
Hoje é o último dia do mutirão contra o glaucoma na unidade de saúde Ricardo Rosas, no Fátima, promovido pelo Hospital de Olhos DayHorc. Os participantes respondem a questionário de avaliação de saúde ocular e são submetidos a exame de tonometria, para medir a pressão intraocular. O mutirão do DayHorc é promovido em parceria com o município.
Segundo a coordenadora do programa, Dalise Santana, do DayHorc, os pacientes com pré-diagnóstico de glaucoma são encaminhados para consulta médica na unidade do hospital em Itabuna. “Confirmado o diagnóstico, [os pacientes] são incluídos no Projeto Glaucoma”. Eles terá acompanhamento e fornecimento de colírio gratuito para controle da doença por parte do programa, segundo a coordenadora.
Dalise lembra que o glaucoma é hereditário e irreversível e pode ser prevenido e controlado desde que detectado precocemente. O mutirão já passou por três unidades de saúde da rede básica (Conceição, Fátima-Unidade Dr. Baldoíno e Novo São Caetano).
De acordo com a direção do DayHorc, o mutirão integra as ações comemorativas pelos 30 anos do hospital de olhos fundado em Itabuna em 7 de outubro de 1982. Pela programação, outra comunidade a ser atendida ainda em setembro é a do bairro Lomanto.