Tempo de leitura: < 1 minuto

Edicácio, Leandro e Moabe foram presos em Itapetinga (Foto Divulgação).
Leandro, Edicácio e Moabe foram presos em Itapetinga (Foto Divulgação).

A polícia civil prendeu hoje (11) três homens acusados de assaltar um correspondente bancário em Itapetinga, no sudoeste baiano. Ontem, Edicácio Soares Santos, de 30 anos, Leandro Silva Santos, 24, e Moabe Souza Guerra, 29, levaram R$ 1.373,00 que estavam em um malote.
De acordo com a delegada Rosilene Correia, o trio surpreendeu os funcionários do correspondente no momento de abertura do estabelecimento. Segundo a delegada, o dinheiro recuperado era parte do valor que estava no malote.
A prisão foi efetuada por agentes comandados pelos delegados Irineu Andrade e Marcos Larocca. Com o trio de assaltantes, a polícia apreendeu ainda um revólver calibre 38 usado no assalto, uma moto Yamaha Fazer 150, placa OUX-3215, e peças de roupa e capacetes. Edicácio, Moabe e Leandro estão presos na delegacia regional em Itapetinga.

Tempo de leitura: < 1 minuto

lukaspaivaO vereador Lukas Paiva (PMN) ocupou o plenário da Câmara para soltar uma “bomba” com efeitos devastadores para a Ciretran em Ilhéus e a empresa Vistocar.
Segundo o parlamentar, há um esquema que envolve o órgão de trânsito e a Vistocar, além de uma autoescola ilheense, e afetaria desde os resultados dos testes para retirar carteira de habilitação a vistoria veicular.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Abiel teme saída de tropas.
Abiel teme saída de tropas.

Pequenos produtores dos municípios de Ilhéus, Una e Buerarema lamentaram a retirada de tropas do Exército e da Marinha da área do conflito com índios e autodeclarados tupinambás. Desde ontem, o Exército começou a desmontar as bases de pacificação na área de 47,3 mil hectares, como informamos mais cedo.
Abiel Silva, da Associação dos Pequenos Produtores de Ilhéus, Una e Buerarema (Aspaiub), se disse surpreso com a retirada das tropas antes do prazo final. “Lamentamos muito a saída do Exército”, afirmou ao PIMENTA. O líder dos pequenos produtores espera que as conversas entre os governos estadual e federal resultem na permanência das Forças Armadas.
O agricultor e vice-presidente da Aspaiub, Alfredo Falcão, espera que o governador Jaques Wagner reverta a tendência de saída do Exército. Alfredo conversou com autoridades do Exército. Até a próxima sexta (14), as tropas vão permanecer na áreas urbanas dos municípios sob o efeito da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), sem o compromisso de atuar na segurança na área rural.
CASO JURACI SANTANA
Abiel Silva esteve em audiências em Brasília para discutir o processo de demarcação de terras e agora também cobra que a morte do agricultor Juraci Santana seja esclarecida. “Até agora, [a investigação] deu em nada”, critica. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil. Há um movimento defendendo que a Polícia Federal assuma o caso.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Segundo o site O Tabuleiro, um voo da companhia aérea Azul, previsto para decolar do aeroporto de Ilhéus às 6h desta terça-feira, teve sua partida cancelada, devido a um problema mecânico na aeronave.
Um dos passageiros era prefeito de Itabuna, Vane do Renascer, que seguia em direção a São Paulo (destino do voo) para o velório de seu pai, Manoel Fortunato Leite, falecido na noite de ontem (10).

Tempo de leitura: < 1 minuto

A retirada das tropas do Exército da área do conflito de fazendeiros e autodeclarados tupinambás, no sul da Bahia, surpreendeu o Governo do Estado, conforme apurou o PIMENTA. Isso, porque o prazo de permanência das Forças Armadas vence apenas no sábado (15).
Hoje, de acordo com fonte do governo baiano, Jaques Wagner estará em Brasília para tratar da permanência das tropas e da manutenção da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) nos municípios de Ilhéus, Una e Buerarema. Com a GLO, o governo federal torna-se responsável pela área em litígio.
Mais informações em instantes.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Tropa com mais de 600 homens está no sul da Bahia desde fevereiro (Foto Pimenta).
Tropa com mais de 600 homens está no sul da Bahia desde fevereiro (Foto Pimenta).

Exército e Marinha deixaram a região de conflito entre produtores rurais e índios e autodeclarados tupinambás, na região que envolve Ilhéus, Una e Buerarema. De acordo com as primeiras informações, as três bases de segurança (pacificação) instaladas na área de 47,3 mil hectares foram desmontadas entre ontem e hoje (11).
As Forças Armadas estavam no sul da Bahia desde o dia 14 de fevereiro, após o governador Jaques Wagner recorrer à Garantia da Lei e Ordem (GLO) e passar ao governo federal a responsabilidade pela segurança pública na área do conflito.
ASSASSINATO DE AGRICULTOR
Hoje faz um mês que o agricultor Juraci Santana foi executado a tiros, no Assentamento Ipiranga, no Maroim, em Una. Até o momento, ninguém foi preso. A retirada das tropas do Exército é considerada uma vitória para os tupinambás, que estariam planejando uma caminhada ecológica na área do conflito.

Tempo de leitura: 3 minutos

Valéria Ettinger1Valéria Ettinger | valeria@emancipe-se.org

O meu aplauso porque a luta dessas mulheres não se resume em um único dia, em um momento, no qual a celebração ressoa como um presente de consolação pela condição de ser mulher.

Depois da enxurrada de comemorações para as mulheres de Atenas, as Amélias, as mulheres centopeias, as mulheres caranguejos, as mulheres por serem, simplesmente, seres do sexo feminino. Aplaudo de pé as mulheres invisíveis.
Aquelas mulheres que morreram queimadas por melhores condições de trabalho;
As mulheres que foram espancadas, abortadas, execradas e mortas nas lutas pela democracia;
As mulheres que são levadas de suas famílias, desde cedo, para serem escravas ou serem abusadas sexualmente;
As mulheres que tem seu clitóris retirado porque não foi dado as mulheres o direito de sentir prazer;
As mulheres que são vendidas como se fossem objeto comercial;
Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos

Nadson morreu após perseguição no Bairro Lomanto (Foto Álbum Familiar).
Nadson morreu após perseguição policial (Foto Álbum Familiar).

Familiares e amigos de Nadson Pereira de Almeida promovem ato na próxima sexta-feira (14) para lembrar os 30 dias da morte do adolescente. Uma missa será celebrada às 8h30min na Igreja Menino Jesus, no Lomanto, onde aconteceu a tragédia.
Nadson morreu no dia 16 de fevereiro, após perseguição policial no Bairro Lomanto, em Itabuna. Menor, ele pilotava uma moto Honda Titan e fugiu da abordagem ao, supostamente, receber ordem para parar.
Testemunhas afirmam que, durante a perseguição, uma viatura da Polícia Militar tocou no fundo da moto em que Nadson estava. O corpo do menor foi lançado ao chão e, na sequência, a viatura atropelou o garoto de 14 anos. Abaixo, vídeo mostra momento da perseguição.

Policiais que estavam na viatura negaram que tenha havido atropelamento. A versão dos militares é de que Nadson perdeu o controle da moto que pilotava, batendo no fundo de um carro que estava estacionado na Rua Jorge Amado, onde morreu. Ainda segundo os militares, Nadson perdeu o controle ao passar por um quebra-molas.
Há duas semanas, a subseção itabunense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) reuniu-se com os comandos das polícias militar e civil em Itabuna. Durante as audiências, os dirigentes da OAB local pediram isenção e celeridade nas investigações.
PROTESTOS E DESTRUIÇÃO
Ônibus foi destruído em manifestação (Foto Pimenta).
Ônibus foi destruído em manifestação (Foto Pimenta).

O acidente ocorreu por volta das 10h de 16 de fevereiro e deu início a uma série de protestos na região do Lomanto. A comunidade interditou a Avenida J.S. Pinheiro. Um ônibus foi incendiado na BR-101 e vários veículos foram destruídos pelo fogo no pátio da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran), no Aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho, no Lomanto.
Um veículo que estava na Avenida J.S. Pinheiro também foi incendiado por manifestantes. Houve confronto e 16 pessoas foram detidas pela Polícia Militar. Já no outro dia, logo após o enterro do menor, menores atearam fogo em um ônibus escolar, que ficou parcialmente destruído.
A previsão é de que o inquérito na Polícia Civil sofra atraso por causa do período de carnaval. Os cinco policiais que estavam na viatura da PM que atropelou o garoto foram afastados do serviço, segundo o comando regional da PM. Todos respondem a inquérito policial militar.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Novenário atrai milhares de fiéis à Catedral de São José (Foto Erivaldo Bonfim).
Novenário atrai milhares de fiéis à Catedral de São José (Foto Erivaldo Bonfim).

Começou ontem (10) o novenário em preparação à festa do padroeiro de Itabuna, São José. As homenagens vão até o dia 19 de março no município e nas paróquias da Diocese de Itabuna. Os católicos lotaram a Catedral de São José.
Hoje (11) a programação reunirá paróquias de Santa Inês e de Nossa Senhora Aparecida, além das Associação das Senhoras de Caridade, Sociedade de São Vicente de Paulo, Cursilho de Cristandade, Apostolado da Oração, Caminho Neocatecumenal e Comunidade Canção Nova. As escolas Lua Nova, Curumim, Pio XII e Carrossel também se integram às homenagens nesta terça.
ALVORADA E PROCISSÃO
A programação para o Dia de São José, 19 de março, já está definida, conforme o assessor de comunicação da Diocese de Itabuna, Erivaldo Bonfim. Uma alvorada festiva às 5h abrirá a programação, tendo, na sequência, a Missa Festiva, presidida pelo pároco da Catedral, Monsenhor Moizés, às 7h.
Às 10h do dia 19, haverá  concelebração eucarística, presidida pelo bispo diocesano, Dom Ceslau Stanula, e que terá como pregador o arcebispo de Feira de Santana, Dom Itamar Vian. A Comenda de São José será entregue ao final da celebração.
Os festejos a São José serão encerrados na parte da tarde, com missa de romaria e a tradicional procissão, finalizando com a bênção do Santíssimo Sacramento.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Manoel Fortunato morreu vítima de AVC em SP.
Fortunato morreu vítima de AVC em SP.

O corpo do pai do prefeito Claudevane Leite, Manoel Fortunato Leite, de 80 anos, será enterrado no cemitério do município de Suzano (SP), às 17 horas de hoje (11), segundo divulgou há pouco a Secretaria de Comunicação de Itabuna. O aposentado faleceu ontem à noite, após meses de internação e ser vitimado por um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Manoel Fortunato havia completado 80 anos em 2 de março e já se encontrava em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em São Paulo.
Ele deixa, além do prefeito de Itabuna, outros três filhos (Claudemir, Claudinei e Claudemar), além de nove netos e seis bisnetos.
Segundo a assessoria, o prefeito suspendeu a agenda e seguiu para São Paulo. Vane perdeu a mãe, Maria Dalva Moreira Leite, há pouco mais de quatro meses. O prefeito recebeu várias mensagens de condolência, conforme a sua assessoria.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Técnicos do Ministério da Previdência Social vão proferir palestrar gratuita para trabalhadores, nesta quarta-feira (12), às 14h, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Itabuna e Região (Sintesi).
Durante a palestra que faz parte do Programa de Educação Previdenciária, serão esclarecidas dúvidas sobre contribuição, aposentadoria, aposentadoria por invalidez e auxílio-doença, dentre outros assuntos.
Segundo João Evangelista, dirigente do Sintesi, a palestra será uma oportunidade para que o trabalhador fique por dentro de assuntos previdenciários, dentre eles o cálculo de aposentadoria.
O espaço será aberto a profissionais de todas as áreas. A sede do Sintesi fica na Avenida Duque de Caxias, 488, centro, após a praça Laura Conceição (Praça da Catedral). Contatos podem ser feitos pelo telefone (73) 3215-1940.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Wagner destaca chegada de mais médicos ao estado.
Wagner destaca chegada de mais médicos ao estado.

Os municípios baianos, dentre eles Itabuna e Ilhéus, receberão total de 1.087 novos médicos de um programa do Ministério da Saúde, o Mais Médicos.
A Bahia atinge esta marca na próxima quinta (13), segundo o governador Jaques Wagner, com a chegada de 230 profissionais vindos do exterior.
O Mais Médicos é um dos assuntos do programa semanal Conversa com o Governador. Wagner ainda fala de entrega de obras, nesta semana, em Jequié, Mucugê e Ribeirão do Largo.
O programa de rádio é produzido pela Secretaria Estadual de Comunicação e dirigido pelo jornalista Edmundo Filho. Para ouvir a edição desta semana, clique aqui.