalidade, ele é um verdadeiro gigolô da politica

  6. Zelão diz: – Em respeito às “Moças do Bataclan”

    Assim como todos os profissionais, as “Moças do Bataclan,” não merecem ser aviltadas. Profissionais da “mais elevada estirpe,” atendiam a elite regional, composta pelos abastados coronéis do cacau.

    Sob a mão-de-ferro da “competente D. Maria Machadão,” as profissionais do sexo que exerciam suas atividades no Bataclan, eram respeitadas e se fazia respeitar, tal o profissionalismo com que atuavam.

    Lá, diferentemente dos políticos, o “preço pelos serviços,” era estipulado – tudo o que é acertado não é caro – e o prazer contratado era entregue sob a mais severa discrição entre quatro paredes.

    De tão profissionais que eram; muitas das “moças” se tornaram concubinas estáveis e até respeitadas esposas. Diferentemente das “Moças do Bataclan,” nos “acertos políticos” não existe profissionalismo e a falta dele é até justificável: – Dá-se a quem pagar mais no momento, e, muitas das vezes, não se entrega o prometido.

    Em “memorium” e reconhecimento as “Moças do Bataclan,” fica aqui o nosso repúdio ao “infame comparativo.”

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *