Tempo de leitura: < 1 minuto

Abiel teme saída de tropas.
Abiel teme saída de tropas.

Pequenos produtores dos municípios de Ilhéus, Una e Buerarema lamentaram a retirada de tropas do Exército e da Marinha da área do conflito com índios e autodeclarados tupinambás. Desde ontem, o Exército começou a desmontar as bases de pacificação na área de 47,3 mil hectares, como informamos mais cedo.
Abiel Silva, da Associação dos Pequenos Produtores de Ilhéus, Una e Buerarema (Aspaiub), se disse surpreso com a retirada das tropas antes do prazo final. “Lamentamos muito a saída do Exército”, afirmou ao PIMENTA. O líder dos pequenos produtores espera que as conversas entre os governos estadual e federal resultem na permanência das Forças Armadas.
O agricultor e vice-presidente da Aspaiub, Alfredo Falcão, espera que o governador Jaques Wagner reverta a tendência de saída do Exército. Alfredo conversou com autoridades do Exército. Até a próxima sexta (14), as tropas vão permanecer na áreas urbanas dos municípios sob o efeito da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), sem o compromisso de atuar na segurança na área rural.
CASO JURACI SANTANA
Abiel Silva esteve em audiências em Brasília para discutir o processo de demarcação de terras e agora também cobra que a morte do agricultor Juraci Santana seja esclarecida. “Até agora, [a investigação] deu em nada”, critica. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil. Há um movimento defendendo que a Polícia Federal assuma o caso.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *