Tempo de leitura: < 1 minuto
Autoridades e músico Carlinhos Brown, ao centro, apresentam a “caxirola”.

Ao mundo, a Copa 2010 apresentou a vuvuzela. No Brasil, será a vez da caxirola de Carlinhos Brown. O músico baiano apresentou a geringonça ontem, em Brasília, ao lado do ministro do Esporte, Aldo Rebelo.

A caxirola é inspirada em outro instrumento, de origem africana, o caxixi, e faz parte de 96 projetos aprovados pelo governo brasileiro para promover o país durante a Copa do Mundo de 2014.

– Nós acreditamos que poderíamos aproveitar a proposta que foi sugerida pela África do Sul, que era a vuvuzela. Muitos reclamavam que era barulhenta, mas ela prenunciava a oportunidade de o torcedor ter a sua voz. Por isso, dentro do projeto Candeal 2014, nós criamos a caxirola – contou Carlinhos Brown ao site do Globo Esporte.

A caxirola é feita de plástico e ganhou as cores da bandeira nacional. O som produzido pela invenção “brauniana” é semelhante ao de um chocalho para bebê, porém mais potente.

11 respostas

  1. Tanto a caxirola como aquele apito, ja são nossos conhecidos. a caxirola é usada nas rodas de capoeira, nos candomblés e até nas rodas de samba e o apito, muito usado para caçar pássaros (quando existiam)aquí mesmo em nossa região. Apemas mudaram a performance para torná-los estrelas sociais.Acreditem.

  2. Quem toca berimbau, ou joga capoeira, conhece um chocalho, feito de cipo, chamado caxixe.

    Pode ter sido a inspiração para o genial Brown criar o presente instrumento!

  3. A vuvuzela foi um sucesso entre os sulafricanos por que estes não tinham nenhuma esperança de que os bafana-bafana chegassem à final – na melhor das hipóteses, avançar além da primeira fase já seria uma glória. Porém, aqui nos domínios do povo tupiniquim, o buraco é bem mais em cima…
    …Destarte, se não chegarmos , no mínimo, às semifinais, vai ter comerciante – autorizado ou pirata – amargando prejuízo.
    E se formos à final – única possibilidade da rodrigueana “pátria de chuteiras” adentrar o gramado do novíssimo Mário Filho – e perdermos, a caxirola será uma funesta recordação a ser esquecida , e pesará sobre Brown tal como a sina do Barbosa.
    Se ganharmos, aí tudo bem. Brown é gênio, merece o Oscar, o prêmio Shell e tudo que é Grammy …
    (Mau presságio: a caxirola parece uma espiga de milho pela metade…)

  4. Sei não viu, mas olhando para a cara do Carlinhos Brown e do Bandeirante Vermelho, Aldo Rebelo só uma idéia fixa me vem à cachola: Moacir Barbosa Nascimento.
    Longe de mim ser Pig Spirit …só tenho acompanhado a Copa das Entradas e Bandeiras com atenção.

  5. Consultando minha caxirola de cristal vi uma seleção sul americana repetindo o frustração de 1950.

    As listas estavam meio embaçadas, me pareciam ser azul e brancas, mas o futebol é de primeira. Que seleção será essa?

    Ganha uma caxirola de presente, como prêmio de consolação, quem acertar que seleção é essa.

    E quanto a Carlinhos Brown, vai continuar tocando tambor e sonhando com o Oscar.

  6. Simplesmente Ridiculo!! Esses Deputados deveriam estar gastando seu tempo remunerado por nossos impostos com questões realmente importantes para a nossa Nação. POBRE BRASIL!!

  7. O povo morrendo de fome e estes sem o que fazer, gastando tempo com bobagens inventando o que ja existe… Me poupe com tanta besteira…

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *