Tempo de leitura: < 1 minuto
Jeferson Oliveira responde a 20 crimes, segundo polícia.
Jeferson Oliveira responde a 20 crimes, segundo polícia.

A Polícia Militar prendeu, neste domingo (22), cinco suspeitos de assaltos na região de Campinho, em Porto Seguro. Uma guarnição do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) deteve o bando.

Ao checar a ficha de cada um dos suspeitos, os policiais descobriram ter “fisgado” um especialista em furtos e roubos no Extremo-Sul baiano: Jeferson Santos Oliveira. O assaltante tem contra si a impressionante marca de 20 mandados de prisão.

O histórico de Jeferson foi confirmado pelo delegado plantonista Carlos Enis. Após trabalhar intensamente no mundo do crime, Jeferson deverá ganhar uns dias de descanso… no Presídio de Eunápolis.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Viametro deixa funcionários do Makro e do Atacadão sem ônibus.
Viametro deixa funcionários do Makro e do Atacadão sem ônibus.

A Viametro está sendo acusada por comerciários de retirar o último horário da linha que liga a região central de Ilhéus ao Atacadão e do Makro, localizados no quilômetro 24 da Rodovia Ilhéus-Itabuna. Alegando prejuízos, a Viametro não faz mais o trajeto na faixa das 22h30min, de acordo com as vítimas da medida.

A empresa, de acordo com os comerciários, retirou o último horário após alegar “que não compensava [financeiramente] o trajeto até o Atacadão para pegar somente 10 colaboradores”.

Um dos funcionários entrou em contato com a nossa redação e desabafou: “Gostaria de dizer que são 10 seres humanos que merecem respeito. São pais de família e que hoje estão sem transporte para voltar para casa. Precisamos do emprego e do transporte”.

Localizados próximos ao limite entre Itabuna e Ilhéus, tanto o Makro como o Atacadão situam-se em território ilheense. “Toda a arrecadação em impostos gerados pelas empresas vai para Ilhéus”, reforça a vítima da Viametro.

Agora, resta à Superintendência de Transporte e Trânsito de Ilhéus (Sutran) se posicionar: a Viametro continuará deixando os trabalhadores na mão?

Tempo de leitura: 2 minutos
Jogadores do Colo-Colo comemoram classificação com a torcida (Foto Divulgação).
Jogadores do Colo-Colo comemoram classificação com a torcida (Foto Divulgação).

O Colo-Colo terá mais um Vitória  pela frente – o da Conquista – em sua caminhada pelo segundo título do Baianão de Futebol. Há pouco, o time do sudoeste empatou em 2 a 2 com o Bahia de Feira, no Lomantão, em Conquista.

Como o Conquista empatou os dois jogos contra o time de Feira, a vantagem por dois empates e a decisão em casa será do Colo-Colo. A primeira partida será em 4 de abril, no Lomantão. Os dois times decidem a vaga nas finais do Baianão no dia 19/04, no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus. Ontem, o Tigre se classificou ao derrotar o Vitória, no Barradão, por 2 a 0 (reveja matéria abaixo).

Quem avançar às finais, enfrentará o vencedor dos confrontos entre Bahia e Juazeirense. Após 5 a 0 no domingo passado, o Bahia aplicou 4 a 0 no Galícia. A Juazeirense avançou hoje ao bater Jacuipense por 3 a 1. Antes, havia empatado em 1 a 1.

A rodada deste final de semana também definiu os rebaixados: Catuense e Serrano. Feirense e Jacobina se mantêm na “elite” do Baianão.

Atualização às 19h15min – Os jogos da fase semifinal do Baianão ainda não têm data definida. A Federação Bahiana de Futebol (FBF) marcou para amanhã (23) a divulgação de data, horário e locais dos jogos. Definido está – pelo regulamento – que Bahia e Colo-Colo são donos de vantagem na semifinal por ter feito melhor campanha nas quartas-de-final.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Aplicativo mensura consumo de água em hábitos diários (Foto ABr).
Aplicativo mensura consumo de água em hábitos diários (Foto ABr).

No Dia Mundial da Água, comemorado hoje (22), o Programa Água Brasil lançou a campanha “Sustentabilidade: mergulhe nesta causa”, que tem como objetivo conscientizar a população sobre hábitos de consumo. A iniciativa pode ser acessada por meio do endereço http://www.diadaaguabb.com.br/.

Por um aplicativo de celular, o usuário seleciona uma foto de rosto e responde a cinco perguntas referentes aos seus hábitos de consumo de água. Ao final, é calculada a porcentagem de água que ele desperdiça e, automaticamente, a foto é modificada para mostrar como a aparência dele ficaria sem essa quantidade de água no organismo.

A proposta do aplicativo é fazer uma alusão ao impacto causado ao planeta pelos maus hábitos de consumo de água e, dessa forma, conscientizar a sociedade a economizar o recurso.

O Programa Água Brasil é uma parceria entre o Banco do Brasil, a WWF-Brasil, a Fundação Banco do Brasil e a Agência Nacional de Águas. A iniciativa dissemina práticas sustentáveis no meio rural e urbano em todo país e promove a conscientização e a mudança de atitude da sociedade com relação à conservação dos rios e das águas. Agência Brasil.

Tempo de leitura: 2 minutos

Operários fecham cruzamento da Juracy com a São Sebastião nesta manhã.
Operários fecham cruzamento da Juracy com a São Sebastião nesta manhã.

Operários começaram a fechar, nesta manhã de domingo (22), o cruzamento da Avenida Juracy Magalhães com a Rua São Sebastião, no Bairro de Fátima, em Itabuna. O “Cruzamento da Morte” acaba após a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran) concluir estudo de engenharia de tráfego e trânsito indicando rotas alternativas.

O mesmo estudo avaliou todos os cruzamentos existentes na avenida. Outro cruzamento que terá fim será o encontro da Juracy Magalhães com as ruas Floriano Peixoto e Francisco Benício, localizado em frente ao Supermercado Meira. A Juracy Magalhães é um dos principais corredores urbanos de Itabuna, servindo de ligação entre a região central e bairros populosos, como Fátima e Califórnia, e saída para Ilhéus.

Com o fim do cruzamento da Juracy Magalhães com a São Sebastião, quem precisa retornar para a região do Fátima ou seguir em direção a Ilhéus terá como alternativa a Travessa Juracy Magalhães. Após entrar na travessa, o motorista pega a Rua Santa Cruz, retornado em direção à avenida pela Rua Maria Olívia Rebouças (confira mapa abaixo).

Motorista deve estar atento a roteiro para retorno (Fonte Settran)
Motorista deve estar atento a roteiro para retorno (Fonte Settran)