Tempo de leitura: < 1 minuto

Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou hoje o ranking das maiores operadoras de telefonia celular do país. A liderança continua com a Vivo (29,47% de participação), seguida pela Claro e TIM, ambas com 25,55%.
A OI vem em terceiro, com 19,1% do mercado. A CTBC tem 0,3% de participação. O interessante é que a diferença entre a Claro e TIM é de apenas 9.019 aparelhos habilitados – ou acessos, na linguagem técnica.
No mês passado, o Brasil atingiu a marca de 217.345.962 celulares habilitados, dos quais 14.238.543 na Bahia. No estado, apenas 1.437.167 são na modalidade pós-pago.
Agora, vamos fazer nosso ranking da que presta o pior serviço? Deixe seu pitaco na seção comentários.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Foi visto na manhã desta terça-feira nas dependências da Secretaria de Transportes e Trânsito de Itabuna o “novo” diretor Deroaldo Júnior. Nomeado no dia 7 de janeiro de 2011, o gestor do trânsito no município ainda não tinha dado as caras no serviço. Só apareceu hoje, mais de seis meses após a nomeação.
Júnior é filho do ex-diretor, Deroaldo Andrade Leite, que se afastou do cargo por questões de incompatibilidade com a função de sargento da Polícia Militar. Ele saiu da diretoria, mas providenciou a nomeação do filho em seu lugar. O rebento contemplado, no entanto, nunca tinha sido visto na Setran.
O pior é que provavelmente o rapaz nem terá chance de exercer o cargo de fato. Um coronel que já papou dois importantes postos na estrutura do governo já tem um nome para comandar o trânsito na cidade.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Juçara e Geraldo: Wagner quer o deputado.

Fonte petista (graduada) revela ser praticamente zero a chance do PT ir para a disputa de 2012 novamente com Juçara Feitosa. Será mesmo o deputado federal Geraldo Simões, salvo acidente de (ou no) percurso.
“Jaques Wagner não admite outro nome do PT [que não seja Geraldo] e dessa vez não vai deixar correr solto”. Claro, trata-se de uma referência a 2008, quando Geraldo peitou Jaques Wagner e lançou a esposa na disputa. Perdeu. Wagner foi informado que o PC do B não marchará com o PT se o nome da “estrelinha” for Juçara.
Lançado na disputa, Geraldo terá antes como missão reatar relações com o PCdoB local e tentar nova reaproximação. Os comunistas andam pês da vida com o deputado e prefeito de Itabuna por dois mandatos (1993-1996 e 2001-2004). Acreditam que está na hora de GS perder, digamos, o orgulho.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Prefeito e deputado se entenderam no dia de Senhora Santana

A semana passada terminou com o deputado Coronel Santana (PTN) cobrando respeito ao prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo. Santana, que dizia querer tratar de ideias para atacar a crise da saúde, reclamou até de desconsideração de sua patente superior, mas tudo se resolveu entre os dois sem necessidade de se recorrer a qualquer dispositivo militar. A solução ficou na seara política mesmo.
No final da manhã desta terça-feira, 26, coincidentemente dia de Senhora Santana, o coronel foi agraciado com mais um cargo na administração municipal. Já tinha a Secretaria da Assistência Social e acaba de ganhar a presidência da Fundação de Assistência à Saúde de Itabuna (Fasi), para a qual indiciou sua irmã, Gilnai Santana.
Não se sabe se há devoção do deputado à santa, mas o fato é que tudo se resolveu neste dia que a Igreja Católica dedica à avó de Cristo.

Tempo de leitura: 2 minutos

A mera expectativa de direito à nomeação, por parte de candidato aprovado em concurso cujo prazo de validade ainda não venceu, transforma-se em direito subjetivo de ser nomeado quando a contratação de servidores temporários comprova a necessidade da administração em preencher vagas existentes. Com essa consideração, a Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou decisão do ministro Napoleão Nunes Maia Filho e garantiu a nomeação de uma candidata ao cargo efetivo de médica oftalmologista na Universidade Federal Fluminense (UFF).
A candidata entrou na Justiça do Rio de Janeiro alegando que, apesar de ter ficado em terceiro lugar no concurso público, foi preterida pela administração, que contratou, em caráter temporário e excepcional, profissionais médicos para a prestação de serviço no Hospital Universitário Antônio Pedro – entre eles um oftalmologista.
Segundo a defesa da candidata, a contratação precária de servidores temporários dentro do prazo de validade do concurso transforma a mera expectativa de direito à nomeação em direito líquido e certo, pois comprova a existência de vagas e o interesse público no seu preenchimento.
Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Delmara filia-se ao PT no dia 7.

A vice-prefeita de Itororó, Delmara Brito, definiu a data de sua filiação ao PT. Será no dia 7 de agosto, na abertura de um seminário de formação da juventude petista. Delmara deixou o PMDB no início do ano, após avaliar como inviável a permanência dela na sigla do ex-ministro Geddel Vieira Lima.
Além de Delmara, também se filia ao PT o vereador João Calixto Neto, o Netão, atualmente secretário de Urbanismo e Infraestrutura. Netão deixa o DEM. A legenda petista passa a ter três vereadores em Itororó. O prefeito Adroaldo Almeida comemora o fato de o PT tornar-se o “maior partido do município” com as novas filiações.

Tempo de leitura: < 1 minuto

"Ai, meu Padim Padi Ciço, mas o que que eu ia fazer em São Paulo?"

Representantes dos principais destinos turísticos e agências de viagens do Brasil se reuniram na semana passada em São Paulo, onde aconteceu a maior feira de turismo do país. Gestores da maioria desses destinos também estavam por lá, numa demonstração da importância de tal evento para a economia das cidades.
E onde estava o prefeito Newton Lima, de Ilhéus?
Entre promover o turismo ilheense e fazer turismo, Lima ficou com a segunda opção. Ele seguiu em romaria para a cidade de Juazeiro do Norte (CE), para ajoelhar aos pés de Padre Cícero. Em São Paulo, Ilhéus foi representada pelo secretário do Turismo, Paulo Moreira e empresários do setor.
Ilhéus continua almejando um lugar ao sol no mercado turístico e, apesar de ter belezas naturais que justificam uma boa posição, sofre pela falta de competência e de compromisso de certas autoridades. Desse jeito, o turismo por aqui ainda vai patinar muito.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Está explicado o verdadeiro motivo da insatisfação do deputado Coronel Santana com o governo itabunense. E qual o assunto que tanto e há tanto tempo o deputado queria tratar com o prefeito…
Logo mais, às 11 horas, a irmã do parlamentar, Gilnai Santana, será empossada na presidência da Fundação de Assistência à Saúde de Itabuna (Fasi). A instituição é gestora do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães.
A partir de agora, a crise de patentes será atenuada e o coronel deve ficar mais calmo com o capitão.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Do Jornal Bahia Online:
Após terem anunciado o cancelamento no repasse de recursos públicos para 16 postos e centros de saúde de Ilhéus e de não ter sido recebidos pelas autoridades municipais, técnicos da Secretaria Estadual da Saúde resolveram dar uma nova chance ao sistema público do município.
Remarcaram a reunião, que estava prevista para acontecer na última quinta-feira e que não ocorreu pela ausência do secretário interino, Uildson Henrique Nascimento, para a próxima sexta-feira (29).
Nela, técnicos do estado e do município, além de membros do Conselho Municipal de Saúde, vão debater as condições de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde do município e entregar ao governo municipal uma agenda de trabalho no sentido de melhorar o serviço prestado à população.
Leia texto completo.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Capitão Azevedo não digeriu bem a tentativa de enquadramento feita pelo deputado estadual Coronel Gilberto Santana (PTN). Sentindo-se pouco prestigiado, apesar de ter uma secretaria no governo, Santana alertou o prefeito para a hierarquia da caserna.
“Nós estamos deputado e prefeito, mas somos militares”, disse o parlamentar em entrevista ao repórter Costa Filho. Nas entrelinhas, ficou subentendida a advertência: “eu sou coronel e ele é capitão”.
A amigos próximos, Azevedo afirma que não entende a insatisfação de Santana e, com o jeito matuto que lhe é peculiar, repete que gosta de fazer política com humildade. “Ele pode querer dar uma de coronelzão, mas a prefeitura não é quartel”, teria dito o prefeito a um desses amigos.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Na Prefeitura de Ilhéus, ainda se comenta sobre a herança de contratos suspeitos deixada pelo ex-secretário de Obras, Marcone Queiroz. Gente do primeiro escalão do governo afirma que, no período que ocupou o cargo, o empreiteiro agiu mais em defesa dos próprios interesses e tomou medidas arbitrárias, como a de autorizar a construção de uma estranha praça na Ponta da Tulha.
Queiroz é aquele que o prefeito Newton Lima dizia não poder demitir porque não o encontrava para entregar a carta. Era o famoso “Gasparzinho” do Paranaguá…

Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Jaques Wagner estará em Itabuna nesta quinta-feira, 28, data do aniversário de 101 anos da cidade. Na agenda, o principal compromisso será a inauguração do posto de abastecimento do Gasene (Gasoduto Sudeste-Nordeste).
No programa de rádio “Conversa com o Governador”, produzido pela Agência de Comunicação do Governo (Agecom), Wagner diz que presença do gás natural na região tende a estimular o surgimento de um parque industrial entre Ilhéus e Itabuna. Ele também menciona outros investimentos que devem ajudar o sul da Bahia a caminhar nesse sentido, como por exemplo a Fiol (Ferrovia de Integração Oeste-Leste) e o Porto Sul.
Ouça trecho do programa:

Tempo de leitura: < 1 minuto

O “Comitê em Defesa das Águas e da Emasa”, reinstalado na semana passada com o propósito de combater uma possível concessão da Empresa Municipal de Água e Saneamento de Itabuna à iniciativa privada, manterá sua agenda de atividades, mesmo após o prefeito José Nilton Azevedo ter afirmado em entrevistas que irá conservar a empresa sob o controle público.
A controvérsia foi gerada pelo novo presidente da Emasa, Geraldo Briglia, que disse considerar a privatização como uma hipótese plausível. Depois, o próprio Briglia procurou jogar panos quentes, esclarecendo que falou sobre o assunto apenas “em tese”e que não haveria nenhum projeto para alterar o modelo de gestão da Emasa.
Ainda assim, o comitê permanece atento e continua articulando um seminário para discutir a política de saneamento e a importância de preservar a Emasa como empresa pública. Diante dos “humores” oscilantes do governo, a prudência aconselha desconfiar.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Luan: 26 anos de prisão (Arquivo Radar).

Luan de Jesus, o Luan da Luz Vermelha, acabou condenado a 26 anos de prisão pelo assassinato de um idoso de 88 anos. O julgamento foi nesta segunda (25) no Fórum Ruy Barbosa, em Itabuna. O júri condenou Luan por homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver.
O assassino matou o aposentado José da Silva Virgens, em 17 de junho do ano passado, na rua do Coqueiro, no Santa Inês, Itabuna. Junto com os menores R.J.M. E R.A.S., Luan invadiu a casa da vítima, amarrou os pés e as mãos da vítima e desferiu-lhe uma sequência de pauladas na cabeça.
Depois de constatar que José estava morto, o trio enrolou o corpo da vítima e levou para uma propriedade do tio de Luan, ainda no Santa Inês. O corpo do idoso somente foi descoberto uma semana depois, enterrado numa cova rasa na “Fazenda de Dinga”. De acordo com a sentença proferida pela juíza Cláudia Panetta, da Vara do Júri, Joel cumprirá a sentença em regime fechado no Conjunto Penal de Itabuna.