Tempo de leitura: < 1 minuto
Caminhada da candidata movimentou a avenida central (Foto Pimenta).

A candidata a prefeita de Itabuna pelo PT, Juçara Feitosa, promoveu nesta sexta, 21, o maior evento da sua campanha com passeata na Avenida do Cinquentenário. O evento da petista que busca se tornar a primeira mulher eleita prefeita reuniu deputados, senador Walter Pinheiro e o presidente estadual da legenda, Jonas Paulo.

Candidato a vereador faz embaixadinha na avenida.

A caminhada foi encerrada na praça Adami já por volta das 20h. Nos discursos, a pregação da mudança. O deputado federal Geraldo Simões, esposo da candidata, ironizou a pesquisa Séculus, encomendada pela assessoria do prefeito Capitão Azevedo. O levantamento traz Juçara com 14,73% (confira os números aqui). Disse que, na pesquisa, Juçara estava devendo voto e a resposta estava na avenida.

Esta foi a semana dos grandes eventos dos candidatos que melhor pontuam nas pesquisas. Na quarta, 21, houve passeata de Azevedo. Neste sábado, às 11h, tem carreata de Vane do Renascer, com saída da Vila Olímpica.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Moacyr e Gilka, os criadores do bate-volta eleitoral.

A falta de público ou a necessidade de reforço humano nas campanhas eleitorais no sul da Bahia gerou um novo negócio: o bate-volta eleitoral. A ideia foi lançada pela candidata a prefeita de Itajuípe, Gilka Badaró, do PSB, criou bate-volta eleitoral – eu levo gente pra você; você traz pra mim.

O objetivo de garantir público nas atividades de campanha. Tudo começou por Uruçuca. O prefeito e candidato à reeleição, Moacyr Leite, levou seus ônibus de gente para comício de Gilka em Itajuípe, no final de julho, em represália ao empresário Marcelo Dantas (PCdoB), que não aceitou ser seu vice. De quebra, com o deslocamento para Itajuípe, apoiou Gilka e atingiu a candidatura de Si Dantas (PSD), sobrinha de Marcos.

A candidata a prefeita de Itajuípe garantiu levar seu povo – e cumpriu. Moacyr mandou seus ônibus e Gilka levou seus cabos eleitorais para a vizinha Uruçuca.

A partir daí, o intercâmbio eleitoral se ampliou e quem entrou no bate-volta? Maria Alice Pereira, a coordenadora da campanha de Capitão Azevedo (DEM), levando gente para Itajuípe e Gilka para Itabuna. O intercâmbio inclui ainda Milton Cerqueira(PRB), de Coaraci, e Cristina Moitinho(PSB), de Itapitanga. Tudo para garantir povo nos seus comícios. A ideia, claro, não fica circunscrita a estes “pensadores”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Os números do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) revelam saldo positivo na geração de empregos formais no mês passado em Itabuna. O setor industrial gerou, sozinho, 279 novos postos de trabalho em agosto.

A construção civil e o setor de serviços foram em sentido contrário ao cortar 32 e 44 vagas, respectivamente. O comércio abriu 12 vagas. No acumulado dos oito primeiros meses de 2012, foram gerados 535 empregos com carteira assinada no município sul-baiano, média de 66,87 vagas.

Ilhéus fechou agosto com saldo negativo. Cortou 50 empregos com carteira assinada. A construção civil e o setor de serviços cortaram 73 vagas. O melhor resultado foi aferido no setor de comércio, que apresentou saldo positivo de 50 novas vagas.

Tempo de leitura: 2 minutos
Secretário de Segurança, Maurício Barbosa (Foto Pimenta).

A Base Comunitária de Segurança instalada provisoriamente na baixada do Bairro Monte Cristo, em Itabuna, é a oitava entregue pelo governo baiano. Inspiradas nos moldes das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) do Rio de Janeiro, as bases comunitárias são inauguradas em áreas sob domínio do tráfico ou de grande número de homicídios. O secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, disse que Itabuna terá uma segunda unidade, em área ainda a ser definida.

Barbosa concedeu entrevista ao PIMENTA e disse que a quadra poliesportiva que a prefeitura cedeu como área para instalação da base será devolvida, recuperada, em quatro meses, quando a Base Comunitária permanente será inaugurada.

De acordo com ele, as próximas unidades a serem inauguradas serão as de Porto Seguro e Feira de Santana. A base de Itabuna será comandada pela tenente

PIMENTA – O governo tem dito que o combate à violência não é feito somente com polícia. Não é incoerência, então, construir a Base Comunitária justamente numa quadra poliesportiva?

MAURÍCIO BARBOSA – Não é incoerência, mas prioridade. A ocupação não é definitiva.  Estamos aqui iniciando um projeto de segurança para beneficiar, aproximadamente, 30 mil pessoas e, temporariamente, ela vai ficar aqui, até a construção definitiva da base e a recuperação da quadra para os jovens.

A base definitiva sai em quanto tempo?

Acreditamos que, no máximo, em oito meses, mantendo-se a mesma equipe (efetivo) policial. Infelizmente, não tivemos outra opção para acelerar o processo de instalação provisória do terreno e posterior recuperação da área de lazer.

Autoridades descerram placa de inauguração de base comunitária em Itabuna (Foto Manu Dias).

A instalação da unidade provisória tem a ver com índices de criminalidade ou, como se comenta, com o período eleitoral?

A questão é logo trazer os policiais que já estavam formados desde o início do ano. A nossa previsão era de que as obras físicas já estivessem prontas. Então, para não perdermos mais tempo, fizemos a opção de construir essa base provisória nos moldes de como têm sido feitas as UPPs cariocas.

Existem fortes críticas quando à localização da Base, considerada vulnerável pela própria geografia do local…

A questão da vulnerabilidade vai exatamente do trabalho que a polícia veio aqui para fazer. O trabalho policial oferece riscos. Minimizamos esses riscos (com a operação deflagrada em agosto). A população não pode ficar à mercê da bandidagem.

Tempo de leitura: 2 minutos
Wagner aponta para área em que será construída a base comunitária definitiva (Foto Pimenta).

O governador Jaques Wagner entregou ao final da manhã desta sexta, 21, a oitava Base Comunitária de Segurança do estado e a primeira em Itabuna. A base com 80 policiais funcionará na região do Bairro Monte Cristo, uma das áreas consideradas de maior risco do município sul-baiano. As instalações da Base Comunitária são provisórias e a definitiva sairá em 4 meses, conforme promessa do secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, em entrevista ao PIMENTA.

Além de falar de segurança,  o governador Jaques Wagner abordou a disputa eleitoral e pediu moderação aos aliados. “O tempo dos coronéis já passou”, ressaltou.

“SÓ TENHO UM ADVERSÁRIO EM ITABUNA”

Logo após a solenidade no Monte Cristo, Wagner conversou com os candidatos da base em Itabuna, Vane do Renascer (PRB) e Juçara Feitosa (PT).

O petista conversou em separado com Juçara e Vane, na sede da TV Cabrália, onde concedeu entrevista ao Alerta Total, apresentado por Tom Ribeiro. O governador foi claro: “só tenho um adversário aqui e todo mundo já sabe quem é”.

O adversário citado por Wagner é o prefeito e candidato à reeleição, Capitão Azevedo (DEM), com quem falou minutos antes, por telefone, logo após a inauguração. Azevedo não pôde comparecer à solenidade no Monte Cristo devido à legislação eleitoral que proíbe candidatos à reeleição de comparecer a inaugurações. A conversa protocolar não durou mais que 20 segundos. No ato, o município foi representado pelo vice-prefeito Antônio Vieira.

DISPUTA EM SALVADOR

O governador concedeu entrevista exclusiva ao PIMENTA. Falou de eleições, obras, avaliação de governo, mensalão e funcionalismo público. A entrevista será publicada na manhã deste sábado. Ao comentar o quadro eleitoral na Bahia, Wagner citou a disputa nos grandes centros e citou Salvador:

– Em Salvador, tinha gente comemorando antes da hora. Então, vamos aguardar – disse numa estocada direta no candidato do democratas ACM Neto e fazendo alusão à última pesquisa Ibope, que apontou crescimento de 11 pontos percentuais de Nelson Pelegrino (PT). A íntegra da entrevista será publicada neste final de semana.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O governo do estado lança mais um edital para contratar pessoal via Reda. Desta vez,  a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização  (Seap) vai contratar temporariamente 170 profissionais da área de saúde.

As vagas são distribuídas em nove municípios baianos, incluindo Salvador, e são para: assistente social (16); técnico de enfermagem (35); enfermeiro (10); farmacêutico (5); odontólogo (2); médico clínico (8); infectologista (5); psiquiatra (20); ginecologista (4); auxiliar de saúde bucal (8); psicólogo (25); nutricionista (18); fisioterapeuta (3); terapeuta ocupacional (3); técnico em radiologia (2) e técnico em laboratório (6). Os salários vão de R$ 1,4 mil a R$ 3,6 mil. Inscrição: www.indexus.com.br, até dia 26. Confira mais

Tempo de leitura: 2 minutos
Zem, Zé Roberto, Juçara, Azevedo, Vane e Pedro Eliodório disputam prefeitura.

O Instituto Séculus, de Petrolina (PE), aferiu as intenções de voto do eleitorado itabunense nos dias 11 a 14. Contratado pelo guru das pesquisas do prefeito Capitão Azevedo (DEM), Ary Carlos, o levantamento apontou o candidato à reeleição em primeiro na disputa, mas tendo Vane do Renascer (PRB) bem no seu encalço: 36,64% a 29,09%.

A candidata Juçara Feitosa (PT) aparece em terceiro lugar, com 14,73% das intenções de voto. Na sequência, vêm Pedro Eliodório (PCB), com 3,27%; Zé Roberto (PSTU), com 0,73%; e Zem Costa (PSOL), com 0,18%. A pesquisa tem margem de erro de 2,9 pontos percentuais.

De acordo com a pesquisa, 10,09% do eleitorado ainda não sabe em quem vai votar e 1,27% não quis opinar. Chega a 4% o percentual dos que preferem votar em branco ou nulo.

ESPONTÂNEA

Na pesquisa espontânea, Azevedo tem 33,18%, Vane soma 27,18% e Juçara pontua com 14,18%. Eliodório aparece com 3,27%, Zé Roberto atinge 0,36% e Zem tem 0,18%.  Na espontânea, a cartela com os nomes dos prefeituráveis não é apresentada ao eleitor.

Ainda de acordo com a Séculus, 3,45% dos consultados não votariam em nenhum dos candidatos. O percentual dos que ainda não têm candidato – na espontânea – atinge 16,36%. O universo dos que preferiram não opinar foi de 1,83%.

REJEIÇÃO

A pesquisa Séculus também aferiu a rejeição aos candidatos. Os campeões nesse quesito são, respectivamente, Juçara Feitosa e Capitão Azevedo. Dos consultados, 38,36% disseram que não votariam na petista e 22,55% não votam em Azevedo.

O candidato com a menor rejeição é Vane do Renascer, só 4%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) sob o protocolo BA-00163/2012.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Cinco pessoas ficaram feridas em um colisão entre um utilitário e uma Kombi nesta quinta-feira (21), na BA-001, próximo ao município de Igrapiúna, no sul baiano. De acordo com informações da polícia local, o Fiat Strada, placa OKI-2875, atingiu a lateral do veículo de passageiros, de placa NYQ-4727, e o motorista teria perdido o controle e a Kombi capotado.

O condutor e mais três pessoas identificadas como Adson dos Santos Regi, Robson Nascimento, Gilcimar e Midson Assunção, ficaram feridas e foram socorridas para o hospital da cidade de Ituberá. Por causa da gravidade dos ferimentos, todas as vítimas foram transferidas para o Hospital de Base em Itabuna, onde continuam internadas. O motorista da pick-up, que estava carregado de piaçava, fugiu do local sem prestar socorro. Informações do Correio.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O governo baiano construirá matadouro frigorífico que beneficiará os municípios de Itanhém e Medeiros Neto, no extremo-sul do Estado. A ordem de serviço foi assinada ontem, 20, pelo secretário de Agricultura da Bahia, Eduardo Salles, e pelo diretor da Agência Estadual de Desenvolvimento Agrícola (Adab),Paulo Emílio Torres.

Hoje, técnicos da Seagri promovem audiência pública para discutir reestruturação da mandiocultura em Buerarema, conhecida nacionalmente pela qualidade da farinha de mandioca. O secretário Eduardo Salles participará da Expofenita, em Itabuna, quando também abordará medidas emergenciais de combate à seca.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Juçara Feitosa (PT)
15h – Grande caminhada na Avenida do Cinquentenário

Vane do Renascer (PRB)
9h – Inauguração da Base de Segurança, com presença do governador
15h – Caminhada no João Soares – concentração na Padaria Paulista
18h30min – Panfletagem Colégio CIOMF

Capitão Azevedo (DEM)
9h30 – Visita aos moradores do Gogó da Emasa, saindo do E. de Ouro
14h30min – Caminhada no João Soares, concentrando próximo ao Ciso
20h30min – Reunião com moradores do Jardim Alamar (Colégio Alamar)

Zé Roberto (PSTU)
9h – Gravaçao de programa eleitoral
14h – Visita a apoiadores na Bananeira
19h – Visita a apoiadores no São Caetano

Zem Costa (PSOL)
9h – Reunião com vereadores
21h – Visita a alunos da Unime