Tempo de leitura: 2 minutos
Renan caiu por se opor a negociação suspeita.
Renan teria caído por se opor a negociação suspeita.

A revelação é feita pelo Cia da Notícia: não foram os problemas na atenção básica que resultaram na queda do médico Renan Araújo do comando da Secretaria de Saúde de Itabuna.

Segundo a publicação, o desgaste de Renan no Governo Vane começou quando ele se opôs a pagar uma suposta dívida de R$ 4 milhões da Prefeitura de Itabuna com a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna.

Renan, informa o Cia da Notícia, “descartou a possibilidade de realizar o acordo” por entender que o seu pagamento era temerário. “Uma semana após a conversa, o secretário foi exonerado pelo prefeito durante uma entrevista à imprensa”, anota a publicação.

Dentro do governo, vem sendo dito que tanto o prefeito Claudevane Leite como o vice-prefeito Wenceslau Júnior são favoráveis ao pagamento, daí a exoneração de Renan.

Uma ação judicial perdura desde a gestão do ex-prefeito Fernando Gomes, em 2008. O prefeito foi orientado a não pagar a dívida. A razão principal: a ação movida pela Santa Casa era frágil, pois não apresentava documentos de prova como a prestação dos serviços, a origem dos procedimentos e quais os pacientes beneficiados.

O sucessor, Capitão Azevedo, também foi pelo mesmo caminho. Será que o prefeito Claudevane Leite vai pagar? E o novo secretário, Plínio Adry, terá também essa intenção? E o vice-prefeito Wenceslau Júnior, seria mesmo favorável a pagar uma dívida da qual, conforme a denúncia, não se tem comprovação?

Em tempo: o novo titular da Saúde, Plínio Adry, toma posse amanhã, às 17h, em solenidade na sede da secretaria, na Rua Barão do Rio Branco, no Alto Mirante.

A propósito, o ex-secretário deverá prestar consultoria para a Prefeitura de Itabuna. O entendimento é que Renan seria muito útil ao município nas áreas de maior complexidade e na captação de recursos com atração de procedimentos de maior remuneração na saúde.

12 respostas

  1. Eita pega! já não vê mais “SOCIALISTAS” como antigamente, essa cambada quer mesmo levar a teoria do menssalão à risca. É, quem sabe a comissão seja mil vezes maior do que a oferecida aos carlistas Cuma e Azevedo. E ainda temn gente achando um absurdo os ilheenses terem optado pelo Jabes Ribeiro, como verem os senhores e senhoras parece que eles estavam certos, dos males o menor.

  2. Renan seguramente era o secretário que mais vinha trabalhando, suou estranho a sua exoneração…ler um notícia desse coloca no mínimo a nossa baraba de molho. Torço pelo governo VANE, mas ando reticente com tanto jogo de interesse que circundam as ações do governo. Espera-se no mínimo uma nota de explicação por parte do governo, pois, todos sabemos que quem cala consente!!!

  3. TITULO ORIGINAL: Q U E I X A S

    MUSICA DO SAUDOSO: NELSON GONÇALVES

    CANTA: RENAN ARAUJO (Zoio de Kombi)

    PORQUE TE QUEIXAS “VANE”
    SE ÉS FELIZ
    SE TENS A PREFEITURA E O ” MP ”
    A TEUS PÉS
    QUE DIREI EU
    QUE EM ITABUNA FUI INFELIZ
    E NADA SOU
    PERTO DE TI QUE PREFEITO ÉS

    NÃO TE LAMENTES SE O “PT”
    EM TUA VIDA
    TE DESPREZOU FUGIU DE TI
    SEM GERALDO, DAR UM ADEUS

    E A TUA ESTRADA
    SERÁ SEMPRE BEM FLORIDA
    E MUITOS EVANGELICOS
    CAIRÃO NO PAPO TEU

    QUE DIREI EU
    ETERNAMENTE AMARGURADO
    UM SECRETÁRIO PELO
    PREFEITO ABANDONADO

    ESCRAVO DESTE ESPERTALHÃO
    EU NÃO ACEITEI A CORRUPÇÃO
    MAS TU ENCONTRARÁS
    UM NOVO OTARIO AONDE FOR

  4. ESSA SANTA CASA NÃO TOMA JEITO, NÃO PAGA ÁGUA (R$ 100.000,00/MES), ALÉM DE ABOCANHAR MAIS DE 4.000.000,00/MES DE CONTRATUALIZAÇÃO COM O GOVERNO DO ESTADO, QUANDO É QUE ISSO VAI ACABAR?

  5. Na verdade estamos vendo é uma forte pressão do pc do b para manter os seus quadros dentro do governo,certamente que tendo deixado a secretaria de saúde devido a sua imensa incompetência,sendo ele homem da cúpula do partido a nível estadual e extremamente importante para a campanha de davidson magalhães a deputado federal é óbvio que os CURURUS tentarão mantê-lo no governo a qualquer custo,o povo estar atento e como disse nossa amiga no comentário anterior a este “QUEM CALA O C…SENTE”.

  6. Hoje , já não se sabe mais se esta divida será paga ou não, o que sabemos é que realmente os serviços não foram prestados pela Santa Casa, que nunca presta contas do que faz , o conselho que o diga, o que o PCdoB quer é ficar bem na fita, e quem vai pagar o “PATO” é o prefeito, pois certamento esta dívida não existe e ele vai ter que explicar ao Ministério Público este pagamento.

  7. De santa, a Santa Casa não tem nada…..
    Cadê o Ministério Público para verificar a real situação desta dívida?
    Quanto interesse para beneficiar uma entidade que é “pura filantropia”!!!???

  8. Sr. redator,

    A bem da verdade, gostaria de informar que nunca houve qualquer conversa entre eu e o prefeito Vane ou o vice Wenceslau sobre acordo para pagamento de débito com a Santa Casa de Misericórdia.
    Consequentemente, a versão de que eu teria contrariado um possível acordo não é verdadeira. Nunca houve tal pressão.
    Reservo-me o direito de não emitir opinião sobre o mérito (já que não mais respondo pela pasta) mas gostaria que publicasse essa mensagem.

    Atenciomente,

    Renan Araújo

  9. O POVO QUE SABER QUANDO SAI É O DINHEIRO, É UM SAI, SAI DE SECRETARIO E O POVÃO FICA NA MÃO!!!!!! DEPENDE DESSE SALARIO PARA SOBREVIVER MATAR A FOME DOS FILHOS EM QUANTO PREFEITO TRÁS PRA CIDADE BANDAS PRA TOCAR E DINDIN QUE É BOM NADA.VA NE SEU CAMINHO VAI SER O MESMO DO EX. PREFEITO SÓ UMA VEZ!!!!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *