Tempo de leitura: 2 minutos

Cardeais participarão de conclave para escolha de novo papa.
Cardeais participarão de conclave para escolha de novo papa.

Renata Giraldi | Agência Brasil
Vaticano – O conclave, que começa na terça-feira (12), pode ter resultado rápido e com consenso. Porém, é impossível arriscar quanto tempo levará. Mas a indicação sobre o curto prazo de duração foi dada hoje (9) pelo porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi. Ao detalhar os assuntos da oitava reunião antes do conclave, Lombardi admitiu que há um esforço entre os 115 cardeais, com direito a voto, em buscar um nome comum.
“[A expectativa é a] rápida convergência de alguns candidatos”, disse o porta-voz, sem sinalizar quem são os candidatos com mais chances de consenso. Nas ruas, italianos e fiéis de várias nacionalidades fazem apostas. Assunto que é repetido pelas emissoras italianas de televisão em programas de debates e telejornais.
Os ambulantes que vendem objetos religiosos dentro da área do Vaticano e próximos à Basílica de São Pedro preferem apostar em nomes consagrados. Nas banquinhas dos ambulantes é possível comprar terços, rosários e estatuetas com as imagens do papa João Paulo II (que morreu em 2005) e do emérito Bento XVI.

“Os brasileiros gostam muito de comprar esses rosários aqui [mostra ele], que são bonitos e cheirosos. Tem o rosto do papa beato João Paulo II”, disse Marco Giorgi, vendedor ambulante, nos arredores da basílica, ao tentar convencer a equipe da EBC a comprar seus produtos.
A eleição do papa emérito Bento XVI, em 19 de abril de 2005, ocorreu na primeira votação, lembrou o porta-voz. Lombardi disse ainda que logo após a votação e o “sim” do cardeal Josef Ratzinger à sua escolha, foi vista a fumaça branca em sinal do fim do conclave e da eleição do papa.
De acordo com o Vaticano, podem ocorrer até 34 votações em um total de 11 dias. Caso não seja obtido o consenso de dois terços dos votos em favor de um nome, é estabelecido um prazo para orações e reflexões, e aberta uma votaçãpo entre os dois que conseguiram mais votos.

Uma resposta

  1. Vídeo constrangedor – Papa Bento XVI
    Veja que constrangimento.
    Como isso não vazou na imprensa internacional na época?
    Apesar de os fiéis mais fervorosos não questionarem, um vídeo de 2011 está intrigando até os mais apaixonados.
    Na ocasião de um evento em Berlim, o Papa Bento XVI cumprimentou todos os representantes e cardeais que ali estavam.
    Para surpresa do público, poucos cardeais estenderam a mão ao Papa.
    A maioria, ao perceber que o cumprimentaria, retirou a mão deixando-o no vácuo.
    Depois dessa, alguém tem dúvidas de que ele não era bem-vindo na cúpula do Vaticano?
    Veja o vídeo e tire suas próprias conclusões:
    http://youtu.be/_eJcKr6W7pk
    deixeopovotrabalharisomar2018@gmail.com

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *