Tempo de leitura: 2 minutos
Projeto do Porto Sul recebe autorização da Antaq (Reprodução).
Projeto do Porto Sul recebe autorização da Antaq (Reprodução).

A Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq) publicou hoje, no Diário Oficial da União, autorização de construção do Porto Sul,  tocado pelo Governo do Estado e a Bahia Mineração (Bamin) em Ilhéus.

De acordo com a agência, o projeto apresentado “atende as disposições estabelecidas na nova Lei dos Portos”, de 5 de junho deste ano.

Para o secretário da Casa Civil da Bahia, Rui Costa, a outorga demonstra a “qualidade do projeto” apresentado.

– Este é um passo decisivo rumo ao início das obras. O Porto Sul é uma iniciativa acertada do governador Jaques Wagner. Representa um ciclo de desenvolvimento duradouro e sustentável, que beneficiará toda a Bahia.

Na zona norte de Ilhéus, a Bamin construirá um terminal de uso privativo (TUP), considerado o maior empreendimento portuário do Nordeste do país.

Outro TUP será construído por meio de Sociedade de Propósito Específico (SPE), na Zona de Apoio Logístico (ZAL), sendo que neste o estado será sócio minoritário. Empresas mineradoras como Votorantim e um conglomerado chinês já demonstraram interesse no negócio. O edital de chamamento será publicado ainda em dezembro, segundo Costa.

AUDIÊNCIAS EM ILHÉUS E ITABUNA
Hoje e amanhã (dias 12 e 13), serão realizadas audiências públicas para discutir o Porto Sul. Em Ilhéus, as discussões acontecem no auditório principal do Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães. Já em Itabuna, serão na Vila Olímpica, ao lado do Estádio Itabunão. Os dois eventos estão previstos para começar às 19h.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *