Tempo de leitura: 2 minutos
Fumacê será aplicado em 24 bairros de Itabuna a partir de hoje (Foto Vinícius Borges/Arquivo).
Fumacê será aplicado em Itabuna a partir de hoje (Foto Vinícius Borges/Arquivo).

Itabuna superou a triste marca de 3 mil casos de dengue neste ano. É o maior número de notificações para o período desde a epidemia de 2009, quando ocorreram mais de 15 mil casos e 14 pessoas morreram.

Até o início da tarde de ontem, a Vigilância Epidemiológica havia notificado 2.996 casos. O município terá de adotar o fumacê para combater o mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.

A aplicação será restrita a 24 bairros, pelo menos, neste primeiro momento, e começa nesta terça (7). A orientação aos moradores das regiões a serem atendidas, dentre elas São Caetano, Santa Inês, Califórnia e Santo Antônio é para que, no momento da passagem do fumacê, os imóveis estejam abertos para permitir a circulação do inseticida.

UPA DA DENGUE

A Unidade de Pronto-Atendimento no antigo Sesp (Unidade de Saúde José Maria de Magalhães Neto), no centro, teve que aumentar o número de fichas diárias para atendimento a pacientes com dengue e chicungunha, de 60 para 100. O horário de atendimento também foi ampliado, sendo agora das 7h às 19h, todos os dias, inclusive domingos e feriados, segundo a gerente da UPA da Dengue, Tatiana Silva.

A estratégia de guerra contra o mosquito que transmite a doença depende muito da população. Ela deve estar atenta a qualquer objeto ou reservatório que tenha água parada e esteja descoberto. A água parada é o local onde o mosquito se reproduz. A limpeza de quintais e de áreas descobertas dos imóveis é fundamental. Até mesmo em poças d´água o mosquito deposita as larvas. De acordo com análise, 80% dos criadouros de dengue estão presentes nas áreas internas dos imóveis.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *