Da base situacionista, o PCdoB tem alguma chance com o PP de Roberto Barbosa se houver uma contrapartida na cidade de Ilhéus, com os comunistas apoiando a candidatura de Jabes Ribeiro ao Palácio do Paranaguá.
O deputado federal Geraldo Simões ainda acredita em uma composição entre petistas e comunistas na sucessão do prefeito Azevedo (DEM).
Geraldo tem motivos de sobra para ficar esperançoso. O tititi entre o PT e o PCdoB, com troca de farpas entre suas lideranças – a mais recente foi entre o parlamentar e Davidson Magalhães –, sempre existiu.
Na última eleição (2008), o ex-vereador Luis Sena foi o indicado para compor a chapa majoritária encabeçada pela petista e ex-primeira dama Juçara Feitosa.
Os comunistas juram por todos os santos que essa sucessão municipal é diferente, já que a opinião de que o PCdoB deve ter candidatura própria é avassaladora entre militantes e simpatizantes.
No PCdoB, no entanto, há também os pragmáticos, os que caminham pela estrada de que o partido só deve ter candidato se o cenário apontar uma possibilidade de vitória.
A viabilidade eleitoral, como condição imprescindível para a disputa do Centro Administrativo, só será alcançada com uma coligação envolvendo legendas da base aliada do governo Wagner e de oposição.
Da base situacionista, o PCdoB tem alguma chance com o PP de Roberto Barbosa se houver uma contrapartida na cidade de Ilhéus, com os comunistas apoiando a candidatura de Jabes Ribeiro ao Palácio do Paranaguá.
Do lado oposicionista, descartando aí o PSDB e, obviamente, o DEM do prefeito Azevedo, só o PMDB presidido pelo médico Renato Costa. Vale lembrar que o peemedebismo tem Leninha Alcântara como pré-candidata.
O trunfo do deputado Geraldo Simões é o governador Jaques Wagner. O parlamentar aposta em uma efetiva participação do chefe do Executivo no processo sucessório.
O problema é que o empenho pessoal de Wagner para que os partidos aliados fiquem com o candidato do PT, principalmente o PCdoB e o PDT, só com uma condição: que o candidato seja Geraldo Simões.
Marco Wense é articulista do Diário Bahia.
Resposta de 0
Ja falei e repito. Nao queremos saber de Geraldo, Jussara, Fernando Gomes nem Azevedo.
Nao adianta articulacao de wagner. Ele esta dando tiro no propio pe.
Prefeito de Itabuna chama-se VANE do RENASCER.
Zelão diz: – “Outros meios, para alcançar o mesmo fim!”
O difícil na “conjectura” formulada por Wense é acreditar no “empenho pessoal” do governador Wagner, para a unificação dos partidos da base aliada na eleição de Itabuna, tendo como condição única a “exigência” de que o candidato seja o deputado Geraldo Simões.
Quanto à disposição do PCdoB de “manter candidatura própria,” o governador Wagner, dispõe de outros meios capaz de atrair o interesse político dos “cururus:” – Abrindo uma vaga na assembléia, que possibilite um mandato para o suplente de deputado, vereador Wenceslau Junior e a manutenção de Davidson Magalhães na presidência da BAHIAGÁS.
Por outro lado, caso as candidaturas de Roberto Barbosa (PP) e Acácia Pinho (PDT), não se viabilizem até o mês de maio, o provável é que estas siglas, que fazem parte da base do governo Wagner, venham a apoiar a candidatura do PT em Itabuna, independentemente, de que seja Geraldo ou Jussara o candidato(a).
Com Geraldo ou Juçara a chapa só terá força para ganhar estas eleições se Leninha do PMDB ser a vice.
Aí desmorona uma possível terceira via e enfraquece a reeleição do capitão Azevedo.
Esta chapa levará a simpatia contagiante de Leninha às ruas.
Esta chapa com certeza ninguém segura !
Quem ficar com Geraldo bruxento Simões será derrotado!
O PCdoB já passou da hora de ganhar vôo próprio. De passar a ser protagonista, ao invés de coadjuvante!
Que se saiba, o PCdoB nunca praticou o bantitismo sindical. Membros do PCdoB de Itabuna não respondem por crimes hediondos como o terrorismo biológico da vassoura de bruxa, confirmado pelo nossa Polícia Federal.
Se a esquerda depender de JUÇARA OU GERALDO PRA GANHAR A ELEIÇÃO, DESISTAM, É MAIS FÁCIL DÁ PEDRO ELIODORO, AQUELE DO PCB.
voto em venceslau e se ele desistir para apoiar a turma de gerraldo voto em azevedo só de raiva.
VEJO GERALDO E FAMÍLIA MUITOS ENFRAQIECIDOS PARA O PRÓXIMO PLEITO ELEITORAL.RESULTADO DA SUA ARROGÂNCIA E DECISÕES ERRÔNEAS, DEMONSTRANDO POUCA CONSIDERAÇÃO COM ALIADOS HISTÓRICOS, COMO POR EXEMPLO MIRALVA, QUE FOI ENXOTADA DA DIREC E A “COMPRA” DA RÁDIO DIFUSORA, NA VERDADE UMA NEGOCIATA COM FERNANDO, QUE COM CERTEZA DAQUI 4 OU 5 ANOS TERÁ A SUA RÁDIO DE VOLTA COMO DAS OUTRAS VEZES.O SR SIMÕES SÓ NOS PROVA QUE O PODER É UMA DROGA QUE SOBE RÁPIDO À CABEÇA.ELE SE ESQUECE QUE NA ÚLTIMA ELEIÇÃO PARA DEPUTADO ELE TEVE QUE SER GUINCHADO PELA LEGENDA PARA PODER IR À BRASÍLIA E NO PLEITO MUNICIPAL JUÇARA TOMOU A MAIOR LAVAGEM DO IMPREVISÍVEL CAPITÃO AZEVEDO. SÓ RESTA A QUEM TEM UM MINÍMO DE JUÍZO POLÍTICO NESSA CIDADE, A ESPERANÇA DE SURGIR UM NOME DESCOMPROMETIDO COM ESSA POLITICAGEM DIGNA DOS TEMPOS DAS NOVELAS GLOBAIS. E O PIOR É QUE OLHO E NÃO VEJO A BENDITA LUZ NO FIM DO TÚNEL.QUE DEUS TENHA MISERICÓRDIA DESSA POBRE CIDADE.
errata: leiam na primeira linha MUITO ENFRAQUECIDOS
Se o PC do B tornar a “abrir as pernas” e declinar de uma candidatura própria, ficará marcado para sempre por atos de covardia, se falta de ambição, ou coisa que o valha, …!!!
Eles têm mais é que apostar em força política prória, caso contrário nunca sairão do anonimato, da sombra dos outros, da subserviência, …!!!
primeiro devemos saber se o cabeçita de pitu pode ser “canidato” já que comenta-se que o mesmo esta na ficha imunda.Segundo será que “el cabeçita” tem ainda essa potencia de votos,jáque em 2006 teve 35 mil e 2010 teve 26 mil(cuma em 2002 teve 23 mil).Para finalizar: o comentário de J. Soares de que com leninha lavaria a “simpatia contagiante de Leninha às ruas”,me poupe,so se for simpatia pois votos ela não tem……
Sou filiado ao PCdoB, MAS, caso aconteça de não ter candidatura própria votarei no homem… e será Ronald Kalid. Fato que já comentei inclusive com os partidários.
O PT de Itabuna deve lembrar que, das duas vezes que ele colocou VICES do PCdB, perdeu as duas: com D. Conceicao e com Luis Sena. Vai arriscar a 3a.?
Todos, da turma do demo, so sabe falar mal da oposicao; NENHUM DELES elogia o “fantastico” trabalho do seu prefeito. Veja ai’!
O SENHOR COMO COMENTARISTA POLITICO… SEI NAO.