Tempo de leitura: < 1 minuto

Do Blog do Thame

Estátua foi danificada por vândalos nesta quarta.
Estátua foi danificada por vândalos nesta quarta.

A estátua do escritor Jorge Amado, colocada na entrada do bairro de Ferradas, em Itabuna, para homenagear o centenário do escritor, foi atingida com vários tiros de revólver, além de ser alvejada com pedradas. O ato de vandalismo danificou a estátua, obra do escultor Lavrud Durval,  feita em resina bronzinada e com cerca de dois metros de altura.
Os tiros atingiram várias partes da estátua do escritor, nascido em agosto de 1912  em Ferradas, então distrito e hoje bairro de Itabuna. Moradores alegam ter ouvido os tiros, mas não tem qualquer suspeita sobre os autores do ato de vandalismo, já que a estátua fica às margens da rodovia BR 415, a cerca de 500 metros da área urbana do bairro.
Embora nascido em Ferradas/Itabuna, Jorge Amado é mais venerado em Ilhéus, onde passou parte da infância e, na juventude,  escreveu seu primeiro romance, “O País do Carnaval”.
Leia mais no Blog
 

0 resposta

  1. É por essas e por outras que há uma identidade muito maior do Jorge Amado com a cidade de Ilhéus, …!!!
    Os silvícolas, os capicongos, daqui, ainda não sabem o que significa civilização, …!!!
    Triste Itabuna, …!!!
    Cultura Zero, …!!!

  2. Sinto-me envergonhado com tamanha atitude. Uma cidade que quer agir no presente pra colher no futuro, deve respeitar seu passado.

  3. Olá Seu Pimenta,
    Na verdade esse vandalismo não aconteceu essa semana, desde dezembro de 2012 que a estatua vem sendo alvo de vandalismo, no periodo natalino enfeitaram-na de lixo…

  4. Não consigo entender por vcs tanto adoram e endeusam o homem que renegou sua cidadania e ainda dizia que “se mundo tinha cu, Itabuna era o cu do mundo”.

  5. Esse Sarrafo tem muito é que levar sarrafo na rinhada. Vá estudar a história idiota. Assista o Filme Menino Grapiúna e veja o que Jorge diz. Se você não sabe eu vou te dizer o porque Jorge tinha uma mágoa, não da cidade de Itabuna, mas dos políticos. Jorge foi indicado para receber o título de cidadão itabunense, e o ex vereador Pinheirinho e outros da época, rejeitaram o pedido porque ele era comunista. Você que tem o vulgo de “Sarrafo” ficaria magoado, ou não. Leia mais a história de sua cidade se é que você é daqui.

  6. REALMENTE NÃO POSSO NEGAR A FAMA DE JORGE AMADO POREM ELE NÃO AFIRMAVA EM VIDA DE SER ITABUNENSE PIOROU DE FERRADAS.
    AQUELA ESTATUA FOI SO UMA MANEIRA DO AZEDO E SEUS SECRETÁRIOS DESVIAREM VERBAS, QUANTO CUSTOU PARA O MUNICÍPIO TODA AQUELA PARAFERNÁLIA, O PROFESSOR SERGIO CHAMA DE CULTURA, MANEIRA DE ROUBAR A POPULAÇÃO. INFELIZMENTE ESTE PAÍS NÃO TEM PUNIÇÃO SEVERA CONTRA ESTES MALDITOS PREFEITOS É BARBARIDADE O QUE TEMOS VISTO NOS MUNICÍPIOS. POR ISSO FALTA DINHEIRO PARA AS COISAS BÁSICAS SAÚDE , EDUCAÇÃO. ACORDA DILMA FISCALIZAÇÃO E APURAÇÃO E AÇÃO .

  7. Olha para uma cidade que derrubar arvores centenária ,queimar museu,derrubar casarão,castelos destruir o busto do primeiro prefeito vender maosoleo de personalidades históricas da cidade
    não ter no curriculo escolar a história de Itabuna como disciplina ter governantes sem nenhum vinculo com sua cultura,pois bem apedrejar a estatua de um escritor que mesmo de forma pouco comum falar que nasceu em ferradas o cu do mundo pode ter sido mau interpretado não se justifica a violencia mas
    vai entender o que se passa nestas cabeça animalescas …..

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.