Tempo de leitura: < 1 minuto

Do Blog do Thame

Estátua foi danificada por vândalos nesta quarta.
Estátua foi danificada por vândalos nesta quarta.

A estátua do escritor Jorge Amado, colocada na entrada do bairro de Ferradas, em Itabuna, para homenagear o centenário do escritor, foi atingida com vários tiros de revólver, além de ser alvejada com pedradas. O ato de vandalismo danificou a estátua, obra do escultor Lavrud Durval,  feita em resina bronzinada e com cerca de dois metros de altura.
Os tiros atingiram várias partes da estátua do escritor, nascido em agosto de 1912  em Ferradas, então distrito e hoje bairro de Itabuna. Moradores alegam ter ouvido os tiros, mas não tem qualquer suspeita sobre os autores do ato de vandalismo, já que a estátua fica às margens da rodovia BR 415, a cerca de 500 metros da área urbana do bairro.
Embora nascido em Ferradas/Itabuna, Jorge Amado é mais venerado em Ilhéus, onde passou parte da infância e, na juventude,  escreveu seu primeiro romance, “O País do Carnaval”.
Leia mais no Blog
 

0 resposta

  1. É por essas e por outras que há uma identidade muito maior do Jorge Amado com a cidade de Ilhéus, …!!!
    Os silvícolas, os capicongos, daqui, ainda não sabem o que significa civilização, …!!!
    Triste Itabuna, …!!!
    Cultura Zero, …!!!

  2. Olá Seu Pimenta,
    Na verdade esse vandalismo não aconteceu essa semana, desde dezembro de 2012 que a estatua vem sendo alvo de vandalismo, no periodo natalino enfeitaram-na de lixo…

  3. Não consigo entender por vcs tanto adoram e endeusam o homem que renegou sua cidadania e ainda dizia que “se mundo tinha cu, Itabuna era o cu do mundo”.

  4. Esse Sarrafo tem muito é que levar sarrafo na rinhada. Vá estudar a história idiota. Assista o Filme Menino Grapiúna e veja o que Jorge diz. Se você não sabe eu vou te dizer o porque Jorge tinha uma mágoa, não da cidade de Itabuna, mas dos políticos. Jorge foi indicado para receber o título de cidadão itabunense, e o ex vereador Pinheirinho e outros da época, rejeitaram o pedido porque ele era comunista. Você que tem o vulgo de “Sarrafo” ficaria magoado, ou não. Leia mais a história de sua cidade se é que você é daqui.

  5. REALMENTE NÃO POSSO NEGAR A FAMA DE JORGE AMADO POREM ELE NÃO AFIRMAVA EM VIDA DE SER ITABUNENSE PIOROU DE FERRADAS.
    AQUELA ESTATUA FOI SO UMA MANEIRA DO AZEDO E SEUS SECRETÁRIOS DESVIAREM VERBAS, QUANTO CUSTOU PARA O MUNICÍPIO TODA AQUELA PARAFERNÁLIA, O PROFESSOR SERGIO CHAMA DE CULTURA, MANEIRA DE ROUBAR A POPULAÇÃO. INFELIZMENTE ESTE PAÍS NÃO TEM PUNIÇÃO SEVERA CONTRA ESTES MALDITOS PREFEITOS É BARBARIDADE O QUE TEMOS VISTO NOS MUNICÍPIOS. POR ISSO FALTA DINHEIRO PARA AS COISAS BÁSICAS SAÚDE , EDUCAÇÃO. ACORDA DILMA FISCALIZAÇÃO E APURAÇÃO E AÇÃO .

  6. Olha para uma cidade que derrubar arvores centenária ,queimar museu,derrubar casarão,castelos destruir o busto do primeiro prefeito vender maosoleo de personalidades históricas da cidade
    não ter no curriculo escolar a história de Itabuna como disciplina ter governantes sem nenhum vinculo com sua cultura,pois bem apedrejar a estatua de um escritor que mesmo de forma pouco comum falar que nasceu em ferradas o cu do mundo pode ter sido mau interpretado não se justifica a violencia mas
    vai entender o que se passa nestas cabeça animalescas …..

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *