Tempo de leitura: < 1 minuto
Wagner durante visita a Mascote nesta sexta (Foto Manu Dias).
Wagner durante visita a Mascote nesta sexta (Foto Manu Dias).

Do Blog do Thame
Durante visita a Santa Luzia e Mascote, no Sul da Bahia, onde foram entregues ônibus para transporte escolar e tratores para associações de agricultores familiares e anunciados investimentos em infraestrutura, o governador Jaques Wagner confirmou que foi convidado para a presidente Dilma para assumir um ministério no próximo governo.
“Estive com Dilma essa semana em Brasília e ela me disse ´não abro mão de você no Governo Federal´. Só não definiu o cargo que vamos ocupar”, afirmou o governador, que deu à presidente uma vantagem de três milhões de votos (Dilma bateu Aécio por 3,5 milhões de votos na eleição presidencial, o que dá a dimensão da importância da votação baiana).
Bem humorado, o governador disse que quando chega a Brasília, ouve as pessoas dizerem “esse Wagner é arretado, mas eu respondo que arretado é o povo baiano, deu uma expressiva a Dilma e Rui Costa”.
Tempo de leitura: 2 minutos

marco wense1Marco Wense

A diferença do lamaçal petista para o tucano é na impunidade.  Os larápios petistas foram julgados e condenados. Os gatunos tucanos sequer foram a julgamento. Continuam livres e soltos.

“Como brasileiro, sinto vergonha”, diz o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso sobre o escândalo da Petrobras. Que coisa, hein! O FHC indignado com a corrupção. Vai terminar virando uma figura folclórica.
O cartel das empreiteiras assalta os cofres da Petrobras há pelo menos 15 anos, desde que a empresa era comandada por Henri Philippe Reichstul, nomeado pelo então presidente FHC para o cobiçado cargo.
Esse Henri causou prejuízos bilionários trocando ativos da estatal com a espanhola Repsol. Ficou conhecido por tentar privatizar a Petrobras. Chegou até a propor a mudança do nome Petrobras para Petrobrax.
Durante o reinado de FHC, Paulo Roberto Costa, réu no processo que investiga o desvio de bilhões de reais na estatal, foi gerente de Produção e Exploração (1995), diretor da Gaspetro (1997) e diretor geral.
Na era FHC, os réus viravam vítimas com o bolso cheio, os delegados eram afastados e os juízes removidos. Alguém se lembra de um mangangão preso no governo FHC ou de alguma devolução de dinheiro?
E os mensalões? O Ministério Público Federal considerou o mensalão do PSDB como o embrião do mensalão do PT. Tem algum mangangão tucano preso? Nem manganguinho.
A diferença do lamaçal petista para o tucano é na impunidade.  Os larápios petistas foram julgados e condenados. Os gatunos tucanos sequer foram a julgamento. Continuam livres e soltos.
O combate à corrupção no governo Dilma Rousseff alcançou as esferas dos corruptores. A Lava Jato vai terminar fortalecendo a presidente, que quer tudo apurado, doa a quem doer.
Alguns jornalistas, defensores do “terceiro turno”, escrevem que a prisão de gente graúda se deve a instituições que funcionam com independência, citando o Ministério Público, Polícia Federal, Congresso Nacional e o STF.
Ora, ora, por que essas instituições não tiveram o mesmo procedimento no governo FHC? Não eram independentes? Agiam de acordo com os interesses do Executivo, do mandatário-mor de plantão?
A reeleita presidente Dilma Vana Rousseff tem razão quando diz que a Operação Lava Jato vai “mudar para sempre as relações entre a sociedade brasileira, o Estado e as empresas privadas”.
O lado cômico do escândalo da Petrobras é FHC se dizendo envergonhado com a corrupção. Das duas, uma: ou tomou alguma pancada na cabeça ou sofre de “memorinite”.
Ao admirar exageradamente a sua própria imagem, sua paixão por si mesmo, o príncipe da privataria tucana esquece que tem telhado de vidro e bico quebradiço.
Marco Wense é articulista do Diário Bahia.

Tempo de leitura: < 1 minuto

polícia federalA Advocacia-Geral da União (AGU) derrubou a liminar que suspendia o concurso público da Polícia Federal (PF). Com a decisão, as novas datas da seleção serão divulgadas no site da Cespe, que organiza o certame.
O processo seletivo foi suspenso pela Justiça em 27 de outubro por não adaptar o exame de aptidão física e o curso de formação profissional às necessidades dos candidatos com deficiência.
O concurso oferece 600 vagas para agente da PF. O salário é de R$ 7.514,33 para jornada de 40 horas semanais. Os candidatos precisam ter nível superior em qualquer área. D´A Tarde.

Tempo de leitura: < 1 minuto

dilmaA presidente Dilma Rousseff já escolheu os novos titulares para pastas da área econômica, agricultura e desenvolvimento, segundo a Folha. O Ministério da Fazenda será comandado por Joaquim Levy, um nome que agrada o mercado e seria indicação do comando do Bradesco.
A Pasta do Planejamento ficará com Nelson Barbosa, enquanto o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio terá à frente o senador pernambucano Armando Monteiro, ex-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Uma surpresa foi a indicação da senadora Kátia Abreu para o comando do Ministério da Agricultura. Abreu é presidente da Confederação Nacional da Agricultura. Novos nomes serão anunciados até a próxima segunda-feira.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Centenas acompanharam cerimônia (Foto Giro Ipiaú).
Centenas acompanharam cerimônia (Foto Giro Ipiaú).

O corpo do padre Gerisvaldo Batista dos Santos, Padre Geris, foi enterrado no final da manhã de hoje em Ipiaú, no sul da Bahia. O pároco de Ituberá faleceu ontem, em Salvador, 12 dias após ter sido baleado em uma tentativa de assalto na BA-001. Geris foi internado no Hospital de Base, em Itabuna, e depois transferido para Salvador em estado grave. Centenas de pessoas acompanharam o enterro. Com informações do Giro Ipiaú.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Wagner retorna ao sul da Bahia (Foto Pimenta).
Wagner no sul da Bahia (Foto Pimenta).

O governador Jaques Wagner cumpre agenda oficial nesta sexta (21) em Santa Luzia, Belmonte e Mascote. Às 13h, entrega trator e implementos agrícolas em Santa Luzia numa ação, segundo o governo, para fortalecer a agricultura familiar no município.
O compromisso em Belmonte será às 14h30min, quando entregará ônibus do programa Caminho da Escola. Wagner encerra o dia no sul do Estado com a inauguração da obra de requalificação da feira de São João do Paraíso, em Mascote.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Rui Machado quando passava o trono para Aldenes, em 2013 (Foto Pimenta).
Rui Machado quando passava o trono para Aldenes em 2013 (Foto Pimenta).

Dia 30 os vereadores de Itabuna escolherão o novo presidente do legislativo. A  peleja não se restringe aos meios convencionais. No WhatsApp, circula texto com críticas ao ex-presidente e agora candidato Rui Machado (PTB).
Dentre outras, diz que Rui aumentou de 42 para 84 o número de assessores parlamentares – com salários até na casa dos R$ 8 mil, além contratar empresas sem licitação, objeto de notificação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), no período em que o legislativo esteve sob o seu comando.
Sobra até para o prefeito Claudevane Leite, por ter abandonado o aliado Aldenes Meira (PCdoB) e ter dadod apoio a Rui. “Deixa de lado um representante da sua base aliada, o PCdoB. Rui, aliás, apoiou o adversário de Vane na eleição para prefeito”, reforça o texto, que também cita os 11 vereadores que apoiam Rui na batalha definida como “moral”.
Registre-se que, ontem, Vane recebeu os dois candidatos. Até agora, o prefeito, oficialmente, não disse se apoia Rui ou Aldenes. Nos bastidores, a estrutura se move em apoio ao ex-presidente.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Vane e o pepino da Marimbeta...
Vane e o pepino da Marimbeta…

O prefeito Claudevane Leite continua tendo dores de cabeça com a gestão da Fundação Marimbeta. Agora, descobre-se que a entidade doou um terreno à Secretaria Municipal de Esporte e Recreação sem que fosse analisada pelo conselho deliberativo – que está desativado, como mostramos aqui.
Pior, a transação não teve o “ok” da Câmara de Vereadores. Nem poderia porque a presidência da fundação não pediu permissão ao legislativo. A inexperiência do presidente Júnior Teles tem sido apontada como a causadora da dor de cabeça ao prefeito, que já havia determinado mudanças na Marimbeta. Teles periga.

Tempo de leitura: 2 minutos

Mulheres são alvos prefer
Dados da OMS despertam atenção para vulnerabilidade da mulher.

Uma em cada três mulheres é vítima de abusos físicos em todo o mundo, indica uma série de estudos divulgados hoje pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Entre 100 milhões e 140 milhões de mulheres são vítimas de mutilação genital e cerca de 70 milhões se casam antes dos 18 anos, frequentemente contra a sua vontade.
Os dados indicam que 7% das mulheres correm o risco de sofrer violência em algum momento das suas vidas.
A violência, exacerbada durante conflitos e crises humanitárias, tem consequências dramáticas para a saúde física e mental das vítimas.
“Nenhuma varinha de condão vai eliminar a violência contras as mulheres. Mas a prática revela que é possível realizar mudanças nas atitudes e nos comportamentos, que podem ser conseguidos em menos de uma geração”, afirmou Charlotte Watts, professora na Escola de Higiene e Medicina Tropical em Londres e coautora dos documentos.
Os investigadores apuraram que mesmo nos casos em que existe legislação forte e avançada de defesa das mulheres, muitas continuam a ser vítimas de discriminação, violência e falta de acesso adequado a serviços jurídicos e de saúde.
Os autores sustentaram que a violência contra as mulheres só vai retroceder se os governos colocarem mais recursos na luta e reconhecerem que ela prejudica o crescimento econômico.
O documento também sustenta que os líderes mundiais deverem mudar legislações e instituições discriminatórias que encorajam a desigualdade e preparam o terreno para mais violência. Da Agência Brasil.