A TELEVISÃO E SUA LINGUAGEM RASTEIRA
ANTÔNIO MARIA, A FRASE PARA A HISTÓRIA
O processo de erosão intelectual é bem antigo. Sérgio Porto (o Stanislaw Ponte Preta) nos conta esta: Antônio Maria (cronista, compositor, narrador de futebol, roteirista e apresentador de programas de rádio e televisão), foi solicitado por Péricles do Amaral, então diretor da TV Rio, a copidescar uma matéria. A ideia era tornar o texto mais simples, ao alcance do público menos escolarizado. O trabalho do autor de Ninguém me ama não satisfez o chefe, pois este achava que o texto ainda poderia ser mais simples. O bom Maria refez a tarefa, porém, ao entregar a nova adaptação, produziu uma frase para a história: “Pior do que isto eu não sei fazer”.
DE COMO TORNAR PERPÉTUA A IGNORÂNCIA
PROVA DE DESRESPEITO AO LEITOR/OUVINTE
CUIDADO COM O REBANHO BOVINO NAS RUAS
PARA UM BIFE, 15 MIL LITROS DE BOA ÁGUA
Devidamente traduzida e digerida a notícia, filosofei, a respeito do repórter: tão jovem, bem vestido, mas tão descuidado! Tudo ficaria simples e claro se ele dissesse que “o município” etc. etc., pois é regra conhecida que a pecuária não se pratica na cidade: é lá no campo que ela se exerce, sob protesto dos ambientalistas, que querem os bois extintos (um bovino, até que passe de bezerro a bife acebolado, bebeu milhões de litros de boa água – sendo que o tal bife acebolado “custa” cerca de 15 mil litros – mas esta é outra história). Voltando à pérola, é o que dizíamos na abertura deste tema: o repórter, por certo, está careca de saber que município e cidade são valores bem diferentes. Descuidou-se.
Resposta de 0
Eu que não sou pessoa de gostar de qualquer coisa – até os raros aromas de que gosto saíram de linha -; tomo a liberdade de dizer, com a pretensa licença de meu Mestre Jorge de Souza Araújo e de meu admirado Ousarme Citoein, quem inventou essa linguagem rasteira foi Oswald de Andrade. Sinceramente aqueles poemas – não digo poeminhas, Deus me livre guarde – tidos como a cara do Brasil… Deram no que deram…Distante de mim, polemizar… Gosto do Mário de Andrade.
Está certo que a arte tem licença para expor sua criatividade. Se hoje em dia tem livro didático sendo aprovado pelo MEC com linguagem pornográfica, imagine meu caro Ousarme, aonde vamos chegar! Com essa nova ortografia, então…
Uma pequena colaboração para desvendar mistérios.
http://www.youtube.com/watch?v=QXXstOweChc&feature=player_embedded
Desculpe, mas era uma tentação irresistível! Se outros já tinham conhecimento, EU NÃO TINHA!
Um abraço.